Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clemente Silva

Membro VIP
  • Posts

    1.990
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

12

1 Seguidor

Sobre Clemente Silva

  1. Pode ser que eu esteja enganado, mas eu acredito que não exista essa possibilidade. Para um componente de hardware vir a causar danos a outro componente, o que pode ocorrer é uma fonte de alimentação de má qualidade ou defeituosa eventualmente causar problemas num HD, só para citar um exemplo.
  2. Ainda não, pois o valor ainda está baixo, e a coluna "Value" está bem longe do valor da coluna "Threshold". Mas note também o valor da coluna "Value" no atributo "Reallocated Sector Count": veja que já foram substituídos 14 setores defeituosos. Isso pode ser indício de mau uso do HD (tem vários tópicos sobre recomendações de bom uso do HD), ou então algum problema pode estar por vir aí... Portanto, é bom você checar periodicamente esse HD (pelo menos uma vez por mês), para ver se esses valores vão aumentar, e o quanto vão aumentar.
  3. Bom, eu também já tive esse problema há algum tempo atrás, conforme relatei neste tópico. Meu drive CDRW nunca mais funcionou direito depois disso. Para mim, não tem outra explicação lógica à não ser a que está no artigo do CDH. A melhor maneira de prevenir isso é examinar periodicamente os CDs com uma lupa, em busca de sinais que evidenciem rachaduras ou qualquer outro tipo de dano. Manusear corretamente o CD é algo que ajuda a mantê-lo intacto por um bom tempo: => não force a parte central ao retirá-lo do estojo => segure sempre pelas bordas => não deixe "jogado" em qualquer canto, para não empenar => não deixe perto de nenhuma fonte de calor => etc etc etc... []'s
  4. Muito bom o artigo, parabéns! Eu que achava que sabia tudo, vi que estava cometendo alguns erros, por exemplo, colocando as arruelas de cartolina nos furos metalizados, pois eu pensava "Bom, se veio junto com a placa então tem que usar!" Outra coisa que eu não observava era a polaridade dos fios do painel frontal, por isso eu reparava que algumas vezes os leds do HD e do POWER não acendiam, daí eu trocava a posição e voltavam a funcionar... Mas o resto eu já fazia exatamente como descrito no artigo, então eu pude confirmar que estava fazendo do jeito certo, principalmente quanto a fixar a placa na chapa, fora do gabinete. []'s
  5. rtsugumi@21 de junho de 2005, 09:43 É verdade qual o preconceito com o cobol ???? Preconceito algum. O fato de não haverem links sobre suas linguagens preferidas não quer dizer que haja qualquer forma de "preconceito", mas sim que talvez exista um pequeno número de profissionais que as utilizem e, possivelmente (e por conta disto) um número bem limitado de fontes de pesquisa on-line. Se vocês usam COBOL, BASIC etc... e conhecem algum site, basta postar o link. A intenção aqui é dividirmos os links que conhecemos sobre as linguagens com as quais trabalhamos, portanto, sintam-se à vontade para postar os links que quiserem sobre QUALQUER linguagem de programação, ferramenta de desenvolvimento e afins.
  6. Depende de como o programa foi desenvolvido. Existe a possibilidade de o programador ter sido "iluminado" e tenha codificado os textos de botões, menus, janelas, etc... dentro de "resource files", ao invés de escrever os textos diretamente nos objetos. Os "resource files" são arquivos que podem conter tanto textos como também imagens, e depois de compilados ficam em uma área acessível dentro do executável, podendo ser editados com aplicativos específicos para isso, como por exemplo o Resource Hacker. Pouquíssimos programadores usam esse valioso recurso, ou porque não conhecem, ou então por falta de tempo (é extremamente trabalhoso e dispendioso, dependendo do tamanho do programa), ou porque simplesmente tem preguiça... Usando "resource files", é possível por exemplo, desenvolver a mesma aplicação para diversos idiomas, bastando que o programador referencie os IDs de cada palavra ou frase contida no "resource files" conforme o idioma escolhido. Se nesse caso o programador usou "resource files", vai ser moleza editar e traduzir tudo. Do contrário, acho que você vai ter que desistir da ideia...
  7. O SMART Explorer verifica os atributos do SMART mas não oferece relatórios com tanta riqueza de detalhes técnicos como os outros dois programas citados no tópico. Se necessitar de informações mais detalhadas do SMART para o seu HD, ao invés do SMART Explorer experimente o Everest Home Edition ou então o DiskCheckUp.
  8. O site está excelente, e sinceramente vi pouca coisa ainda por fazer, por exemplo: 1) está faltando uma página de estatísticas de acesso ou, no mínimo, um contador. 2) o visual ficaria melhor ainda se você igualasse o espaçamento entre os quadros de aviso, exemplo: veja que o espaço entre o quadro "Enquete" e "Cross Country - Mina D'Água - 20/03/2005" está MUITO MAIOR que entre o quadro "Cross Country - Mina D'Água - 20/03/2005" e o painel "Últimas atualizações". E da mesma forma, o espaçamento entre todos eles inclusive os que estão mais abaixo, também estão irregulares. 3) uma sugestão: tente colocar um logo "Trilha7" um pouco maior, de modo que não fiquem margens esquerda, direita nem superior, preenchendo todo o fundo branco. Do jeito que está, parece mais um banner do que o logo do site. O resto está ótimo. []'s
  9. Com os programas citados neste tópico você pode no máximo saber onde exatamente está o problema, pois o SMART é um programa preventivo e não corretivo. E isso se o problema for mesmo em algum componente mecânico: se acaso for placa controladora defeituosa, o SMART não vai detectar. Mas no seu caso, o ideal seria você baixar o utilitário de diagnóstico do fabricante (veja os links diretos neste tópico fixo) e executar os testes. Mas pode ser que o problema nem seja no HD, você já os testou em outra máquina além da sua? Pode ser a fonte ou algum dos cabos de alimentação, pode ser a placa-mãe ou mesmo o cabo IDE.
  10. Creio eu que isso ocorra pelo fato de alguns valores de atributos acumularem-se, enquanto outros são passíveis de avaliação pelo último valor encontrado, sendo que neste último caso pode-se afastar os valores do ponto crítico (isto é, Attribute Threshold). Por exemplo, valores de alguns atributos como Raw Read Error Rate, Start/Stop Count, Reallocated Sector Count vão se acumulando, ou seja: quanto mais problemas houverem, mais aumenta o valor considerado como "ruim", aproximando-se definitivamente do "Attribute Threshold". Desse modo, não há volta: quanto maior o valor, pior vai ficar. Já em outros atributos como Temperature, Spin Up Time, etc. são levados em conta os últimos valores obtidos, ou seja: numa hora o SMART pode acusar falha iminente do HD porque o atributo Temperature está muito acima do Attribute Threshold; no dia seguinte você resolve aquele problema de ventilação que tinha no seu gabinete, a temperatura do HD volta ao normal e o atributo Temperature, consequentemente, também se afasta do Attribute Threshold e o SMART para de disparar alertas. O problema é que durante o POST o SMART não especifica o que exatamente está disparando o alerta, ou seja: não especifica por causa de qual ou quais atributos o alerta está sendo dado. Por isso é que se tem a impressão desses alarmes falsos, às vezes. Acredito que não, já que o SMART monitora apenas o estado dos componentes mecânicos do HD, e não dos componentes externos, como o cabo IDE. Quanto à uma provável falha de hardware no HD gerada por um erro de leitura (ou mesmo escrita), essas operações por si só não provocam falhas fisicas (claro que considerando um HD em perfeitas condições, sem defeito de fabricação, etc.). Acho que no máximo dá para presumir que havendo algum dano na placa controladora (sendo que esta controla as partes mecânicas) esta venha comandar algo "fora dos padrões de resistência" do componente. Teoricamente isso poderia danificar pratos, cabeças, etc. Mas não há estudo ou pesquisa que comprove que uma placa controladora defeituosa possa causar (ou tenha causado) esse tipo de dano.
  11. O único aviso emitido "voluntariamente" pelo SMART é aquele que aparece durante o POST, ou seja, quando você liga o micro e o BIOS faz o reconhecimento dos dispositivos. Durante esse reconhecimento, os status dos atributos do SMART são checados e caso haja alguma valor de atributo fora do normal, uma mensagem é emitida, como a que você recebeu. Mas para isso, a opção "SMART for Hard Disks" (ou similar, dependendo do fabricante do BIOS) precisa estar "Enabled" no setup. Se você recebeu o aviso do SMART é porque a opção já está habilitada. Para obter maiores detalhes sobre o que exatamente está falhando, só mesmo com programas específicos para isso, como por exemplo os programas já citados neste tópico. Qualquer dúvida, estamos aí. []'s Ah, esqueci uma coisa: o SMART não depende do BIOS da motherboard, ele é um programa residente no próprio HD. Porém, em BIOS que não possuem a opção de habilitar o SMART, a checagem não será feita no POST, mas os status dos atributos podem ser checados "manualmente" com os programas específicos.
  12. Pois é cara, se aquele sujeito do outro fórum ao menos tivesse colocado o link para os tópicos daqui, eu não ia nem ligar. Mas é muita sacanagem, o cara copia tudo e apresenta como se fosse ele que tivesse feito.
  13. DENÚNCIA: na Internet, existem dois tipos de usuários: Tipo 1: aqueles que vão atrás da informação, desenvolvem o trabalho e disponibilizam de boa vontade para que outros possam ser beneficiados Tipo 2: aqueles preguiçosos, espertinhos, aproveitadores e oportunistas, que por falta de capacidade simplesmente copiam e colam o trabalho dos usuários "Tipo 1" como se fosse seu, intencionando justamente isso, sem ao menos citar a fonte da informação nem dar os devidos créditos. Este tópico já está sendo copiado por usuários "Tipo 2": Tópico no Fórum da Comunidade TecnoCiência Lamentável... Ainda, no mesmo site, encontrei mais dois posts do mesmo usuário, com texto copiado de outros tópicos fixos aqui da área de Armazenamento: Este aqui, sobre buffer do HD, copiado descaradamente do tópico do Neobius Este outro aqui, copiado sem o menor constrangimento deste tópico do gu4r4n4rox E deve haver muitos outros mais... Duvido muito que o sujeito que copiou vá editar o tópico e dar os devidos créditos, por isso fica aqui meu protesto. Fico extremamente revoltado quando encontro esse tipo de coisa, já vi por aí muito artigo copiado de outros sites e sempre denuncio quando possível. Felizmente, no nosso Fórum do Clube do Hardware é muito difícil acontecer algo assim, já que o bom nível dos usuários e a boa atuação da moderação não deixa passar coisas desse tipo. Só quero ressaltar que minha queixa não é dirigida ao Fórum da Comunidade TecnoCiência, até porque eles não podem ser responsabilizados pelo que seus usuários postam. Editado em 17/12/2004: Até o momento, não foram inclusos nos referidos tópicos copiados a citação das fontes da informação. Editado em 21/12/2004: Até o momento, tudo na mesma. Editado em 28/12/2004: Felizmente, o moderador do Fórum pronunciou-se positivamente com relação ao problema: Fico no aguardo das providências.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...