Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

stefano4d

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Amigo, pode me descrever mais detalhadamente como funcionaria este processo? O relé ficaria na parte externa com a bobina desenrolada ou utilizaria apenas a bobina deste?
  2. Sim, o projeto é para um tcc mesmo, não pretendo concorrer com empresas de alto escalão hahaha. Por isso mesmo queria algo simples... As ideias que mais se encaixaram até aqui foram do imã de neodímio e do relé com bobina de tensão... Mas se possuírem mais ideias deste tipo, são muito bem vindas! Abraço!
  3. Desculpe, acabei não dizendo o objetivo da ideia hahahah. A meta do projeto é sugerir uma forma prática e econômica para as distribuidoras de energia elétrica de desativar o fornecimento de residências de forma seletiva, ou seja, de apenas uma necessaria no momento. Isso geralmente ocorre quando o local passa a ser desabitado ou quando ocorrem inadimplências longas no pagamento da conta. Atualmente, elas recorrem há um processo manual, onde o representante da empresa vai até o local, desliga o disjuntor e coloca um lacre em cima.. A ideia do solenóide é boa, é um dos testes que farei. A do contator fica um pouco fora por causa do alto custo de se implantar contatores em várias instalações elétricas... Abraço!
  4. @albert_emule Mas fazer com que a bobina de corrente se transforme em bobina de tensão não irá fazer com que o equipamento não fique mais sensível á curto circuito, ou não tem nada a ver?
  5. @Isadora Ferraz como seria este uso com força em um disjuntor comum? Só com algum tipo de fim de curso ou outra coisa?
  6. Sobre a ideia da contatora, pensei nesta alternativa. Tem como manobrar esta através de circuito eletrônico? E ali onde você disse sobre fazer menos força, significa que apesar de ter de fazer muita força, é possível utilizar eletroimã em um disjuntor comum? O problema de utilizar disjuntores diferentes como este da Siemens e o residual é que o projeto busca realizar estas ações nos disjuntores comuns de residencias mesmo... Abraço!
  7. Sim, por temperatura está incluído em sobrecarga/curto circuito, é parte do processo de "proteção" destes disjuntores. A parte que eu procuro é a alternativa para o desligamento manual. Tem algum motivo específico para o eletroimã queimar tudo ou é apenas pela baixa qualidade dos disjuntores pretos? hahaha Abraço!
  8. Sempre acompanhei o fórum há um bom tempo mas nunca fui um usuário ativo a postar, até que me surge a seguinte situação: Para realizar um projeto, preciso desenvolver um método de desativar disjuntores(aqueles mesmo, residenciais) de forma não manual. O método que eu pensei até agora seria com o uso de um eletroimã forte(dá pra fazer com um transformador velho), pois faria com que a bobina interna que o disjuntor utiliza para detectar curto circuito desativasse o mesmo por ser magnetizada pelo imã. Porém, não tenho certeza que algo assim funcionaria... Alguém que entende mais de disjuntores e funcionamento eletromagnético pode dar uma ideia se isto é funcional? Quais outras formas eu poderia recorrer para desativar o disjuntor de forma não manual? Abraço!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...