Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MVPS

Membro Pleno
  • Posts

    45
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Fiz um esqueminha rapidamente no Paint pra demonstrar como estava, como está e como quero que fique o Airflow. (abaixo as temperaturas do computador recém ligado em IDLE) Porém de ambas as formas o CPU ta passando dos 80 graus em jogos mais exigentes. Não sei se vai adiantar alguma coisa, mas o objetivo é comprar 2 cantoneiras em L para parafusar a fan de 120mm que tirei de cima para ela jogar ar frio pra cima do processador, sendo colocado no local onde ficaria o driver de CD/DVD . Uma deficiência do meu gabinete é que a entrada de ar frontal é muito deficitária, e apesar de vir com 2 fans de 140mm pré-instalados a entrada é realmente pequena, e ainda passa por 2 filtros, fora que m deles fica praticamente dedicado aos discos rígidos que fica em uma gaveta fixada na base ( a de cima eu tirei pra melhorar a passagem de ar). OBS: coloquei em cima do ultimo esquema POSITIVE / NEUTRAL porque não sei se está entrando ar suficiente para equilibrar o airflow, pois creio eu estar fazendo um vácuo já que as fans da frente muito provavelmente não estão sendo efetivas. adicionado 19 minutos depois A efeito de demonstração, o gabinete é esse, e essas são as pequenas entradas frontais (listras pretas dos dois lados) Mais fotos e infos do gabinete: https://pt.sharkoon.com/product/BW9000-W
  2. Desculpem a demora para dar o retorno. Antes de ontem chegou o cooler novo, acabei comprando o Coolermaster i71C, mas só tive tempo de testar em jogos mais pesados hoje. Em conjunto, comprei uma fan Aerocool Shark de 140mm que foi instalada em cima do gabinete soprando o ar pra fora, junto com o fan de 120mm da coolermaster que já tinha. (ou seja, agora 2 coolers jogando ar quente pra fora na parte de cima) O Stock tava chegando a 53ºC em IDLE e 82 no Quake Champions facilmente, não me arrisquei a jogar jogos mais pesados com ele para ter um parâmetro. O i71C conseguiu baixar para 47 em IDLE, e fica em torno de 72 em Full load no Quake Champions, porém o problema vem quando vou rodar um jogo pesado como o Crysis 3, que tava dando thermal throttling. Ele parou de dar thermal throttiling, mas a temperatura rapidamente chegou aos 84ºC. Conferi se o cooler estava bem fixado e os parafusos bem apertados, e estão sim! Lembro que quando tinha o outro cooler torre (que já vendi), não passava aos 67ºC, mas dava o thermal no VRM, porém, lembro que demorou alguns dias para as temperaturas estabilizarem nele, coisa de umas 2 ou 3 semanas. A pergunta agora é, ainda existe realmente esse tempo de cura pra pasta térmica (que no caso já veio no i71C) ? pois to achando 84ºC ainda muito alto!
  3. Será que essa minha projeção ta certa? Fiz no "olhometro" sem base de medida alguma, apenas peguei a foto da base e tentei alinhar e esticar pros furos e tentei deixar a fan proporcional (ela é de 120mm).. Será que vai esbarrar na RAM? ps: to interessado nesse fan por causa da eficiência dele e bom preço! Mas só ser não for dar novos problemas!
  4. Será que essa minha mobo aceita um ARCHER da deepcool (http://www.deepcool.com/pt/product/cpucooler/2015-07/971_3462.shtml)? ele é "lateral" também, mas tenho medo que a base dele não de pra por por conta dos CHOKES / Capacitores.
  5. Olha, eu to vendendo uma gtx 970 por 650 + frete, caso interessar!
  6. Eu encomendei um Aerocool Shark de 140mm com 96.5 CFM pra soprar ar pra cima do cooler / vrm. Caso não adiante, vou tentar vender o Masterfan M410P e pegar um desse estilo "stock" .
  7. Pintei aqui o mosfet de vermelho e o choke de azul. o mosfet tem 5x5mm e o choke 9x10mm Não achei nenhum dissipador de 5x5mm apenas um de 9x9mm e 14x14mm Sei que o recomendado é por thermalpad entre a fonte de calor e o dissipador, mas ele sozinho tem alguma eficiência? obs: se eu tiver marcado algo errado, por favor, me corrijam!
  8. Desculpem a confusão, mas pelo que andei lendo aqui o VRM é o conjunto do Mosfet + Capacitor + Chokes. Capacitor sei que não tem como por o Heatsink, mas no meu caso preciso por no Mosfet + Chokes? ou só em um dos dois? E se possível, qual o tamanho do Mosfet e do Choke para eu procurar o heatsink do tamanho certinho! obrigado!
  9. To tentando achar os dissipadores pra VRM aqui no Recife, mas a verdade é que nem sei o real tamanho do vrm da minha mobo (todas tem um tamanho padrão) ? Achei apenas um cara que vende, mas como sendo para raspberry pi! (foto) será que serve? No Mercado Livre o frete mais barato que achei aqui pro Recife é de R$40! fica mais caro que o produto! =/
  10. Onde eu moro tem muita poeira, muita mesmo, acho que faria mal ao PC deixa-lo aberto. adicionado 2 minutos depois Voltei ao Stock hoje e fiz o teste de 5min no Intel XTU. Não deu Thermal Throttiling, mas a temperatura ficou altíssima 81ºC!!! Vou testar em games pra ver o que acontece. Mas de cara estou no dilema: deixar assim mesmo com o CPU superaquecendo ou voltar pro Cooler MA410P e voltar a thermal throttling em games muito pesados! Outra forma é tentar comprar esses dissipadores pra VRM, mas será que eles caberão com o cooler MA410P, visto que fica bem apertado? adicionado 7 minutos depois A quantidade de pasta térmica que apliquei foi o suficiente? adicionado 12 minutos depois Para vocês terem uma ideia de como ficava com o MA410P: adicionado 14 minutos depois OBS: limpei com um pincel essa poeirinha quando fui trocar pro cooler stock. adicionado 41 minutos depois Fiz agora teste ingame no Assasins Creed Origins. Joguei por 30 minutos e não deu Downclock As temperaturas do CPU, entretanto, chegaram a 81 graus em algumas partes, e quase sempre ficaram na casa dos 78, 79.. o que já considero perigoso! Ou seja, voltou aquele primeiro problema relatado quando criei o tópico, superaquecimento! Como efeito de comparação, em relação ao MA410P subiu 20 graus em full load, pois antes não passava dos 60 no AC Origins. Já em IDLE, no MA410P ficava entre 38~42 graus e no Stock ta entre 55~60 graus (o que já é bastante pro PC no windows apenas)
  11. É minha gente.. Testei aqui no AC Origins e ele deu downclock depois de uns 10 minutos de jogatina, cai de 60fps pra 20, depois que esfria, ele volta ao clock normal o FPS sobre novamente.. Seria o caso de eu investir em um segundo cooler maior superior jogando ar pra dentro, ou também não resolveria?
  12. Desculpem a demora a responder, tinha pausado para jantar! Inverti a fan de cima, que agora joga o ar pra dentro em vez de pra fora do gabinete. No primeiro teste que fiz no Intel XTU de 5min após inverter não deu throttling ou downclock! Peço ao moderador que deixe o tópico aberto no final de semana pois vou realizar mais testes para poder afirmar se o problema foi sanado! Mas, desde já agradeço a ajuda de todos! adicionado 0 minutos depois Sim, é exatamente essa! adicionado 2 minutos depois Resultado do XTU depois de inverter a fan
  13. Vou fazer isso e já venho postar os resultados! adicionado 1 minuto depois Boa ideia.. irei inverter ela também! adicionado 16 minutos depois Testei aqui com tampa aberta e ventilador ligado do lado. Mesmos 5 min no Intel XTU e não deu Thermal Throttling, logo, não deu downclock. adicionado 19 minutos depois Entretanto, chegou a 67 graus e se não me falhe a memória estava dando o thermal throttling com 68, então, ficou bem no limite! Não sei qual seria a melhor solução de refrigeração nesse caso, aqui no Recife está muito calor esses dias, também não ajuda muito!
  14. O antigo cooler era o cooler box da Intel.. ele soltava o ar pro lado e esse agora solta pra trás. segue uma foto do meu PC aberto: Ele tem 2 coolers de 130mm na frente, 1 de 120mm atrás e 1 de 120mm em cima fora o cooler do CPU.
  15. @Narak13 Eu só comecei a monitorar direitinho depois que troquei o cooler.. antes eu achava ser problema de aquecimento apenas, ele estava dando frame drops no Quake Champions com a 970! Depois que troquei a pasta resolveu.. mas não fiquei analisando mais! Só que ela ainda estava chagando muito facilmente acima de 75 graus e isso estava me incomodando, dai decidi trocar de placa de vídeo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...