Logo de cara, peço desculpas por ser leigo em eletrônica somente com conhecimentos básicos e coisas pequenas com Arduíno e etc. Estou pedindo uma ajuda mastigada aqui, desculpa mesmo.
Me surgiu uma ideia de criar um carro elétrico a partir de um carro comum, acoplando um motor de 10HP no próprio cambio do veiculo ( ou até mesmo usar um eixo de chevette e aproveitar o diferencial na traseira para acoplar o motor, assim teria um hibrido Gasolina + elétrico, poderia utilizar o sensor de posição de borboleta da própria injeção para fazer a leitura mas acho que isso não vem ao acaso )
O motor que eu estou visando comprar é um ETEK MT de 10HP a 48V (100A)e 28HP a 96V (480A)(PICO!) que seria o suficiente para fazer o veiculo andar em velocidade urbana.
Estou querendo também fazer um banco de baterias de gel OXHI BASS de 450A a 12V (x8) totalizando assim 96V
um exemplo do motor ETEK MT acoplado no cambio :
Estava pensando em criar um controlador com ARDUÍNO e vários MOSFET em paralelo(igual nosso amigo do fórum usou para controlar o motor de arranque da CB),Opto acopladores para proteger de sobre corrente, isso é possível ? ( seria bacana usar o Arduíno para controlar o pedal de acelerador )
A ideia era amplificar o sinal de PWM do Arduíno a ponto de poder controlar o motor em altas tensões, eu vi umas coisas parecidas mas a corrente não chega nem perto do que preciso para controlar um motor DC de 10HP ( ou até mesmo 2 deles ligados em paralelo que seria um projeto para o futuro)
Conforme você pisa no acelerador o Arduíno reconhece isso e faz aumentar a frequência do PWM para aumentar a potencia do motor gradativamente.
Seria necessário capacitores para fazer o motor "arrancar" ?
Também vi o GURGEL elétrico aqui no Brasil que usa um controlador de corrente sessionada sem microcontrolador e o mesmo esquema de acoplar o motor elétrico no cambio do veiculo ( tem um BR-800,um Supermini e o de fabrica : Itaipu do próprio Gurgel ) alguém poderia me dar mais informações sobre isso ?
A minha ideia é usar a corrente de 48V nominal para uso em velocidade cruzeiro normal e a potencia de pico para vencer ladeiras e etc
Também fico pensando se é possível nesse controlador, implementar a regeneração de energia em descida. Onde as rodas giram o motor elétrico e fazem com que o motor se torne um gerador, não faço ideia de como regular a tensão disso para carregar as baterias,pois a tensão é diretamente proporcional a rotação do motor, imagino que seria necessário uma tensão de 112V DC para começar a carregar as baterias ( 14v x 8 )
Galera vou falando mais conforme vocês forem se interessando acho que já são muitas perguntas por post de uma vez .
Obrigado desde já pela compreensão um grande abraço !