Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

henrique T.

Membro Pleno
  • Posts

    53
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Olá, Estou fazendo o dimensionamento de um transformador de 500VA para um projeto da faculdade. Estou seguindo o livro sobre transformadores do Alfonso Martignoni, e uma das formulas que não entendi como se deduz é a da área do núcleo de acordo com a potencia dada por: Sm: seção magnetica (cm^2) W2: potencia no secundario (VA) f: frequencia (Hz) E pelo que vi existem outras formulas que chegam em um resultado parecido. Alguém sabe se esta formula é dada experimentalmente ou algebricamente a partir de outras formulas? Pois sei que existe relação do peso do núcleo com a potência que ele pode entregar, mas não achei um datasheet da lamina de aço silicio GNO para comprovar esta formula. Obrigado.
  2. Tenho um HD Seagate 1TB com 19238 horas de uso já. Faz alguns dias que meu computador começou a apresentar algumas travas, verifiquei que essas travas acontecem devido a 100% de uso de disco. Agora sempre quando ligo o PC ele entra no usuario e carrega alguns programas dai o computador trava e fica em 100% o disco, só consigo utilizar ele uns 10 minutos depois. OBS: Não pude comprovar que estes travamentos possa a ser decorrência do sistema operacional ou algum vírus, pois não formatei o PC para confirmar isso. Mas acredito ser problema do HD devido a outros problemas com ele. As vezes acontece de ele travar enquanto estou usando o PC e ele reiniciar automaticamente, dai quando ele inicia aparece a seguinte tela de que o computador não reconheceu o HD: Após desligar o PC no botão e religar eu consigo acessar o windows. Verifiquei os dados SMART do HD e os resultados são estes: Ontem estava verificando as quantidades de bad blocks, só que em uns 900GB o scan travou, até então tinha achado 1.5% de bad blocks. Irei refazer o scan. Hoje mesmo já irei fazer backup de meus dados por precaução. Minha dúvida é: Com esses dados já posso condenar o HD e inutilizar ele? Pois se for o caso já irei providenciar um HD novo.
  3. @aphawk, vou pesquisar aqui pra ver qual edição é, e se acho pra baixar. Dai já vai me ajudar a implementar o protocolo. Por fim consegui arrumar o erro, o problema era que a interrupção do receptor do mestre estava ativada, foi só desativar que o programa não trava mais. Agora estou tentando transmitir uma string que contem os valores de uma float, mas o problema é que no receptor na hora de atribuir o valor a uma string o programa só faz alguns ciclos e trava. E percebi que o problema é exatamente na string, já que se eu atribuir o valor a uma variável não trava. Sendo que estou transmitindo e recebendo byte a byte da string.
  4. Eu tentei mudar um pouco o código, agora ta assim: Código no Mestre: void Tr_485(rom char *str, char Var) //Aqui eu insiro um comando exemplo "prstu" no qual só um escravo irá executar um comando { TR=1; //Ativa pino do MAX485 para poder transmitir while(*str) { while(!PIR1bits.TXIF); TXREG=*str; str++; } while(!TXSTAbits.TRMT); TR=0; while(!PIR1bits.RCIF); Var=RCREG; } Código no escravo: if((Buffer[0]=='r')&&(Buffer[1]=='s')&&(Buffer[2]=='t')) //No escravo quando tiver interrupção irá reconhecer os primeiro e ultimos caracteres de endereçamento e armazenar na buffer os dados { KWH=255; TR=1; TXREG=KWH; while(!TXSTAbits.TRMT); TR=0; Buffer[0]=0; Buffer[1]=0; Buffer[2]=0; } Porém sempre o código trava no mestre na linha "while(!TXSTAbits.TRMT);" tanto que se eu alterar isto por um delay ele não trava mais o programa. Que erro posso estar cometendo pra ocasionar esta possível "trava" no programa?
  5. Consegui fazer funcionar, meu erro era que estava tentando trasmitir uma int, troquei por char e foi. Agora o problema é que se eu uso o while(!PIR1bits.RCIF); para depois igualar a variavel ao RCREG, simplesmente o programa trava ai. Agora se eu troco esta while por um delay da certo. Só que o ideal seria eu usar a while. O que pode estar errado?
  6. Para testar eu fiz estes códigos. Master: TR=1; //Ativa pino de transmissao Transmite_Const("ptrtu"); //Transmite constante while(!TXSTAbits.TRMT); TR=0; while(!PIR1bits.RCIF); TESTE=RCREG; Conv_Bin_Asc(TESTE, TESTE_VAR, 4, 3); //Converte Constante para mostrar em display Pos_Cur(5); //Posiciona cursor Envia_Var(TESTE_VAR); //Envia Variavel para Display Escravo: if((Buffer[0]=='t')&&(Buffer[1]=='r')&&(Buffer[2]=='t')) { Converte_AD0(); //Converte AD0 e armazena na variavel TESTE TR=1; TXREG=TESTE; while(!TXSTAbits.TRMT); TR=0; Buffer[0]=0; Buffer[1]=0; Buffer[2]=0; } Tem uma função na interrupção alta do escravo na qual verifica se o dado começa com 'p' para começar a armazenar no buffer, e depois verifica se o ultimo caractere é 'u' para terminar a transmissão. Porém não está funcionando. Pelo que verifiquei o Mestre envia a mensagem somente uma vez e o escravo não retorna nada.
  7. Estou fazendo um projeto no qual consiste em 3 PIC's, dois deles serão escravos e um mestre. Os escravos sempre vão ter dados a enviar ao mestre, e ocasionalmente o mestre irá enviar algum dado a um dos escravos. Vou usar comunicação rs485, para isso estou usando o MAX485. Minha dúvida é como posso implementar um protocolo para que somente um escravo transmita de cada vez, e o mestre saber de qual escravo é o dado. Pelo que eu estava pesquisando vou ter que utilizar MODBUS, mas pelo que procurei não achei nenhuma biblioteca ou exemplo para PIC. Alguém teria alguma ideia de como posso implementar isto?
  8. @aphawk, Fiquei um tempo sem entrar no forum, e vi seu post só agora. A sim, dai eu teria que configurar o timer gerar interrupção e fazer a leitura, agora entendi. A placa do sensor de corrente acabei fazendo com só um A/D mesmo, pois não tinha visto seu post. Dai pretendo fazer a medição por amostragem, como você explicou em um post. Sobre a placa do sensor de tensão, eu acabei colocando um capacitor para fazer a leitura. Sei que não vai ficar preciso, mas irei fazer só testes, depois tento implementar o que você explicou. Sobre a leitura da defasagem eu acabei fazendo um detetor de zero com optoacoplador para a tensão em cima de uma ponte retificadora, e para o sensor de corrente na saida eu fiz um AO Comparador com referência em 2,5V. Dai eu pensei em fazer exatamente o que você falou, ligar os detetores de zero nos pinos de interrupção. No qual o detetor da tensão irá ativar um timer, e o de corrente irá desativa-lo. Mas não sabia deste erro, de qualquer forma vou testar deste jeito. Agora vou começar a fazer a programação. Obrigado a todos pela ajuda, Igor
  9. @aphawk e @Isadora Ferraz, Acabei de ler os posts. Então @aphawk li seu outro tópico de como fazer a medição da RMS por amostragens, irei tentar fazer isso para se ter um valor mais preciso. Eu teria que usar o pino de interrupção externa, certo? É que na verdade estou fazendo um projeto para medir o consumo residencial, estava pensando que para se medir o fator de potência eu teria que fazer um detetor de zero no sensor de tensão que gerasse uma interrupção e ligasse um timer, e outro detetor de zero no sensor de corrente (ACS756) que gerasse outra interrupção e desligasse o timer, assim eu poderia fazer o calculo do fator de potência. Com isso ficaria sem outro pino de interrupção sobrando, mas isso não vem ao caso já que se for pra fazer um sensor de tensão mais preciso posso usar um outro PIC. Quanto ao isolamento da rede, tinha até pensado nisso mas por questão de espaço pensei em deixar só a ponte de diodos, mas pensando melhor na segurança acho melhor usar um trafo ou usar a solução que a @Isadora Ferraz propôs. Obrigado a todos pela ajuda.
  10. Agora entendi como funciona a leitura, obrigado pela resposta. Mas no caso o que vai me interessar é um valor o mais próximo possível do eficaz. Será que daria certo eu colocar um capacitor entre a saída do divisor resistivo, ou ficaria melhor um filtro passa-baixas? Ou ainda é melhor fazer por amostragens como você disse?
  11. Vou montar um voltímetro com um PIC18F4520. Para montar o sensor eu fiz com uma ponte de diodos e um divisor de tensão, para quando tiver 180V na tensão da tomada ter 5V na saída do divisor. Porém fiquei com uma dúvida, o conversor A/D do PIC consegue ler a forma de onda da saida do retificador? Se sim ele irá ler o valor eficaz ou instantâneo? Ou vou ter que utilizar algum capacitor na saída do divisor?
  12. Acabei optando pelo ET-1110A justamente pelo botão ON/OFF. Obrigado a todos pela ajuda.
  13. Estava vendo no manual que a precisão do ET-1400 com medições no termopar é um pouco melhor que o ET-1110A. Por esse motivo e o que o @albert_emule falou sobre a iluminação que também tem, vou acabar optando pelo ET-1400 mesmo. @Leonardo69 tem algum beneficio a mais o ET-1110A? Por você ter falado que com certeza ele é melhor. Pois se este for melhor revejo e compro este mesmo.
  14. Estou em dúvida entre dois modelos da Minipa, como não sei muito bem sobre as especificações de cada fiquei em duvida entre os dois. Meu uso vai ser para hobby, e medições de temperatura com o termopar. Os modelos são estes: ET-1110A e ET-1400 Qual desses dois multímetros é melhor?
  15. Criei uma nova partição em meu HD, como eu já tinha o Windows 8.1 instalado, eu primeiramente instalei o Windows XP e depois eu formatei novamente meu Windows 8.1. Fiz isso pois vi que os windows tem que ser instalado em forma cronológica. Só que quando eu inicio o PC não aparece a tela de Dual Boot, ele entra direto no Windows 8.1. Eu fui em preferencias de boot no Windows 8.1 e vi que lá só tinha o Windows 8.1 e não aparece o Windows XP. Porque será que está ocorrendo isso? Já que eu instalei conforme o recomendado, em forma cronológica.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...