Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WIFI desconectando com telefone sem fio 2.4ghz


pjr

Posts recomendados

alguem já teve esse problema, de desconectar o WIFI quando o telefone sem fio de 2.4ghz está em uso ? eu sei que ambos trabalham na mesma faixa de frequência, mas isso é normal de acontecer ?

tem alguma solução ? ( além de trocar o telefone por um de 900mhz)

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro pjr,

Vale a pena, antes de trocar o celular, verificar em qual canal o seu wireless está transmitindo e, se possível, trocá-lo. Por default a transmissão é feita pelo canal 6 (2.437 Ghz) porém alguns modelos de equipamentos wireless permitem a troca para outro canal (dependendo também do firmware utilizado). Verifique na página de configuração de seu equipamento essa possibilidade e não se esqueça de colocar o mesmo canal em todos os micros/notebooks que irão se conectar ao wireless. Não custa tentar.

Te cuida.

OHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pjr@01 de agosto de 2005, 20:22

alguem já teve esse problema, de desconectar o WIFI quando o telefone sem fio de 2.4ghz está em uso ? eu sei que ambos trabalham na mesma faixa de frequência, mas isso é normal de acontecer ?

tem alguma solução ? ( além de trocar o telefone por um de 900mhz)

valeu

Gera interferência por isso o sinal da rede Wi-Fi cai você pode comprar um telefone que trabalhe em uma frequência menor ou com fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • 9 meses depois...

O tópico é antigo, mas vou partilhar a experiência, pois talvez ajude algum usuário que venha parar por aqui (como aconteceu comigo).

Como eu e minha esposa usamos notebooks, resolvemos pôr uma rede wireless em nosso apartamento. Por motivos que não vêm ao caso, ela providenciou tudo. Mas desde o início, tivemos um problema: ao usar nosso telefone sem-fio, a rede caía. Chamamos o técnico da operadora do ADSL, que constatou: o problema não era no sinal da internet, mas alguma coisa na configuração da rede. Por sua vez, o técnico que instalou a rede e configurou o roteador afirmava que estava tudo corretamente instalado, e que talvez o problema fosse o telefone, sugerindo que eu trocasse o aparelho (até porque com um telefone comum, com fio, o problema não acontecia).

Bem, não sou lá um usuário muito experiente, mas estava P* com a situação, e hoje à noite, por falta do que fazer, resolvi que eu mesmo iria tentar resolver o problema (por isso essa mensagem: apesar do tópico ser antigo, lá de 2002, hoje mesmo eu caí nele atrás de informações, e os posts anteriores pouco me ajudaram).

No final, acabei conseguindo, sem precisar trocar o telefone...

No meu caso, tenho um modem TP-LINK, modelo TD-W8901G, e meu telefone sem-fio é da Intelbras (não sei dizer o modelo).

Como já relatado logo no início do tópico, o problema era a frequência dos aparelhos: ambos operam na faixa 2,4GHZ, de modo que o uso do telefone sem-fio interferia no funcionamento da rede, fazendo com que a conexão fosse interrompida.

Resolvi meu problema alterando o canal do modem/roteador. Eis os passos que segui:

a) após conectar na rede, acesse o modem por meio do próprio navegador, utilizando o IP fornecido pelo próprio fabricante (ex.: para o modelo acima da TP-LINK, é 192.168.1.1; mas tenho outro modem da DS-LINK em que o IP é 10.1.1.1) - consulte o manual para saber, e se você não tiver manual ou ele não trouxer a informação, olhe no site do fabricante ou pesquise na internet (com certeza você encontrará);

B) verifique, também no manual, o usuário e a senha de acesso (para o modem TP-LINK, ambos eram admin/admin);

Creio que os próximos caminhos podem variar conforme o fabricante, então indicarei os do meu modelo (repetindo, TP-LINK TD-W8901G):

c) acesse os menus "Interface Setup" e "Wireless". Nesse momento, aparecerá a opção de configuração do canal (Channel) utilizado pelo roteador: indicará o local (provavelmente "Undefined"), uma guia para alteração do canal (no meu, estava configurado no modo automático - "Auto") e o canal atualmente em uso ("Curent Channel");

d) meu TP-LINK aceita os canais de 0 a 13 (cada canal com a sua frequência). A partir daí, é só ir testando até localizar o canal que não interferirá no funcionamento do telefone (no meu caso, consegui eliminar a interferência no canal 5).

Para fazer o teste, seguem os passos que utilizei:

1) acesse Command Prompt do Windows (o jeito mais fácil é, no menu Iniciar, executar/run o comando CMD);

2) dê ping para qualquer IP, mas sem limitação do número de pacotes enviados (para quem não souber fazer, utilize o seguinte comando: "ping -t 200.193.123.18"; o IP citado aí no exemplo é um qualquer, o importante é o comando <ping -t IP>), e deixe rodando;

3.) sem fechar o prompt de comando, e com o ping rodando, vá na configuração do roteador (passos acima), altere o canal, salve e volte ao prompt de comando, para verificar a situação da transmissão dos pacotes;

4.) ao alterar o canal, é possível que o computador seja desconectado da rede, e isso interferirá no ping (aparecerá a mensagem "Request time out" ou ainda que foi impossível enviar ou receber os pacotes de dados - agora não me recordo da mensagem exata). Isso é normal, aguarde até que o computador esteja novamente conectado na rede e o ping volte a transmitir;

5.) Quando tiver ocorrido a nova conexão na rede, utilize o telefone sem-fio (basta abrir a linha para fazer uma nova ligação); se o canal estiver errado, cairá a conexão e o ping parará de remeter os pacotes de dados (é o óbvio ululante o que irei dizer, mas por isso é importante manter o prompt de comando com o ping rodando, pois é uma forma bastante simples, pelo menos para usuários pouco experientes, verificar como está a conexão);

6.) Interrompendo a conexão pelo uso do telefone, desligue, volte ao passo 3, e tente novamente: altere o canal, salve, espere seu computador reconectar na rede, e quando isso ocorrer (o ping voltou a transmitir) tente telefonar.

Como já disse, consegui resolver meu problema de configuração no canal 5, e agora consigo utilizar normalmente o telefone sem que ocorra interferências na minha rede wireless.

A forma acima pode não ser o melhor método (pois no fundo, foi na tentativa e erro), mas pelo menos resolveu o meu problema. Por isso resolvi compartilhar. Espero que essas instruções toscas sejam de utilidade para alguém.

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Prezados,

Estava com problema no meu sinal wirelles por causa de interferência com o telefone e consegui resolver.

Meu roteador é: TP-LINK TL-WR941ND

Meu telefone é: VTECH sem fio

Entrei no roteador: http://192.168.1.1/

Dentro de Wireless Settings e alterei o canal que estava em auto para 11

Deu certo. Agora consigo navegar e telefonar ao mesmo tempo. O sinal do telefone parou de ter chieiras e interferências.

Espero que ajude aos que estão com esse problema.

Abraços....

Pedro A. S. Carneiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!