Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Janaína Ribeiro

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Muito obrigada pelas dicas! Tô estudando as interrupções do TIMER0 e do TIMER1, aos poucos vou pegando as coisas. Já procurei códigos prontos também, mas como o colega disse é melhor aprender do q apenas trabalhar. Em breve espero poder marcar esse tópico como concluído.
  2. Pessoal, muito obrigada pelas dicas! Ainda não vou marcar como resolvido, mas quando conseguir terminar meu projeito eu marco. Muitíssimo obrigada!
  3. O CCS foi sugestão do meu orientador de TCC, aí não tive muita escolha. Meu código de interrupções até o momento tá assim: #int_TIMER0 void conta_rpm(void) { t0_conta++; set_timer0(131); if (t0_conta>=125) { velocidade_rpm=3600*pulso/7; if (pulso==0) { velocidade_rpm=0; } pulso=0; } } #int_EXT void EXT_isr(void) { pulso++; } Pulso nesse caso seriam os pulsos do fototransistor. Uma coisa que não entendi: por quê vou ter q usar dois timers? Um só não consegue fazer a contagem? Valeu a dica! O datasheet eu já tenho, o livro vou ver se consigo baixar ou em alguma biblioteca porque o preço tá salgado pra uma pobre universitária como eu. Obrigada Lucas, é exatamente como a parte inicial do meu projeto! Só alguma dúvidas: o cristal q vou usar é de 8MHz, qual prescaler devo usar? Qual PIC você usou?
  4. Olá pessoal, boa tarde! Sou iniciante com linguagem C para microcontroladores, por isso preciso da ajuda de vocês. Meu projeto consiste num contador de RPM de um cooler de computador e para isso pretendo usar o PIC18F4520, pois depois tratarei os dados recebidos e preciso de muita memória, o que inviabiliza o uso do 16F877A. Vou utilizar sensores ópticos, os leds infravermelhos til32 e til78 para fazer a contagem de rotações. O programa que vou utilizar é o CCS. Sei que devo utilizar interrupções nos módulos CCP1 e CCP2, mas como sou leiga no assunto não consegui elaborar o programa, nem entender direito como funciona as interrupções no PIC. Uma indicação de apostila sobre o assunto e dicas para meu programa seria muito bem vindas. Desde já agradeço a atenção!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!