Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Darnley da Silva

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Estou ciente disso, só utilizei ele para montar o circuito e postar aqui. Na realidade, estou utilizando um cristal de 9MHz ou 20MHz.
  2. Opa, obrigado pela ajuda de ambos! Eu refiz o circuito utilizando um cristal de 9MHz e agora está funcionando. Segue a montagem: Segue o código, sugerido pela Isadora: void main() { TRISB = 0; PORTB = 0; do { PORTB ^= 1; Delay_ms(500); } while(1); } Novamente, agradeço a ajuda de ambos!
  3. Ah, obrigado Isadora, realmente eu havia olhado a parte do datasheet sobre osciladores de forma rápida e confundido 20pF com 20uF. Mas acha o problema seja somente este? Seria melhor utilizar um cristal para isso? Realmente, acabei deixando isso passar. Como calcula-se essa constante de tempo? Qual a melhor forma de dimensionar o circuito RC para essa finalidade? Quando você diz "seleção da palavra de controle", isso seria a configuração de qual será a fonte de oscilação? Obrigado pela resposta!
  4. Olá, Eu estou com um projeto em mente e pretendo utilizar um microcontrolador PIC 16F877A nele. Então, como não tenho muita experiência, resolvi tentar aprender como mexer neste microcontrolador e, de início, quis fazer um LED Blink, no qual um LED apenas piscará. Para isso, utilizei o programa MikroC PRO for PIC com o seguinte código: void main() { TRISB = 0; PORTB = 0; do { PORTB = 0; Delay_ms(500); PORTB = 1; Delay_ms(500); } while(1); } Configurei o programa para utilizar um oscilador RC (pois no momento não tenho um cristal) e compilei. Utilizei o Pickit 3 juntamente com o MpLab IPE para enviar para o PIC. O programa relatou que enviou/programou o PIC com sucesso. Fiz as seguintes ligações em protoboard: Fiz estas ligações seguindo a imagem esquemática do PIC no datasheet: O LED simplesmente permanece desligado durante todo o tempo, sem nem ao menos dar uma piscadela sequer. Desculpem se foi algum erro "bobo", mas preciso de ajuda para fazer funcionar um projetinho desse, já que a partir daí virão outros.
  5. Olá, Eu estou com um pequeno projeto em mente em que eu criaria, usando o Arduino UNO R3, uma bateria musical onde só teria a baqueta. Digo, você faria os movimentos de uma bateria com a baqueta no ar, e o Arduino (juntamente com um circuito eletrônico) produziria o som. Pensei em utilizar um acelerômetro, mas vi que precisava de ajuda de outras pessoas. Então, alguém poderia me dar um caminho ou ideia de como fazer isso? Eu agradeço muito!
  6. Seria mais direto e fácil utilizar sensores ultrassônicos para determinar a distância do objeto e efetuar alguma ação preestabelecida. Com isso, quando for detectado um objeto que pode atrapalhar a trajetória, você pode efetuar a programação de como será feito o desvio.
  7. Agradeço a ajuda de ambos. Eu troquei o relé para um que opera em 5Vdc na bobina e o circuito funcionou perfeitamente. Aparentemente, parece que a corrente que passa pelo transistor não estava sendo suficiente para energizar a bobina do relé de 12Vdc. O circuito continuou o mesmo.
  8. Sim, ele funciona quando eu coloco 12Vdc na base do transistor. O problema é que a porta do Arduino está funcionando corretamente e não está acionando o relé. Fiz as medições e todas estão no esperado. Todos os componentes eletrônicos foram verificados e não tem nenhum invertido ou ligado incorretamente.
  9. Ola, Estou fazendo um projeto de controle de nivel de caixa de agua com o Arduino. Agora, só preciso ligar a bomba de água. Tentei colocar um transistor para chaveamento do negativo da bobina do relé, mas isto simplesmente não funciona. Segue o circuito abaixo: O relé que estou usando é um de 12Vdc. Tentei também sem o GROUND do Arduino ligado no negativo da fonte de alimentação. A bobina nem se quer energiza. Poderia me ajudar?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...