Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FASE E NEUTRO


inacio98

Posts recomendados

AQUI EM CASA EU FAÇO ASSIM E JÁ COMPROVEI QUE FUNCIONA:

1)-Coloco o meu MULTÍMETRO na escala de 200Vca

2)-Coloco uma ponta no terra.

Quando eu digo TERRA, eu digo que "enterro"a ponta de prova do multímetro dentro do CHÃO, como se a terra fosse um dos condutores a ser medido.

3)-A outra ponta eu vou alternando entre os outros condutores que eu quero saber se é Fase ou Neutro.

4)-Normalmente num sistema trifásico a 4 fioss eu vou encontrar :

=>03 fios com tensão em torno de 100v, em relação à ponta que está enterrada no "TERRA", estes 03 fios são as fases R-S-T.

=>01 fio com Tensão em torno de 0V, este fio é o Neutro do sistema Trifásico.

ABRAÇOS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, só pra somar vou fazer um comentário aqui.

Não sei se é assim em todas as concessionárias de energia elétrica no Brasil, mas o condutor neutro é originado a partir do trafo abaixador do alimentador primário para o secundário na rede de distribuição nas cidades, onde as tensões padrão é 220V entre fases e 127V entre fase e neutro. Todo trafo neste caso tem o seu secundário na configuração Estrela Y, sendo assim o neutro e derivado do ponto comum entre as 3 fases e este por sua vez é aterrado. A concessionária da minha cidade obriga ao usuario final fazer outro aterramento do neutro que chega na caixinha do medidor de Kilowatt/hora, fazem isso pra se preservarem de uma eventual falta do neutro antes de chegar ao medidor, sendo assim a terra seria um caminho alternativo caso ocorra uma falha. Usar chave de neon para encontrar o neutro na maioria dos casos resolve, mas deve se antentar para a resistência de isolamento entre a chave neon, seu corpo e aterramento até chegar ao neutro do trafo, pode ocorrer de este valor estar alto e não acender a neon, ai você pode pensar que é o neutro quando na verdade é uma das fases. Outra situação é medir com voltimetro com umas das pontas fincada no chão e a outra plugada em dos terminais que se queira indentificar, isso funciona bem se a resistência do aterramento for boa, ou seja o solo tiver uma boa condutividade, e se você morar em uma casa, pois quem mora em apartamento fica complicado, se esses metodos acima não forem satisfatório eu conheço uma chave que te mostra em um display o valor de tensão que existe naquele terminal que você a colocar, é parecida com a neon, porém que ao invés de acender uma luz, ela te mostra se é 220V,127V ou 0V, funciona bem em qualquer situação, pode ser encontrada em lojas de materiais elétricos.

Espero poder ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando + informação melhor.

A ponta do mult no chao ou qualquer coisa metalica no apto (janela a propria cx. da tomada ate na ceramica funciona) sempre vai dar uma AC maior que 30V, e claro o neutro não da + que 5V.

Agora melhor colocar o mult em 750V iniciais tem terra ai que dar 220V

mole.

Outro teste pra quem gosta ou tem coragem e na hora não tem nada para medir é usar a costa do indicador (eu já usei porém não aconselho).

feliz :natal:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explica melhor ai, n entendi o q você quis dizer. :blink:

Hehehe...esse cara quis dizer pra colocar literalmente as costas do seu dedo nos nas pontas dos fios, se tiver energizado você toma um choque, porém não fica preso pois a contração do nervo do seu dedo será no sentido de afasta-lo do condutor...:-)...rs...dai você vai saber quem tem fase e quem tem neutro, num caso de de um sistema trifásico, suas chances são de tomar 3 arrancos até encontrar o neutro....:-):-)k....esse ai é corajoso.... :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Geralmente as concessionárias padronizam por cores:

Preto = Fase

Azul = Neutro

Verde = Terra

Se a concessionaria de sua cidade adotar o sistema TN* de aterramento, o terra será o Azul.

TN* = terra interligado com o neutro do sistema.

Se isso não acontecer pode recorrer a um aparelho que se chama Medidor de Fase Minipa. Se encostarmos o aparelho no fio, se ele for fase, emitirá um apito e acenderá uma luz no aparelho.

Essas chaves de fenda de teste é necessário desencapar o fio para a medição e com este aparelho não precisa e é muito mais eficiente.

Pode ser encontrado em casas especializada em eletrica e eletronica.

Claudiowata

Eletricista Instalador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkk, agora eu ri quando li essa do dedo... não vou testar mas é "inteligente".

Como o golega a cima disse, geralmente no relogio é seguido estes padrões de cores, a não ser que a instalação tenha sido feita por alguem não qualificado, ou "qualificado pé de chinelo", o teste com o multimetro citado também deve funcionar bem!

caso não tenha certeza de que a instalação esta seguindo os padrões, ai sim recorra aos testes citados!

Ate mais!

Entrei para fazer uma pergunta e me esqueci... Nessas lampadas eletronicas, por dentro tem os fios vermelho e azul, e m partes deferentes do circuito, se por acaso eles fossem invertidos e trocasse o fase e neutro numa lampada eletronica, influencia alg ou não?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkk, agora eu ri quando li essa do dedo... não vou testar mas é "inteligente".

Como o golega a cima disse, geralmente no relogio é seguido estes padrões de cores, a não ser que a instalação tenha sido feita por alguem não qualificado, ou "qualificado pé de chinelo", o teste com o multimetro citado também deve funcionar bem!

caso não tenha certeza de que a instalação esta seguindo os padrões, ai sim recorra aos testes citados!

Ate mais!

Entrei para fazer uma pergunta e me esqueci... Nessas lampadas eletronicas, por dentro tem os fios vermelho e azul, e m partes deferentes do circuito, se por acaso eles fossem invertidos e trocasse o fase e neutro numa lampada eletronica, influencia alg ou não?

Obrigado!

SE você está falando dos cabos de entrada, fase e neutro, não tem importancia inverter não.

Na realidade essas lâmpada funcionam com corrente continua.

elas apenas possui um retificador na entrada.

experimente ligar uma lampadas dessas, em 160VCC e verá que ela funcionará normalmente.

uma maneira segura de indetificar as fases, é utilizar um voltímetro na escala de 750VAC, e colocar uma das ponteiras no terminal de aterramento, que geralmente possui cabos verdes ligados num barramento, e outra ponteira, você liga nas fases.

o cabo de terra, mesmo que não tenha cor de indetificação, é fácil de indetificar pois ele geralmente é conectado diretamente na carcaça das caixas metálicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!