Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

amd3000

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. ok, mas era nessa faixa de preço mesmo que eu queria, valeu mesmo
  2. Olá, eu gostaria de saber qual seria uma boa fonte para essa configuração: PCI EXP2.0 1GB mem. XFX ATI R HD4850 625M DDR3 MB P4 775P 1600M ASUS P5QL SE MEM DDR2 2048MB 1066MHZ MARKVISION x2 módulos Processador Core 2 Duo E7400 de preferência que custe menos de 100 reais e tenha no mínimo uns 300W
  3. eu gostaria que alguém de dissece qual seria a melhor fonte para essa configuração: VGA PCI EXP.1GB XFX ATI R HD4850 625M DDR3 ZDFC ASUS P5Q Deluxe MEM DDR2 2048MB 1066MHZ MARKVISION x2 módulos HD SATA 250GB Samsung o processado é um Core 2 Duo E7400 será que um fonte que 400W dá????
  4. Tua esteira deve ser a de 110V, a minha é de 220 e o motor é 180V DC. Ainda não tive solução, pois não tirei o capacitor da placa antiga para colocar na minha "gambiarra" que dava muito faiscamento. Uma coisa eu aprendi: não compro mais nada da Caloi. Eu tive a minha 1ª bicicleta ha uns 30 anos atrás e lembro que vivia com problemas nos rolamentos, etc. Agora, depois de 30 anos acheis que a marca tinha mudado, mas continua a mesma droga. Quando eu tiver mais tempo, vou tentar colocar o capacitor, mas acho que não vais resolver, pois andei pesquisando controladores de motor DC e sempre hávia indicações de que deve-se usar controlador que forneça ao motor uma onda constante, com cortes em sua amplitude, como se fosse um sinal digital, que vai de zero a 100% da tensão. O circuito de chuveiro que montei fornece uma onda senoidal (não tenho equipamento para verificar), mas é o que o Triac pode fornecer. Além disso, deve ter o problema de ser carga indutiva, o que piora s coisas. Se voce ou outra pessoa tiver alguma opinião, seria interessante compartilhar.
  5. Testei hoje se a esteira funcionava com um controlador de chuveiro usando triac. Usei o circuito de um chuveiro eletrônico da marca Zagonel, que tem a saída em CA; Coloquei uma ponte retificadora com 4 diodos 1n4007 e conectei ao motor da esteira. Não obtive bons resultados. O motor da esteira esquentou bem mais que o normal, ficou com um ruído meio estranho (deve ser o zumbido da freqüência de 60Hz da rede elétrica). O triac é de 40A 600V e também esquentou um pouco, mas não tem um dissipador muito grande. Os diodos também esquentaram, pois são para 1A e acho que passa até acima disso para alimentar o motor de 1,4HP. O pior mesmo foi o faiscamento muito intenso nas escovas do motor, e um pouco de cheiro de queimado. O que pode ser, já que a faixa de tensão ficou entre 100 e 200 V CA com o triac, bem próxima do que o circuito original fornece? Seria a forma de onda de saída do triac/ponte retificadora? Não coloquei capacitor junto à ponte, pois não tenho um com boa capacidade/tensão, a menos que tire o que está na placa original (250UF -400V). Não deixei muito tempo ligado, pois creio que queimaria o motor. Notei que o faiscamento das escovas é bem maior quando se sobe a velocidade, e quando estabiliza quase para. Se reduzir a velocidade, o faiscamento desaparece enquanto a rotação vai caindo, mas volta assim que estabiliza na velocidade menor. Isso tudo sem carga. Se colocar carga, o faiscamento é absurdo e com certeza danificaria as escovas e até os fios internos do motor pelo aquecimento. Se a saída da placa original e a que montei é em corrente contínua, como pode dar tanta diferença? Alqguém sabe se existe alguma solucção, como colocar um capacitor de grande capacidade junto à ponte retificadora? O motor é uma carga indutiva, com consumo relativamente grande de corrente. Adiantaria mesmo colocar um capacitor? O marcador de velocidade do painel realmente nada tem a ver com a placa controladora de velocidade, pois mediu também com o meu circuito feito com o triac. O motor também continuou apresentando o mesmo problema de "fadiga" ao colocar carga. Ele funciona com rotação bem menor quando se aplica carga, damesma forma com os dois circuitos diferentes. Isso não acontecia quando a esteira era nova. Como ele pode perder força com o tempo? As escovas eu troquei e não adiantou nada. Os contatos metálicos onde as escovas encostam parecem um pouco desgastados, mas acho que sempre foi assim desde nova.
  6. Sim, é isso mesmo, mas não sei se seria viável. Se alguém entende mais, pode deixar sua opinião/sugestão. Estou com receio sobre a segurança contra choques elétricos, mas acho que não muda muito do que já existe atualmente com a placa original. Além disso, creio que terei dificuldades para calibrar, encontrando o ponto mínimo/máximo de velocidade. Outra dúvida é quanto ao painel que mostra a velocidade/Km/Tempo. Seria ele independente da placa controladora? (sei que tem alimentação por 2 pilhas AA e um sensor magético acoplado à roda que gira a lona da esteira).
  7. Troquei as escovas há poucos dias, estão ainda novas. Sobre a ponte retificadora, eu me referia à troca pelo circuito do chuveiro, que tem saída em CA. Após isso ficaria em CC, já que o motor é CC. (seria retirada a placa original e substituída pela do chuveiro e acrescentando a ponte retificadora). Não sei se isso seria viável, mas não deve ser muito diferente do que o circuito original faz. Talvez o problema seria uma tensão de saída maior, já que o motor é 180V CC. (Medi a tensão sobre o motor e deu 80V CC na velocidade mínima e 210V CC no máximo - portanto já está além da capacidade nominal do motor). Quanto ao aquecimento do tiristor, acho que não será tanto, pois ele é para 40A 600V no chuveiro (refrigerado com a água do próprio chuveiro), e aqui deve dar muito menos com 1,4HP de motor (não tenho como medir, pois meu multímetro só vai até 500mA). Como muitos motores de escovas trabalham em CA e CC, como saber com certeza se o meu é compatível? (Join Motors 1.4Hp 180Volts Permanent Magnet DC Motor). É meio inviável comprar uma placa nova, pois custa 250,00 e o circuito do chuveiro eu tenho de um usado e funcionando. Levar na assistência da Caloi é besteira, já tentei várias vezes e eles não consertam, só colocam peças novas. Durante a garantia já tinha este problema e trocaram o motor e também a placa controladora. Durou mais 1 ano e agora está fora da garantia.
  8. Tenho uma esteira da marca Caloi (CL3206C) que constantemente desliga sozinha, a cada 10 ou 15 minutos, e a mudança de velocidade é meio lenta, mesmo com carga de 60Kg (ela é para 100Kg). Ás vezes ela não consegue subir a rotação com carga, mas sem carga vai normal. Além disso, quase nunca marca o tempo e os Kms no painel. Existe alguma ligação da placa controladora com o painel? Seria possível trocar a controladora por um dimmer usado em chuveiros? (ele entregaria corrente alternada e o motor recebe da placa corrente contínua). Sei que muitos motores de escova aceitam as duas formas, mas não creio ser este caso: está escrito Join Motors 1.4Hp 180Volts Permanent Magnet DC Motor (Ind Brasileira) A placa é Athletic conv Rev2 Placibras e tem outro nº que não sei se é de série: 44-06 E se fosse colocada uma ponte retificadora com 4 diodos e usado um capacitor de 250UF -400V (os mesmos que estão na placa atual dela)?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...