Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WaterCooler caseiro (atualização 1.1) apartir da pag.8


LuizFernan

Posts recomendados

Bom dia pessoal

Depois de muito tempo aguentando minha esposa reclamando do barulho dos coolers, e muita pesquisa resolvi montar um WC caseiro, com montagem total do 0 desde bloco até a bomba, ainda nao resolvi onde vou colocar a bomba por ser uma de maquina de lavar adaptada, por enqto segue as fotos do projeto do bloco e resultado final, logo postarei mais fotos da bomba e radiador.

peço desculpas por ser fotos do celular.

espero que gostem e espero opiniões também.

foto0229y.jpg

foto0231.jpg

foto0238j.jpg

foto0240r.jpg

foto0242v.jpg

foto0244f.jpg

foto0247l.jpg

foto0251j.jpg

foto0252oz.jpg

foto0253f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal, deu uma atrasadinha, mas estou trasendo, fotos da bomba e radiador, de meu water.

Como podem ver a bomba é de maquina de lavar, testei e tem uma otima presão, já que meu water vai ser apenas CPU e VGA. optei em conexões de plastico na bomba por nao achei de latão, Inox ou cobre, para não ocorrer oxidação galvanica (se estiver errado favor me corrijam), e tambem pelos preços dessas conexões serem bem em conta, a vedação na bomba foi feita em araldite, e nas roscas foi utilizado veda roscas mesmo, como podem ver na foto

foto0260z.jpg

instalei tambem um pequeno cooler para nao sobre-aquecela. aproveitei a cola tambem para deixa-la mais firme.

foto0264j.jpg

Mais algumas fotos da bomba

foto0266s.jpg

foto0265qk.jpg

O radiador, como podem ver não é do Corsa e sim do Monza, 2x maior em comprimento, podendo ser instalado 2 coolers de 120mm.

foto0267j.jpg

no radiador nao precisei de espigões, como podem ver a mangueira entreu sem muito esforço.

foto0270b.jpg

foto0271v.jpg

Como citei antes o radidor cabe 2 coolers de 120mm, coloquei este satelite apenas para mostrar, mas já está a caminho 2 Cooler Master 69 CFM 19 Dbi.

foto0272l.jpg

foto0273b.jpg

Por enquanto é isso, assim que tiver mais fotos do sistema venho postando.

Abraços... está aberto a opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Jorno,

então, realizei um teste com a bomba por umas 2 horas seguida com o fan ligado e ela nao esquentou quase nada, o radiador consegui em um desmanche, paguei 40 reais, e ainda pretendo montar umas coifas para melhor fixação dos coolers, se você pesquisar vai ouvir falar dele, pois e da marca HARRISON. a transferencia de calor dele e melhor que um de aluminio que tenho aqui tambem. Gostei muito dele tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Jorno,

então, realizei um teste com a bomba por umas 2 horas seguida com o fan ligado e ela nao esquentou quase nada, o radiador consegui em um desmanche, paguei 40 reais, e ainda pretendo montar umas coifas para melhor fixação dos coolers, se você pesquisar vai ouvir falar dele, pois e da marca HARRISON. a transferencia de calor dele e melhor que um de aluminio que tenho aqui tambem. Gostei muito dele tambem.

Ae parceiro, parabens pela iniciativa, agora eu queria saber, como você pretende fixar o radiador ? do jeito q esta nesta foto ?

images?q=tbn:ANd9GcSH_qKde1eLmaFln_iJC99Bjp4INFZiHT3yRoxbZu6TH6LvAEwa

De qualquer forma, muito da hora a tua iniciativa, boa sorte ai !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, já testou o bloco? pela foto me pareceu que o encaixe do anel de vedação ficou com uma borda sobrando pra fora do bloco. Meu medo é que ali fique um ponto de vazamento. Dá uma testada no conjunto antes de colocar na CPU pra ver se com a pressão aquela vedação não vai pra banha.

Abraço e parabens pela iniciativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

Então My Self, o torneiro me fez esta cagadinha, mas nao está vazando não pois o oring é de 2,5mm, e a cavidade de apenas 1,8mm, ou seja o Oring ficou muito bem apertado, já testei, e nao vazou nada.

Ricardo26RP, eu nao tinha pensado ainda mas você me deu uma otima ideia, e me surgiu a ideia de colocar em cima do CPU, postei uma foto só pra ter uma ideia, o que vocês acham?, ai fazeria um suporte para o radiador ficar a uns 5 cm de altura da CPU.

foto0283h.jpg

foto0284.jpg

e a bomba presa atras como na foto tambem (apenas local nada instalado ainda) de uma olhada e me digam.

foto0285z.jpg

como podem ver na foto a saida da bomba está muito cumprida já vou resolver isto colocando um cutuvelo, em vez do adaptador q apenas está alongando.

montei o block sobre a VGA, só pra matar um pouco a vontade de ver, como ficaria, segue um tira gosto, rsrsrs.

foto0280i.jpg

bem fiz tambem a furação para as mangueiras, o que vocês acharam? segue fotos.

foto0275lk.jpg

foto0277a.jpg

foto0278p.jpg

Bem por enqto é isso, aguardo opiniões e um grande abraço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara.... to favoritando. tu estás me dando algumas idéias também. Só tente refrigerar essa bomba. Lembre que, embora ela não tenha aquecido, tu vais querer fazer over, daí, pela agua mais quente, ela poderá esquentar. Na máquina ela tem um pequeno fan nela.

Pelo que vi, essa é a bomba da saída de água certo?

Outras bombas seriam aquelas de pressurizadores de chuveiro. são pequenas, acho que daria certo também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ta ficando lega o seu projeto.

Desde que fiz usinagem no meu curso o técnico estou com vontade de fazer um bloco.

Falando com o professor de usinagem,talvez na metade do ano consigo um dia numa fresa e ai já era.:D

Parabéns pela iniciativa.

Ah ilkyest, que coisa, uso um bomba de maquina de lavar no meu chuveiro. Então num futuro projeto vou ter usar esta do pressurizador de chuveiro.:P

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
será que bomba de aquário presta para WC?

Acho que não... muito fraca!!!!! a bomba de máquina é feita para empurrar , algumas, até um metro de altura. a de aquario, acho eu, que não teria tanta força assim não!!!!

Talvez aquela bombinha que joga agua no lavador de parabrisa dos carros.... talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Luiz Rhené, ilkyest, Jorno, obrigado pelas opiniões, e respondendo algumas questões q o pessoal está. Lembrando que estou falando me baseando em pesquisas que realizei e testes tambem.

ilkyest, na bomba eu instalei um pequeno cooler para refrigera-la, de acordo com despoimentos em alguns furuns, ela aguenta, mas sendo refrigerada, com um pequeno cooler no minimo, agora se eu perceber, que ela tiver esquentando d + vou troca-la com certeza, por enquanto vou montar com ela por dizerem que ela tem uma boa relação custo X beneficio.

já a respeito das bombas de chuveiro nunca ouvi falar delas, se você tiver algo falando a respeito delas posta ai pra gente dar uma olhada, pois nunca ouvi falar mesmo, nem pra essa utilização (WC).

Jorno, as bombas de Aquarios servem sim, o Pollar (que frabrica peças de WC), mesmo já confirmou isso, mas apenas as de grande vazão, como as Sarlo Better 2000, com adaptação dá até para utilizar in-line (pode ser outra marca tambem, mas de grande vazão).

ilkyest, a respeito das bombas de parabrisa, nao serve, pois ela faz muito barulho, e tem muito pouco vazão, tendo apenas um pouco de pressão, pode reparar que a quantidade de agua é muito pequena (um esguicho), e elas esquentam bastante tambem, se ficarem ligadas diretos, já utilizei uma dessa em um projeto de escola.

Abraço, aguardo mais opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pela iniciativa Luiz, otimo projeto.

Parabens pelo bloco apesar da escola ser antiga o resultado foi otimo.

Esse radiador me parece ser muito bom, mas nao da para ver pelas fotos se ele 'e muito restritivo a passagem de ar, caso seja o melhor 'e utilizar fans de baixa rotacao mas com um cfm alto.

Eu discordo um pouco da linha de montagem do loop.

O melhor para mim seria: Reservatorio > Bomba > Radiador > Bloco(s) > Reservatorio.

Isso garantiria o liquido na melhor temperatura possivel para o primeiro bloco e segundo um fluxo de liquido melhor para a bomba.

Caso voce for colocar um bloco na sua VGA nao deixe as memorias e principalmente os nosfets sem nenhum tipo de refrigeracao que isso vai gerar serios problemas.

Lembre-se Water Cooler refrigera local e nao em area como ar cooler, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde BetoUK,

o radiador não é muito restritivo não, vou ver se tiro mais algumas fotos e posto para vocês poderem ver.

e não entendi com o que você quis dizer nessa frase "...apesar da escola ser antiga o resultado foi otimo." poderia explicar melhor.

a respeito do loop, posso estar alterando sim, eu tinha pensado dessa forma, mas é fácil de alterar, pois pensando melhor realmente acredito que traria melhores resultados.

já sobre a VGA, vou estar instalando um PCI cooler, na parte de baixo para resfrigerar as memos, pos a minha VGA é a HD4870, com o cooler redondo que já não tem dessipadores das memorias. tava pensando em fabricar pequenos dessipadores, com aquelas placas de aluminio de fontes queimadas, o que você acha? ou seria melhor apenas com o PCI cooler mesmo.

agradeço a atenção.

abraçoss.

minha placa de videeo é uma dessa.

placadevideoatiradeonhd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

venho trazer fotos, dos Excaliburs, que chegaram ontem, liguei apenas pra testar, e me surprendeu, muito melhor que os famosos R4 da Cooler Master, acabamento nota 10, é uma pena que nao tenha leds, mas isso é o de menos pela qualidade oferecida. chega de falar e vamos pra fotos logo, rsrsr.

foto0289b.jpg

foto0290k.jpg

foto0291e.jpg

foto0294.jpg

foto0298q.jpg

foto0301o.jpg

foto0302l.jpg

Abraço, logo tem mais.... aguardo opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse projeto, está fazendo o que eu sempre quis fazer, mas já abandonei a trabalheira e riscos de fazer o bloco e bomba para comprar um bloco pronto já testado e aprovado e uma bomba também projetada para isso, o radiador eu pretendo usar um externo, visto a ineficiência dos internos minúsculos tipo o da H70 da Corsair, boa recomendação esse do Monza, é do ar quente né?! Quero ver se ano que vem já monto um sistema desse.

Sobre as bombas utilizadas nos chuveiros, usam exatamente o mesmo princípio das usadas em máquinas de lavar roupas, só que as das máquinas são muito mais poderosas.

Eu tenho uma ideia de watercooler também na manga, mas envolveria pequenas mudanças na parte hidráulica da casa, seria um sistema que não utilizaria nenhuma bomba interna e nenhum radiador, o sistema mais silencioso possível, seria um sistema bem louco que usaria uma caixa d'água exclusiva, alimentada por água da chuva, filtrada, onde a altura da caixa serviria de bomba e a saída do sistema seria no reservatório inferior, o mesmo que captaria água da chuva, utilizando uma bomba apenas para alimentar a caixa superior.

Agora só queria que você terminasse rápido isso pra ver quanto tempo o sistema resiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!