Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Davi Silva Santos

Membro Pleno
  • Posts

    184
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

105

2 Seguidores

  1. Uso o Debian Stable, mas costumo migrar para o Testing depois de um ano. Faço tudo o que preciso no GNU/Linux e já faz uns 4 anos que não uso o Windows para nada, inclusive para jogar. Programei microcontroladores e as FPGAs tudo no GNU/Linux. Se o seu hardware não é "hostil" há como aprender tranquilamente a usar o sistema, sem sustos. Ajuda bastante se escolher um ambiente gráfico mais semelhante ao Windows (MATE, KDE) no lugar de um muito diferente como GNOME ou i3wm. As maiores dificuldades são os hardwares que supõem que uma certa versão do Windows é o único sistema operacional no planeta. Esses costumam causar problemas até para muitos usuários do próprio Windows 10. Aí vão PLCs, programas de overclock de GPUs, programadores de microcontroladores antigos, IDEs legadas e até os meus antigos backups em NTFS que felizmente converti sem problemas para EXT4.
  2. Só dois anos de GPU e três meses de CPU? Não vale a pena trocar de nenhum dos dois. A época de trocar a pasta depende bastante do regime de uso, já que o que mais estressa esse componente são as mudanças de temperatura. Se você é um utilizador atento vai perceber a condutividade térmica da pasta se degradando e as temperaturas lentamente aumentando com o passar do tempo. As placas de vídeo normalmente vêm com dissipadores que exercem uma boa pressão nos componentes, logo é muito mais fácil conseguir abaixar a temperatura com uma substituição de pasta térmica. Apesar desse ponto positivo, é necessário um cuidado muito maior no procedimento. As placas mais complexas vêm com dezenas de parafusos de tamanhos diferentes e os que retêm o dissipador em cima do chip gráfico devem ser usados com um torque limitado, já que, semelhante a um processador móvel, não há um espalhador de calor integrado em cima do chip. Sem falar no risco de rasgar algum dos adesivos térmicos, que são chatos de achar na altura correta para a placa. Nos processadores a melhora na substituição também depende da pressão que o cooler exerce. Como consequência, aqueles coolers box Intel que praticamente repousam em cima do processador usando clipes plásticos diminuem bastante os benefícios de uma boa pasta térmica, diferentemente de um cooler de boa qualidade oferecido no mercado. Nos sistemas que troquei a pasta térmica só houve uma diferença de temperatura naqueles que estavam com o composto térmico muito deteriorado, parecendo um cimento seco.
  3. Laptops trabalham em temperaturas altas mesmo. A situação ficaria preocupante se estivesse acima dos 75 °C, mas dependendo do modelo pode ser erro de projeto e aí vai ter que conviver com um laptop com um vida útil possivelmente reduzida.
  4. GTX 750 Ti já está ultrapassada, mas é bem melhor que as GT 710 que estão oferecendo por aí a preços absurdos. Ela consegue rodar bem os jogos mais comuns em no máximo 1080p desde que saiba gerenciar as configurações. Como é uma placa de só 2 GiB de VRAM, é muito importante prestar atenção na qualidade das texturas que configurará no jogo. É fácil achar modelos de altura reduzida (low profile) e possui um consumo baixo de energia, necessitando somente do conector PCIe. Além disso, é um dos poucos chipsets relativamente recentes com boa compatibilidade com o driver livre no GNU/Linux (tudo além da GTX 780 fica preso nas frequências iniciais se não quiser usar o driver proprietário). Caso consiga atualize para as AMD RX 500, RX 5000 ou RX 6000, mas assim como as NVIDIA mais recentes, os preços estão inflados e a disponibilidade reduzida.
  5. A placa de desenvolvimento Arduino mais comum é o modelo Uno. Os 32 registradores de uso geral do ATMega 328 são todos de 8 bits e no máximo há como usar os seis últimos como registradores virtuais de 16 bits para acesso a memória.
  6. Os SSDs chineses de boa qualidade costumam usar os mesmos componentes dos modelos de entrada que encontramos aqui no Brasil. O problema mesmo é a falta de controle de qualidade, você pode comprar um produto que chega com chips diferentes, soldas ruins, componentes usados, ou pode conseguir comprar um bom SSD por um preço baixo. Devido a esses problemas eu recomendo comprar um SSD menor que sirva somente para o sistema operacional e manter jogos e programas não usados frequentemente no HD. Além disso, esteja preparado para trocar o SSD em uma emergência, pois devido ao problema supracitado a durabilidade é extremamente variável, e não é incomum encontrar relatos de discos que apresentam sinais de desgaste prematuro, normalmente caracterizado pela perda de desempenho.
  7. Pode ser necessário ajustar a taxa de bits (bitrate) para um valor mais alto. Cada serviço possui uma faixa de valores recomendada para cada resolução, mas também há um limite imposto pelo hardware que está fazendo a codificação. Para o Youtube, as informações estão em https://support.google.com/youtube/answer/2853702
  8. Tenho um Vostro 5470 aqui. Não há mais baterias originais e já estou na minha segunda bateria compatível adquirida pelo ML. Não tive problemas, mas nenhuma compatível possui a mesma durabilidade da original. Para facilitar a pesquisa procure pelo Part Number da bateria original e não pelo modelo de laptop.
  9. Separar uma partição para /boot é opcional em discos MBR (BIOS). Já usei muito tempo com esse esquema de particionamento em uma máquina dual-boot com Windows sem problemas. Já a partição EFI é obrigatória para a inicialização no esquema UEFI, com os discos em GPT.
  10. É possível que a sua placa esteja já no fim da vida útil. Fazer um overclock só iria matá-la mais rápido. Eu já tive um modelo da geração anterior à sua, uma GeForce 6200 AGP. Ela não durou muito após exibir sintomas semelhantes: vários artefatos na tela, lentidão no sistema, travamentos e, como na época eu usava Windows, telas azuis da morte. O problema era causado pro múltiplos capacitores ruins, quase todos os eletrolíticos da placa estavam estourados. Na época eu a levei para manutenção, os capacitores foram substituídos mas pouco tempo depois o problema voltou a acontecer, indicando que outros componentes deveriam ser substituídos. A essa altura tive que aposentar o hardware (Pentium 4 631). O seu processador tem iGPU (placa de vídeo integrada) [1]. Mesmo a GPU integrada da Intel pode oferecer um desempenho melhor que uma velha GeForce 7200, que já era uma placa de entrada na época em que foi lançada. [1] https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/53445/intel-core-i5-2310-processor-6m-cache-up-to-3-20-ghz.html
  11. Teoricamente sim, essa configuração é usada em alguns laptops que possuem memória soldada. Entretanto consulte o manual. Caso essa configuração seja suportada, o que é bem provável, o sistema operacional conseguirá mapear os 20 GiB de RAM, mas apenas 8 GiB serão acessados em canal duplo.
  12. Como estão as temperaturas no momento que está executando o jogo? Pode ser que a CPU ou a GPU estejam no limite de operação e precisam reduzir a frequência por segurança. Quanto a configuração da memória, prefira canal duplo (2x8 GB) sempre que possível.
  13. Já estou na segunda bateria compatível, e o problema permanece. Além desse problema da carga intermitente, as baterias paralelas têm uma durabilidade muito menor. Em um ano e meio já precisam ser substituídas rapidamente, e com dois anos já ficam inchadas. Ao iniciar e atualizar o Windows 10 20H1 para reparar um HD externo em NTFS, apareceu um novo bug com o touchpad: qualquer movimento a partir do lado direito dispara uma janela da Cortana que é bem mais chata do que o aviso de bateria. Deveria ser possível desativar esse atalho nas configurações clássicas do touchpad ou na nova interface, mas ainda não houve solução por parte da Dell ou da Microsoft. Continuo usando o laptop para tudo que faço, mas já deixei o Windows 10 de lado, já que tudo funciona no GNU/Linux. Os maiores defeitos desse modelo são a limitação no uso de SSDs, pois ou se troca o HD por um SSD SATA de 500 GB/1 TB ou é necessário achar os raros SSDs mSATA mini-size; a memória de canal único limitada a 8 GiB; e os defeitos de fabricação que causam rachaduras na carcaça.
  14. Também possuo um Vostro 5470. O problema da bateria intermitente existe em todas as baterias paralelas do mercado, e nunca aconteceu comigo enquanto a bateria original ainda funcionava. Costumo usar o laptop somente no GNU/Linux, e esse desligamento automático não acontece pois há a detecção correta que o computador está na tomada. Já o Windows 10 costuma desligar automaticamente por padrão mesmo na tomada, mas acho que isso pode ser alterado nas configurações de energia.
  15. Acredito que esse tópico deveria ser movido para a parte do fórum dedicada a Windows. O que você quer é procurar um arquivo pelo nome e exibir o conteúdo caso haja algum correspondente? Não sei fazer isso usando o DOS/.bat, mas no GNU/Linux seria o equivalente a um find -type f -name 'nome-parcial-da-máquina*' -exec echo {} \; -exec cat {} \; Até onde sei no Windows 10 você pode conseguir algo parecido no Powershell. Para instalar os utilitários GNU/Linux nas versões antigas há o Cygwin, e no Windows 10, o WSL é suportado pela própria Microsoft.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...