Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MauricioBMS

Membro Pleno
  • Posts

    410
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. É Coil Whine. Fora o incômodo, não interfere em nada no funcionamento.
  2. @dopamineflow A marca Lian Li é antiga e muito respeitada. Acredito hoje ser a maior tanto na produção quanto na qualidade dos seus gabinetes. O RGB você pode desativar via o software da Lian Li, e sobre a performance do conjunto, com certeza será equivalente ou melhor que o da Corsair. O Galahad II pelo que pesquisei tem seu hardware atualizado, onde a bomba faz menos barulho e possui uma performance superior (não sei o quanto). Se você achar o II por um preço condizente, seria bacana pegar.
  3. @dopamineflow Um radiador de 120mm para 240mm tem um resultado muito significativo, mas de 240mm para 360mm nem tanto. Isso fazendo um teste de 15 minutos. Mas, conforme a temperatura interna do seu gabinete começa a ficar maior, um radiador com mais densidade e área para troca de calor fará uma enorme diferença. Eu estou apenas te indicando o melhor cenário possível... você precisa ver o que se encaixa no seu orçamento e se realmente você se importaria com um pouco mais de temperatura ou não. Sobre o S600 ele diz ter suporte a 140mm na parte frontal, mas sinceramente se você planeja colocar três ventoinhas na frente, sugiro escolher outro gabinete, pois apesar de parecer possível retirar o compartimento para colocar mais uma ventoinha ou um radiador de 360mm... não parece ter as furações corretas e vai ficar meio gambiarra. O Corsair 4000D seria bem mais prático. O da Lian Li que o colega mencionou é uma ótima marca e seria uma alternativa muito interessante, sendo na minha opinião melhor que o da Corsair. Com ele, você pode utilizar na parte frontal dois de 140mm ou até mesmo 160mm, mas se quiser também dá pra colocar três de 120mm.
  4. @paulokiller18 Acaba que frequências e estabilidade é loteria, vai depender muito da qualidade do IMC (controlador integrado de memória da CPU) e a placa-mãe em si. Você pode pegar dois processadores do mesmo modelo e até mesmo lote... vão trabalhar e alcançar frequências de forma diferente, onde um talvez precise de mais tensão e o outro nem consiga estabilizar. No seu caso, com certeza o problema estaria relacionado ao controlador de memória da CPU. É algo bem comum na verdade, e não é um defeito, apenas uma característica do seu processador em específico. Por isso sempre recomendo apenas dois pentes de memória para quem se importa com frequência e timings, assim fica mais fácil de estabilizar. Talvez o seu canal A até funcione com uma frequência maior, mas seria necessário aumentar os timings e o desempenho talvez nem faça sentido porque vai dar muita latência nas memórias.
  5. Timings mais baixos irão te proporcionar uma velocidade maior, onde trará uma latência menor na hora da comunicação com o sistema e isso fará aumentar a taxa de transfência. No entanto, eu já vi muitos notebooks que não conseguem usufruir de uma memória com perfil de timings mais baixos devido a BIOS não permitir a alteração do perfil. Mesmo colocando uma memória com timings mais baixos, ela vai utilizar no perfil de timings que estava antes. É algo que seria bom perguntar pra Acer, ou se alguém do fórum já fez a troca e viu se os timings mudaram. Mas eu tenho quase certeza que os timings são fixos.
  6. Na minha opinião, seria melhor pegar um kit de 2x16gb onde você ainda irá manter o dual-channel e os canais da placa e o controlador da CPU irão ter mais facilidade em estabilizar a frequência do XMP. Mas, se você quer pegar quatro porque fica mais bonito também é algo que faz sentido e talvez sua placa-mãe possa estabilizar o XMP sem problemas já que na teoria ela suporta até 3600MHz em OC. Desejo sorte!
  7. @dopamineflow O ideal seria retirar o compartimento para HD do gabinete e aí você conseguirá colocar 3 ventoinhas na parte frontal e/ou um radiador de 360mm. A parte frontal é muito importante porque será a única que vai estar puxando o ar frio de fora neste gabinete, já que não dá pra colocar na parte inferior devido o espaço. Como diz o próprio nome do gabinete, a proposta dele é ser algo silencioso e não ter um ótimo fluxo de ar. De qualquer forma, você colocando 3 ventoinhas na frente ventilando e as superiores e traseira fazendo a exaustão, irá trazer um fluxo de ar satisfatório. Se você procura melhor refrigeração, sugiro procurar gabinetes com painel mesh, que irá possibilitar uma entrada de ar muito maior. Mas, talvez não te agrade pelo design.
  8. @Nelson Backes Não há nenhum problema em utilizar a ventoinha em alta rotação o tempo todo, ela basicamente foi feita pra isso. O tempo de vida útil vai continuar longo. Quando você aumenta a rotação, a placa-mãe envia mais tensão para a ventoinha, o que faz o LED ficar mais forte. Se você utilizar uma fan com um cabo dedicado ao controle do RGB, você não terá esse problema, pois a tensão será enviada de forma independente.
  9. @Claudioz Talvez, seja apenas um erro de report. Se a CPU está sendo resfriada, não há problema.
  10. @Leo3102 O fato do hotspot ter um delta bem grande, é devido o projeto talvez não ter um bom polimento do contato do dissipador, ou o próprio silício estar com mais irregularidades na superfície do que o normal. Projetos que tem um cuidado maior na hora do polimento da área que vai fazer contato com o silício, conseguem ter facilmente um delta em torno de 12 graus celsius ou até menos. Acredito que sua placa de vídeo tenha o heatpipe em contato direto com a GPU, onde projetos assim tem problemas de contato, pois as aretas do heatpipe vão ficar com ar criando assim um isolante térmico entre o chip e o dissipador. Não há muito o que fazer, apenas trocando de dissipador mesmo. Mas, agora do jeito que você mostrou, está bem melhor.
  11. A tela azul é porque o overclock que você fez não conseguiu estabilizar, normalmente por falta de incremento da tensão ou problema com temperatura elevada. Eu não sei qual cooler você está utilizando, mas se você quer extrair o máximo da sua CPU, é necessário fazer um upgrade. Se você utiliza algo como um cooler box, um aircooler tower com uma boa pasta térmica já vai dar uma baita diferença. O overclock em si, é algo bem difícil de escalonar. Vai depender da unidade do seu processador, se ele consegue chegar a tal frequência e tal tensão de forma estável (mesmo com boa temperatura). Talvez a sua CPU não aguente esse tanto de overclock, eu não sei quanto você subiu... mas se está te causando problemas sugiror reduzir a frequência por enquanto e melhorar o sistema de refrigeração.
  12. Dei uma pesquisada aqui sobre esse modelo, e assim como a maioria das 4090, ela possui uma ótima estrutura de dissipação. As ventoinhas trabalham de acordo com a temperatura e cada fabricante determina uma BIOS diferente, algumas com perfis mais agressivos (maior rotação) e outras já mais silenciosas. Para você estar reclamando do barulho, acredito que seja bastante. Não é normal para os projetos de 4090 subirem tanto assim as ventoinhas, isso porque a estrutura de dissipação é tão imensa que acaba dando conta do recado sem precisar de muito fluxo de ar. Veja se você não está usando algum software que esteja modificando a curva da ventoinha, como programas de overclock/msi afterburner. Tente monitorar com programas como HWiNFO a rotação da ventoinha e a temperatura que sua GPU fica quando começa a fazer muito barulho. Caso sua GPU esteja esquentando muito rápido, é normal que as ventoinhas atinjam altas velocidades a ponto de incomodar pelo barulho. Nesse caso, seria bom ver o airflow do seu gabinete e também falar com a fabricante. Como disse, as 4090 apesar do seu consumo, possuem projetos de alta eficiência de dissipação, e com um airflow adequado não era para haver esse tipo de problema.
  13. Possa ser que o MSI Afterburner esteja com algum bug ou algo assim, às vezes é problema com o driver da placa. Teste sua placa em algum benchmark e compare com outros resultados para ver se ela está na média aceitável. Existem vários, mas recomendo o Superposition por ser de graça.
  14. Sim, caso você conseguisse colocar o radiador na posição lateral puxando ar para dentro com as fans seria a melhor opção. Pois, você vai estar fazendo uma troca de calor com o radiador de forma mais eficiente. O fluxo de ar vai diminuir, porque você vai ter o radiador para atrapalhar na captação de ar. Mas, você pode fazer um push-pull e melhorar um pouco a situação. Mas, eu pensaria no básico mesmo que é colocar as ventoinhas debaixo para puxar o ar frio, colocar o radiador na lateral puxando ar para dentro e em cima e atrás fazendo a exaustão. Vai ficar ótimo assim..
  15. Bom, são diversos processos que o Windows mantém em segundo plano. Portanto, é normal ter uma quantidade de memória RAM alocada maior do que a você espera. Não só os processos, mas qualquer ação em que você faz no computador, a memória RAM tem o trabalho de salvar a informação para que seja usada no futuro novamente (standby). Quando você está utilizando apenas 8GB para jogos, esses fatores começam a pesar. Acho que 8GB para os tempos atuais só acaba servindo para computadores de escritório, os quais não vão utilizar programas pesados e nem jogos, apenas coisas simples como pesquisa na internet e manuseio de documentos. Eu recomendo que você pelo menos aumente para 16GB, irá sentir uma grande diferença. Um kit 2x8GB seria ideal. Você também pode dar uma pesquisada sobre o software ISLC que limpa a memória alocada da RAM em intervalos com informações salvas em standby.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...