Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win7 Gateway Padrão não disponível


sirroman

Posts recomendados

Salve,

Estou com um problema muito chato. às vezes a internet cai do nada. Não é problema com o servidor, com o roteador, com o provedor, mas sim com o meu computador.

Isso está acontecendo desde que eu comecei a usar o Win7. Do nada a internet fica indisponível. Aliás, o problema é com a rede inteira, já aconteceu de eu estar passando um arquivo e dar erro, aí quando eu vou olhar o porquê... lá está o problema.

Corrigir é fácil, basta usar o diagnóstico de rede do windows que ele identifica o erro: "O gateway padrão não está disponível" e corrige automaticamente.

Mas o problema é que como isso é razoavelmente comum e meio imprevisível, além do fato da correção ser "manual" (eu tenho que ir lá mandar ele corrigir, uma besteira absurda) o problema é bem chato. Sem contar que eu posso perder um download, uma partida, um arquivo por causa disso. Especialmente se eu não conferir de vez em quando.

Então, alguém tem ideia como corrigir? Ou ao menos como automatizar o diagnóstico de rede do windows ("quando rede indisponível, executar diagnóstico")?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que não, até porque o problema é difícil de reproduzir e eu tenho que manter a rede ligada. O problema só acontece com o computador do win7.

Vi alguém em outro forum comentando que era um problema com a confusão do sistema sobre o ip dentro da rede e o ip fora, só que não consegui implementar a explicação que ele deu (muito ruim, por sinal, só falou que "mudaram e o problema passou").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando para falar que tentei algumas coisas como mudar o range dos ips internos e tal, o que não funcionou.

Vou tentar conectar direto no computador, mas ainda assim não muda o fato de que: o que eu realmente gostaria é acabar com o problema e manter o roteador, pelas razões supra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

  • Vá até o Prompt de Comando (ou executar) e digite:

services.msc

  • Localize entre os serviços, o serviço Cliente DHCP, clique sobre ele com o botão direito e escolha "Parar".
  • Acesse as Propriedades de TCP/IPv4 da interface de rede (Conexão Local?) na pasta Conexões de Rede através do comando ncpa.cpl, e configure manualmente os IPs, obedecendo a range do roteador ou do modem roteado:

Endereço IP

Máscara de sub-rede

Gateway padrão

  • Na parte de DNS, sugiro configurar servidores alternativos como os do Google:

8.8.8.8

8.8.4.4

  • No roteador, acesse o Setup e desative/desabilite o Servidor DHCP, ou DHCP Server.
  • Reinicie o roteador e o sistema Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como o esquema que eu te passei surtiu efeito positivo sobre a falha, ficou óbvio uma falha no serviço DHCP na sua rede, seja o cliente DHCP do Windows ou o servidor DHCP do roteador. Geralmente nestes casos, o servidor DHCP é o culpado.

Vamos ver se a dica, ajuda o sirroman também. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso deixar de informar um erro catastrófico com relação ao modem, pode ser coincidência também mas...

Depois que desativei o Servidor DHCP, usei normalmente a internet até a noite, mas na segunda de manhã não havia resposta alguma, até conectado diretamente ao modem pelo cabo não funcionou, não entrava nem na página do modem, e estranhamente havia tráfego de dados. Tive que resetar o modem e reconfigurar.

Vou desativar novamente o Servidor DHCP, veremos como vai estar a conexão amanhã. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deixe o DHCP Server do modem ativado, e configurado em modo bridge (ponto = desroteado). O roteador, este sim, configure para PPPoE e com o DHCP Server ativado mesmo. Aumente o tempo de Lease Time (tempo de vida do IP) para um número alto como 168 (7 dias = 1 semana). Na configuração do PPPoE deixe habilitado "Always On". Caso seu roteador tenha suporte para DHCP estático, configure e cadastre o(s) IP(s) do(s) PC(s) na reserva de MAC Address, fazendo com que o roteador atribua sempre o mesmo IP para o(s) PC(s) da rede. Perceba que o DHCP Server neste caso, deverá estar habilitado caso opte por esta configuração.

Desative UPnP tanto no seu roteador quanto no modem. ;)

Continuando as falhas, eu no seu lugar já pensaria na possibilidade e upgrade de firmware do modem e/ou do roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Vá até o Prompt de Comando (ou executar) e digite:

services.msc

  • Localize entre os serviços, o serviço Cliente DHCP, clique sobre ele com o botão direito e escolha "Parar".
  • Acesse as Propriedades de TCP/IPv4 da interface de rede (Conexão Local?) na pasta Conexões de Rede através do comando ncpa.cpl, e configure manualmente os IPs, obedecendo a range do roteador ou do modem roteado:

Endereço IP

Máscara de sub-rede

Gateway padrão

  • Na parte de DNS, sugiro configurar servidores alternativos como os do Google:

8.8.8.8

8.8.4.4

  • No roteador, acesse o Setup e desative/desabilite o Servidor DHCP, ou DHCP Server.
  • Reinicie o roteador e o sistema Windows.

Ola linio alan, estou com o mesmo problema dos nossos amigos do topico e vou tentar a solução proposta por você, só tenho duas duvidas, reiniciar o roteador é apertar o botaõzinho dele com um lápis?

configurar manualmente os ip's, esses números, eu consigo aonde?

desculpa a ignorância

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá!

Primeiramente, perdão pela ignorância! Hehehe...

Estou com esse mesmo problema de Gateway no notebook que uso na firma...

Linio Alan, quando você diz para configurar manualmente o IP, Máscara de Sub-Rede e o Gateway... como exatamente faço isso? Como posso saber de números válidos para os campos? O.o

Assim que eu entender melhor como fazer isso eu termino o procedimento e vejo se funcionou... é que eu travei nessa parte...

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá,

me identifiquei muito com este problema, pois o gateway do meu modem/router tb nao fica ativo por muito tempo...

o modem/router e o ASUS DSL N-10, Windows 7

as vezes a internet funciona normal, porém não consigo uma rede estável...já tentei reiniciar o modem, já atualizei o software dele, já coloquei IP e GATEWAY fixo, no entanto não consigo manter uma constância na rede, ou seja, a internet funciona quando bem quer...

quando a rede nao esta funcionando a rede fica com aquela exclamação amarela perto do relogio, acusando como se fosse falha fisica e não consigo nem entrar nas configuraçoes do modem...

Se alguem puder me dar uma ajuda quanto a isso, agradeço muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...