Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GabrielleC

Membro Pleno
  • Posts

    70
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Lembrando que ele não aparece também no Gerenciamento de Disco. meu Ryzen 3 2200G é Pcie 3.0, placa-mãe tb, mas o SSD NVMe é 4.0. Alguma luz, pessoal?
  2. Olá pessoal, Setup: Ryzen 3 2200G + ASRock A320-M HDV R4.0 + SSD 120Gb Lexar + HD 1Tb WD. O boot é pelo Lexar e falta espaço no disco, então comprei um SSD M.2 NVMe da Kingston de 1Tb já que minha placa possui entrada M.2 Ultra e no manual dela consta que o NVMe é somente para Boot. Pois bem, depois de penar pra conseguir colocar um parafuso similar nela (pois n achei a caixa da placa com o parafuso original), eis que no Win e nos dispositivos não aparece o SSD NVMe, mas na BIOS sim. Na BIOS dessa placa, o AHCI MODE está ativo. O NVMe da Kingston aparece na listagem, na Aba ADVANCED. Os outros estão como SATA. Na Aba TOOLS, aparecem as ferramentas: - Easy RAID Installer; SSD Secure Erase Tool; NVMe Sanitization Tool e Instant Flash (BIOS). Na Aba SECURITY, se você quiser colocar senha para os dispositivos pode. Aparece como opção colocar para os dois Satas (HD e o SSD Lexar), o outro não é listado. Na Aba BOOT, no BOOT OPTION #1 está setado pra Windows Boot Manager - SSD Lexar 120Gb. A outra opção é DISABLED e só. O que devo fazer? Já tirei o SSD do lugar e recoloquei com os devidos cuidados, ele está bem encaixado e é novo, abri hoje. Não mexi em nada da BIOS, tudo está como veio de qd comprei. E tampouco mexi ou tirei os outros dispositivos de armazenamentos, nem sei fazer isso. Minha ideia era deixar os 3 habilitados, clonando o SSD da Lexar no NVMe Kingston, passando o Win 10 no Kingston (boot) e instalar o Steam e os jogos nele, deixar o outro Sata, por enquanto, apenas pra armazenar algum outro programa e o HD como armazenamento do restante mesmo. Vi um vídeo no Youtube de um técnico que ensina umas técnicas, mas comigo n deu certo. também não acho que seja problema de PCie 4.0 x 3.0 (placa), pois sei que o SSD trabalhará como um 3.0. Será que qd instalei o NVMe no M.2 o Sata o inabilitou? https://www.youtube.com/watch?v=czaNq2vFJaE
  3. @Diego Mendes RodriguesRodrigues Muito obrigada pela resposta. Entendi. Então é só escolher o que for melhor em termos de custo/benefício, prefiro ter mais espaço de armazenamento do que tanta velocidade de escrita e gravação. Agora, acho que não vou atualizar a BIOS porque, no próprio site da placa-mãe, eles falam que não recomendam que usuários de Raven Bridge atualizem. É o meu caso (Ryzen 3 2200G). Da minha BIOS original que é a P4.00 há um salto pra 7.0. Na dúvida, pensei, "em time que está ganhando não se mexe". Melhor deixar quieto. Hehehe
  4. Entendi. Então é questão de perspectiva mesmo. Ficará de "ponta cabeça". Então só pra frisar, aqueles SSDs que citei são do tipo M?
  5. também fiz esta pergunta mais acima antes, aproveitando seu tópico. Mas aí eu passei o dia pesquisando sobre várias coisas de SSD e encontrei este vídeo.
  6. Pelo que entendi, você pode usar um SSD 4.0 na placa-mãe sendo 3.0, mas ela vai operar em 3.0. Só isso.
  7. Muito obrigada! Passou batido, já tinha lido tudo nas especificações lá antes, mas não tinha reparado no M key então os modelos abaixo são do tipo M? SSD Husky Gaming M.2 NVMe 1 TB (Modelo HGML025) SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe NVMe SSD Adata Legend 710, 512GB, M.2 2280 PCIe GEN3x4, NVMe 1.4 SSD 512GB XPG S41 TUF, M.2 PCIe NVMe, Heatsink Pergunto porque todos estes acima são iguais ao formato da chave do SSD da direita, pelo menos aparentemente (circulado em roxo). E a minha placa a disposição está igual ao formato do círculo vermelho. Ou n importa o lado para o qual vou colocar (ficando o nome de ponta cabeça)?
  8. Olá galera, Uma dúvida: A imagem da Figura 1 é sobre o padrão dos pinos do slot M.2 que podem ser Chave B, M ou B/M. À grosso modo, diz respeito à disposição dos "dentinhos' que se encaixarão na placa-mãe. A minha placa-mãe é ASRock A320- HDV R4.0. Segue na Figura 2 a imagem da minha placa, em que, na parte amarelada é o slot Ultra M.2 e na seta preta que marquei é o sentido da colocação do SSD nela (portanto, da direita pra esquerda). Nas especificações diz que aceita M.2 NVMe. Fig.1: tipos de chaves Fig. 2: minha placa é assim (abaixo): Perguntas: 1) qual é a chave dela? Parece ser M, pois na parte em que circulei em amarelo, dá pra ver a disposição dos dentinhos (tinha contado 4, mas devo ter errado). 2) Quando colocamos um hardware nesse slot M.2, o adesivo com o nome do SSD ficará voltado pra baixo ou pra cima? A placa é montada na vertical, mas pela foto acima ela está inclinada, semi deitada. Logo o SSD M.2 ficará paralelo à ela.
  9. @Diego Mendes Rodrigues Bom dia, vi sua resposta pro criador do tópico e, se me permite te perguntar, eu tenho uma ASRock A320 HDV R4.0 e tenho umas perguntas a fazer: minha BIOS é 4.0. Tem outras mais novas que eu já vi no site da AMD e da ASRock. 1) Devo atualizá-la antes de trocar o SSD? Quero add um SSD 1Tb via slot M.2 porque o meu SSD Lexar 128Gb SATA já está quase cheio. Uso um HD de 1Tb, mas tem bastante jogo salvo lá e o boot dos jogos fica mais lento também. Como minha placa aceita slot M.2 ULTRA e NVMe boot, pensei em acrescentar uma. 2) Aí me indicaram o SSD 1Tb ou 500Gb da KINGSTON NV2, mas ele é interface PCIe 4.0. Minha placa-mãe é PCIe 3.0 x 16. Tem incompatibilidade aqui ou só perderia performance? 2) E a outra dúvida é se este SSD da Kingston tem chave da ranhura tipo M, ou seja, voltado à direita (pra cima, pensando que a placa-mãe está instalada da vertical no gabinete e o M.2 fica paralelo à ela), pois existem chaves B (esquerda), M e B/M. Mas quase só vejo SSDs do tipo M à venda. Ilustração do que falei: Então, atualmente, sabendo qual modelo exato posso comprar, mando bala. Do contrário, tô bem insegura em n fazer besteira. parece bobo, mas talvez a imagem seja auto explicativa: posso comprar qualquer SSD modelo M que ele mesmo já é, por padrão, pra conexão NVMe? E como saber se o SSD é M2 ou B? pois esta info não aparece na maioria dos sites de venda ou até mesmo dos fabricantes. Ps: como leiga, desculpa se fiz muita confusão com estas informações. E claro, qualquer um pode responder também, apesar de eu ter marcado o Diego.
  10. Verdade. Aliás, o que n subiu né? Ainda mais em componentes de pc.
  11. dá uma olhada na lista de compatibilidade. Aí procura pelos modelos em uma dessas lojas acima. https://pangoly.com/en/compatibility/amd-Ryzen-5-1600/motherboard
  12. Nunca ouvi falar. De sites confiáveis que conheço são: Kabum (já comprei várias vezes), Pichau (montei meu pc lá) e Terabyteshop (só cotei, costuma ser mais cara que as duas anteriores). Além, claro, de sempre pesquisar também no ML e Amazon, etc. E realmente, se puder optar pela B350/B450 é melhor do que uma A320. Eu mesma n pude pegar uma placa mais avançada na época e, se quiser dar upgrade, terei de trocar proc + placa-mãe provavelmente.
  13. Indicaria o mesmo que eu uso: chipset AMD A320, que é o mais básico mesmo. Uso uma ASRock A320-HDV R4.0 em um Ryzen 3 2200G (optei por esta porque, qd montei meu pc, usava um monitor VGA. Hj já uso HDMI, o que ela também tem). Pra memória você só pode colocar até dois pentes de até 2667Mhz. Se atente a isto. E placa gráfica seria uma pra PCIe 3.0 x16.
  14. Olha, não sei te responder sobre esse dispositivo. Nunca usei este produto, no máximo, uma Smart lâmpada RGB. Já tentou procurar em vídeos no Youtube? Dê uma pesquisada! E acredito que sua dúvida pode ser movida para outro local, mas também não sei te indicar pra onde. Vamos esperar outras respostas do pessoal.
  15. SSD Adata Legend 710, 1TB, M.2 2280, PCIe GEN3x4, NVMe 1.4, Leitura: 2.400 MB/s e Gravação: 1.800 MB/s; o que acham deste? Tem menor leitura e gravação que o Kingston NV2 1TB M.2 NVMe, valores em reais parecidos. Mas este tem dissipador de calor, o Kingston não.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...