Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Joakim

Membro Pleno
  • Posts

    33
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Justamente por isso, que eu disse que o nobreak tem que suportar os 875 watts de potencia útil e os 1346 VA de potencia aparente. Ele mão pode simplesmente escolher qual potencia suportar, ele deve suportar ambas a potencia útil e aparente, ou ativa e reativa, ou útil e reativa... No caso do UPS de 1000W citado por você, o mesmo já supri a carga uma vez que, dificilmente a potencia aparente do nobreak sera menor que sua potencia útil. Sendo a potencia aparente um produto da potencia ativa com a potencia reativa. 875W (potencia ativa) + 471VAr (potencia reativa) = 1346VA (potencia aparente)
  2. Após a revisão na norma técnica de 2008 que dizia respeitos aos estabilizadores de tensão, os mesmo agora possuem por força de norma o tal do supressor de surtos e o tal do filtro de linha. A norma no entanto, não especificou a qualidade minima desses componentes ficando assim à critério do fabricante. Se é a critério do fabricante nem preciso dizer que ele pode por ali, dentro do estabilizador qualquer coisa entre o minimo para ser chamado de filtro e supressor até o ideal para ser digno de receber tal nome. Evidente que nessa hora, vale mesmo aquilo que for menos custoso para o fabricante e ai ele põe lá um varistor mal dimensionado entre fase e neutro e um mero capacitor x também entre fase e neutro. O estabilizador então... Agora sim ele protege alguma coisa... Tanto quanto aquela régua vagabunda de R$ 20,00 reais ou seja quase nada. E pior, com um inútil estabilizador batendo relé a troco de nada. Antes fosse ligado direto na tomada ou mesmo na régua de R$ 20,00 reais, pelo menos ela não agride a fonte. Quanto a função de amenizar sub/sobretensão, é até útil para aqueles equipamentos que conhecidamente não se dão muito bem com esse tipo de evento na rede AC, como por exemplo a geladeira e lampadas incandescente. O que não significa dizer que os mesmo necessitem de um estabilizador. Já as fonte de alimentação chaveada, essas por sua vez estão "pouco se lixando" para a tensão AC em suas entradas já que podem bem trabalhar com ampla faixa de variação, principalmente se forem de tensão universal, entra ai a já conhecida faixa de trabalho de 90V a 264V. O estabilizador também possui a questionável função de desliga-se em condições de tensão que o mesmo jugue "inapropriadas", tensão essa que fontes trabalham muito bem e desse modo, sendo uma perca de tempo.
  3. Parte da pergunta já foi respondida por você mesmo, ora se a fonte pode bem operar com qualquer tensão entre 90 a 264 VAC não é uma variação de apenas 19 VAC para mais ou para menos que vai fazer diferença para o fonte. O nobreak provavelmente, faz isso dai, sobe a tensão, fazendo uso de seu estabilizador interno, por pura lógica de funcionamento. É bem simples, quanto maior a tensão, menor a corrente necessária para se obter a mesma potência. Se a demanda da carga for de 691 W como dito por você teremos: 691W / 108VAC = 6,3 Ampere ou 691W / 127VAC = 5,4 Ampere Relativamente menor portanto. No entanto, é mais provável que isso ocorra devido a eficiência do nobreak que deve ser melhor em determinado carregamento. Mas não tenho certeza se isso alteraria só o que o UPS efetivamente consome ou se alteraria também a tensão em suas saídas. Fico devendo uma resposta mais precisa aqui! Pode ser também, uma imprecisão por parte do software de gerenciamento do nobreak.
  4. A potência em VA declarada nos no-breaks e estabilizadores, no fim, só diz respeito a potência aparente que os mesmos podem trabalhar. De modo que pouco interessa se a carga possui FP de 0,99 ou 0,70 a potência máxima em VA que o no-break pode trabalhar não muda, tão pouco a potencia útil medida e watts, uma vez que, o critério para obter a potência aparente (VA) do no-break foi um FP de 0,70. Veja o exemplo: Duas fontes de alimentação de 700W, ambas com eficiência de 80%. A fonte "A" foi instalada em um configuração que efetivamente exige seus 700W, assim sendo, a fonte vai solicitar de quem a alimenta: 700W / 0,80 = 875W Onde 700W serão entregues a configuração e 175W desperdiçados sob forma de calor. A fonte "A" no entanto, tem PFC ativo, então sua potência aparente sera de: 875W / 0,99FP = 883,8 VA A fonte "B" está na mesma situação da fonte "A" a unica diferença é que não possui PFC ativo e seu FP é de 0,65. Então sua potência aparente sera de: 875W / 0,65FP = 1346 VA Um no-break para a fonte "A" tem que possuir 875W de potência útil e 883,8 VA de potência aparente, e para a fonte "B" possuir os mesmo 875W de potência útil e 1346 VA de potência aparente. É obvio que tudo aquilo que anteceder a carga tem que suportar a sua demanda, mas, dificilmente a potência aparente com a qual o UPS consegue trabalhar não irá suprir a demanda da carga, todavia, facilmente a potência útil não suprirá a carga justamente por causa do critério usado para definir a potência desse no-break. Repito, a potência útil/aparente desse UPS não vai mudar independente do FP da carga. Mesmo que a carga tenha um FP unitário, a potência em Watts do no-break continuará a mesma. É uma limitação do projeto do no-break, onde o mesmo foi feito para trabalhar com X Watts e Y VA. Necessite a carga ou não de X Watts e Y VA.
  5. Não exatamente, adota-se o equipamento correto para a função que se quer. Se necessita e queres proteger um equipamento contra surtos de rede usa um bom supressor de surto, se queres um backup de energia, adota-se um no-break, mas se quer atenuação de EMI e RFI adota-se um bom filtro de linha. Não há problema em ligar o no-break ou outros equipamentos no filtro de linha com supressor de surtos, desde que respeite-se a potência máxima do filtro/supressor. Se porventura eu fosse usar um UPS em algum equipamento meu, ao invés de ligar um no-break a um filtro de linha com supressor de surtos, compraria um bom no-break online de dupla conversão com onda senoidal pura como citado pelo faller, e um DPS para o quadro geral tipo esse daí da Clamper: E desse modo, proteger toda a rede AC da casa de uma vez. Evidentemente, adotaria também, os respectivos DPS para proteção de linhas de dados e sinal que adentrassem a residência. ex.: linha ADSL e cabo coaxial. Se for do seu interesse sugiro a leitura do tópico: Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?
  6. De fato Gabriel Torres, e foi justamente por saber disso que eu citei o seguinte: Lá no primário da fonte foi posto um capacitor dimensionado para uma fonte de 850W, assim, quem alimentar esse capacitor, seja a rede elétrica ou nesse caso o UPS, tem ser capaz de suportar tal demanda. Tudo aquilo que anteceder a fonte tem que ser capaz de suprir a mesma em sua totalidade, desde disjuntores, condutores, tomadas, filtro linha, supressor de surtos, UPS, o inútil do estabilizador, plug e cabo AC da fonte, tudo! Até mesmo linhas de alta tensão, chave fusível de alta tensão, transformador rebaixador de tensão, que obvio, serão os últimos a estarem subdimensionados para uma mera fonte. Lógico que o consumo real do computador vai depender da configuração e do uso que se da a esse PC. Na verdade eu não esqueci não... Eu ate citei uma potência bem baixa para o monitor de 40W como pode ser visto ai: De qualquer modo como já citado pelo próprio antonelli3570 ele usa outro UPS de 700VA para ligar o monitor. Até que o dimensionamento não esta tão ruim, embora não seja o ideal.
  7. A SMS agora faz metralhadora!! Na verdade, realmente me parece que esse UPS (no-break) está subdimensionado para a carga! Sendo um UPS de 1400VA com fator de potência de 0,7 isso significa que o mesmo pode trabalhar com até: 1400VA * 0,7 = 980 Watts A sua fonte da Seventeam de 850W se ela tiver uma eficiência de 80% a mesma ira pedir da tomada ou nesse caso do UPS: 850W / 0,80 = 1062,5 Watts Você deve ter ligado ainda um monitor que dependendo do modelo vai ter um consumo de 40W. Com os 1062,5W que já tinha do computador dá: 1062,5W + 40W = 1102,5W Agora note que seu UPS tem para oferta 950W contra 1102,5W que a carga pede dele! É, realmente me parece subdimensionado. Note que independente do consumo da configuração, a fonte terá que carregar seu capacitor de entrada que foi dimensionado para suprir a mesma, desse modo, quem alimenta a fonte tem que ser capaz de suprir a demanda. Me parece também, que a informação obtida através do software de monitoramento seja um tanto quanto duvidosa ou imprecisa. Quanto a gambiarra, embora curiosa, não foi um pouco drástica não!? Talvez seja melhor fazer o que o Gabriel Torres sugeriu... De qualquer modo, pode ser a hora de cogitar a possibilidade de adquirir um extintor de incêndio, só por precaução.
  8. Acho que não entendi mesmo, se foi esse o caso, então desculpa, é que o post me pareceu meio confuso. De qualquer modo o estabilizador e o UPS até podem oferta uma certa proteção, mas definitivamente não é essa o função de ambos. O estabilizador após revisão na norma técnica de 2008 passou a ser obrigatório que o mesmo tenha o tal supressor de surtos e o tal filtro, infelizmente, a norma foi vaga assim, ao ponto de dizer apenas que tinha que ter, sem especificar a qualidade minima do tal filtro e supressor. O estabilizador então passou a ofertar proteção, mesmo que irrisória, insatisfatória tanto quanto aquelas réguas baratas. O estabilizador de fato protege contra sub/sobretensão, agora o quanto isso é relevante para uma fonte de alimentação chaveada, bom, já é outra história. Novamente se foi eu que entendi errado peço desculpa. Abraço.
  9. Nossa, ficou ótimo a matéria conseguiu explicar bem sobre a principal função do UPS e seus diferentes modelos e modos de operação. Parabéns! Esse vídeo assim como os tópicos do Faller ajuda a quebrar mitos a tanto tempo propelidos internet a fora.
  10. Marcelo Checon, estás à fazer uma confusão ai. Não é função de estabilizador de tensão e tão pouco de UPS (no-break) e menos ainda da correção do fator de potência (PFC) proteger contra surto de rede. Isso é função do supressor de surtos (DPS). Sobre PFC. Não é por possuir PFC ativo que a fonte dispensa o estabilizador, mas sim por ser uma fonte de alimentação chaveada de alta frequência. Para mais compreensão do que é o PFC sugiro a leitura do seguinte tópico: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara Sobre estabilizador de tensão. A principal função do estabilizador e amenizar sub/sobretensão, função bem útil.... Para a sua geladeira, ela sim não se da bem com sub/sobretensão deferente de fontes de alimentação chaveadas como a Corsair CX430, por exemplo, que alem de ser uma fonte chaveada é também uma fonte de tensão universal, o que permite a mesma funcionar com qualquer tensão entre 90VAC a 264VAC sem nenhum problema. Sugiro a leitura do seguinte tópico sobre os estabilizador: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC. Sobre No-break. Função de UPS é suprir a alimentação de equipamentos na falta de energia comercial, não com o proposito de ofertar proteção que o mesmo deve ser utilizado. Novamente, sugiro a leitura dos seguintes tópicos: As doenças Elétricas e seus Remédios No-break realmente é a salvação??? Lembre também que se toda vez que ocorre-se um surto de rede a fonte desarmasse ficaria inviável utilizar o computador. Surtos de rede se dão de dois modos: Surtos de modo comum provenientes de descargas atmosféricas; Surtos de modo deferencial provenientes principalmente do desligamento de cargas indutivas ao longo da rede. Esse tipo de surto ocorre com maior frequência e para proteção do mesmo usa-se varistores ou centelhadores a gás em paralelo com fase e neutro para "desviar" a energia de excesso. Abraço. A fonte não ira queimar simplesmente porque foi feita para ser ligada diretamente na tomada, não tem nada à haver com ela ter selo 80 Plus Gold ou mesmo PFC ativo. Se for de seu interesse leia os tópicos já sugerido nesse post. Se porventura você quiser agregar uma proteção extra para seu computador pode fazer isso adotando um bom filtro de linha com supressor de surtos. Para indicação de filtro post no tópico fixo: Recomendação de filtro de linha Era só selecionar "editar" disponível abaixo do seu post.
  11. Se esse estabilizador de tensão, tiver dentro de si, em seu gabinete, todos os componentes para ofertar proteção e filtragem, então sim, ele vai ofertar proteção e filtragem! Procure ai, nesse seu estabilizador de 20 anos, pelos sabidos componentes de proteção e/ou filtragem. São eles: Varistores (pelo menos três dispostos entre F-N, F-T e N-T) Corretamente dimensionados para suas aplicações e que tenham boa capacidade de absorvição de energia de exceção, fusíveis térmico, centelhador a gás, capacitores X/Y, bobinas. Olha todos esses componentes reunidos ai, em uma proteção feita pelo usuário Faller. Ah! Só lembram que estabilizadores de tensão fabricados antes de 2008 dificilmente tinham qualquer componente de proteção. Apos essa data, e por força de nova norma técnica, os estabilizadores agora possuem alguns componentes de proteção e filtragem. E assim, eles seguem com a sua inútil função (para fontes chaveadas) de amenizar sub/sobretensão, enquanto ofertam uma proteção insatisfatória e de quebra, agredindo as fontes de alimentação.
  12. Só para constar, sua fonte não é de 500w. A Cooler Master Elite v2 500W é, segundo sua etiqueta, um fonte de 400W. Olha ai: Além de possuir duas linhas de +12v (o que não é muito desejável em uma fonte) com potência máxima combinada de 360W que somados a 40W que uma configuração moderna pede das demais linhas de tensão, temos uma fonte de 400W. Não possui PFC ativo e tem eficiência declarada de 75%. Bem runizinha essa fonte em! A Corsair CX430 Bronze é uma boa fonte e possui uma ampla faixa de tensão de trabalho.
  13. @[member=fmpfmp] Seria de mais utilidade um supressor de surtos para ofertar uma proteção extra para os eletrodoméstico, como um DPS no quadro geral de distribuição, esse daí ó: Oferecendo assim, proteção para todos os equipamentos da rede AC da casa. Já o filtro de linha em si, não creio que seria de muita utilidade para uma geladeira por exemplo.
  14. É normal nós esquecemos de mencionar algo ou não citar/falar/enfatizar sobre um determinado assunto, tendo até que escolher o que vai ou não ser incorporado ao vídeo, afim de evitar que o mesmo fique muito longo, e desse modo, tornar-se "inassistível " ao telespectador leigo o qual não costuma ter muito interesse em vídeos longos. De qualquer modo, o vídeo ficou muito bom do modo como está, novamente dou os parabéns pelo trabalho. De fato, terá que se aprofundar no assunto sobre fusível em um futuro vídeo (há realmente muitos mitos acerca do fusível, e uma serie de abobrinhas sendo ditas/ escritas em suposto sites "conceituados"). Não sei se será possível fazer isso no vídeo sobre UPS, já que o mesmo, estará carregado de informações. Muita coisa precisa ser dita/explicada a respeito de no-break, principalmente para as pessoas entenderem de vez que a principal função desse equipamento é o backup para alimentação elétrica e não a função de proteger. Conforme já muito bem explanado nos tópico do @faller. Concluindo assim, o trio dos equipamentos que o brasileiro comumente usa frente a seus eletroeletrônicos.
  15. Parabéns pelo vídeo Gabriel Torres, ficou mais pratico em comparação ao anterior (sobre o estabilizador de tensão). Gostaria de fazer apenas algumas observações: Sobre o Condutor de segurança O supressor de surtos não ira perder sua total eficiência se não possuir continuidade no condutor de segurança, apenas a proteção contra surto de modo comum (provenientes de descargas atmosféricas) é que perderia boa parte da sua eficiência. Os surto de modo diferencial (provenientes do desligamento de cargas indutivas entre outras) não necessitam do condutor de segurança para dissipar a energia de exceção. A malha de aterramento e o condutor de segurança são fundamentais para a proteção do usuário e de seu equipamento, mas não para dissipação de surtos de modo diferencial, que com certeza, ocorrem com maior frequência na rede AC. Faltou falar sobre os DPS's para uso no quadro geral de distribuição de energia, bom, fica para uma próxima oportunidade. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo, será muito útil. Agora fica faltando falar sobre UPS. Um abraço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...