Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

melosamir

Membro Pleno
  • Posts

    505
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

14
  1. Tb já havia feito isso porém sem sucesso. Pensei que talvez atualizando a bios surtisse algum efeito, mas tb não mudou muita coisa. Apenas diminuiu bastante a incidência dos artefatos no BF4, e no jogo Mad Max praticamente eliminou-os. E os travamentos constantes que tinha relacionado a erros do DirectX tb não tenho mais. O jogo flui mt mais estável e sem intercorrências. Vou ficar com a placa por mais um tempo e depois vou migrar pra nVidia, talvez uma 770 ou 780. Como o colega do post do início da página relatou, é complicado você gastar rios de dinheiro em uma vga pra ter dor de cabeça depois. E o pior, sabendo que é por um erro de engenharia da placa, talvez até mesmo uma falha no controle de qualidade da Sapphire. Li em alguns fóruns que o motivo do problema seriam os clocks elevados de fábrica que estariam além dos limites do chip gráfico, causando superaquecimento nas memórias e essas corrupções na tela.
  2. Atualizada a bios pelo ATI Win Flash porém os artefatos continuam... Andei monitorando os jogos com o Afterburner e pude perceber que quando a vga consome mais do q 2GB DE VRAM é que começam os artefatos...
  3. No caso quando você atualizou a bios da placa percebeu alguma melhora de desempenho, estabilidade? Para proceder com a atualização pelo próprio ATI WinFlash então é só abrir o programa como adm, carregar a imagem da bios salva dentro da pasta do programa e clicar no botão salvar? A alteração da bios de UEFI pra Legacy pode ser feita mesmo com o pc ligado? Só ir lá e apertar o botão, voltando pro modo Legacy?
  4. Então, eu já havia feito a atualização antes justamente com o botão não pressionado, ou seja, em modo Legacy. Só que havia dado um erro de escrita no programa ATI Flash tools; começou a fazer o processo e depois deu esse erro. Fiz os procedimentos conforme esse site, passo a passo http://www.overclock.net/t/1353325/tutorial-atiwinflash-how-to-flash-the-bios-of-your-ati-cards... Baixei o gpu z e descobri o modelo correto da minha vga, a versão da BIOS e o ID da placa, que bate justamente com o encontrado nesse link https://www.techpowerup.com/vgabios/150347/sapphire-r9280x-3072-131125.html ( BIOS VERSION 015.041.000.000.000000, GPU DEVICE ID 113-C3865001-T04 e memória Hynix).... O modelo da minha placa é esse aqui, versão 11221-08 http://www.sapphiretech.com/productdetial.asp?pid=A70D30F5-C1A1-4D75-91B0-29C4DA612103〈=eng... Uma coisa que achei um pouco estranho é que na descrição da placa, na seção de Features, não menciona como a vga sendo dual bios... Será que o modo Legacy é que significa que a BIOS está bloqueada e o modo UEFI que ela está desbloqueada para atualização? Será que posso tentar atualizar em modo UEFI pra ver?
  5. Pessoal, estou querendo flashear a bios da minha 280x pra ver se consigo sanar esses problemas de artefatos. A dúvida é: a versão da minha placa é aquela que tem um botão físico pra alternar entre as bios UEFI e Legacy. Para eu fazer a atualização, o botão tem que estar pressionado ou não? Em algum desses modos a BIOS fica travada, mas não sei qual.
  6. Aqui na minha 280x o problema é especificamente com o jogo BF4. Eu entro no servidor, o jogo roda normalmente por uns 5 a 10 minutos e de repente congela a imagem e o áudio para, e aí quando alterno pro Desktop aparece a janela com a mensagem de erro do DirectX e no Gerenciador de Tarefas observo que o jogo tava consumindo 2.5 GB de RAM. Monitoro a temperatura da vga e não passa dos 75 graus.
  7. Não é querendo aterrorizar não mas a minha começou a dar problema um ano após de uso rs Parece até q tinha sido programada pra dar problema após o período de garantia e não ter mais pra onde correr...hehe Só sei que minha próxima vga srá nVidia com ctza...
  8. Pessoal, vocês acham que vale a pena tentar fazer atualização de bios da R9 280x? Digo isso porque já fiz de tudo aqui mas n consigo resolver o problema de crashes constantes e principalmente erro de DirectX no BF4. Eu entro no servidor, e aproximadamente uns 15 minutos depois é certeza do jogo travar e aparecer a mensagem do DirectX informando que houve um erro causado ou pelo driver ou pela aplicação. Já reparei o jogo, o DirectX, o você RunTime, formatei o pc, instalei outras versões do Windows e nada.
  9. Pessoal, minha R9 280x Toxic em idle fica em média a 38 graus e em jogos chega a bater os 70 graus. Tá normal essas temps? Não fiz over não, os clocks estão em stock.
  10. Um amigo fez as mesmas medições do sinal power good com um multímetro diferente e obteve os mesmos resultados: 4,64v. Também refiz as leituras, plugando o terra em um molex, e os resultados foram os mesmos. Além disso há também os vazamentos já citados nas saídas 3,3v e 12v.
  11. Percebi que o computador estava apresentando congelamentos na tela de post e no setup da bios. Nas raras vezes em que passava do post, durante a inicialização do sistema o pc dava bsod e reiniciava. Testei a mesma fonte no pc de um amigo e apresentou exatamente os mesmos problemas. Aproveitei e medi as tensões de saída do conector 24 pinos da fonte e com a fonte em stand by verifiquei vazamento de tensão nos fios 3,3v e principalmente nos fios 12v, chegando à medição de 1,04 v. Outra coisa que tb percebi foi que no fio power good estava medindo uma tensão abaixo de 5v, no caso 4,64v. Diante dessas circunstâncias, será que ainda há conserto efetivo para esse tipo de problema? Ou é melhor eu já ir pensando em comprar outra fonte? A fonte do meu pc é uma Corsair HX 850W...
  12. Uso o Windows 8.1. Não sei o que acontece mas já instalei e reinstalei o Windows 8.1 diversas vezes e sempre me deparo com esse problema. O pc funciona aparentemente bem mas de repente, geralmente ao reiniciar, não sai mais som das caixas de som. O ícone na Barra de Tarefas apresenta-se normalmente, assim como o driver de áudio no Gerenciador de Dispositivos. Porém, ao executar um teste de som no Painel de Controle de áudio aparece a mensagem de erro: falha ao executar tom de teste. Além do problema do áudio, no ícone Sistema do Painel de Controle os itens Processador e Memória não são mais mostrados, há apenas a mensagem: "Não disponível". Eu já passei anti vírus mas nada é detectado. Não faço a menor ideia do que possa estar acontecendo. Um detalhe: Quando instalo o Windows 7 o computador funciona normalmente, sem nenhum desses problemas. Só acontece com o Windows 8.1.
  13. Pois é, fiz o que você disse mas continuaram os artefatos, mesmo em modo de segurança. Instalei um HD de outro pc q tinha o windows 7, o pc até q conseguiu entrar na área de trabalho, mas tb estava com artefatos. Instalei o driver da placa de vídeo, reiniciei e voltou a travar após o carregamento do sistema. Talvez tenha realmente danificado os chips de memória da vga.
  14. HD 7870 com artefatos na bios e não inicia Windows Pessoal, problema aqui começou quando estava usando normalmente o Windows e, do nada, travou tudo e a tela do monitor ficou escura. Daí reiniciei o pc, chegou a inicializar o pc, passou da tela de post, chegou até a tela de carregamento do Windows, mas quando terminou de carregar não exibiu mais nenhuma imagem e o pc travou ali. Ao entrar no setup da bios notei vários artefatos na tela (nada grotesco, mas dá pra perceber). Ultimamente a placa já estava esquentando muito, chegando a passar dos 80 graus facilmente, mesmo como o cooler da placa a 100%. Retirei a vga do pc, fiz uma limpeza completa, troquei a pasta térmica, limpei toda a carenagem do cooler, passei borracha nos contatos. Mas nada disso adiantou. Testei a vga no pc de um amigo e deu exatamente o mesmo problema. Notei tb q ao retirar o cooler, um setor dos três heat pipes estavam bem chamuscados.
  15. Pois é, já vi relatos que placas da Sapphire volta e meia são problemáticas, principalmente pro problemas na BIOS. Aqui a minha Asus passava facilmente dos 80ºC e com fan a 100%. E olha q meu gabinete é bem ventilado, tenho 10 fans no total.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...