Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

matheussg

Membro Pleno
  • Posts

    27
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. caso eu usasse os ferrites E E e eu usasse eles como ferrite, eu enrolaria duas bobinas no carretel ou devo fazer indutores individuais?
  2. obrigado pela ajuda albert_emule , bom eu to aprendendo mais e mais a cada dia, a cada falha, a cada explosao rsrs, mas se eu fosse colocar de 1 a 10 de forma geral acho que 3,5 é o que eu sei.. e o que nao sei, pesquiso muito antes de sair montando.. antigamente eu fazia tudo ''na sorte" isso explica esse monte de falhas, mas obrigado pela ajuda, eu tenho dois núcleos toroidais usados em indutores de fonte chaveada, logo na saida do tranformador, e eu tenho também o transformador na foto abaixo (acho que nao são de ferrite, sao um pouco pesadinhos de mais...), mais pra frente com mais recursos vou tentar montar o ZVS com eles, caso de falha compro esses indutores que por sinal estão com um preço otimo... mas é sobre o que eu perguntei, eu posso usar um tranformador pra mudar de 3 fios pra 2?assim: ta bem +/- mas deve dar pra entende, obrigado nao vou usar o ferrite pra isso, acho que ele vai saturar pois parece ser feito de pó de ferro..
  3. Obrigado por esclarecer isso de uma vez por todas, eu meio que estava em duvida pois achava que os circuitos que via por ai estavam incorretos, mas enfim, antigamente parece que eu conseguia extrair bastante desempenho dos ZVS pois usava bastões de ferrites como indutores, eu achei eles naqueles radios mais antigos.. (como o da foto) hoje em dia é quase impossivel achar eles :/ e eu usava dois ferrites, dessa forma eu nao precisava usar um enrolamento com Center Tap, mais pela facilidade, hoje eu tento fazer o mesmo circuito, dois indutores, porém uso toroides de ferrite, mas... os toroides esquentam demasiadamente...pra vocês terem noção, enquanto o ferrite aquece ao ponto de evaporar agua, o enrolamento do mesmo permanece morno, o que eu acho estranho é que, quando uso um ferrite duplo, o enrolamento esquenta mt enquanto o ferrite permanece morno. to com uma duvida, qual é o tipo de indutor bom? Barra de ferrite ou toroidal? , e caso seja o toroidal, o enrolamento duplo é bom ou derruba o desempenho de forma geral? é realmente necessario dois indutores ou eles derrubam o desempenho? caso seja necessario apenas 1 indutor, eu posso usar um núcleo toroidal para montar um transformador convertendo um enrolamento com Center tap, em um enrolamento comum de duas saidas?
  4. okay, então baseando-se no ZVS, qual é o real esquema dele, é o que vemos na Internet? (um indutor, dois mosfets,dois resistores e alguns capacitores?) desculpa a demora, eu to sem Internet no momento :/
  5. Sim eu uso sempre acima dos IRF250N...260... E equivalentes... mas sempre que eu consumia mais que uns 6A um dos mosfet entrava em curto, sobre simetria eu estava usando dois indutores toroidais, do mesmo tamanho, com a mesma bitola de fio, com a mesmas voltas, mas nao tenho indutimetro, e nao sei a indutancia deles, mas mesmo assim os indutores esquentavam bastante e os mosfets mesmo trabalhando mornos queimavam, eu coloquei uma resistencia de 10K entre a base e o emissor, mas mesmo assim eles continuam queimando...esses mosfets nao sao baratos, aqui onde eu moro custam em media de 7R$ cada, eu ja devo ter gasto desde quando comecei a mexer com ZVS uns.. 200R$ .. falando de assimetria nas espiras do primario. eu uso uma unica espira(ja que uso dois indutores) com um fio ate que aceitavel aqueles usados em casa, acho que é 2mm. eu usava fios grossos, mas como nao queria aquecimento so usei de 2mm, sobre capacitores, eu uso capacitores da mkp, eu li em alguns foruns que sao bons, eu havia visto um video do canal Incroyables Expériences que ele transmite 12V por meio de indução para alimentar diversas coisas, ele usou um mosfet mais fraco do que os irf250 e mesmo assim conseguiu tirar mais proveito que eu, claro eu nao posso investir pesado para construir um circuito como um forno de indução, eu imagino o que aconteceria com qualquer placa dentro daquela bobina kkk (na fto é o tipo de capacitor que eu uso)
  6. ola pessoal, eu procurei, e muito porém nao encontrei nenhum topico BR, então recorri aqui.bom eu queria discutir sobre circuitos de transferência de energia através de indução magnética, a maioria dos projetos operam entre 1 a 5V, eu procurava algo perto dos 12v, tentei montar um ckt com os chamados ZVS, funcionam, mas após um certo tempo os mosfets queimam... eu queria ajuda pra montar um usando CIs de pwm ou qualquer coisa assim...até cogitei em usar um circuito de forno de indução mas nao sei como circuitos próximos a bobina reagiriam a frequência de 50khz, qual é uma frequência boa para essa ocasião? eu tinha lido em qualquer lugar ai, que uma frequência segura seria na casa dos MHz, mas n sei se isso é verídico, mas o que eu quero mesmo é um circuito de energia sem fio e com capacidade de lidar com voltagens mais elevadas.
  7. mas nao vou usar 5000Va é so pra roda com folga.. e n aquecer o trafo.. no maximo 1500
  8. uhum, um auto-transformador de 5000va apos modificado continua a ter 5000va?
  9. nossa que burrice a minha kk nem me passou pela cabeça isso rsrs okay então eu tenho outras alternativas, queria comprar um auto-trafo (aqueles 110-220/220-110) e desenrolar o secundário,dobrar o fio no meio(ou pegar o fio do primário de um transformador de microondas ja que ele é bem grosso) e enrolar um novo secundário de 10+10 ficaria bom?
  10. Estou com os planos de construir um transformador 110V - 10v para usar num inversor caseiro, já construí os ckt e tal, mas a duvida é, consigo tirar quantos Watts de um transformador de microondas modificado para 10V,(10v porque se eu fizer com 12v a tensão cai quando a bateria arria..) eu consigo tirar o enrolamento de alta tensão sem ter que abrir o núcleo (isso da trabalho pra caramba) tenho uns 2 jogados de canto,mas ninguém quer gastar tempo em algo que não tem rendimento não é mesmo?, então fica a pergunta, quantos Watts um transformador desses consegue fornecer após modificado?
  11. eu tenho um núcleo de ferrite de flayback,mais alguns mosfets irfp 250 e 260 jogados na gaveta, e um ckt oscilador feito com CD4047 mas tenho uma duvida, se eu ligar o oscilador numa fonte estabilizada de 12v para excitar os mosfets e usar os mosfets para excitar o núcleo de ferrite com 110V ( estabilizados com capacitores, ponte etc...) eu consigo uma fonte push-pull simples ou tudo vai explodir na minha cara? me ajuda ai pessoal :3 ksks meu objetivo é uma fonte +65v 0v -65v para usar num amplificador uns 5A é o suficiente (vim ate aqui porque as fontes toroidais sao um absurdo de caras e as fontes E-I sao grandes e pesadas de mais...) a parte de enrolamentos eu calculo depois minha duvida mesmo é sobre o oscilador e os mosfets.. se eu ligar dessa maneira, vai funcionar?
  12. Moro em campo grande-ms. Fui nas maiores eletronicas daki. E nada desse bendito ci. Mt menos os igbts. Vou ter que deixar esse progeto encostado durante um tempo porque n tenho cartoes. Mas da pra usar os CIs de fonte chaveada? porque tenho uns aqui. Ai teria cm fazer? moro perto de um centro de reciclagem e fonte atx é o que mais tem la.
  13. Vou adiar mais pra frente esse progeto. porque nem os IGBTs nem o CI nem os capacitores. Nao achei esses tres nas eletronicas daqui. Algumas nem tem o ci cadastrado mt menos saben o que sao igbts. Ta difícil de mais achar os componentes. N gosto de comprar pela internet. Ja perdi mt dinheiro com esse tipo de compra. Mas agradesco mt a ajuda de todo mundo. Ces sao *****!kk valeu qualquer duvida eu volto
  14. Caramba! Mt obrigado amanha mesmo vou na loja de eletronica fazer uma busca e ver quanto fica td . Brigadao cara!
  15. minha casa tem rede de 110v os mosfet de 400 sao bem caros por aqui e algumas lojas de eletronica nem tem . se eu usa-se a rede de 110v e o esquema full-bridge com os fets de 200v x 50 a n teria eficiencia? poderia me dar uma base de quanto ficaria +/-, todos os componentes de um full-bridge? n presisa ser exato so pra ter uma base mesmo Acredito que suas dúvidas sobre o circuito é devido ao fato de você nunca ter parado para estudar como estes circuitos ZVS funcionam. Você apenas os monta e ponto final. Estou certo? na vdd n. eu dei sim uma lida no funcionamento dos drivers zvs. porém nunca me aprofundei nos modos half-bridge,full-bridge e push-pull sei como cada um funciona mas so tenho uma base mesmo, n conseguiria desenvolver um ckt, ou comprar os componentes sozinho, eletronica e um hobby meu. procuro cada dia aprender mais todos os dias leio bastante mas ee mt coisa para aprender kkk por ex. eu poderia usar como base as fontes atx. com capacitores eletroliticos eu dobraria a tensão para os 220 ou mais.. essa tensão seria dividida entre os mosfets no modo full-bridge . me dando potencia aproximada do que o ckt ofereceria em 220v estou certo?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...