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poletto

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Reputação

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  1. @maicon camera Olá, tenho um inversor com esta mesma PCB em mãos, com uma cadeia de componentes fritos por um curto no resistor de frenagem. O colega teria a disponibilidade de fotografar / lembrar os valores dos componentes R45, c20, VZ13, VT5 e VT4? (ficam na parte central da PCB, logo acima dos opto-acionadores dos IGBT's) Grato, e desculpe por ressucitar o tópico.
  2. Vixe, esse tópico foi resgatada de uma cova profunda hein!? hehe. Nunca segui com o projeto, então nem posso falar muito. Hoje, olhando em retrospecto, eu optaria por admitir um tempo mais longo para a carga das baterias, simplificando todo o projeto, já que permitiria usar componentes mais "mundanos".
  3. Bom dia galera, o retificador de solda de um amigo pifou, e como era bem velho, a especificação está apagada nos diodos originais, a única informação que consegui inferir é o encapsulamento, padrão DO-9 , ou DO-205AB. Pois bem, os diodos que eu consigo a preços acessíveis (entre 60 e 110 reais cada), são o SKR 240 (semikron), D300U (American semi), e A2A-260 (Aegis). Para meu deleite, os datasheets usam parâmetros diferentes nas medições, o que me deixou com a pulga atrás da orelha na hora de comparar. A impressão que tive é que o SKR240 é o mais robusto, seguido pelo D300U, e o Aegis por ultimo. (Em capacidade de corrente). Peço aos mais familiares com este tipo de implementação que me corrijam. No fim das contas Um D300 me custa 63 dilmas, e o SKR240 entre 130 e 160 dilmas. Daí vem a pergunta que não quer calar: Visto que os diodos são enormes, estão acoplados termicamente (Posso abrir roscas no mesmo dissipador, para acomodar um diodo extra). e a tensão Vf desses caras é relativamente alta (da ordem de 1,4v), é válido utilizar dois em paralelo (total de 4), e esperar um desempenho 30% melhor que só um par? O outro detalhe é que a carga nessa ponte é teoricamente infinita, dado o curto que é a operação de soldagem. Como um par de diodos em equilibrio térmico divide uma carga infinita? Terceira questão meio off-topic: Alguma sugestão de um circuito de proteção para a ponte? penso eu que um resistor entre +/- e um par para terra cairia bem. Talvez um capacitor de poliéster para evitar flutuações muito ridículas devido a ruídos? Datasheets dos diodos em anexo. SKR240.pdf d300u-r-as-9817.pdf A1A260XX.pdf
  4. Não sei qual a especificação do disco original, mas esses piezos tem uma especificação diferente para cada forma física. é o formato da cerâmica, e a disposição dos eletrodos que vai definir como ele vai se deformar, e baseado na deformação máxima da cerâmica, podemos definir a amplitude da senóide(Volts), e a corrente (Ampéres). Não é como ligar uma lâmpada, que se tiver corrente de sobra na fonte não faz a menor diferença. se você superdimensionar o gerador de senóide, vai raxar a pastilha. Se subdimensionar, vai ter uma potência de saída baixa, portanto baixa eficiência na aplicação(Desentupir). Por isso que ter a especificação da pastilha é tão importante.. ela não tem nenhum código impresso/carimbado?
  5. Huummm... nesse caso recomendaria aproveitar o timer, a cuba e a casca, e reprojetar só o gerador de senóide. já que você é versado em importação, fica mais fácil trazer os discos dos states, só procurar no ebay por "barium titanate".. depois vou pegar o que eu tenho aqui de sucata, e ver se consigo fazer um caminho das pedras, mas a topologia final vai depender e muito dos seus conhecimentos de desenho e montagem em eletrônica, e disponibilidade de material. Lembrando que primeiro você tem que escolher um modelo de piezo, e depois dimensionar o excitador para aquele disco específico. não sei se é fácil achar um datasheet pra esse tipo de componente.... seria bom conferir os parâmetros com um vendedor.
  6. Compre uma no mercadolivre por r$50, frete grátis. O disco de titanato de bário é fácil de achar no ebay, mas fica absurdamente caro trazer um só pra cá. Os modelos de 50 conto já vem com uma cuba de Inox por estampagem profunda, e um timer digital. a cuba sosinha te custaria mais de 50 reais, e o timer digital é absolutamente simples, mas tem uma implementação tão ajeitada no modelo chinês que até aproveitei um de sucata para outros projetos. Quanto ao circuito de controle, é bastante simples, e muito bem implementado no produto chinês, gera uma senóide flutuante (não-grounded) de 1500v, usa um trafo de ferrite customizado (40khz, se não me engano), trabalhoso de fazer só um, carissimo pra mandar enrolar... Em suma, segue link. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439810269-aparelho-ultrassom-p-desentupimento-e-limpeza-de-cartuchos-_JM << esse ta caro, cheguei a ver por 47 reais uma vez. tenho um aberto aqui, qualquer dúvida posso postar fotos, mas dificilmente você conseguiria implementar algo parecido por um preço competitivo.
  7. Alguém?? Preciso mesmo de ajuda nisso, não entendi nada do funcionamento do conversor buck, então to perdido com esse circuito....
  8. Boa tarde a todos, vou montar um carregador de baterias que vi no site da toroid do brasil http://www.toroid.com.br/downloads.html , mas preciso dele para carregar uma bateria de 24v*160ah, o que significa que ele tem que aguentar uma carga de 16A e com folga.. pois bem, no circuito que é descrito no projeto, é especificado um indutor de 1,37mH por 16A, e depois na lista de material, ele aparece como 820uH por 12A... procurei estudar a aplicação desse indutor e tentar refazer os cálculos, mas não entendi muita coisa... venho então pedir benção para os mestres aqui... segue o link do pdf do projeto:http://www.toroid.com.br/carregador_baterias_01.pdf gostaria de dar uma "" turbinada"" no projeto, pois este foi especificado para carregar baterias de 40ah até no máximo 160, e no meu caso, a menor bateria que esse cara vai carregar seria 12v 150ah, com um uso típico em 24v e baterias de 160.... então acredito que aquele MBR1545 iria fritar, e o IRF4905 esquentar um bocado mais que o recomendável... posto isso, ainta tem um problemão que são aquelas resistências de saída, que acredito serem para a medição de corrente do pic, mas que vão desperdiçar uma energia do cão e esquentar... teria alguma outra maneira de medir a corrente que passa pelo circuito para poder dispensar essas garotas??? obrigado desde já! >> desculpem o bulk no título do tópico... se o mestre petronzio puder corrigir já diminui metade da minha vergonha por ter escrito uma barbaridade dessas...
  9. É **** ficar baixando aqui em casa, net muito lenta... tem q ficar esperando carregar as coisa aqui.... e baixar na escola é fria também, porque tem um link de 2mb pra quase 800 pc's, divididos entre administração e laboratórios..... , e eu queria saber se nenhuma companhia disponibiliza um kit de desenvolvimento......
  10. To caçando aqui.... mais ta ****... Alguém posta ai como a texas disponibiliza esse material!?!?!?!
  11. aí galera, estava interessado em material de documentação, ( cd's com pdf's e circuitos-base), microcontroladores, nada de componentes de graça q eu acho isso errado, eu quero material instrutivo ao qual eu não teria acesso aqui no brasil, lá no início, alguém disse que a texas enviava cd's com datasheets, e vi uma referencia a uma distribuidora, a ""MEMEC"", encontrei uma com nome parecido:""MEMC"", mais não consigo encontrar a sessão "insight", alguém poderia me ajudar??
  12. poletto

    Globo De Plasma?

    bom, esse deve ser o topico mais ressucitado do forum, por isso não vou ser o primeiro nem o ultimo... montei aqui o circuito do feiradeciencias com o fly e o mcr 106-8, mais as faiscas não são maiores que as do acendedor de fogão, eu queria mesmo são aquelas que tem no youtube, que da uns 7cm e parece que ta pegando fogo... eu quero daquelas que ionizam o ar com força mesmo, que da pra fazer aqueles"chifres" que a faísca vai subindo... tipo as do cientista maluco do frankstein.. pow gente... ajuda ae né.. montei o circuito com 20 espiras no primário com fio encapado #22, e a faisca foi de uns 0.5 cm, agora soquei o primário de um trafo 110-18v lá no fly e a faisca quase sumiu... qq pode ser isso?
  13. oi gente , to querendo montar um desses a um tempããããããão, mais queria um que funfasse em todas as freqüências de onda, e que tivesse um alcance de uns 100m, pois vou usá-lo em família no sítio, em praias e pesqueiros, intao tenqter um alcance beeeeeeeeeem avantajado, e o consumo não é problema, uma bateria de carro velha e um 7805 ou um zenner da vida resolvem meu problema. e tambem queria pedir que especificassem o que é esse tão falado 555, ele é NE555, LM555, só 555 ou que outro nome maluco???

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