Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Oi faller! obrigado mais uma vez pela atenção, mas fazer isso manualmente não existe pra mim, sou um zero à esquerda em DIY, quanto mais se tratando de eletricidade! achei que tivesse algum filtro de boa qualidade já pronto pra comprar e usar.

A propósito, meu aquário vai ter um filtro externo (60Hz - 7W), um cilindro de CO2 ligado com válvula solenóide, um termostao de 250w e uma luminária com 3 lâmpadas T5. O filtro e o aquecedor permancerão ligados 24h/dia. A luminária e o cilindro 8h/dia.

Um abraço e obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Excelente explicação faller!

Muito se discute sobre isso e as dúvidas nunca saem de moda, rs...

Uma dúvida!

No caso do PS3, sei que é bivolt e que pode ser ligado direto na tomada, ou para ser mais seguro, num bom filtro de linha. Mas e quando necessitamos da tensão em 127V e na cidade temos 220V? Temos opção de um No-Break, mas pode ser usado um transformador e nele liga o filtro de linha?

Muito obrigado pelo tópico esclarecedor...

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente explicação faller!

Muito se discute sobre isso e as dúvidas nunca saem de moda, rs...

Uma dúvida!

No caso do PS3, sei que é bivolt e que pode ser ligado direto na tomada, ou para ser mais seguro, num bom filtro de linha. Mas e quando necessitamos da tensão em 127V e na cidade temos 220V? Temos opção de um No-Break, mas pode ser usado um transformador e nele liga o filtro de linha?

Muito obrigado pelo tópico esclarecedor...

[]s

Eu sei que não é da minha conta, mas porque querer rebaixar a tensão para 127v se o equipamento trabalha melhor em 220v? E sim, o transformador com o filtro fica melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que não é da minha conta, mas porque querer rebaixar a tensão para 127v se o equipamento trabalha melhor em 220v? E sim, o transformador com o filtro fica melhor.

My Bad!!

Me expressei errado, quanto ao baixar a tensão, não é para o PS3 e sim para outros equipamentos, como PC e outros aparelhos 127V que tenho em casa e a tensão normal aqui é 220V...

Obrigado pela resposta...

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
My Bad!!

Me expressei errado, quanto ao baixar a tensão, não é para o PS3 e sim para outros equipamentos, como PC e outros aparelhos 127V que tenho em casa e a tensão normal aqui é 220V...

Obrigado pela resposta...

[]s

A pergunta que não quer calar é se esses seus outros equipamentos toleram ou não trabalhar em 220 Volts.

PC, não vi nenhum até hoje que não pudesse trabalhar em 110 ou 220 Volts, tendo que trocar a chave seletora de tensão na fonte, ou sem sequer ter de trocar chave alguma tendo fonte com PFC ativo..

As fontes em geral são projetadas para operar em 220 volts. São nativas para essa tensão..

Elas recebem um arranjo chamado de dobrador de tensão, para poder operar em 110 volts. O que esse dobrador faz é dobrar a tensão (óbviamente) para recompor os 220 Volts de que a fonte necessita..

Baixar a tensão para 110 Volts, nesse tipo de equipamento é verdadeiramente uma ação burra, muito burra..

Burra por que se perde energia, mesmo que pequena, em cada transformação dessas dai..

Para rebaixar de 220 para 110 Volts => perda

Para erguer novamente de 110 para 220 Volts mais perda..

Mas se os dispositivos não tolerarem operar em 110 Volts, ai não tem segredo.. Um autotransformador é a solução ideal..

Não é necessário usar estabilizador nem no-break para tal. Basta um autotransformador..

Leia sempre na etiqueta dos aparelhos para observar se eles toleram ou não 110 e 220 Volts..

Atualmente muitos e muitos equipamentos vem equipados com o que se chama tensão universal de entrada ou Full-Range, caracterizada pela expressão:

INPUT 100-240 VAC

Que quer dizer que aquele equipamento tolera muito bem qualquer tensão nessa faixa dai, desde 100 até 240 Volts com +-10% de tolerância, o que na prática significa poder operar desde 90 VAC até 264 VAC sem sequer ter de trocar chave nenhuma..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta que não quer calar é se esses seus outros equipamentos toleram ou não trabalhar em 220 Volts.

PC, não vi nenhum até hoje que não pudesse trabalhar em 110 ou 220 Volts, tendo que trocar a chave seletora de tensão na fonte, ou sem sequer ter de trocar chave alguma tendo fonte com PFC ativo..

As fontes em geral são projetadas para operar em 220 volts. São nativas para essa tensão..

Elas recebem um arranjo chamado de dobrador de tensão, para poder operar em 110 volts. O que esse dobrador faz é dobrar a tensão (óbviamente) para recompor os 220 Volts de que a fonte necessita..

Baixar a tensão para 110 Volts, nesse tipo de equipamento é verdadeiramente uma ação burra, muito burra..

Burra por que se perde energia, mesmo que pequena, em cada transformação dessas dai..

Para rebaixar de 220 para 110 Volts => perda

Para erguer novamente de 110 para 220 Volts mais perda..

Mas se os dispositivos não tolerarem operar em 110 Volts, ai não tem segredo.. Um autotransformador é a solução ideal..

Não é necessário usar estabilizador nem no-break para tal. Basta um autotransformador..

Leia sempre na etiqueta dos aparelhos para observar se eles toleram ou não 110 e 220 Volts..

Atualmente muitos e muitos equipamentos vem equipados com o que se chama tensão universal de entrada ou Full-Range, caracterizada pela expressão:

INPUT 100-240 VAC

Que quer dizer que aquele equipamento tolera muito bem qualquer tensão nessa faixa dai, desde 100 até 240 Volts com +-10% de tolerância, o que na prática significa poder operar desde 90 VAC até 264 VAC sem sequer ter de trocar chave nenhuma..

Abraço..

O PC até suporta, mas pelo que sei aqui, o monitor e algumas impressoras da casa, não operam em Full-Range, e nesse caso o monitor fica ligado a tomada da fonte do PC, por isso ele fica em 127V...

Vou dar uma olhada em todas as fontes dos aparelhos e ver o que se adequa melhor aqui...

Obrigado pelas respostas...

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

My Bad!!

Me expressei errado, quanto ao baixar a tensão, não é para o PS3 e sim para outros equipamentos, como PC e outros aparelhos 127V que tenho em casa e a tensão normal aqui é 220V...

Obrigado pela resposta...

[]s

Seguinte:

1º) ligue o filtro na tomada e tudo que funcionar em 220v ligado nele, inclusive o monitor que não deveria estar ligado na fonte.

2º) o que funcionar só em 110v, no meu caso uma impressora matricial, eu utilizo aqui um estabilizador ligado no filtro, porque eu já possuia o "maldito" e também porque oferece a possibilidade de ligar mais de um equipamento em 110v nele, com a vantagem de ter chave liga-desliga, naturalmente se for o caso, observando que o consumo total dos aparelhos nele ligado não ultrapasse a potência do filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte:

1º) ligue o filtro na tomada e tudo que funcionar em 220v ligado nele, inclusive o monitor que não deveria estar ligado na fonte.

2º) o que funcionar só em 110v, no meu caso uma impressora matricial, eu utilizo aqui um estabilizador ligado no filtro, porque eu já possuia o "maldito" e também porque oferece a possibilidade de ligar mais de um equipamento em 110v nele, com a vantagem de ter chave liga-desliga, naturalmente se for o caso, observando que o consumo total dos aparelhos nele ligado não ultrapasse a potência do filtro.

OK, vou dar um olhada aqui e estudar esta forma também....

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a tensão da sua região, 110 ou 220v?, por que se for 110v, só compre o filtro de linha adequado e plugue todos os equipamentos nele.

Aqui é 220V...

Quando me mudei de Niterói para cá, tínhamos muitos aparelhos que com o tempo foram sendo trocados por causa da tensão, hoje somente alguns não são bivolt, mas ainda dão dor de cabeça, principalmente os eletrônicos, com este mito do estabilizador...

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é 220V...

Quando me mudei de Niterói para cá, tínhamos muitos aparelhos que com o tempo foram sendo trocados por causa da tensão, hoje somente alguns não são bivolt, mas ainda dão dor de cabeça, principalmente os eletrônicos, com este mito do estabilizador...

[]s

Interessante e eu que pensava que em SP a tensão fosse 110v. Mas voltando a vaca fria, sem estress, ligue os eletrônicos que forem compatíveis tudo em 220v, como disse anteriormente plugue diretamente o filtro na tomada e se precisares um autotransformador, ou estabilizador se já tiver um, e o que for 110v plugado no estabilizador, que por sua vez deverá ser plugado no filtro. Tenho assim aqui em casa há mais de ano tudo OK, sem problema algum desde então, pois antes ligava inicialmente no "maldito" e depois no nobreak e hoje só uso bom filtro de linha, o nobreak embora em bom estado, devidamente desativado e apenas a impressora matricial que é 110v, ligo no estabilizador, o qual é ligado no filtro de linha.

qualquer dúvida poste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante e eu que pensava que em SP a tensão fosse 110v. Mas voltando a vaca fria, sem estress, ligue os eletrônicos que forem compatíveis tudo em 220v, como disse anteriormente plugue diretamente o filtro na tomada e se precisares um autotransformador, ou estabilizador se já tiver um, e o que for 110v plugado no estabilizador, que por sua vez deverá ser plugado no filtro. Tenho assim aqui em casa há mais de ano tudo OK, sem problema algum desde então, pois antes ligava inicialmente no "maldito" e depois no nobreak e hoje só uso bom filtro de linha, o nobreak embora em bom estado, devidamente desativado e apenas a impressora matricial que é 110v, ligo no estabilizador, o qual é ligado no filtro de linha.

qualquer dúvida poste.

OK, vou fazer isto mesmo...

Em São Paulo, algumas cidades tem tensão de 220V, creio que uma minoria, mas tem, kkk

Você saberia me dizer, se este é um bom filtro de linha e se dá conta do recado? Estou pensando em pegar uns 3 ou 4 e já fazer uns ajustes na casa da minha noiva também, kkk

http://www.eletronicasantana.com.br/produtos.asp?produtoid=2192&afiliadoid=10&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_content=Protetor%20contra%20Surtos%20com%206%20tomadas%20no%20novo%20padr%C3%A3o%20NBR14136%20ForceLine%207209&utm_campaign=Inform%C3%A1tica

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
OK, vou fazer isto mesmo...

Em São Paulo, algumas cidades tem tensão de 220V, creio que uma minoria, mas tem, kkk

Você saberia me dizer, se este é um bom filtro de linha e se dá conta do recado? Estou pensando em pegar uns 3 ou 4 e já fazer uns ajustes na casa da minha noiva também, kkk

http://www.eletronicasantana.com.br/produtos.asp?produtoid=2192&afiliadoid=10&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_content=Protetor%20contra%20Surtos%20com%206%20tomadas%20no%20novo%20padr%C3%A3o%20NBR14136%20ForceLine%207209&utm_campaign=Inform%C3%A1tica

[]s

Muitas e muitas cidades do Brasil, principalmente no interior tem sua alimentação fase-neutro em 220 Volts . Aqui no RS praticamente todo o interior. Na Capital é 127 Volts a distribuição fase-neutro..

Olho vivo com esse filtro dai, pois ainda não vi nenhum filtro da Force-line decente como deveria ser.

Olhe ai mais de 10 filtros de linha por dentro e por fora, inclusive alguns da Force-Line

Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas e muitas cidades do Brasil, principalmente no interior tem sua alimentação fase-neutro em 220 Volts . Aqui no RS praticamente todo o interior. Na Capital é 127 Volts a distribuição fase-neutro..

Olho vivo com esse filtro dai, pois ainda não vi nenhum filtro da Force-line decente como deveria ser.

Olhe ai mais de 10 filtros de linha por dentro e por fora, inclusive alguns da Force-Line

Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

faller!

Mais um excelente e explicativo tópico...

Bom, no caso, você me indicaria algum modelo?

Me falaram de um panamax, que inclusive eu vi no outro tópico, mas além de um preço um pouco "salgado" vi que tem pinos achatados, isso pode dar um pouco de trabalho, já que muitos modelos de 3 pinos daqui, já não tem pino achatado...

Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller!

Mais um excelente e explicativo tópico...

Bom, no caso, você me indicaria algum modelo?

Me falaram de um panamax, que inclusive eu vi no outro tópico, mas além de um preço um pouco "salgado" vi que tem pinos achatados, isso pode dar um pouco de trabalho, já que muitos modelos de 3 pinos daqui, já não tem pino achatado...

Grato!

Se queres padrão nacional a coisa fica por ai mesmo: Comparação entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se queres padrão nacional a coisa fica por ai mesmo: Comparação entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy

faller!

No caso não necessito das proteções de antena e telefone, mas a melhor indicação seria o Upsai FHT-1200?

Encontrei ele por R$ 150.00 enquanto o Clone F8 está por R$ 37.00

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller!

No caso não necessito das proteções de antena e telefone, mas a melhor indicação seria o Upsai FHT-1200?

Encontrei ele por R$ 150.00 enquanto o Clone F8 está por R$ 37.00

[]s

Amigo, se não necessitas das proteções da linha telefônica nem do cable, evidentemente que não é o Upsai a melhor opção.

Não entendo essa sua lógica...

Pagar pelas proteções que não vais usar???

Do ponto de vista proteções da rede elétrica eles são equivalentes e até mais, o filtro da clone tem fusíveis térmicos que o da Upsai não tem..

Para a rede elétrica o da Clone é melhor que aquele da Upsai, e isso disse claramente, na análise feita que te indiquei. Vou até mesmo resgatar a informação, possoestar errado..

Veja ai:

Literalmente escrevi:

"Clone F8

Tem um varistor de 18 mm por cada par de fios F-N, F-T e N-T (3 no total), como proteção, um capacitor para filtragem em modo diferencial e dois capacitores para filtragem em modo comum. Além disso tem dois fusíveis térmicos para proteção dos varistores. Não contempla proteções de linhas adicionais.

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedaplacadecircuitoimpresso.jpg

Esse filtro Clone F8 chega ser melhor, como proteção da linha de energia, que a proteção da Upsai ai de cima. "

Veja que o texto grifado em azul é originalmente grifado lá na análise comparativa que te indiquei. Acho que te faltou leitura e interpretação...

Falas não necessitar de proteção da linha telefônica nem do cabo..

Poderias me responder, só por curiosidade, como é a sua internet dai???

É por cabo, é por telefone, é por satélite, é por rádio, é por sinais de fumaça...

Aguardo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller!

Digo não necessitar, pois nunca utilizei este tipo de proteção para antenas e telefones, no caso, o objetivo principal é proteger os aparelhos ligados na tomada, mas quem sabe, poderia, eu disse, poderia ligar a antena e o telefone num filtro, porque mesmo não sendo necessário, se o tivesse, mal não faria... Mas não é a prioridade...

No caso da internet, utilizo o Speedy aqui, mas, como disse, nunca utilizei proteções para os aparelhos telefônicos nem para as antenas da casa...

Com relação a "leitura e interpretação" eu vi sim esta parte e mesmo na hora da leitura, imaginei o que teria de diferencial em relação ao de cima, embora dissesse em palavras garrafais que o Clone seria melhor opção que o Upsai, eu sendo leigo e vendo muitos dados que para mim seriam técnicos, fiquei imaginando o porque de ser melhor, já que o de cima custa 5X o valor do outro...

Mas, como você nesta última mensagem, esclareceu a questão dos fusíveis térmicos...

Muito obrigado pela atenção e pela paciência...

Continue com seus tópicos muito bem detalhados e explicativos... Embora muitas vezes uma simples leitura de alguém, leigo, como eu, não seja suficiente para entendê-los de primeira...

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller!

Digo não necessitar, pois nunca utilizei este tipo de proteção para antenas e telefones, no caso, o objetivo principal é proteger os aparelhos ligados na tomada, mas quem sabe, poderia, eu disse, poderia ligar a antena e o telefone num filtro, porque mesmo não sendo necessário, se o tivesse, mal não faria... Mas não é a prioridade...

No caso da internet, utilizo o Speedy aqui, mas, como disse, nunca utilizei proteções para os aparelhos telefônicos nem para as antenas da casa...

Ok, como imaginava, e por isso a pergunta...

Você acha que a engenharia da Upsai estava preocupada com o seu maldito aparelho telefônico que bem pode custar R$ 17,50 na hora em que colocou junto ao sua proteção capacidade de proteção para a linha telefônica???

Evidentemente que não amigo...

Raios e distúrbios elétricos derivados da natureza ou do fio de alta tensão que cai sobre a rede telefônica após o caminhão de bebidas bater no poste, são a principal razão dessas proteções..

Se sua internet é Speedy então ela deve vir superposta a fonia, na linha telefônica, certo???

Então ela vai até o modem, correto??

E esse modem está, pelo cabo de rede (lan) conectado ao seu PC, certo???

Esses surtos de tensão que pela linha podem entrar não raramente buscam a rede elétrica ou o terra ou mesmo o neutro dessa rede que é aterrado debaixo do relógio contador de energia. Nessa busca de fuga passam, desfilam, trafegam por dentro de seu PC, correto???

Não é pela integridade do seu aparelho telefônico que existe essa proteção no dispositivo da Upsai não amigo..

O mesmo, exatamente o mesmo raciocínio pode ser feito se sua internet é provida via Virtua (Net) onde a conexão com o mundo é via cable. Ai tem a proteção do cable no dispositivo da Upsai...

É bastante comum se ter modens e placas-mãe danificadas por distúrbios derivados da indução de algum surto de tensão entado via cable ou via linha telefônica no ADSL.. Por aonde passa o surto de tensão???

Sempre pelo melhor caminho... Pode ser sua mobo, sua PV, sua CPU, ou sua proteção.. Proteções sempre são o melhor caminho para essa energia de exceção..

Penso que agora entendeste não???

Imagine que esse mundaréu de proteções adicionais dessa proteção da Monster fossem todas preocupadas com seu aparelho de telefone ou com a antena de TV, ou até mesmo seu televisor???

Monsterprotection.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, muito boa a ideia do tópico, mas pela minha falta de conhecimento técnico confesso que não entendi muita coisa. xD

O estabilizador chega a prejudicar muito? Ou ele "nem fede nem cheira"? É que aqui usamos estabilizador desde sempre. E ao longo dos anos já tivemos fontes queimadas e a impressão (poder ser efeito puramente psicológico) é de que sem ele teria queimado muito mais.

A probabilidade da fonte queimar ligando ela direto na tomada é maior, menor ou igual usando um estabilizador? Pergunto isso porque é difícil convencer meu pai a parar de usar estabilizador quando nem eu sei ao certo explicar o porquê.

Sem contar que não faz nem 1 mês trocamos um estabilizador bem velho por um novo. É quase uma facada dar uma notícia dessas. xD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!