Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

samuelfilipe.09

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olha... não sei estruturar bem uma unit. Tentei colocar no arquivo 1 - o programa principal - a parte_2_teste, que seria a unit de data, mas o pascal acaba me retornando dizendo que a biblioteca dos, que você colocou na resposta não foi encontrada! preciso de ajuda nesse aspecto do programa. Edit¹: GETDATE não foi declarado dentro do escopo de PROGRAM! Edit²: O arquivo dos.pas não foi encontrado! programa feito até o exato momento: Program Gerenciador_de_livros_IFPB ;uses crt,parte_2_teste;varopcao,genero,escolha_livro:integer;locar_livro,codigo_livro_locado,codigo_livro_devolvido:string; procedure principal; begin writeln('Gerenciador de livros IFPB'); writeln; writeln('=========================='); writeln; writeln('Sr. usuário, selecione uma opção: '); writeln; writeln('1 - Locar livros;'); writeln('2 - Devolver livros;'); writeln('3 - Ver livros sugeridos;'); writeln('4 - Ver situação dos livros;'); writeln('5 - Sair do programa.'); read(opcao); end; Begin principal; if opcao=1 then begin writeln('Qual livro você deseja locar?'); read(locar_livro); writeln('Informe o código do livro'); read(codigo_livro_locado); writeln; writeln('O livro ',locar_livro,' de código ', codigo_livro_locado, ' foi locado com sucesso!'); writeln('A data de entrega do livro ficou para:'); end; if opcao=2 then begin writeln('Informe o código do livro que você deseja devolver:'); read(codigo_livro_devolvido); writeln('Livro devolvido com sucesso!'); end; if opcao=3 then begin writeln('Insira um gênero:'); writeln('1 - Conto'); writeln('2 - Romance'); writeln('3 - Drama'); writeln('4 - Ficção'); read(genero); end; if genero=1 then begin writeln('Eu recomendo que você leia: O Gato de Botas'); end; if genero=2 then begin writeln('Eu recomendo que você leia: O Dia da Tempestade'); end; if genero=3 then begin writeln('Eu recomendo que você leia: O Carrosel'); end; if genero=4 then begin writeln('Eu recomendo que você leia: As Crônicas de Nárnia'); end; if opcao=4 then begin writeln('Escolha um dos livros a seguir: '); writeln('1 - O Gato de Botas'); writeln('2 - O Dia da Tempestade'); writeln('3 - O Carrosel'); writeln('4 - As Crônicas de Nárnia'); read(escolha_livro); end; if escolha_livro=1 then begin writeln('O livro "O Gato de Botas" está disponível para locação'); end; if escolha_livro=2 then begin writeln('O livro "O Dia da Tempestade" está disponível para locação'); end; if escolha_livro=3 then begin writeln('O livro "O Carrosel" está disponível para locação'); end; if escolha_livro=4 then begin writeln('O livro "As Crônicas de Nárnia" está disponível para locação'); end; if opcao=5 then begin writeln('Aperte uma tecla para sair do programa'); readkey; end; End.
  2. A parte da data. Não sei usar datas em pascal, e também não sei qual comando usar e como usar, e preciso também multiplicar o dia * o real para calcular a multa.
  3. Entrei num projeto da minha escola técnica e tive uma ideia de montar esse programa Criar um gerenciador de livros para a biblioteca do IFPB, usando laços de repetição, bibliotecas crt e unit, modularização e arrays. -O programa deverá ler a matrícula e nome do aluno que deseja alugar ou devolver livros; -Irá armazenar nome, código e genero dos livros; -informar data de entrega e aplicar multas; -Sugerir livros ao usuário. *a multa é de 1 real por dia após a data de entrega do livro* Eu ainda vou começar o algoritmo, mas tenho muita dúvida na parte da construção dos units... Se puderem ajudar, agradeço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...