Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar XP em um HD externo?


hfuller

Posts recomendados

O problema é que HD's externos em geral são conectados pela porta USB, então se for instalar o sistema operacional, o programa de instalação terá que carregar drivers USB para que este HD externo seja reconhecido (da mesma maneira que o Windows XP carrega drivers SATA para reconhecer HD's SATA).

Só que desconheço algum sistema operacional que tenha suporte à USB para instalação. Se eu estiver errado alguém me corrija, mas se existe opção para boot por dispositivo USB acho que antes teria que instalar o HD numa IDE, instalar o sistema operacional nele e aí então colocar ele na gaveta USB externa.

Tenho uma gaveta USB externa destas, vou fazer um teste pra ver se o HD que tenho nele consegue ser ajustado para que seja o HD de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu acho que não dá...

E quanto a jogos? Posso instalálos sossegado?

Não sei mito bem inglês e gostaria de saber como devo proceder na hora de desligar o computador (deslgar o HD primeiro, não precisa desligar, etc)

Posso formatálo em NTFS também, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha vou te dar dicas baseado na minah experiência. Tenho uma gaveta USB que se pode conectar um HD, unidade de CD, unidade gravadora.

Já gravei cd's nesta unidade externa, já instalei programas a partir desta unidade externa. Quando ligo a gaveta aparecem as partições como se fosse um HD normal, logo, além de poder gravar dados, acredito que possa instalar jogos, pois o HD externo é visto como um HD normal, independente de estar conectado ao micro pela porta USB.

Com relação ao sistema de formatação, se o seu sistema operacional é o windows XP, não haveria problema, porém eu acho mais interessante formatá-lo em FAT 32, pois aí teria compatibilidade com mais sistemas operacionais, alem do XP.

No caso de desligar o computador, você pode desligar o HD na gaveta USB antes. Mas já deixei o HD ligado mesmo com o computador ligado, não sei se isso estragaria o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo da opinião dada acima. As placas mãe mais recentes tem a capacidade de reconhecer um HD externo mesmo ele estando ligado a uma porta USB. Vá a Bios de sua máquina com o HD externo conectado e verifique se ele está sendo visto pelo sistema. Se ele estiver é possivel instalar um novo sistema operacional e dar boot por este HD. Não recomendo o uso deste HD com sistema operacional em mais de uma máquina. Pode haver conflitos de driver´s. A utilização de um sistema de formatação diferente da Fat 32 pode impedir o uso em sistemas operecionais mais antigos.

Uma Curiosidade: É possível o boot através de pen drive também. Desde que ele tenha capacidade suficiente para instalação do sistema operacional. Testei isto hoje em duas placas para P4...........

Boa sorte e poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, eu estou com alguns probleminhas no meu HD externo:

1. As vezes aquele icone "Remover com segurança" desaparece. O que devo fazer para ele voltar?

2. Algumas vezes quando clico para ele remover com segurança ele se recusa pois alega que "está em uso". O que eu faço para ele parar de ser uzado?

3. Toda vez que ligo o HD ele entra no negocio de inicialização automática MESMO eu tendo colocado para uão aparecer nunca mais. Como eu faço para cancelar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos tentar de dar um auxilio.]

Item 1: Clique com o botão direito do mouse sobre a barra o menu Iniciar. Clique em propriedades. Em barra de tarefas vá para personalizar. Selecione a opção Remover hardware com segurança com o botão direito do mouse e selecione a opção sempre mostrar. Ok/aplicar.

item 2:Feche todas as janelas e programas que possam estar acessando o Hd e tente novamente.

Item3:Em Meu compudador clique com o botão direito do mouse sobre o Hd removível. Clique em propriedades. Marque a opção `Selecione uma ação a ser executada` e indique nenhuma ação. Clique em aplicar.

Boa sorte....

Poste os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- O problema não é que ele não está sendo mostrado, é que o negocio de remover simplesmente não está ligado, então ele está na parte de baixo: "ITENS ANTERIORES"

2- Eu decobri que mesmo fazendo logoff e entrando em outro usuario ou fechando todos os processos possiveis ele só para de ser utilizado +/- 10 minutos depois

3- Isso que eu disse que tinha feito: "Sempre utilizar esta ação": "Nenhuma ação" e mesmo assim acontece

Obrigado pela ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente seu problema não é nada usual. Qual a marca de seu HD externo ? Acredito que ele seja padrão USB.

O seu tempo para conseguir desliga-lo é fora de qualquer padrão. (+- 10 minutos). O meu Hd externo é um Cigar (Soyo) e eu não preciso aguardar nada para desconecta-lo.

Acredito que seu problema está no driver. Tente desinstalar o driver USB do sistema. Reinicie seu computador em seguida ou deixe o windows adicionar novos componentes. Se este procedimento não resolver o problema tente dar boot usando o cd do Windows e restaurar o sistema.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Apenas reforçando o que foi dito pelo colega ragnorak, a minha placa mãe (Intel D845PEBT2) tem a opção de boot por dispositivos USB.

Grande abraço.

Eu trabalho com uma placa-mãe D915PBLL da intel, e gostaria de instalar como master um HD "GAVETA" vai rolar será?

Se sim, dai quero deixar somente este HD na maquina.. dando assim liberdade de eu não precisar deixar o HD junto do computador.. dando uma segurança pois não quero que outras pessoas possa usar o conteudo no mesmo!

Como resolvo isto? :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho com uma placa-mãe D915PBLL da intel, e gostaria de instalar como master um HD "GAVETA" vai rolar será?

Eu ainda não tive a opurtunidade de fazer esse procedimento, mas acredito que da certo sim, já que a sua placa mãe é um placa atual e tem a opção de dar boot por dispositivos USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá Amigos,

Por experiência própria sei que não dá para instalar o XP num "USB Hd" pois acabei de tentar !( nem configurando a BIOS pois ele aparece tudo certinho para ser formatado mas da uma mensagem de erro !)

O ideal é fazer a instalação com o Hd conectato ao computador por IDE e depois colocá-lo em um CASE ... assim fumfa legal, Porém no meu caso não consigo instalar normalmente pois meu Notebook ta com a placa mãe bichada e não funciona o hd ligado "normal", sei que com a ajuda de programas especificos da pra fazer essa mão, se alguém souber quais são por favor também preciso !! falou Abraços !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
O problema é que HD's externos em geral são conectados pela porta USB, então se for instalar o sistema operacional, o programa de instalação terá que carregar drivers USB para que este HD externo seja reconhecido (da mesma maneira que o Windows XP carrega drivers SATA para reconhecer HD's SATA).

Só que desconheço algum sistema operacional que tenha suporte à USB para instalação. Se eu estiver errado alguém me corrija, mas se existe opção para boot por dispositivo USB acho que antes teria que instalar o HD numa IDE, instalar o sistema operacional nele e aí então colocar ele na gaveta USB externa.

Tenho uma gaveta USB externa destas, vou fazer um teste pra ver se o HD que tenho nele consegue ser ajustado para que seja o HD de boot.

Cara ja experimento usar o virtual pc, nele você cria um cpu virtual e instala o S.O. que quiser e pode armazena-lo ate numa pendrive, pois ele fica em uma pasta normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!