Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como avaliar se a temperatura subirá muito com o overclock?


l_s_pinheiro

Posts recomendados

Olá a todos.

Recentemente fiz algumas experiências com overclocking e com undervolting. Durante os meus testes, para avaliar a estabilidade do meu sistema, bem como a variação de temperatura da CPU, utilizei os programas Orthos, Prime95, Hyper Pi/Super Pi (32M), OCCT e IntelBurn Test. Sei que existem muitos mais, mas esses são os mais citados em fóruns.

O que eu observei foi que, mesmo todos os programas utilizando 100% da CPU, as temperaturas sobem mais em uns do que em outros, por exemplo: no Prime95 em blend por 9 horas a temperaturas dos meus cores não passam de 45ºC, enquanto que em 1 hora de OCCT no modo Linpack as temperaturas rapidamente vão a 52ºC, ambos monitorados pelo RealTemp.

Então fica aqui a pergunta: Qual programa de estresse devemos utilizar para avaliar em qual temperatura nossos processadores estão chegando?

Escrevo esse tópico preocupado com as pessoas que dizem: "...as temps estão ótimas, não passam de 46ºC em full load..."

Em full load com qual programa? Orthos? Prime95? OCCT?

Não sei se minha dúvida procede, mas acho que seria uma boa se os colegas mais especializados no assunto escolhessem um programa para ser o padrão de teste do fórum, para assim podermos avaliar melhor essa questão das temperaturas.

Grato pela atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Se quiser saber qual programa eu indicaria para verificar a temperatura máxima da CPU, seria o Intel burn configurado para 32 threads.

Quanto mais threads, mais trabalho para o processador. Isso também pode explicar por que um programa esquenta mais que o outro.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Se quiser saber qual programa eu indicaria para verificar a temperatura máxima da CPU, seria o Intel burn configurado para 32 threads.

Quanto mais threads, mais trabalho para o processador. Isso também pode explicar por que um programa esquenta mais que o outro.

Boa sorte.

Ribeirocross, obrigado pela opinião!

Apesar de fazer sentido em teoria, na prática não houve mudança em realizar o IntelBurn Test com 2 ou 32 threads. Minhas temperaturas chegam a 46ºC nas duas situações.

Já no OCCT Linpack modo Auto 64bit, onde não há opção de escolher número de threads, minhas temperaturas vão a 52ºC. (Lembrando que estou em undervolt, com Vcore stock elas sobem a mais de 60ºC em menos de 5 minutos e eu sempre cancelo o teste)

Dessa forma, na minha opinião o OCCT (Linpack) é o programa mais adequado para testes, porém eu não sou qualificado para ter certeza disto!

Infelizmente, parece que além do Moderador, ninguém mais se interessou em discutir esse assunto.

PS: não coloquei imagens dos meus testes porque parece que há algum problema com o imageshark!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa,

Pois é, ainda não usei o OCCT de 64 bits, mas como estou com win7 64bits vou testar para ver o resultado.

O IntelBurn no sistema 32bits com 32Threads esquentou bem por aqui, mas...

Vamos aguardar para ver se alguém mais faz outros testes, com os mais variados programas existentes, posta os resultados.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!