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wetto

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  1. Leia o manual, você deve baixar o Logitech Gaming Software (LGS) na própria página do fabricante: http://support.logitech.com/product/11175 A razão para não vir nenhum CD junto com o mouse, é justamente para que você baixe a versão mais atual e completa do software, ao invés de usar algo num CD que pode ser de 3-4 anos atrás.
  2. Verifique se o seu mouse é de fato original. O Razer Abyssus 3.5G é de longe o mouse mais pirateado que existe, tanto na sua versão normal, como principalmente na sua versão Mirror Edition. Razer Abyssus 3.5G Mirror Edition Original: - Estrutura em plástico bem feita. - Sensor ótico infra-vermelho AVAGO S3888, operando em 125 Hz ou 1000 Hz. - Switches OMRON D2FC-F-7N 5M nos botões principais. - Codificador de Scroll TTC, com ótima resposta, precisão e durabilidade. Razer Abyssus 3.5G Mirror Edition Pirata: - Estrutura em plástico mal feita, com um chumbo "pra dar peso" e fazer "parecer" que é um mouse bom. - Sensor ótico vagabundo operando em 125 Hz. - Switches genéricos de baixa qualidade nos botões principais - Codificador de scroll vagabundo. Algumas dicas para reconhecer o pirata do original são: 1. A luz do sensor ótico infra-vermelho deve ser invisível ao olho humano (não, a luz não é vermelha igual outros mouses). Use a câmera do seu celular para ver essa luz do sensor, ela vai aparecer na tela como um tipo de roxo. 2. O mouse original deve ser reconhecido pelo software, porém, o pirata obviamente não. E se ainda tiveres dúvidas, é só abrir ele. Enfim, se você pagou algo perto de R$ 80 ou menos nele, tenho más notícias, pois o original não é vendido por menos que R$ 120...
  3. Já entrei em contato com a moderação para ver como pode-se corrigir estas imagens quebradas. Infelizmente já tentei diversos métodos aqui no fórum e nenhum funciona, devido ao sistema de re-hospedagem de imagens do CdH.
  4. Ao pessoal que é novato na área, me desculpem, mas eu não faço minhas reviews mostrando a caixa (algo que sinceramente, não interessa) ou falando o que está lá escrito. Minhas reviews fazem comparação com vários produtos e tem propósito didático, comprando ou não o produto, o que mais interessa é que você aprenda coisas novas com a review. Não tentarei "ser o menos técnico o possível", mas vou tentar explicar justamente os termos técnicos para que o leitor também possa avaliar um mouse da mesma forma que eu faço. Também, não serei "neutro" e vou fazer referência a outras marcas durante o texto. Introdução É senso comum que usuários estão sempre atrás do famoso "Bom, Bonito e Barato", ainda mais no ramo de periféricos, onde a aparência é extremamente prezada e para alguns até o principal fator para escolher periférico X ou Y. E de fato, muitos usuários não tem o poder aquisitivo para adquirir equipamentos que custem acima de R$ 200,00, independente a qualidade dos mesmos, e por isso procuram equipamentos de baixo custo, principalmente kits gamer que contenham um teclado e um mouse com baixo custo. Os kits CM Devastator e o seu sucessor CM Storm Octane fazem parte desta categoria e oferecem para o usuário um mouse e teclado "gamer", ambos tendo aparência "arrojada" e com iluminação em ambos o teclado e mouse, característica muito desejada principalmente por leigos do ramo de periféricos, razão porquê atualmente o CM Storm Devastator é o campeão de vendas da CM Storm. Todavia, há vários detalhes que passam despercebidos ou que são desconhecidos pelo público em ambos os conjuntos. O principal deles é que nenhum dos conjuntos foi projetado pela Cooler Master. Sim, ambos carregam o nome da Cooler Master, porém, ambos são kits pré-prontos que foram adquiridos de uma fabricante chinesa e não houve envolvimento da Cooler Master no Devastator (que de acordo com a empresa foi feitos "às pressas"), apenas o CM Storm Octane foi "feito sob encomenda". O que exatamente isto significa? Primeiro, qualquer outra empresa pode lançar os mesmos teclados/mouses que a Cooler Master e vender com um nome e marca diferente. Segundo, não existe relação de qualidade entre estes dois produtos e os outros da marca, visto que foram projetados e produzidos por pessoas e empresas diferentes. Tenho que deixar isto bem explicito, visto que a qualidade é extremamente diferente entre estes e os outros produtos da marca. Enfim, embora estes sejam vendidos como um conjunto, eu irei separar as reviews dos mouses e teclados pois a nota entre todos é diferente uma do outro e a review ficaria extensa demais caso fosse tudo junto. Vamos então analisar o mouse CM Storm Devastator? Na review, serão tratados os seguintes pontos: - Ergonomia - Construção Externa - Construção Interna - Sensor Ergonomia Um dos detalhes mais óbvios do CM Storm Devastator quando alguém pega ele, é que ele é ambidestro. Mas como e por que um mouse com botões laterais na esquerda seria ambidestro? A razão é bem simples. Como o mouse é um projeto pré-pronto disponibilizado por uma fabricante chinesa para ser comprado por encomenda, ele pode ser customizado da forma que outras empresas quiserem, seja fazendo ele compatível apenas para destros, seja colocando botões nas duas laterais, ou fazendo dele um mouse para canhotos ou até removendo os botões laterais, visto que ele funciona perfeitamente mesmo sem o cabo responsável por eles conectado. Ou seja, a razão para ele ser ambidestro, é para possibilitar que ele pudesse ser modificado sob encomenda por outras empresas, não exatamente por que consideraram este design melhor. Embora eu pessoalmente não tenho nada contra mouses ambidestros, acho ruim quando um mouse tem este desenho mas tem botões apenas na esquerda, visto que chamar ele de "ambidestro" neste caso acaba sendo uma propaganda enganosa. O CM Storm Devastator possui um design propício para as pegadas Fingertip e Claw, sendo razoavelmente comprido e tendo laterais emborrachadas onde você posiciona os seus dedos. Embora ele não seja nada especial em termos de ergonomia, também não é um mouse ruim, apenas pode não agradar quem tenha a pegada Palm. Construção Externa Curiosamente, é a construção externa do Devastator que surpreende. É comum os mouses de baixo custo terem pouco peso e/ou uma estrutura de plástico de baixa qualidade que apresenta sinais de fragilidade, o que dá impressão de ser um equipamento de baixa qualidade. Já no CM Storm Devastator, a estrutura de plástico externa dele é fosca, confortável à pegada, grossa e resistente. E também, há um peso de chumbo no interior do mouse para dar a ele a impressão de ser um mouse "resistente" devido ao peso adicional: É importante ressaltar que isto é apenas uma impressão que a construção externa do mouse dá. Embora o plástico, o peso e a sua aparência lhe deem a "impressão" de ser um equipamento de boa qualidade à primeira vista e para leigos, infelizmente a construção interna e o seu sensor dizem o contrário. Outro fato que deve ser mencionado, é que o mouse não possui uma grande quantia de teflon e este nem tem um deslize muito bom, então embora haja vários usuários que tenham ele e o usem sem um mousepad, eu não recomendaria ele para fazer isto. Aliás, não recomendo que nenhum mouse seja utilizado sem um mousepad, visto que estes além de ajudar no deslize do mouse, auxiliam o rastreio do sensor e evitam o desgastes dos pés do mouse. Sem contar que um bom mousepad pode ser comprado hoje em dia por R$ 30~60. Construção Interna E é aqui meus caros amigos que o CM Storm Devastator reprova. E não estou falando dele ter apenas componentes ruins, pode-se argumentar de acordo com os componentes utilizados que o mouse foi projetado para estragar após pouco tempo de uso. É sério pessoal, o CM Storm Devastator tem a pior construção interna que eu já vi em um mouse, razão porquê ele é a principal razão de RMA do kit Devastator. Podem procurar na internet, no Facebook ou seja lá onde for, vocês vão encontrar pessoas que tiveram problemas com os botões deste mouse. Antes de abrirmos o CM Storm Devastator, eu quero que os leitores saibam que eu sempre digo e repito, a receita para se fazer um bom mouse gamer é a seguinte: Alguns poderiam argumentar "Mas wetto, o Devastator é um kit de baixo custo, você não pode esperar switches OMRON em algo assim" e realmente, não espero, mas tem mouses de R$ 50 como o Dazz Kirata com switches HUANO e por R$ 63 você compra um Logitech G300, que tem switches OMRON, então sinceramente, preço não é desculpa pra usar lixo, visto que tem mouse de R$ 30 da Microsoft com componentes melhores que ele. Mas chega de falar mal dele sem nem ter aberto, vamos lá ver essa coisa: Creio que não seja necessário haver conhecimento avançado sobre eletrônica ou mouses para que os leitores notem que este mouse possui uma grande pobreza nos seus componentes, a simplicidade é digna de mouse de R$ 10 vendidos pela Leadershit. Aqui podemos ver os conectores do mouse (sendo que curiosamente o conector que vai para o computador é soldado no outro lado). Além disso, podemos ver o sensor Pixart PAN 3309DH, o qual será discutido posteriormente. Prosseguindo, estes são os switches principais do mouse: E também, a principal razão para os RMAs deste kit. Embora no ramo de mouses não seja raro haver problemas de duplo-clique e cliques falhando, seja em mouses da Cooler Master, Razer, Steelseries, Logitech ou outras empresas e todos estes sejam causados por switches defeituosos, seja pela gigantesca OMRON ou por empresas de fundo de quintal como a Kaiche, há uma diferença gigantesca na frequência que isto ocorre se compararmos à quantia de switches produzidos entre as duas. E as razões para isto ocorrer são: É importante mencionar que o papel mais importante cabe ao controle de qualidade. É este que deve evitar ao máximo que switches com problemas venham a parar em mouses de clientes. E é neste departamento que a Kaiche é um lixo, razão porquê o número de unidades defeituosas é extremamente elevado. Embora não seja impossível ter uma unidade do mouse que não tenha defeito nos switches, comprar um mouse com switches desta marca sinceramente é jogar roleta russa com 4 balas no revolver. Não nego que de fato há pessoas que não tem problemas na sua unidade (talvez por enquanto?), mas também não deve-se negar que a taxa de defeitos é extremamente elevada e é uma razão porquê considero este mouse como sendo "projetado para estragar". Além destes switches, temos um codificador de scroll de uma marca que eu nunca vi na vida (e com toda certeza é uma marca "genérica") chamada "M-LO", este não tendo estágios bem definidos. Também, não creio que a durabilidade deste codificador seja boa. No botão do meio, há um switch tátil square de marca desconhecida e cuja qualidade também é duvidosa. Prosseguindo, temos os botões laterais para analisar. Mas antes de chegar aos botões, já é possível ver um problema na solda da placa do mouse: Na direita da imagem acima, a solda do switch está grudada à solda do suporte de metal que segura ele, o que poderia causar problemas como o switch não funcionar ou então entrar em curto, embora felizmente ele esteja funcionando corretamente. Já nos botões laterais é possível ver switches square genéricos, o mesmo tipo que encontramos em eletrônicos baratos, brinquedos, chaves de alarme, etc... É um switch que não tem nem uma resposta e muito menos uma durabilidade boa, mas a razão para algumas empresas utilizarem ele é porquê o mesmo é muito barato. Por apenas R$ 6 você mesmo pode comprar um pacote com 50 desses da China com frete grátis, então você pode ter uma noção da razão por que eles foram escolhidos. Eu não aconselho nenhuma marca a utilizar este tipo de switch e inclusive critico quando o fazem. A única exceção onde podem ser utilizados é nos botões de DPI de certos mouses, mas ainda assim não é o aconselhável. Sensor Embora eu já tenha visto elogios estúpidos, tal como gente elogiando o Devastator por utilizar iluminação "azul" no seu sensor ao invés da "vermelha" utilizada pela maioria dos mouses óticos, a verdade é que o mouse não usa iluminação azul no seu rastreio e sim infravermelha, a qual pode ser captada com ajuda de uma câmera. A luz "azul" que é vista na parte inferior nada mais é do que o LED superior vazando no sensor. O sensor do mouse é uma versão infravermelha do Pixart PAN 3309DH, modelo de baixo custo disponibilizado pela Pixart para mouses comuns ou gamers de entrada, embora sinceramente, o rastreio é um dos piores que eu já vi. Antes de entrarmos no mérito dos testes, é necessário que os leitores entendam que um sensor de um mouse gamer deve ser o mais fiel o possível ao movimento realizado pela mão do usuário, para que você possa movimentar a sua mão e o mouse venha a responder corretamente ao seu movimento, como faz o Roccat Savu quando são desenhados círculos usando o mouse no MS-Paint: Peço que também notem as distorções que existem quando o mouse é utilizado em 4000 DPIs. Estas distorções são conhecidas como "jitter" e são prejudiciais à precisaão do mouse. É curioso, mas elas tendem a aumentar conforme a DPI do mouse aumenta, por isso aquela história de comprar mouse de "4.000" ou "8.200" ou "10.000" DPIs e tentar usar no máximo achando que isso vai lhe dar mais "precisaão", é história pra boi dormir. Maior DPI não significa maior precisaão. Todavia, existe algo chamado "angle-snapping", ou em português seria algo como "correção de trajetória". O que o angle-snapping faz, é tentar "prever" as trajetórias que você gostaria de realizar e fazer o cursor mover de acordo com isso: Embora para alguns de vocês isso possa parecer um recurso "bom", principalmente para quem trabalha com programas de edição de imagem, o mouse que tem isto não é fiel ao movimento da mão. E, aliás, este recurso também é utilizado para "esconder" distorções no rastreio do mouse, tal como o jitter. E mesmo se você se interessou neste recurso, saiba que há mouses onde é possível ligar/desligar ele. E infelizmente o Devastator não é um deles e fica sempre ligado, além de que a intensidade deste recurso é forte demais neste mouse, principalmente em 2000 DPIs. Pensem comigo. Você quer mirar no seu inimigo, que está na diagonal à sua direita. Com outro mouse sem este recurso, você vai conseguir mirar corretamente no seu inimigo movendo o mouse na diagonal para a direita. Com o Devastator porém, se você mover ele para a diagonal direita, o mouse pode acabar indo para a direita em linha reta e você vai ter que reajustar a trajetória do mouse para que ele consiga mirar nele e pode acabar morrendo neste tempo. Ou seja, pra você amigo que gosta de jogos de FPS, o mouse CM Storm Devastator nada mais é do que um verdadeiro lixo. Agora, aliem tudo isso, ao fato da controladora do CM Storm Devastator trabalhar com a taxa de atualização (frequência com a qual o mouse se comunica com o computador) de apenas 125 Hz, a mesma que mouses comuns utilizam, com 8ms de atraso na resposta, ao contrário de outros mouse gamer que trabalham com 500 Hz ou 1000 Hz (apenas 2ms ou 1ms de atraso na resposta). O Devastator é uma vergonha pra categoria de mouses gamer e até a própria Cooler Master admite que ele não é um bom mouse. Conclusão O mouse CM Storm Devastator é um exemplo de uma das pragas que assombram o mercado de mouses gamer. Ele, assim como infelizmente vários outros mouses, é um mouse vagabundo de 10 reais travestido de mouse gamer. Ele não possui nenhum aspecto, fora a sua aparência, que realmente o façam um mouse gamer. Ele não tem nem a performance, nem a taxa de atualização e muito menos a durabilidade para ser apropriado para jogadores, independente o gênero de jogo qual joguem. O mouse é tão ruim que sinceramente, se você já tem um mouse comum, recomendo que fique com ele ao invés de adquirir o Devastator, visto que a qualidade dele é pior que muito mouse barato e você não vai perder nada. Aliás, o kit CM Storm Devastaor não pode ser vendido separadamente e já vi várias lojas vendendo os produtos separados com a desculpa de ser "OEM". Isto não existe, o produto é comprado como kit, paga-se imposto sobre este 1 produto, a loja separa e vende 2, tendo o segundo uma nota fria, o que é ilegal por lei. E sinceramente, coitado de quem pagar 65 reais ou mais nesse lixo. Felizmente, o seu sucessor CM Storm Octane, que eu já tenho aqui e do qual vou lançar review em breve, está bem acima dele. Aliás, quase qualquer coisa é melhor que o mouse Devastator. Pontos Positivos: - Boa Construção Externa Pontos Negativos: - Péssimo sensor, um dos piores que já vi em um mouse, a quantia de angle-snapping é simplesmente retardada. - Péssima construção interna, uma das piores que já vi em um mouse, ele foi simplesmente projetado para estragar. - Taxa de atualização de 125 Hz, é sério, ele é realmente um mouse de 10 reais com capinha "gamer". Sendo assim, o mouse CM Storm Devastator é o pior periférico que já analisei até hoje, recebendo o "Selo Marreta" (porquê merece ser quebrado) e a seguinte nota: Nota Final: 2/10
  5. A razão do mouse ser uma ***** não é por causa da DPI e sim porquê o sensor em sí é ruim. Ele não é um mouse laser aliás, e sim ótico infra-vermelho, cuja iluminação é invisível ao olho humano (o azul é só a luz do LED superior vazando e não é responsável pelo rastreio do mouse). Entenda o porquê esse mouse não presta aqui na minha análise dele: http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/543692-review-mouse-cm-storm-devastator.html Enfim, sinto muito, mas eu recomendo você comprar um mouse bom assim que tiver condições para isso Um que é extremamente barato e bom, é o Logitech G300: http://www.megamamute.com.br/produto/Mouse-Optico-2500-Dpi-G300-LOGITECH-62791
  6. Não, ele é meio pequeno. Se quer algo mais encorpado, vai ter que investir mais dinheiro. Logitech G400S e CM Storm Alcor são duas boas opções.
  7. Se o problema começou do nada, não é resolvido formatando e não ocorre em teclados externos USB, sim, é problema no hardware.
  8. O kit CM Storm Devastator é uma ****, principalmente o mouse, o qual eu já fiz uma análise: http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/543692-review-mouse-cm-storm-devastator.html Sobre as fotos em páginas, nenhuma loja abre o produto para tirar fotos dele, todas pegam a primeira imagem do produto que aparecer no Google e podem ter certeza que essa imagem é do modelo americano. O CM Storm Devastator vendido no Brasil é vendido em ABNT2 conforme consta na descrição, inclusive tenho um aqui: Mas não recomendo o kit. Sinceramente, o melhor para você é comprar um bom teclado e mouse separadamente: http://www.kabum.com.br/produto/30762/logitech-mouse-optico-g300-gaming-usb-910-002358/?tag=g300 http://www.kabum.com.br/produto/49671/x-trike-teclado-gamer-dark-sector-com-waterproof-usb-gk-002/?tag=dark%20sector Comparar o mouse CM Storm Devastator com o Logitech G300 é vergonhoso, o mouse Devastator não tem nem o mínimo de qualidade necessário para ser nem "quebra-galho".
  9. O Skype tem um filtro anti-ruído que melhora um pouco o microfone, mas você tem que ver que há três tipos de ruído que você pode captar: 1. O ruído inerente ao microfone (causado por características de hardware do próprio microfone) 2. O ruído inerente ao ambiente. 3. O ruído inerente à placa de som (causado muitas vezes pela ausência de isolamento elétrico que existe na placa de som integrada de vários computadores, combinado também com componentes de baixa qualidade). Para você ter uma noção da diferença que faz uma boa placa de som, segue o teste do microfone de um dos meus headsets na placa de som onboard (Realtek integrada na placa mãe) e na placa de som externa Asus Xonar U3 (https://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&cat=1&c_produto=8515): Embora existam também placas de som integradas de excelente qualidade, mas estas estão presentes apenas em algumas placas-mães high-end, que são bem caras. Então o problema pode não ser apenas o microfone, mas também a placa de som. Aplicar um filtro anti-ruído ao áudio após a gravação pode ajudar amenizar esse ruído, mas isso também diminui muito a nitidez da sua voz. E é claro, se o microfone do headset for ruim, uma placa de som pode ajudar, mas não vai resolver o problema:
  10. Nossa, encontrar um teclado onde ocorra ghosting com essas teclas é difícil, viu? Até porquê normalmente teclados hoje em dias separam as teclas modificadoras em circuitos diferentes... Mas enfim, traduzindo o grego que eu falei em cima, o que está acontecendo no seu teclado é algo chamado de ghosting e a razão para isto acontecer é porquê foram pressionadas mais que duas teclas no mesmo circuito, assim sendo a terceira tecla acaba não enviando o sinal para a controladora, visto que não há como o sinal "sair": Esse exemplo acima mostra um teclado "moderno", onde há a famosa "matriz de anti-ghosting", que permite que as teclas WASD sejam todas pressionadas simultaneamente e todas funcionem, visto que mesmo se você apertar as quatro juntas, apenas o W e o S estão no mesmo circuito. Mas se eu segurar as teclas "H" e "6", que estão circuladas em vermelho, a tecla "Y" não irá responder, visto que não há por onde o sinal dela sair. Para explicar melhor e mostrar um exemplo mais fácil, antigamente (década de 80~90) este conceito de ghosting não era considerado importante. Se você pegar um teclado bem antigo e segurar uma única tecla, há um risco de que várias outras não iriam responder se fossem pressionadas juntas. Aqui, eu marquei a tecla O em vermelho como sendo "pressionada" e por isso as teclas P, @ e [ que estão circuladas em preto (lembrando que o teclado além de ser americano tem um layout bem estranho) não irão responder, visto que o circuito está interrompido na tecla O. Nesse exemplo acima, onde é visto um teclado de um computador bem antigo (Sega SC-3000H), apenas uma tecla por circuito pode ser pressionada, se uma segunda for pressionada, ela não vai responder ou então vai cancelar a outra tecla. Realmente, o uso de um teclado assim em jogos seria basicamente impossível, visto que você não poderia pressionar a tecla S e depois A ou D juntas para ir pra trás enquanto vai para a direita/esquerda ou então segurar a tecla W e apertar o R para recarregar, visto que isso cancelaria a tecla W. Com um teclado antigo como este, eu não poderia: Porém, em teclados modernos comuns, duas teclas por circuito podem ser pressionadas, o que diminui bastante a ocorrência destes problemas. Também, os circuitos de teclados hoje em dia normalmente são melhor planejados para evitar que o usuário acabe sofrendo deste problema. Para evitar casos onde ocorram problemas devido a isso, há várias coisas que o fabricante pode fazer, incluindo: Enfim, traduzindo e resumindo tudo o que eu falei, a empresa que projetou o seu teclado é burra, não fez o projeto direito e e nem testou o teclado corretamente e por isso há um erro de projeto estúpido e um ghosting que não deveria existir de forma alguma neste seu teclado. Sinceramente, eu recomendaria devolver o teclado à loja e/ou efetuar a compra de um novo, evitando esta marca se possível nos próximos produtos.
  11. Possível através de teclados com suporte de macros (ex: meu CM Storm Trigger, o Razer Blackwidow Ultimate...) ou através de programas como o Autohotkey (embora aviso que programas anti-cheat não gostam dele).
  12. Não recomendo tentar comprar mouses com switches (cliques) que não sejam modelos feitos pela OMRON, mas o que você pode evitar é comprar mouses com codificadores de scroll barulhento, como é o caso do CM Storm Recon: Enfim, meu voto nessa faixa de preço é no Logitech G400S.
  13. Tinha que ter avisado que é um Razer Cyclosa. Esse teclado sofre de outro mal chamado obsolescência programada, se procurar na internet vai ver inúmeros casos similares ao seu, razão porquê eu pessoalmente não recomendo esse teclado nem *****. Em teclados comuns realmente é o caso, como você pode ver neste tópico onde o problema foi resolvido desta forma: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1086613-teclado-com-problemas/ Mas agora, o Cyclosa é bem famoso por apresentar problemas, normalmente logo após a garantia terminar: http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/445001-insatisfacao-com-razer-teclado-cyclosa.html http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/390737-razer-cyclosa-problema-muito-estranho.html Tente atualizar o firmware, o teclado pode acabar voltando a funcionar, mas creio que ele de fato seja programado para estragar após um certo tempo de uso.
  14. Aparenta sim ser problema físico das teclas, visto que estas trabalha em um circuito e quando um circuito para de funcionar ou apresenta algum problema, várias teclas podem parar de funcionar ou começar corresponder outras. Uma solução para resolver este problema, seria abrindo o teclado e verificando se há poeira, sujeira ou partes do circuito que estão danificadas. Caso o problema seja sujeira no circuito de membrana, uma solução é passar um pano levemente umedecido afim de limpar essa placa e depois secar com outro pano. Caso o problema esteja em algum ponto do circuito, o correto é encontrar o ponto danificado e utilizar uma caneta condutiva para recuperar o circuito, mas neste ponto eu sinceramente sugiro que você efetue a troca do teclado, visto o preço que custa para comprar uma destas canetas.

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