Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cris.Pavani

Membro Pleno
  • Posts

    38
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

11
  1. @Midori o parceiro você acertou na mosca. Era isso mesmo. Fui no releases baixei o arquivo "SDL2_image-devel-2.6.3-mingw.zip" e descompactei. Copiei o arquivo SDL_image.dll para a pasta do meu projeto e funcionou. Cara muito obrigado pela dica. Que Deus abençoe grandemente a sua vida. Esse tipo de conhecimento vem mais da experiência do que de cursos não é mesmo? Mas olha, obrigado mesmo cara.
  2. Boa noite. Alguém pode me ajudar a instalar a biblioteca SDL_image no windows? Ela está no Github e eu fico perdido, só sei clonar o repositório mas dali pra frente não sei o que fazer e não achei nenhuma explicação. O repositório está NESTA PÁGINA do Github. Obrigado.
  3. @Marcos FRM exatamente isso. Deu certo. Criei um arquivo CMakeLists.txt conforme a documentação indicada e também baseado em um curso que eu tenho de OpenGL em que o professor faz isso. Não entendi muito o que eu estava fazendo kkkkk mas consegui compilar. Obrigado mesmo.
  4. @devair1010 obrigado pela atenção. Olha eu clonei a pasta do Github. ESTE É O LINK do projeto no Github com o código completo conforme já tinha mencionado na pergunta. Por isso, apesar de ser iniciante, não acredito haver problema com o código. Só não estou sabendo compilar. A imagem que postei mostra a mensagem que o VS retorna quando tento. Acho que não deve ser complicado pra quem já tem experiência mas eu não sei resolver. Quem souber ajuda ai por favor.
  5. Clonei um repositório do Github neste endereço. Mas não consigo compilar com o Visual Studio 2022 pois dá a mensagem na imagem em anexo. Podem me explicar como se faz por favor?
  6. @arfneto Opa. Gostaria que você só analisasse se o meu entendimento está correto: pelo que entendi não é possível criar um método que chame um método de um OUTRA classe antes da instanciação, ou seja, antes de criar um objeto. É isso?. Caso eu queira utilizar um método que precise de um dado fornecido por função de outra classe então eu terei de programar na função main() após a instanciação das classes (criação dos objetos), correto? Cara, obrigado pela atenção.
  7. Não é bem a solução, mas ficou esclarecido que não tem como fazer. valeu
  8. @RPGStreamer Após fazer a alteração sugerida, dá um erro de que não existe objeto instanciado. Eu instanciei um objeto da classe Peca criando o objeto e compilou. Mas dai fica estranho porque fica um objeto criado dentro da classe tabuleiro, dentro do método. Mas eu quero instanciar somente no arquivo principal para rodar tudo entende? Quero um jeito de fazer com que a função do Tabuleiro "saiba" que tem que usar uma função da peça para fazer o que é preciso, que no caso é verificar quais casas estão disponíveis para próximo movimento do cavalo.
  9. @RPGStreamer Obrigado por responder. Olha, fiz a alteração e na hora de compilar deu outro erro dizendo que Peca não foi declarada. O que pode estar errado? valeu.
  10. Pra ficar mais claro vou postar o código e o erro que deu. Estou tentando resolver aquele problema do passeio do cavalo em POO criando os objetos tabuleiro e peça que irão se comunicar para que a peça (cavalo) possa visitar todas as casa sem repetir. Tenham em mente que estou só no começo e não implementei quase nada dos métodos. Esse é o arquivo tabuleiro.h que contém a classe Tabuleiro. using namespace std; class Tabuleiro { //friend class Peca; public: void desenhar(); //desenha o tabuleiro em seu estado atual void casasDisp(); //analisa as casas disponíveis void limpar(); //para limpar e atualizar a tela void setStatus(); void getStatus(); private: int tabul[8][8] = {0}; const int vetorMover[8][2] = {(-1, 2), ( 1, 2), ( 2, 1), ( 2,-1), ( 1,-2), (-1,-2), (-2,-1), (-2, 1)}; //matriz com os vetores para movimento }; Esse abaixo é a implementação dos métodos da classe e estão em um arquivo tabuleiro.cpp. E o problema é aqui. Estou querendo utilizar o método posAtual() da classe Peca mas não estou sabendo como. #include <iostream> #include "tabuleiro.h" using namespace std; void Tabuleiro::desenhar(){ int i, j; i = j = 0; while(i<8){ while(j<8){ cout << " " << Tabuleiro::tabul[i][j] << " "; j++; } j=0; i++; cout << endl; } } void Tabuleiro::casasDisp(){ //vai precisar saber a posição atual da peça int v2[1][3] = {0}; friend class Peca::posAtual(v2); //marcador para marcar essa linha cout << v2[0][0] << v2[0][1] << v2[0][2]; } void Tabuleiro::limpar(){ system("cls"); } void escolher(){ } Aqui é a classe peça: peca.h using namespace std; class Peca{ public: friend class Tabuleiro; void escolher(); //método que verifica quais casas estão disponíveis e determina pra qual casa a peça irá void moverPeca(); //tem que ter parâmetro de entrada para saber para qual casa vai. O método escolher() fornecerá o parâmetro void retroceder(); //quando a peça não tiver casas disponíveis para ir deve retroceder um movimento void posAtual(int [1][3]); //passará/retornará a posição atual da peça private: int histPos[64][3]; //histórico das posições int posAt[1][3]; //posição atual - terá uma coluna com o número do movimento, e mais duas com a linha e coluna q ocupa no tabuleiro const int vetorMover[8][2] = {(-1, 2), ( 1, 2), ( 2, 1), ( 2,-1), ( 1,-2), (-1,-2), (-2,-1), (-2, 1)}; //matriz com os vetores para movimento }; Aqui é a implementação de peça: peca.cpp #include <iostream> #include "peca.h" using namespace std; void Peca::posAtual(int v1[1][3]){ int j = 0; while(j < 3){ v1[1][j] = posAt[1][j]; j++; } } E esse outro é o código que tem a função main, eu chamei de motor.cpp: #include <iostream> #include "tabuleiro.cpp" #include "peca.cpp" using namespace std; int main(){ Tabuleiro tabuleiro; tabuleiro.desenhar(); system("pause"); tabuleiro.limpar(); tabuleiro.casasDisp(); cout << "Sucesso!"; return 0; }
  11. Olá Pessoal estou tendo problemas para chamar um método de uma classe em outra classe. Tipo, implementar um método da classe A para que ele utilize um método de uma classe B, isso antes de criar os objetos, somente nas definições de classes. É possível fazer isso antes da criação do objeto? Gostaria que apontassem material ou vídeo que ensina a fazer isso. valeu.
  12. @Matheus Dutra Está bem encaixado sim Matheus. Mas isso elevaria o clock dessa forma? Será que pode haver problema na pasta térmica? Só pra constar não fiz nenhuma alteração na BIOS.
  13. Olá pessoal! Tudo certo? Montei um PC (nem instalei o SO ainda), mas quando entro na BIOS me deparo com uma frequência de processador de 4.5GHz e temperatura de ~90° como na imagem. Meu processador é um I7 9700F e parece que não devia marcar tudo isso de clock e temp. Gostaria de saber sua opinião sobre o que pode estar acontecendo. Será que sempre marca o clock máximo mesmo( já que é 4,7GHz turbo boost mesmo), será que a bomba do WC pode não estar funcionando (como fazer pra saber isso?)? Espero que possam compartilhar seu conhecimento e suas experiências rsrs. Obrigado pessoal!
  14. Estou comprando algumas peças e achei o que procuro no site Hardstore: https://www.hardstore.com.br/ Só queria saber se algum de vocês comprou lá e se recomendam ou se acham que é fria. Lá tem as coisas que quero e estão com um preço um pouco melhor do que outros sites. Como nunca comprei lá estou um pouco apreensivo. Obrigado pela ajuda pessoal.
  15. kkkk ... claro que não, só queria a opinião técnica mesmo, do jeito que fez falando da refrigeração e custo-benefício. Mais uma vez obrigado viu.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...