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Queiros19

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  1. Ora bem, Depois de ter resolvido outras prioridades, aqui venho eu com a continuação deste esquema. Nunca usei nenhum programa de simulação de PCBs, no entanto, e como tenho os componentes a minha disposição, parti para a realização do PCB em protoboard. Então, para "afinar" isto de modo a conseguir ler tensões entre -12V a 15V, por exemplo. Quais são os passos? O que preciso de fazer para futuramente medir entre -15V a +15V ou até mesmo entre -20V a +20V? MOR, descreves-te uns passos a realizar mas sinceramente não consegui perceber, e não consegui seguir os passos, mas penso que esteja tudo a funcionar. Verifiquei o circuito e parece-me bem montado, no entanto tenho de começar com os testes e ter isto a funcionar 100%. Mais uma vez, obrigado pela ajuda Está quase concluído (: PS: Os dois potenciómetros iguais são de 10K ligados em serie para fazer o ajuste de 20K, não tinha nenhum de 20K (:
  2. Ora bem, Antes de mais, obrigado pela paciência e ajuda, está a ser muito importante. MOR, Conclui o esquema e tenho algumas duvidas: 1 - É onde eu escrevi "INPUT" que realmente é feito o input da tensão a medir? 2 - A minha tensão positiva ronda os 15.55V e a tensão negativa os 12.5V, alguma implicação com as tensões do circuito? 3 - É onde eu escrevi "ADC" que realmente é feita a saída de tensão ao ADC do microcontrolador? 4 - O quarto AMPOP é para fazer de seguidor de tensão a saída para o ADC? Não percebi qual a finalidade do 4º AMPOP. De resto, alguma coisa acrescentar? Posso começar a montar todo o circuito, para postar algumas fotos? Obrigado
  3. Isadora ferraz, MOR Obrigado pelas respostas, Sim, tal como tinha dito, os PCBs que testo, tem vários reles em cascata para fazer multiplexagem ou desmultiplexagem, no entanto, alguns pinos já tem tensões definidas, e nesses pontos eu tenho de me limitar a ler. Se no caso de uma multiplexagem tiver vários canais já definidos e regulados com -5V, +5V, -12V, +12, +15, e GND, eu nesses casos tenho de me limitar e ler e em todos os outros canais opcionais, aplico uma tensão X e tenho de confirmar, depois de seleccionar todos os transístores de modo a conseguir o canal especifico, faço e leitura e comparo com o valor padrão. Vou testar o circuito em anexo, assim que estiver pronto dou a minha opinião. Obrigado
  4. Boas, Obrigado pela resposta e pela disponibilidade... De sistemas AMPOP não tenho grande noção nem grande experiência, mas se me arranjarem um circuito eu monto e logo posto fotos e resultados... Respostas: A frequência do sinal será sempre zero, no entanto por vezes faço leitura de uma tensão positiva regulada e estabilizada e por vezes faço leitura de tensão negativa. O objectivo é eu ter um PCB da empresa que faz multiplexagem com 32 ou 64 reles e eu com a medição de tensão com uma resistência X para ter uma corrente a fluir (na ordem dos 50mA a 200mA) medir a tensão no momento para ver se tenho soldas frias (resistência elevada e baixa tensão em um circuito directo). Ou então através de multiplexagem de um IC (DG406 ou DG407) com varias tensões nas entradas, através de comandos comutar os sinais e medir as diversas tensões. Basicamente preciso de fazer um voltímetro estabilizado para ir medir a tensão que ponho lá nas saídas dos PCBs. Futuramente e se o voltímetro medir tensão diferencial, com um resistor shunt faço também medição de corrente, mas isso fica mais para a frente. Obrigado pela ajuda Aguardo respostas
  5. posso usar um IC LM358 para esse fim? Se sim, vou fazer o esquemático no eagle e já vos mostro...
  6. Obrigado pela resposta. O Arduino em causa é o Mega2560. Acho que consigo tentar com um IC desses, mas não preciso que seja tensão diferencial. A tensão a medir é sempre com referencial a GND mas por vezes é negativa e por vezes é positiva. Mas se tiver a possibilidade de ser diferencial. OK. Vou tentar por ai, mas como faço para medir desde -15 até +15 da maneira mais precisa possível sem divisor resistivo?
  7. Boas pessoal, Tenho andado com um problema no trabalho, em que estou a fazer uma pequeno pré teste com um Arduino a uns PCBs testados na empresa. O problema é precisamente na leitura de tensão, que com um divisor resistivo se torna muito instável e pouco fiável. Tenho dois divisores em simultâneo, de modo a que consiga medir desde os -15V até perto dos +20V em que no fim fico de 0V a +5V para fazer entrada no ADC do Arduino. O problema é que a medição dificilmente bate certo com a medida de um multímetro no momento da medição. Procurei um chip ADC para comunicar com o Arduino via I2C ou SPI ou qualquer coisa, mas os valores são enormes, caríssimos e muitos não fazem o que preciso. Como consigo fazer uma medição com alguma precisão e exactidão de -15V a +15V?! Alguém conhece um bom esquemático que me possa ajudar? Obrigado.
  8. Boas pessoal, Tenho um pequeno a fazer para estes dias, Vou instalar na minha carrinha uns sensores de marcha atras, mas vejo um pequeno ponto que gostava (eu que gosto de electronica ) de contornar vou deixar o buzzer baixinho, para não ser chato, mas isso interfere com a musica (que eu gosto de ouvir alta, principalmente se estiver sozinho, mas so ouço boa musica) e queria que ao entrar a marcha atras, a musica fica-se mais baixinha, o que acontece é que a carrinha é de 1998 e tenho de fazer tudo isto a mao Assim que a luz de marcha atras acender, vou alimentar o modulo dos sensores de marcha atras, e queria comutar um rele que desliga-se o fio das colunas e cala-se a musica, mas depois pensei em por uma resistencia para limitar a musica, mas isso ia sempre depender do volume inicial do radio Peço a vossa ajuda para um pequeno circuito para as colunas do carro, para quando o carro não estiver em estacionamento, para o som passar pelo rele e ir direito as colunas, e quando activar a marcha atras, comuta o rele e passa por uma resistencia, ou por um circuito que independentemente do valor da entrada me deixe uma saida fixa Isto parece-me ou pouco complexo principlamente em sinais de colunas, caso seja complexo deixo so as resistencias actuarem e simplesmente diminuir o volume.
  9. Acham que com os 100 ou 150W, não vai chegar? Eu vejo uma resistência a dissipar 5/6W e queima ao ponto de não lhe meter a mão, e pensei que se fossem 100W, ao fim de 10 minutos que fazia o que eu queria.
  10. Boas pessoal, Hoje estou com uma pequeno projecto, para aquecer os pneus do meu carrinho telecomandado, para secar os produtos que ajudam aumentar a tração Apresentações a parte, vamos lá Arranjei 16 Resistências de 3,9R e uma fonte de alimentação de PC de 420W. A fonte com 12V aguenta até 18A e com 5V consegue fornecer 34A. A minha ideia era ligar as resistências todas em paralelo, a 5V, ou seja, com uma resistência total de 0,244Ohm, que iria consumir uma corrente de 20A e uma potencia de 100W. Como as resistencias, tem um package de TO-220, vou aparafusa-las a todas numa chapa de alumínio, fechar dentro uma caixinha com uma pequena ventoinha para circular o ar e um LM35 para medir a temperatura. A caixa vai ter 14x14cm e cerca de 5cm de altura. Acham que com 100W ao fim de 10 ou 20 minutos com a ventoinha, vou conseguir ter temperaturas nos pneus por volta dos 65/70º? O normal dos pneus é 80º, mas se chegar aos 70º, já fico satisfeito. As resistências conseguem dissipar (dito pelo fabricante e com dissipador 50W, por isso não vou ter problemas com as resistências arderem) Antes de montar peço a vossa experiência, e se a minha ideia funcionar, tudo direitinho, vou por um Arduino, com um sinal PWM e controlar a temperatura por causa dos dias de muito calor. Caso não cheguem os 100W, posso arranjar associações de serie e paralelo, e ligar a 12V em vez de 5V, de modo a aumentar potencia para os 150/200W.
  11. Nao é estão simples assim... Nao sei qual o motor que o teu carro tem, mas podes optar por uma bateria de tecnologia diferente, da mesma tensão. A tua bateria é uma NIMH 12V, podes optar por uma bateria LiPo 3s 2,2mAh, não sao caras e vais ver que tens uma boa alteração de velocidade maxima e de pico de arranque, o grande problema pode ser o aquecimento do motor e se as engrenagens e partes mecanicas aguentam. Procura por NIMH vs LiPo e facilmente percebes a diferençã. Elas precisam de um carregador especial, e sao um pouco mais que um brinquedo, por serem estremamente perigosas
  12. Todos os dispositivos funcionam separadamente, o problema é quando conecto tudo, basta fazer a coneccao para o ethernet deixar de comunicar
  13. Pois, eu ainda não cheguei aí, porque não consigo testar o firmware, porque mal conecto o PCB do RFID ele desliga logo o shield ethernet, parece que entra em curto circuito, mas já testei as ligações todas e os shunts e não tem nada
  14. você esta a perguntar se eles estão completamente isolados uns dos outros ou se o problema esta no software?

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