Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leandro DL

Membro Pleno
  • Posts

    514
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

8
  1. Leandro DL

    Multimetro

    É exatamente esse capacímetro aí do primeiro link, o que tenho. Muito bom, compensa o valor investido.
  2. Leandro DL

    Multimetro

    Sobre as variações mais rápidas do ponteiro é notável, mas nunca foi algo que me atraiu até porque nunca (falo apenas por mim) precisei de um aparelho que fizesse essas pequenas medições de forma rápida. Quanto a capacitores, eu comprei um maravilhoso CAPACÍMETRO que já me foi útil inúmeras vezes. Apesar de não medir ESR, apenas Capacitância, ajuda muito e vai desde 1pF até 20000uF. Sobre medir corrente e logo após medir tensão, já fiz isso também e acho que todo mundo já fez alguma bobeira parecida. Eu mesmo já coloquei em escala de continuidade para medir um componente e logo em seguida fui verificar um fusível de um aparelho que havia ligado à rede tempos antes. O coitado do multímetro apitou tipo "pi...pi...pi...pi...pi" e mesmo assim ainda funciona. Essa é a vantagem de um multímetro mais caro, mas caso seja para aprendizado, um multímetro de 20 reais serve para aprender e ainda dá para trabalhar com ele. Eu mesmo já trabalhei com um, porém certas "bobeiras" ele não suporta. Conheço quem trabalhe com esses multímetros amarelinhos e a única manutenção é a bateria. Por fim, acho que o multímetro a ser escolhido, analógico ou digital, depende da PREFERÊNCIA do técnico e do trabalho e ser realizado. Não cheguei ao ponto ainda de precisar de um analógico, mas quem sabe um dia... Por enquanto, o múltímetro digital, capacímetro e osciloscópio me foram muito úteis, apesar desse último só ser necessário em poucos casos.
  3. Leandro DL

    Multimetro

    Me explique então, por favor, a diferença entre um teste Estático e um teste Dinâmico. Não estou sendo irônico, estou falando sério. Não sei a diferença entre eles.
  4. Leandro DL

    Multimetro

    Por isso não falei que são INDESTRUTÍVEIS e sim PRATICAMENTE INDESTRUTÍVEIS. Eles se estragam sim, com certeza. Mas enquanto você estraga 10 "amarelinhos" em serviços com tensões mais elevadas, nenhum multímetro mais caro é estragado. Te digo por experiência própria, pois os "amarelinhos" não duravam praticamente nada quando utilizávamos eles para medir componentes em TV assim como fazemos com o Minipa há anos. Qualquer engano cometido com o "amarelinho" era certeza de o ter estragado. Quanto a analógicos e digitais, não acho que para medir componentes um seja melhor que outro. Até hoje não tive provas disso. Acredito que vá mais do gosto de quem o utiliza, de estar mais familiarizado com um modelo ou com outro. Isso é uma opinião minha, posso estar errado, mas já utilizei os 2 e não vi diferença que justificasse que um é melhor ou pior que outro.
  5. Leandro DL

    Multimetro

    Eu só tenho um digital, nunca precisei de um analógico, apesar de já o ter usado algumas vezes. Quem tem preferência por analógico geralmente é o pessoal mais antigo, com mais costume de usá-lo. Minha preferência é exclusivamente por um bom digital, que faz tudo que um analógico faz e mais um pouco, além de ser muito mais prático. Aí é que tá a graça de um multímetro de alto valor. Ele é praticamente indestrutível. Tenho um ET-2042D da Minipa e ele realmente suporta bastante erro, inclusive colocar em escala de continuidade (diodo) e medir sobre um capacitor carregado. Já fiz isso algumas vezes em TV onde alguns capacitores permanecem carregados por um tempo e ele ainda está firme e forte. Para uso profissional, um desses de 20 reais não suporta. Conseguimos queimar 3 em uma semana usando na loja, depois de nos acostumarmos com o Minipa que suporta bastante coisa. Se o uso do colega for "amador" e principalmente para baixas tensões, pode comprar um de 20 reais sem medo. Além da Minipa, a Icel é muito boa. Dessas duas marcas existem multímetros de aproximadamente 30 reais, se não menos.
  6. Não é saída muito forte não. Digo isso pois fiz um parecido para mim, porém dei uma incrementada no circiuto. O resistor de 1K deve estar entre o negativo da saída do som e o negativo da alimentação. Foi assim que fez?
  7. Não. O transistor é novo? Poste o esquema de montagem, pode ser desenhado no paint mesmo.
  8. 1º - Se torna necessário um dissipador no LM317 e no TIP147. Caso use o mesmo dissipador para os 2 componentes, você deverá usar mica isolante (não é fita isolante, é MICA!) e isolantes nos parafusos. Você encontra tudo em uma eletrônica. 2º - Não pode usar ali um potenciômetro comum, terá de ser um potenciômetro de fio com 4W de potência. No lugar do potenciômetro, de indico chaves que selecionarão a corrente de carga através de resistores.
  9. 1º - Sim. É para usar um transformador com Center Tape ou de "3 fios". Onde tem os diodos serão os fios das extremidades e o outro que não tem diodo será o center tape ou fio central. 2º - Não precisa ser pulsante, inclusive a bateria atua como um capacitor, por isso alguns carregadores não o utilizam, para economizar no circuito. O que importa é que a tensão e a corrente sejam reguladas. 3º - 0,15 R são 0,15 Ohms e 1,2R são 1,2 Ohms assim como 0,6R são 0,6 Ohms. 6 Ohms seriam 6R e 1,2K Ohms seriam 1,2K ou 1K2.
  10. Alguns aparelhos de som, como por exemplo os Pioneer, não possuem o "terra" da saída em comum com o "terra" da alimentação, causando assim um curto. Outro erro no seu circuito é a falta de um resistor de base no transistor. Vamos lá: Coloque um resistor de 10K na base desse seu transistor. Outra coisa que você terá que fazer é criar um "terra de entrada" que será ligado ao terra de alimentação através de um resistor de 1K. Teste assim e retorne dizendo se funcionou ou não.
  11. Não. Hahahaha. É trabalho de escola ou o que? Se for para comercializar ou algo assim, um diodo zener ajuda muuuito e não custa quase nada. Passe as informações aí pra gente...
  12. Sem nenhum diodo zener e transistor? Complicado viu.... Vou ver se penso em alguma coisa, mas é bem estranho isso.
  13. E não seria isso??? Foi o que eu entendi....
  14. Tente o circuito abaixo, mas não garanto que funcione.
  15. Depende de como elas são ligadas. Se estiverem em paralelo, dá pra testar só com uma. Se estiverem em série, apenas com duas baterias.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...