Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lightium

Membro Júnior
  • Posts

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1
  1. Pois é galera, meu maior medo é esse. Até pensei em utilizar em um set residencial, mas daí seria conectado ao PC e se ocorrer fuga de corrente para as entradas RCA, já era meu PC também. Quando o amplificador fica maluco, +11v vazam para as entradas, tanto que chegou a queimar as trilhas da placa e bota queimar nisso, torrou duas trilhas que chegaram a fazer um buraco na placa, no formato das trilhas. O mais complicado de tudo é que ele surta, a fonte desliga e mesmo assim, os malditos +11v estão lá, nas entradas, então não deve ser problema no pré amp, talvez na fonte mesmo. Vai saber. O.o Agora ele está funcionando normalmente, mas como vou saber que isso não acontecerá novamente? Esse é o problema.
  2. mroberto98 Pois é, se eu realmente tivesse certeza que o problema está nos op amps, trocava todos logo de uma vez. ilkyest Esse é meu maior medo em utilizar esse amplificador, torrar as entradas dos meus aparelhos, até mesmo do dvd do carro, daí já era, prejuízo na certa. Você quer dizer o ci oscilador da fonte? O famigerado Tl494 neste caso? Você simplesmente trocou ele e resolveu o problema? Valeu galera, muito obrigado.
  3. Matthwus Olá amigo, obrigado pela dica, vou tentar procurar componentes alterados. mroberto98 Obrigado pela dica amigo, mas em qualquer tipo de analise mais apurada se faria necessário a utilização de instrumentos os quais infelizmente não possuo, pois não sou profissional de eletrônica, apenas pratico a atividade como hobbie. Meus testes são limitados ao que posso fazer com um multímetro e caso eu não encontre o motivo do mau funcionamento, farei o descarte do aparelho e comprarei um novo. Já estou quase optando pelo descarte, pois acredito que o defeito se encontra em algum Ci, até mesmo nos amplificadores operacionais no pré amp, por isso o diagnóstico está sendo tão difícil. Um grande abraço pessoal.
  4. Sucatas, muitas sucatas. Sério amigo, arrume um monte de sucatas e bora brincar com elas, da pra fazer muita coisa. Tenho um amigo que possui uma empresa de recicligem de produtos eletrônicos e de lá já me saiu muita matéria prima. Com as sucatas que peguei de lá já fiz umas 20 fontes, pelo menos 10 carregadores de baterias, vários amplificadores de áudio e muitos projetos, sem precisar comprar praticamente nada, a não ser solda e as ferramentas, é claro. Procure por aí, você encontra muita sucata com preço de banana, no Mercadolivre por exemplo, encontrei um lote de fontes de computador, contendo umas 200 fontes que saiu por 50 reais. Imagina quantos componentes você consegue tirar dessas fontes, fora outras coisas que você encontra baratíssimo na internet e até na sua cidade. Grande abraço e boa sorte.
  5. Possuo diversos amigos que depositam credibilidade nestes vídeos encontrados no Youtube, onde uma determinada pessoa diz ter criado um dispositivo capaz de gerar energia, ou melhor, criar energia a partir do nada e convertê-la em energia utilizável, como por exemplo, energia elétrica. Existem conversores de energia elétrica, que utilizam energia disponível em outras formas e a convertem em eletricidade. Este tipo de dispositivo obviamente existe, o que não existe é uma maquina capaz de criar energia, até porque o desenvolvimento de tal aparato é teoricamente impossível. Energia não se cria, nem se destrói, apenas se converte. Procure entender a lei da conservação da energia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_conserva%C3%A7%C3%A3o_da_energia Também existe a questão da eficiência que certamente deve ser levada em consideração, pois toda vez que uma determinada quantidade de energia é convertida, para ser utilizada em uma aplicação especifica, existem perdas. O que ocorre é que parte da energia é convertida para formatos não utilizáveis na aplicação, ou seja, energia indesejável. Um exemplo prático disso é um sistema de áudio, onde energia elétrica deve ser convertida em energia sonora. Neste processo são necessários diversos tipos de dispositivos eletrônicos e mecânicos e infelizmente, não é possível tal conversão com 100% de eficiência. Um amplificador Classe D, por exemplo, possui eficiência muito superior aos demais tipos de amplificadores, então neste caso, você consegue mais energia sonora utilizando uma determinada quantia de energia elétrica do que conseguiria com amplificadores Classe AB. Meu amigo, como dito pelo usuário “MOR”, não desista de seu sonho, apenas adapte-o para a realidade, dentro das leis da física e usando do conhecimento científico atual, assim quem sabe, você consegue inventar um novo método de gerar energia elétrica com maior eficiência e aproveitando-se de fontes com grande disponibilidade, mas tenha em mente que parar gerar energia elétrica você precisa primeiro, ter outra fonte de energia e convertê-la em eletricidade. Se não conseguir, garanto que irá adquirir conhecimento que certamente será útil em futuros projetos. Sério, grande parte do que sei atualmente, tanto em eletrônica quanto em informática, na área de software e hardware, aprendi errando e com projetos mirabolantes em mente, os quais infelizmente não deram certo, mas aprendi muito com eles. Assim é a vida. Um grande abraço e boa sorte com seu projeto. Edit... albert_emule Esse tal de gravity light é exatamente o que eu pensava em construir há alguns anos, com uma única diferença, eu pretendia usar um peso de 50kg ou mais. Dava pra acumular bastante energia.
  6. Olá Matthwus e restante dos participantes... Amanhã mando fotos dele. Consegui fazer com que as saídas 3 e 4 voltassem a funcionar normalmente, já as saídas 1 e 2 continuam com o mesmo sintoma. Todos os transistores foram testados novamente e estão funcionando normalmente, o problema está provavelmente na etapa de pré amplificação. Matthuwus, esta tensão presente na saída só ocorre quando o amplificador entra em proteção, o que não deveria ocorrer, até mesmo porque a fonte não deveria nem ao menos funcionar com o aparelho em modo de proteção. Vai lá entender O.o Quando está em proteção, a tensão que encontro em todo lugar, provém da alimentação de entrada e não da fonte do aparelho, já que a mesma não está operando em proteção. Bem, montei, testei de várias formas e pelo menos as saídas 3 e 4 parecem estar funcionando normalmente. O que já foi feito: Ressoldagem de 100% dos componentes, incluindo parte das trilhas estanhadas de alimentação e saída do amplificador. Reconstrução das trilhas referentes as entradas 3 e 4. Fets e diodos retificadores da fonte e todos os transistores de alta potência da etapa de amplificação foram retirados, testados e parecem estar funcionando normalmente. O que já consegui: Amplificador armando normalmente, fonte funcionando e saídas 3 e 4 funcionando normalmente. O que ainda falta: Ter certeza que o mesmo não vai queimar novamente e quem sabe, fazer com que as saídas 1 e 2 voltem a funcionar. Pessoal, se alguém tiver alguma dica, será de grande proveito. Muito obrigado por tudo.
  7. Olá amigo, já vou medir. Muito obrigado pela resposta. Mais algumas informações: Acabei de remover o amplificador da carcaça e adivinha? Voltou a funcionar, agora encontro apenas alguns milivolts nas saídas e entradas. E agora? Nas linhas +/- 15 encontro -11,7v e +11,99v. Estão baixas, não é? Os testes estão sendo realizados utilizando uma fonte 12v. A questão é que fora da carcaça, ele funciona normalmente, e agora? Obrigado. Edit, mais uma informação: O módulo entrou em proteção novamente, agora fora da carcaça. Medi as saídas e com ele em proteção, tem aproximadamente 11v em tudo, nos positivos e nos negativos das saídas, com relação ao negativo da fonte, eu encontro 11v em tudo. Grande abraço e novamente, muito obrigado.
  8. Olá amigo... Partilho da mesma opinião e portanto, compreendi da mesma forma que o usuário anterior "MOR", ou seja, você deseja desenvolver um projeto de Moto Contínuo, o que infelizmente é no mínimo inviável ou até mesmo, impossível. O que você deseja fazer é utilizar a energia disponível na rede elétrica para dar partida no seu sistema e continuar alimentando-o utilizando a energia gerada pelo alternador, o que neste caso, é impossível, já que a energia gerada será sempre menor do que a necessária para se alimentar o motor principal. Se este realmente for sua intenção, sinto muito, mas terá que procurar outras maneiras para economizar energia elétrica da rede, utilizando fontes de energia alternativas. Um grande abraço e boa sorte com seu projeto.
  9. Olá pessoal... O amplificador em questão é o B-buster modelo BB3600-gl. O aparelho entrou em proteção e não voltou a funcionar, depois de ter grande parte dos componentes ressoldados, duas saídas voltaram a operar normalmente, no entanto, as saídas número 1 e 2 não funcionam. O que ocorre é o seguinte, quando conecto algum aparelho na entrada 1 ou 2, o alto-falante emite um zumbido em baixa freqüência e logo aciona proteção novamente. Já as saídas 3 e 4 estavam funcionando normalmente, até que em um determinado momento, os alto-falantes emitiram um zumbido muito forte e o amplificador parou. Após desmontá-lo, constatei que as trilhas de entrada 3 e 4 haviam queimado, ou seja, as trilhas derreteram e chegaram a quase furar a placa. Improvisei duas novas trilhas para as entradas acima citadas e aparelho ligou, mas estou com medo de conectá-lo a algum dispositivo. O que pode ter ocasionado a queima das entradas? Já testei a tensão entre a carcaça e os terras das entradas e obtenho algo entre 200 ou 280 milivolts, também fiz o teste utilizando o positivo das entradas com relação a carcaça e também obtenho valor semelhante ao do teste anterior. Todos os principais componentes foram testados e estão aparentemente funcionando. Este mesmo aparelho foi enviado para um técnico, que me relatou o seguinte sintoma, o aparelho funciona normalmente até ser montado na carcaça, a partir do momento em que é montado, entra em proteção aleatoriamente e sem motivo aparente. Pode ser problema nas micas? Desde já, muito obrigado pela atenção. Edit. Acabei de ligar o amplificador e o mesmo entrou em proteção novamente. As linhas +15 e -15 agora estão em 11v +/- respectivamente. E agora? Como funcionam essas linhas? Elas saem dos trafos ou tem reguladores de tensão? Mesmo com o módulo em proteção elas teriam que ficar com 15v? Edit. Informação importante: Encontrei +11v em todas as entradas, de todos os canais e também nas saídas de baixa potência (Line out) e agora? Tem 11v em tudo, no terra e no positivo de todas as entradas. Muito obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...