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Dúvidas sobre circuito inversor 12VCC para 220VAC


Igor Isaias Banlian

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Por favor, estou com muitas dúvidas sobre esse circuito, e quero fazer muito ele:

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,33/func,startdown/id,21/

1) Onde está escrito Vcc 12V (em 4 lugares) é pra juntar todos e ligar no + de uma bateria de 12V (de no-break)?

2) O que é U21A, U24A, U23A?

3) Os 4 transistors do lado direito são 2N3055? (só tá escrito 2 vezes...)

4) Qual componente são esses LM324? (o do simbolo do triângulo deitado...)

5) O Pino 13 do CI CD4047B/SO é ligado aonde? (tá com um X na ponta...)

6) O que significa o sinal "R" em forma de "ondas quadradas"?

7) Qual a tensão do Capacitor "C 4.7uF"?

8) Quais os Watts das resistências R2 (1000 Ohms) e R4.7K?

9) Até quantos Watts eu posso colocar o trafo?

10) Como eu compraria esse trafo? (tipo, como eu explico as entradas 5, 6 e 8 pra loja...)

11) Os terras (os triângulos de ponta-cabeça) podem ser unidos por uma trilha comum na placa ou por fiozinhos, ou tem que fazer alguma ligação especial?

12) É nos terras que eu ligo o pólo - (negativo) da bateria de 12V?

13) Não faz diferença a bateria que eu usar ou eu só posso usar um tipo específico?

14) Esse circuito aguenta mesmo 500W? (como está escrito no site do circuito...)

15) Quanto tempo minha TV de 29 polegadas de 150W vai durar ligada, se eu usar uma bateria comum de no-break com carga completa?

16) Posso usar um Trafo com saída 110V ou tenho que usar só o 220V mesmo?

Por favor, respondam o que puderem, uma resposta a 1 pergunta já ajuda, mais se souber todas, não tenha preguiça de escrever! :D:hehehe:

:bandeira:

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Afff!:huh:.Vamos la deixa ver se posso ajudar.

Respostas:

1-sim,tera que alimentar todos esses pontos com 12v,logo a mesma alimentaçao de um alimentara os demais.

2-

3-Sim,na verdade se olhar direito esta escrito 4 vezes amigo

4-Exatamente amigo sao esses mesmo.

5-Amigo,esse nao tenho certeza mais talvez a um oscilador,mais nao afirmo nada ok

6-Nao sei responder essa:wub:

7-Amigo um de 25v acho que serve

8-Nao posso afirmar talvez 1/8w

9-Nao sei responder essa:wub:

10-Nao cara este trafo e um trafo comum,1e4 no caso seria a entrada de alta tensão(no caso usado como saida do inversor)5,8 seriam as saidas 110+110 (acho que e isso:D) e 6 o tc.Obs:Nao sei se o que falei foi uma besteira então os amigos corrijam se estiver errrado.

11-Usa trilha,se nao me engano elas tem que ser grossas.

12-Sim,na verdade essas "piramedes" de ponta cabeças sao os gnds(ground)do circuito.

13-acho que qualquer uma de 12v e com a corrente suficiente para o circuito.

14-Po ai tu tem que acreditar no que diz,nao sei mesmo:lol:

15-Me pegou,mais acho que nao dura muito nao cara

16-acho que para o circuito em questao tem que ser 220

Ufa:huh:,tendo em vista que sou um iniciante em eletronica(por tanto leigo ainda no assunto) nao afirmo que nada do que falei esteja correto ok.Mais os amigos mais experientes poderam de ajudar melhor.

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  • Membro VIP

O LM324 é um CI com quatro amplificadores operacionais independentes e o circuito usa 2 com a numeção dos pinos idênticas.

Isso significa que é só uma representação de operacional feita por algum CAD para eletrônica e portanto não pode ser considerado como o componente em questão (LM324) .

U21A, U23A e U24A foi gerado por esse mesmo software.

Para alguém com experiência fica fácil montar esse circuito usando componentes comerciais. Desculpe mas estou sem tempo para explicar melhor.

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  • Membro VIP
Por favor, estou com muitas dúvidas sobre esse circuito, e quero fazer muito ele:

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,33/func,startdown/id,21/

1) Onde está escrito Vcc 12V (em 4 lugares) é pra juntar todos e ligar no + de uma bateria de 12V (de no-break)?

R) Sim

2) O que é U21A, U24A, U23A?

R) Esqueça, esses labels nada irão te ajudar. Não deixe que eles atrapalhem.

3) Os 4 transistors do lado direito são 2N3055? (só tá escrito 2 vezes...)

R) Os quatro bem da direita são... Dois a dois em paralelo...

4) Qual componente são esses LM324? (o do simbolo do triângulo deitado...)

R) Amplificador operacional usado como buffer ou seguidor (alta impedância de entrada e baixa impedância de saída) Tem 4 deles dentro de um chip. Fig. LM324.jpg

6) O que significa o sinal "R" em forma de "ondas quadradas"?

R) O CI 4047 é um oscilador monoestável/astável. O pino 13 é o pino de saída do oscilador. O "R" para mim não diz nada.

7) Qual a tensão do Capacitor "C 4.7uF"?

R) Como o Vcc é 12 Volts, recomendo nó mínimo 16 Volts.

8) Quais os Watts das resistências R2 (1000 Ohms) e R4.7K?

R) R2 baixíssima corrente (1/8 Watt) Mesma coisa resistor de 4K7 (1/8 Watt)

9) Até quantos Watts eu posso colocar o trafo?

R) Esses transistores devem trabalhar com uns 15 Amperes, um pouco mais talvez .. isso dá uma potência de menos de 200 Watts.

10) Como eu compraria esse trafo? (tipo, como eu explico as entradas 5, 6 e 8 pra loja...)

R) É um trafo convencional entrada (110 ou 220) por 2 x 12 por 15 a 20 Amperes no secundário.

11) Os terras (os triângulos de ponta-cabeça) podem ser unidos por uma trilha comum na placa ou por fiozinhos, ou tem que fazer alguma ligação especial?

R) é tudo o negativo da fonte, chassi do inversor.

12) É nos terras que eu ligo o pólo - (negativo) da bateria de 12V?

R) Sim

13) Não faz diferença a bateria que eu usar ou eu só posso usar um tipo específico?

R) qualquer bateria que possa fornecer a corrente demandada (15 a 20 Amperes)

14) Esse circuito aguenta mesmo 500W? (como está escrito no site do circuito...)

R) Acho difícil... Está mais para uns 200 Watts..

15) Quanto tempo minha TV de 29 polegadas de 150W vai durar ligada, se eu usar uma bateria comum de no-break com carga completa?

R) Dependerá da capacidade da bateria, do rendimento desse inversor, e do consumo da TV.

16) Posso usar um Trafo com saída 110V ou tenho que usar só o 220V mesmo?

R) Se usares 110 terás 110 (ou alguma coisa por ai) com 220 => 220Volts

Por favor, respondam o que puderem, uma resposta a 1 pergunta já ajuda, mais se souber todas, não tenha preguiça de escrever! :D:hehehe:

Esse circuito é um simples gerador, aestável, de onda quadrada, com saídas complementares, excitando via CI buffer, um par darlington (Qualquer TIP + um 2N3055) driveando dois transistores de potência em paralelo. Ai nesse circuito está faltando, no meu entendimento, um resistor de baixo valor no emissor de cada um dos 4 transistores de saída, para melhor casamento. (0,1 R)

O circuito R de 1K e C de 4,7 uf define a frequência de oscilação...

A forma de onda gerada não é o bixo, será quadrada. Funciona legar para alimentação de lâmpadas, não é adequada para transformadores nem motores (só universais). Vai dar um pouco de interferência na tv. A tensão de saída não é estável e vai depender da carga aplicada e da tensão da bateria.

:bandeira:

Grande abraço...

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  • Membro VIP
Cada 2N3055 aguenta 15A, n seria então um total de 30A??

ja que eles estão em paralelo.

N da pra usar isso de nobreak??

No livro de especificações ele aguenta 15, cada um. Dai a você afirmar que os dois em paralelo aguentariam 30 é muito arriscado. Veja que eu já indiquei ao final a colocação de resistores de emissor para melhorar o casamento entre os dois transistores. Se você exige 30 A e os transistores não estiverem bem casados, um deles poderá ficar com 10 A e outro com 20A, por exemplo...

O no-break é isso, associado a algum circuito que detecte a falta de energia na tomada e faça o inversor partir e simultaneamente ligue na entrada do PC não a rede que está faltando, mas sim a saída do transformador desse circuíto...

Abraço...

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Mas para um pc acho que não serve esse esquema né??

Eu uso uma thermaltake de 420W reais, em um Athlon 64 AM2 3500@2400, 1gb DDR2 533@633, uma GEFORCE 7600GT, ABIT KN9S, mais uns 2 coolers, gravador de dvd e hd.

E um moniotor de 17" Samsung.

Sera que eles aguentam isso??

Alguem tem um esquema que aguente?

E como pode ser calculado o tempo que aguentaria uma bateria em função da sua corrente(da bateria)??

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  • Membro VIP
E como pode ser calculado o tempo que aguentaria uma bateria em função da sua corrente(da bateria)??

Vá lá no site www.extreme.outervision.com e calcule a potência exigida pela tua config.

Vamos imaginar que dê 300 Watts..

Rendimento dessa sua fonte = n = 65% = 0,65

Energia demandada da tomada = 300/0,65 = 462 Watts + seu monitor de 60 Watts = 522 Watts no total..

A bateria de seu no-break, vamos supor, tenha uma bateria de 12 Volts x 7Ah

Potência total da bateria = 12 x 7 = 84 Wattshora. A conversão de potência na geração de corrente de seu no-break, vamos supor, é da ordem de 85%...

A demanda da bateria será portanto = 522/0,85 = 614 Watts..

Sevocê dividir 84 watt hora / 614 Watts = 0,1368 horas x 60 minutos = 8 minutos como máximo utópico absoluto será a autonomia de seu no-break na situação criada. Esse tempo dependerá do consumo real de sua config (usamos um consumo de pico), dependerá do estágio de vida útil da bateria e de uma série de outros fatores... Mas é um cálculo bem fundamentado e a valer as condições sempre, seu erro não será mais do que 10% e sempre será para menos...

Abraço...

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  • Membro VIP
Mas eu não posso usar baterias de 60 ou 120A?

Sim Smarley2. Podes usar baterias maiores e também bancos de baterias... Ai não tem limite. Se necessário for você pode botar baterias de tal capacidade que te mantenha o PC ligado sem energia uns 5 meses... O cálculo não vai mudar... Carregar essas baterias, é outro problema... toda a energia que você tirar, terá que repor... Você queria saber como calcular, não queria??

Abraço...

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Vou pra falência!!!!

Olha ai o orçamento desse projeto na loja de componentes eletrônicos mais barata de Santos (WA Eletrônica):

1- Trafo 12+12 10A bivolt: R$110,00

1- Bateria NO BREAK 12V - 7A: R$53,00

1- CD4047: R$1,20

2- LM324: R$0,70 cada - R$1,40 total

6- 2N3055: R$1,50 cada - R$9,00 total

7- Resistores de 1/8 ou 1/2: R$0,10 cada - R$0,70 total

1- Capacitor 4,7x16: R$0,15

2- C1061: R$????? (esse nenhuma loja daqui tem!!!)

TOTAL: R$175,45

OBS: Se eu colocar trafo de 12+12 5A bivolt, que está R$41,00, o TOTAL fica em R$106,45.

OBS2: Totais, sem levar em conta o valor dos C1061, que não existe aqui para venda!

Assim sendo, fica COMPLETAMENTE inviável o meu projeto, pois no jornal PrimeiraMão, eu acho No-Breaks usados (com bateria) por R$100,00 tranqüilamente, portanto, fica mais fácil e bem melhor (custo x benefício) eu comprar um no-break usado mesmo.

Em todo caso, agradeço muito a ajuda de todos aqui, que me proporcionaram um melhor entendimento sobre INVERSORES.

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Igor este transformador está muito caro,"r$110",ele que está sendo o "vilão" do orçamento.Tem esta loja aqui,na imagem,dá pra tirar uma base.

[ATTACH]53521[/ATTACH]

Tô passado.... Nessa loja (Severo Roth) o trafo 12+12 de 10A está R$32,90 (o da Adonay de Santos tá R$110,00). O trafo de 12+12 de 6A está R$22,70 (o de 5A da WA de Santos tá R$41,00). Ladrões, estão cobrando o olho-da-cara, pena que infelizmente não posso comprar nada pela internet, senão, eu comprava na loja que você me indicou....

Tenho mais uma dúvida: Se eu comprar um trafo de 12+12 2A, até quantos watts meu circuito vai aguentar? Vai ter algum problema a bateria ser de 7A? Ou eu tenho que comprar sempre um trafo de corrente maior que a bateria (maior que 7A)?

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Ao verificar os logs do site verifiquei algumas entradas deste fórum.

Esclarecendo algumas dúvidas. este inversor destina-se a 220V - 50 Hz - colocar um transformador (trafo) de 110 vai trazer grandes alterações na realimentação dos transístores de saída para além de funcionar a 50Hz em vez dos 60Hz.

-O pino 13 do 4047 serve para verificar se o CI está a funcionar, apenas isso, é um check point.

-Os Tr utilizados 2sc1061(parece existir alguma dificuldade com este) e 2n3055 foram utilizados pela facilidade de os encontrar no mercado, a não utilização da resistência de acoplamento entre transístores deve-se exactamente ao tipo de transístores utilizados.

para um inversor para 110V existe no site um circuito mais estável utilizando o 4069 com ajuste de frequência e utilizando MOSFET, pode ser visualizado em:

Inversores

Quanto ao no break - UPS está um esquema na zona das fontes de alimentação é um esquema simples mas eficaz.

Fontes de Alimentação

RuiP

electronica-pt.com

Foi colocado um link na URL do circuito para este fórum

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Primeiro quero dizer ao "bitpt" que me sinto honrado por ele ter colocado um link para esse meu tópico no site dele. Obrigado!

Segundo, quero lembrar a vocês, que coloquei uma dúvida no meu post anterior a esse, e que apenas foi respondida pelo "silvio.a.s" de forma muito genérica, e eu gostaria de uma resposta mais clara sobre essa minha dúvida:

Tenho mais uma dúvida: Se eu comprar um trafo de 12+12 2A, até quantos watts meu circuito vai aguentar? Vai ter algum problema a bateria ser de 7A? Ou eu tenho que comprar sempre um trafo de corrente maior que a bateria (maior que 7A)?

Valeu pessoal, por enquanto é só!

:bandeira:

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  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Meus amigos no link abaixo vocês encontram em PDF qualquer tipo de especificação de transistor ou CI.

http://www.datasheetcatalog.net

O transistor 2sc1061 é do tipo TO220, 3A/50V/25W/NPN. Técnicamente o transistor TIP 31C ou TIP 41C, facilmente encontrado no mercado, atende satisfatoriamente.

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Somente uma observação caso alguém pretenda usar o circuito como um no-break: lembre-se que o esquema mostrado no link é de um inversor (ou seja, um inversor é apenas uma das partes de um no-break). Para que ele se torne um no-break, faltaria, no mínimo, um outro circuito para carregar a bateria quando a rede elétrica estiver legal e um circuito que detecte a falta da energia e acione o inversor...

Outra coisa: a saída deste circuito não é senoidal, portanto, se você for alimentar alguma carga indutiva (um aparelho com uma fonte comum, que não seja chaveada, por exemplo) o mesmo poderá não funcionar direito...

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E quem quer montar inversor exclusivo pra um aparelho, como pra fonte chaveada, onde a tensão é retificada de qualquer forma, como o rendimento de todo inversor é de uns 60-70% (Muita perda, então, a bateria dura menos), pode montar um conversor DC-DC (Notem: Conversor x inversor), onde você chaveia numa frequencia bem alta (10KHz, digamos) um transistor ligado a uma bobina, com alta frequencia e um circuito pequeno sem um grande trafo (Como em inversor) dá pra obter um rendimento de 90%, isso é fantastico.

Só pra exemplo:

http://www.elecfree.com/electronic/wp-content/uploads/2007/08/dc12v-to-24v-converter-2a.jpg

Dobrando a tensão sem nem bobina.

Outro:

http://www.elecfree.com/electronic/wp-content/uploads/2007/09/schem.gif

Esse é o tipo mais comum, um CI especial pra isso, tem varios, da Maxxim tem centenas, pena não ser fácil no brasil, você usa um divisor de tensão simples com 2 resistores pra mandar a tensão de referencia de 1,25V no pino de ajuste e aí é só alegria, será auto-regulado pra tensão que quiser. Realmente passar de 12 pra 220V é complicado, mas pra uns 90VDC, que é onde umas fontes chaveadas já operam, dá mais fácil. Bom, só falta uma proposta prática de circuito, não tenho referencia.

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  • mês depois...
aqui no Brasil a frequencia da rede é 60hz,qual é´a frequencia deste aparelho,e por ser onda quadrada não causa interferencia em outros aparelhos

Não entendi bem a pergunta (???)... A frequência do projeto postado é 50Hz (tá escrito no esquema do link, logo no início)...

Interferência... Como não existem chaves mecânicas (relés) e a frequência é baixa (50Hz) não acredito em interferência...

Quanto a ser onda quadrada, não dá problema algum se o que você for alimentar for uma carga resistiva ou se for aparelho eletrônico que use fonte chaveada (computador, TV, vídeo, DVD, etc.), pois as fontes chaveadas funcionam com qualquer forma de onda na entrada (quadrada, senoidal, triangular, etc.).

Se o aparelho a ser alimentado utilizar fonte comum, com transformador, pode ser que o mesmo não funcione (estes tipos de fonte dependem da senóide para funcionar direito).

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