Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adriano Almeida

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Obrigado pelo circuito, mas desse modo fica mais "complicado". Fiz o da imagem no app EveryCircuit do Android e funcionou bem sendo acionado quando a bateria atingir 3V, entretanto desejo que o led de carga baixa de cor vermelho (a direita) se apague quando a bateria estiver com tensão igual a 2.7V ou algo próximo. Dicas?
  2. hehe que bom! E essa do indutor único é bem curiosa mesmo.
  3. Boa noite, gente. Então, incrementei uma powerbank com mais pilhas 18650. Desejo agora fazer um circuito muito básico que ligue um led vermelho quando houver 3V apenas e que ligue o verde quando houver 4.2V. Alguém pode me ajudar? Sei que o uso de transistores é necessário e até por isso mesmo, por ainda não entender as relações entre base&emissor&coletor que eu estou pedindo ajuda a vocês que já são mais habituados. Preferencialmente algum tjb. Obrigado.
  4. Obrigado. Ficou mais barato, prazeroso e prático do que comprar. Agora quero criar um circuito simples que com 3 leds que irá informar se o nível de carga está forte, mediano ou fraco. Aliás, já vi aqui no fórum alguém dizendo para não trabalhar com led verde. Por que isso? kkk Alguém sabe?
  5. Boa noite, pessoal. Pois é, venho desmontando baterias de notebooks em desuso para pegar as famosas pilhas 18650. Sem mais delongas, vi o uso delas para montar powerbanks de boa capacidade. Com 8 pilhas 18650 em mãos, comprei uma powerbank muito simples, daquelas de uma pilha apenas, somente mesmo para aproveitar o 2in1 de circuito de carga e step up. Fiz uma adaptação na powerbank. Adicionei um conector fêmea qualquer para conectar outras pilhas em paralelo, que no meu caso, são dois "grupos" de 4 pilhas em paralelo. Fiz 2 grupos de 4 pilhas e os conectores para o uso do aparelho, pois nem sempre você quer pouca energia e nem sempre quer andar com coisas nos bolsos. Então, em cada grupo de 4 pilhas em paralelo eu soldei um conector macho compatível com o do powerbank. Funciona perfeitamente. O que eu desejo saber é: há problema em recarregar essas pilhas em paralelo? Há chance de sobrecarga elétrica ao circuito? Lembrando que não sou tão leigo para adaptações desse nível tão baixo e tomei os devidos cuidados. Olhem as imagens para ver como ficou.
  6. Eu fiz o seguinte: identifiquei os plugs + e - do conector para bateria do celular e conectei as 18650 lá, pólo com pólo. Funciona e não vejo o porque de não funcionar. Só repassando o conhecimento. E atenção: É NECESSÁRIO QUE A BATERIA DO CELULAR SEJA DE 3.7V DE TENSÃO. Caso queira recarregar mais de uma pilha, coloque-as em paralelo (+ com + e - com -). Irá demora anos pra recarregar rsrs mas vai Eu ainda tenho que testar se o indicador de carga funciona.
  7. Entendi. Preciso de algo que regule a tensão de saída, mesmo que a de entrada seja variável. Verei as opções e retornarei aqui.
  8. Boa noite, glr. Sou novo no forum, bem como amador no mundo da eletrônica. Consegui algumas baterias de luminárias de emergência de saída de 6V de tensão e 2,5Ah de capacidade de corrente, e com elas eu queria fazer powerbanks para recarregar dispositivos móveis. A minha intenção é fazer uma saída dessa bateria para 5V 1A (*), Pois bem, vamos lá. Usar o regulador lm7805 não dá porque a tensão é 6V. Já vamos tirar isso do jogo (ou não?). 1- Eu imagino que a queda de tensão pode ser dada com diodos, certo? 2- Sei que 2,5Ah quer dizer que a bateria é capaz de fornecer 2,5A por uma hora, mas seria necessário reduzir essa corrente com resistores? 3- Preciso usar capacitores para amenizar os tão ditos ruídos? 4- Tais baterias podem ser recarregadas com recarregadores de celulares? (Não). 5- Quais outras considerações devo tomar? Obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!