Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carlos.nunes

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Olá pessoal! Sou analista de sistemas e entendo muito pouco de eletrônica. Estou iniciando no mundo do ESP8266 e um dos meus maiores problemas tem sido como alimentar a plaquinha numa aplicação real. Segundo li, ela chega a consumir mais de 200mA quando está transmitindo dados na rede. Fiz uma pequena aplicação para acender uma lâmpada remotamente e periodicamente verificar se esta mesma lâmpada foi acionada pelo interruptor. Alimentei a protoboard com uma bateria de 12v (com um regulador de tensão baixando para 3.3v) e a bateria não durou meia hora. Como vocês pretendem alimentar a plaquinha em seus projetos? pensei em usar (fazer) uma fonte sem transformador utilizando capacitores, diodos, etc. A dúvida é se consigo baixar 127v AC para 3.3v DC mantendo a placa num tamanho razoável, e se esta fonte seria capaz de fornecer os 200mA necessários. Estou usando a IDE do arduino, o protocolo MQTT (mosquitto) para enviar comandos para a placa, e a placa ESP8266-01. Estou à disposição para compartilhar o (ainda) pouco que aprendi sobre o ESP8266.
  2. Obrigado ao F4b10 pelas dicas. Testei com o optoacoplador 4n25 e funcionou perfeitamente. Liguei fase e neutro aos pinos 1 e 2 do optoacoplador com um resistor de 100k em série com o fase e outro em série com o neutro. Liguei o pino 4 ao GND e o pino 5 liguei ao pino do micoprocessador com um resistor pull-up. Ficou ótimo.
  3. Acho boa a ideia da fonte de celular, mas me preocupa o tamanho dela. Quanto ao reedswitch acho que realmente não dá e vou desistir dele. Vou experimentar com o optoacoplador mas só vou poder fazer isto no fim de semana. Nâo estou usando relês, aciono a lâmpada utilizando optoacoplador e triac. Vou testar com o optoacoplador para verificar o estado da lâmpada e posto o resultado, junto com o diagrama (vou tentar fazer um esquemático no eagle). mais uma vez obrigado pela dicas.
  4. Obrigado por responder F4b10. Quanto ao ReedSwitch, eu poderia dar um tratamento por software para tratar o liga-desliga devido à corrente alternada? Ligar e desligar tantas vezes por segundo diminuiria a vida útil do reedswitch? Desculpe se as perguntas são muito primárias, mas não tenho muito conhecimento de eletrônica. Tenho estudado bastante mas o tema é vasto. Se eu utilizar um opto-acoplador a saida será analogica? Estou usando um ESP8266-01 que não tem porta analógica acessível. alguma chance de tratar o sinal numa das portas digitais? Mais uma vez obrigado pela atenção.
  5. Tenho um projeto de automação que está parado porque não consigo determinar quando uma lampada (que pode ser acesa pelo interruptor ou pelo sistema de automação) está ligada ou não. Vi inúmeras outras pessoas com a mesma dúvida em outros foruns, e vários palpites. A melhor ideia que encontrei foi utilizar um sensor de corrente. Acontece que existem sensores de corrente que precisam que sejam ligados na fase e neutro do circuito e além disto são caros, pois permitem também medir quanta corrente está sendo consumida. Preciso apenas saber se a lampada esta acesa ou apagada. Vi um exemplo em que um reed switch era utilizado. A fase do circuito seria enrolada em volta do reed switch e quando a corrente estivesse passando, o switch, normalmente aberto, fecharia devido ao campo magnético gerado pela corrente circulando no fio. A solução perfeita para mim. Ocorre que não funciona. Já tentei inclusive passando o fio fase pelo centro de um toroide e aproximando o toroide do reed switch e nada aconteceu. Alguém poderia ajudar? O que estou fazendo de errado?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!