Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Shell_y

Membro Pleno
  • Posts

    23
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Bom, atualmente estou usando o Sensor SCT-013-000 para medir a corrente de meus aparelhos eletrônicos, está funcionando normalmente com uma precisão muito boa. Acontece que agora eu gostaria de colocar esse Sensor no meu quadro de energia. Ai é que vem o problema, eu não entendo muito bem como funciona a ligação 110v e 220v então olhando o meu quadro eu suponho que seja o seguinte, me corrijam se estiver errado: 1) No meu quadro e energia tem 2 fios fase e 1 neutro, onde cada fase tem 110v. Quando eu ligo um aparelho eletrônico em um fio fase + fio neutro então estou ligando no 110v, se ligar o aparelho nos dois fios fase então tenho 220v. Ex: O ar condicionado é ligado em 2 fios fase de 110v cada um. Certo ? Se estiver certo, então vem outra pergunta, eu não preciso do neutro/terra ? Não deveria ser 3 fios para 220v (fio fase 1 + fio fase 2 + neutro/terra) ? 2) Partindo do princípio que cada fio fase tem 110v, se eu ligar o meu Sensor em apenas 1 fio então obviamente só vou medir 1 fase da minha casa, então precisaria de 2 sensores para medir os 220v ? Sendo 1 sensor para cada fase ?
  2. Não entendi. Mesmo com saída sendo AC o multímetro não deveria mostrar algo ? Porque então o alicate amperímetro consegue medir normalmente ?
  3. Mas para leitura de corrente não tenho a opção DC/AC, só aquele que mostrei no multímetro.
  4. Eu coloquei no quadro de energia da minha casa e liguei a split de 18000btus, o alicate amperímetro mostra uns 12A. Mas ao tentar medir com o SCT-013 + multímetro, acontece algo estranho, assim que eu toco a ponta de prova positiva no fio azul ele mostra uma medição rapidamente no multímetro e zera, e só mostra de novo o valor se eu tirar a ponta de prova e tocar de novo, ou seja, apenas no toque que ele tem uma medição. Obs: Eu estou medindo agora direto no plug p2, sem usar Arduíno nem nada. Quero ver se o sct-013 está funcionando, trazendo a corrente correta.
  5. Entendi a questão do arduino e já montei essa "parte" do circuito que irá sempre garantir que a tensão seja positiva. Enfim, segui a sua dica: "Ligue a ponta vermelha no borne do meio de seu multímetro, e pode colocar na escala de 200 mA que deve funcionar, ok ?" Mas infelizmente o retorno é o mesmo no multímetro: 0.00. Tenho um alicate amperímetro em casa e testei com ele o mesmo fio que estou tentando medir, e ele mede normal. Em relação ao resistor de carga, já coloquei ele também (como mostra na figura 1) e mesmo resultado : 0.00 Obs: Estou medindo a geladeira que é 2.1A. Então pelos meus cálculos ele deveria mostrar 0,00105A certo ? Mas será que pelo fato de ser muitooooo pequena a corrente é que el não mostra nada ?
  6. Mas não é o que eu fiz ? Veja a minha imagem, liguei em série ao fio positivo.
  7. Infelizmente não. O multímetro está em 200mA. Olha ai a imagem: Uma observação importante: Liguei o Sensor SCT-013 em um plug P2 Fêmea, onde deste plug P2 femea sai o fio azul (PONTA) e o fio branco (TERRA), igual a esta imagem : https://www.google.com.br/search?q=p2+femea&espv=2&biw=1308&bih=681&site=webhp&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjpgPen4afJAhWGm5AKHSwaCWwQ_AUIBigB#imgrc=bBw06SAghE_9mM%3A
  8. foi exatamente isso que fiz mas não funcionou, coloquei o multimetro em série com o fio azul e branco. Liguei a ponta de prova vermelha no branco e a ponta de prova preta no azul e mesmo assim não deu nada. Tentei tirar o resistor mas também não deu nada
  9. Estou tentando medir a corrente com o Sensor Sct-013 não invasivo mas não consigo ler nada, nenhuma leitura. Fiz uma ligação simples em série com o multimetro para ver se o sensor está retornando algo mas não acontece nada. Veja a imagem : Na imagem, os dois fios que liguei em seríe com o resistor e o fio branco (terra) são para ligar no multimetro em série e saber a corrente, mas nada aparece. O fio azul = positivo, fio branco = terra.
  10. Primeiramente obrigado pelas respostas, mas ficam aqui algumas dúvidas: 1) E o pino chamado de "meio" não vai ser ligado a nenhum local ? Porque ? 2) O pino "PONTA" seria o positivo ? E o "MEIO" o negativo ? 3) Eu vou ligar um Sensor SCT-013 Não Invasivo neste conector P2, como este sensor só passa corrente acredito que não tenha perigo de enviar uma tensão acima de 5v para o Arduíno, veja detalhes do meu sensor: http://www.filipeflop.com/pd-2025cd-sensor-de-corrente-nao-invasivo-100a-sct-013.html 4) Como vou usar o sensor que mencionei, a fim de realizar a medição de corrente , meu circuito exige muito mais que apenas 1 resistor 4K7, veja a imagem do circuito:
  11. Resolvido. Mudei o amperímetro para medir em mA e mostrou 19,39 aproximadamente, ou seja, é quase os 0,02A que eu preciso. É só uma questão de precisão mesmo, não mostra 0,02 porque na verdade é 0,01939. Enfim, podem encerrar o tópico.
  12. Comprei um conector femea p2, igual o da imagem abaixo: Através de uma conexão p2 macho faço a leitura de uma tensão e gostaria de ler esta em uma entrada analógica do arduino, ex: A0. Porém não sei onde ligar cada um dos 3 fios do P2 femea, qual deles ligo no A0 ? E os outros 2 fios que restarem onde devo ligar ?
  13. Criei no proteus um diagrama simples para ligação de um LED 3V com 20mA. Tenho uma bateria de 5v alimentando o circuito e um resistor de 100ohms, no meu cálculo a corrente gerada deveria ser de 0,02A ou 20mA, exatamente o que o LED precisa, pois: I = (5 - 3) / 100; I = 0,02A. Mas ao colocar um Amperímetro no meu circuito identifiquei que a corrente é de 0,01. Não entendi o porque.
  14. Bom, estou fazendo um teste bem simples, ligando um Led branco em sério com a alimentação de 3v do arduino, retornando para o GND. Liguei sem resistor mesmo, porque se o LED é de 3V e o arduino está gerando 3v acho que não precisa de resistor, certo? Vamos ao passo a passo do que fiz: - Liguei primeiramente o led no 3v do arduino e coloquei um multímetro e marcou 1,60v aproximadamente, não entendi porque. O brilho ficou bem fraquinho. - Depois liguei nos 5v e brilhou só um pouquinho mais, nada muito brilhoso como eu imaginava. Medi com o multimetro e deu 4,99v. Também não entendi o porque. Depois de deixar ligado no 5v uns 5 segundos o LED apagou e agora não liga mais, pensei ter queimado mas ao colocar o multimetro para medir em paralelo continua dando 4,99V, se tivesse queimado ele não media nada porque o circuito estaria aberto.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...