Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ronaldo brandao mafra

Membro Pleno
  • Posts

    111
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Continuando o ítem 6) de meu post anterior: clique no k com uma engrenagem (ícone que fica à esquerda do painel do KDE) e em sequência: "aplicativos", "sistema", "configurações do sistema", "efeitos da área de trabalho" e "todos efeitos". Desmarque todos os efeitos indesejados clicando onde tem um v . Para finalizar clique em "aplicar". 7) Se estiver tendo algum problema na inicialização do Slax, na hora do boot, quando aparecer um trevo verde, tecle a tecla esc ou uma das teclas do cursor (você só tem 2 segundos para fazer isto!) e desmarque "persistent changes" e graphical desktop". Selecione "run slax". Assim, você terá acesso ao comando de linha para resolver qualquer problema, principalmente a da configuração da parte gráfica (há centenas de tipos de controladores gráficos e outros tantos tipos de monitores, daí o quiprocó). _ Quando for baixar algum módulo ou bundle nos sites do Slax não esqueça de conferir se ele depende de outros programas para poder funcionar. Para isto, clique no nome do programa para ter informações mais detalhadas e saber as suas dependências.
  2. _ Dicas para quem tem o Slax 7 na versão de 32bits e para brasileiros: 1) Se o tamanho das letras estão pequenas (ilegíveis), selecione em sequência com o mouse "utilitários", "configuração do sistema", "aparência dos aplicativos", "fontes" , "alterar todas fontes" e "tamanho" (Ajuste o tamanho ao seu gosto e clique em "aplicar"); 2)Para ajustar o tamanho do painel (aquela barra de tarefas do KDE: clique com o botão direito do mouse sobre uma parte do painel que esteja livre e selecione em sequência "opções de painel", "configurações do painel", click e mantenha o botão esquerdo do mouse em "altura" e mova o mouse para ajustar a altura; 3) Para ativar um "bundle" (arquivo .sb, antigo módulo) manualmente (por comando de linha): vá até a pasta onde está o bundle desejado e digite slax activate xx.sb (xx é o nome do bundle desejado). 4)Para ver qualquer foto em tamanho grande e sem o uso de um programa visualizador de fotos: basta arrastar o arquivo de um dos gerenciadores de arquivos e soltá-lo na tela principal do KDE e escolher "definir como papel de parede"; 5) Ao clicar na bandeira presente no painel você poderá escolher a fonte do teclado; 6) Se você estiver cansado dos efeitos especiais com as Janelas, você poderá desabilitar todas na "configuração do sistema", ...!
  3. _ O Slax 6.1.2 tem um programa útil que não tem no Slax 7: xorgconfig . Com ele você poderá configurar manualmente o arquivo de configuração xorg.conf que está em /etc/X11 (atenção: X em maiúsculo). Feito isto, é só dar o comando startx . Se deu tudo certo (o kde ou a parte gráfica funcionando normal), salve o arquivo xorg.conf no diretório pricipal do dispositivo físico (ex.: /mnt/sda1). Aí, você poderá fazer um micro programa com um editor de texto (ex.: joe): # prog x cp xorg.conf /etc/X11 startx Salve este minúsculo programa com o nome x (não precisa colocar terminação como .sh). No caso do editor Joe, é com "ctrl"+"k"+"d" ; para sair do joe "ctrl"+"k"+"q" (o que está entre aspas são teclas). Mude as permissões do arquivo x (recem criado) com: chmod 777 x Obs.: o arquivo x (programinha) ficará salvo no mesmo diretório em que você copiou o xorg.conf editado. Agora, sempre que der boot no slax e estiver na linha de comandos mude para /mnt/sda1 e dê o comando ./x (para ativar a tela gráfica segundo a sua configuração pessoal). Este xorg.conf e o x funcionam também no Slax 7. Ainda não testei se o programa xorgconfig (do slax6) funciona no Slax7 (provavelmente deve funcionar).
  4. _Amarildo, obrigado por se juntar a esta tarefa de ajudar os leitores a conhecer o linux. Aprecio o Slax pois esta distro simplificou o linux. Aquele monte de arquivos do linux só existe no drive virtual (no Slax). Recomendo atuar nos arquivos que você quer editar copiando-os na pasta /tmp (que é uma pasta virtual). Depois da edição, alteração de nome e etc (em /tmp) é que copio o desejado para um drive físico. Assim, minimizo o acesso aos drives físicos (pendrives são sensíveis ao número de escrita). Quanto menos escrita se faz menor o risco de estragar a formatação e a estrutura de arquivos de um dispositivo físico (no caso da falta de energia elétrica, no ato da escrita). Também só uso o Slax como root (o linux já tem proteção demais, até para o root!). Esta coisa de anti-virus e trocar de usuário é muita precaução: é como dar um tiro de canhão para matar uma formiga. Existem sistemas completamente virtuais (como o Slax) e armazenagem em núvem. Basta um programinha de alerta de atividades suspeitas ou o seu desconfiômetro. Automatismo demais atrapalha. _ No Slax 6.1.2 os dispositivos reais estão montados na pasta /mnt. No Slax 7 não tem este padrão (tá uma bagunça, que me perdoe o prezado Tomas (criador e mantenedor do Slax)): tem dispositivo em /media, em /mnt/live/memory/data, as vêzes tenho que fazer uma busca para saber onde tá; as vêzes tenho que alterar o tamanho das letras (usando o botão direito do mouse e nas configurações); fora isto, fico preso ao gerenciador de arquivos (no KDE). OTomas tá tentando fazer uma distro como o Ubuntu. Prefiro a originalidade. - Esqueci de dizer que a tecla u no editor BPE serve para corrigir entradas erradas (tecle ? para ajuda);
  5. _ Com o editor de binários (de qualquer tipo de arquivo) BPE você poderá tirar um arquivo de dentro de outro. Por exemplo: as páginas de internet salvas pelo navegador OperaMini (.obml) ou pelo UCbrowser tem dentro os textos e fotos sem alterações; Uma foto .jpg começa com FF D8 FF E0 00 10 4A 46 49 46 00 01 (cabeçalho em hexadecimal). Carregue a página (ex.: xx.obml), que tenha uma foto, com: bpe xx.obml . Aperte a tecla f para procurar por uma string (o 0x é para dizer que a string está em bytes hexadecimais) à partir da tela atual, digite: 0xffd8ffe00010 (o cabeçalho inicial de uma .jpg) e dê entrada. Se encontrou um anote o enderêço e faça uma nova busca (tecla f) para saber onde termina esta foto e onde começa outra (anote o enderêço -1); Para salvar a foto aperte a tecla W (em maiúsculo), digite o enderêço inicial (0x...), o enderêço final (0x...) e o nome do arquivo (ex.: bb.jpg). Agora você poderá sair do editor BPE apertando a tecla q e conferir com um programa visualizador de imagens o arquivo bb.jpg que você tirou de dentro do arquivo xx.obml. Obs.: dentro do BPE você pode editar em exadecimal apertando a tecla h e usando as teclas do cursor para posicionar na tela; para editar o texto em ASCII aperte a tecla a; _ Para ver um texto presente em um arquivo binário (qualquer) use o editor Kate (do KDE). Nele há a possibilidade de ler a codificação UTF-8 e muitas outras (procure nas ferramentas);
  6. Colocarei aqui todas as dicas que não são facilmente encontradas nos tutoriais. O linux é uma caixa de surpresas: cada comando tem muitos recursos ou atributos, muitos são ignorados ou pouco utilizados. Tudo que se consegue fazer no Windows se consegue fazer no Linux. Só que no linux há muito mais recursos prontos à sua disposição. Suponho que o leitor já tenha um linux rodando. Fiquem à vontade para comentar ou para acrescentar! Achei as seguintes: _ Como acessar um arquivo imagem .iso ou .img sem precisar queimar um CD. Crie um diretório "xx" (de preferência em um drive físico) e copie o arquivo .iso ou .img (ex.: zz.img) lá. Crie também um diretório "yy" na pasta /mnt. Supondo que você esteja no diretório onde zz.img está, digite o seguinte: mount -o loop -t iso9660 zz.img /mnt/yy Após dar entrada no comando acima você poderá acessar o conteúdo da imagem em /mnt/yy. O comando mount e com loop pode criar discos virtuais estáticos ou dinâmicos; _ Se a tela gráfica (kde ou x) deu algum problema (travou ou a configuração dela não tá ok), aperte as teclas "ctrl"+"alt"+"back-space" juntas e o modo gráfico será desativado e a linha de comandos que a ativou estará disponível para você corrigir os erros e fazer novas tentativas;
  7. Um problema que ocorre frequentemente no linux é quando não há mais memória física (ram) disponivel. Meu computador só tem 500MB e não uso memória virtual. Para quem gosta de assistir e baixar vídeos longos, o jeito é instalar mais memória ou tocar sem armazenar.
  8. Prezado Gabriel e a todos do CdH, o diálogo é fundamental! Percebo o uso frequente de repetições de textos (literalmente) nas respostas e comentários (referências). É muito fácil copiar e colar textos, mas, isto acaba poluindo o espaço do banco de dados do CdH e, também, para quem lê os comentários e respostas é triste. Até o Google atribui pontos negativos aos sites onde impera textos repetidos! Cadê a auto crítica de quem exagera neste recurso e só coloca um mínimo comentário (após a enorme xerox de texto)? A boa moral precisa ser elevada e cultivada. O intelectual nunca impõe: mostra a sabedoria. Quem dá a nota são vocês!
  9. Esqueci de mencionar que no EQUALIZADOR cada controle tem dois botões anexos: um que habilita a gravação (vermelho) e outro que habilita a saida (verde). Tem equalizador com dezenas de controles (entradas, saidas, graves, agudos, efeitos, equilíbrio, sintetizador,...!). Um ajuste incorreto (mute) e o resultado é: nenhum som nas caixas! Uma configuração errada e, então, sem som! Tente gravar algo pelo microfone (habilite-o no equalizador e ajuste) use em paralelo um programa gravador de voz. Tô de acordo que é muito difícil um som de computador queimar (baixa potência). Mas, tem uns que tem módulos para ligar direto na caixa. Também, já fiz a besteira de ligar uma fonte na saida de som do pc: queimou (parcialmente um dos canais). Procure usar um outro sistema operacional (linux), para quem já perdeu a paciência!
  10. O SLAX.7 não está muito santo: para mim ele, em muitos aspectos, está pior do que o slax.6. Portanto, sugiro o que está em http://old.slax.org(slax6.1.2) ou esperar uma nova versão ou um linux como o "pupylinux" ou "archlinux".
  11. Prezado colega, há vários procedimentos para você verificar o que está acontecendo com seu som onboard: 0- Verifique se a parte de som está habilitada no BIOS de sua placa mãe; 1- Verifique se sua placa foi detetada e se está instalada no seu sistema operacional (windows ou linux), isto dará uma noção se pelo menos a parte interna está funcionando; 2- Use uma caixa de som amplificada (ou amplificador de som com grande ganho) para verificar se há algum (mesmo bem baixo) som em cada terminal de som (saida ou entrada), é claro que você tem que colocar uma música para tocar (com um tocador de mídia ou mídia player). Para isto, desconecte e conecte nos diversos plugs; 3- Alguns tocadores de mídia tem um indicador visual (VU) de saida de som (confira); 4- Verifique se o driver de som (software) adequado ao seu hardware se está instalado (muitas placas não funcionam adequadamente sem isto); 5- Verifique se há algum conflito de E/S ou de DMA ou de enderêço de interrupção; 6- Se os plugs não tem nenhum mal contato (fio solto ou em curto circuito) o jeito é comprar uma placa de som adequada aos slots do seu micro e desativar o som do seu onboard (nem todo mundo tem ferramentas adequadas para consertar: estes circuitos são de alta tecnologia, praticamente descartáveis (smd, circuitos sob encomenda, micro soldas etc))!; 7- Quer ir mais adiante? Terá que obter o esquema de cada CI e pontas de prova adequadas (só vai encontrar isto junto ao fabricante da placa ou dos cis (R$)!
  12. Caro Almofrei, cada distro linux tem suas limitações! Algumas não tem os drives adequados para o seu pendrive genérico. Procure uma distro mais atual possivel. Consulte o manual do comando fdisk (linux). Cada distro define um nome diferente para um pendrive recem conectado. Dificilmente um pendrive queima ou pifa! O problema é que os fabricantes destes dispositivos querem é vender e cobram caro por seus segredos. Nós, pobres mortais, temos que correr atrás, se é que queremos fazer a diferença! A tecnologia e seus direitos autorais! Inté!
  13. Ok, Regis! É nesta hora que a gente sente a responsabilidade de ser autor de algum livro ou texto! O @alexandre.mbm fez uma revisão deste tópico! Já disse para ele colocar tudo o que ele fez aqui. Mas, ele acha que terei de refazer todo o texto! Estamos em um forum de debates ou não? Deixem o pessoal ver o seu trabalho! Posso ter iniciado este tópico, mas, não sou dono dele (eu o dei plenamente). Passo a passo chegaremos a um consenso!
  14. Ariel, estes pinceis (desses de pêlo de cavalo, usado em pinturas) não causam enegia estática. Na dúvida, coloque sua mão ou dedo encostada no chassis de seu computador (ou borda externa de um dos conectores traseiros) e com a outra mão acaricie os pelos do pincel. Isto deve retirar qualquer enegia estática presente neles (principalmente em dias muito secos e se há tapetes geradores de energia estática). Melhor é não mexer dentro do computador se houver fontes de energia estática próximo (inclusive tempestades com raios). Se não tem como fugir destes perigos, use uma pulseira metálica amarrada no seu braço e conecte-a por um fio ao chassis de seu computador (exceto em dias de raios).
  15. Esqueci de falar mais uma: coloque o pendrive "bootável" na porta usb, com o PC desligado; ao ligá-lo entre no bios e deixe apenas a opção de boot pelo USB (que já deve estar detetado e presente na lista de dispositivos); salve as novas configurações do BIOS; ao sair do bios, o boot deve acontecer normal.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...