Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{TUTORIAL}: Utilizando a Bateria do Notebook corretamente!


Daigonet Corporation

Posts recomendados

Topico explicativo e com tutorial de uso recomendado da bateria do notebook.

Bateria Lithium Ion

Cuidados:

As células podem vazar ou explodir se aquecidas a temperaturas superiores a 60 graus, ou caso sejam carregadas além de seu limite energético. Outro problema é que as células oxidam rapidamente caso completamente descarregadas, o que demanda uma grande atenção.

Para tornar as baterias confiáveis, todas as baterias Li-Ion usadas comercialmente possuem algum tipo de circuito inteligente, que monitora a carga da bateria. Ele interrompe o carregamento quando a bateria atinge uma tensão limite e interrompe o fornecimento quando a bateria está quase descarregada, a fim de evitar o descarregamento completo. A obrigatoriedade do uso do chip é o principal motivo das pilhas recarregáveis ainda serem todas Ni-MH ou Ni-Cad: seria muito dispendioso incluir um chip em cada pilha (fora o fato das células Li-ion trabalharem a 3.6V).

Outra questão interessante, sobretudo nos notebooks, é que as baterias são compostas por de 3 a 9 células independentes. O circuito não tem como monitorar a tensão individual de cada célula, mas apenas do conjunto. Isso faz com que, em situações onde as células fiquem fora de balanço, ou em casos onde uma das cédulas apresenta algum defeito prematuro, o circuito passe a interromper o fornecimento de energia após pouco tempo de uso. Surgem então os numerosos casos onde uma bateria que originalmente durava 2 horas, passa a durar 15 minutos, por exemplo.

Na maioria dos notebooks, o circuito da bateria trabalha em conjunto com o BIOS da placa mãe, o que abre margem para erros diversos. É comum que, depois de várias cargas parciais, o monitor do BIOS fique fora de balanço e passe a calcular a capacidade da bateria de forma errônea. Ele passa a sempre fazer recargas parciais, o que faz a bateria durar cada vez menos, muito embora as células continuem perfeitamente saudáveis.

É por isso que muitos notebooks incluem utilitários para "calibrar" a bateria, disponíveis no setup. Eles realizam um ciclo de carga e descarga completo, atualizando as medições.

Quando for deixá-la sem uso, as baterias Li-ion se deterioram mais rapidamente quando completamente carregadas ou quando descarregadas, por isso o ideal é deixar a bateria com 40% de carga. O calor também acelera o processo, por isso, quanto mais frio o ambiente, melhor.

Segundo o batteryuniversity, uma bateria completamente carregada, guardada numa estufa, a 60° C, pode perder mais de 40% de sua capacidade depois de apenas 3 meses, enquanto uma bateria conservada a 0° C, com 40% da carga, perderia apenas 2% depois de um ano.

parttwo-34.gif

Evite descarregar a bateria completamente quando isso não é necessário. O melhor é simplesmente usar e carregar a bateria seguindo seu ciclo de uso. Outra dica é que a durabilidade da bateria é menor quando submetida a descargas rápidas, por isso gravar DVDs no notebook usando a carga das baterias não é uma boa ideia :). A cada 20 ou 30 recargas, é interessante realizar um ciclo completo de carga e descarga, a fim de "calibrar" as medições do chip e do monitor do BIOS.

A princípio, retirar a bateria de um notebook que fica ligado na tomada na maior parte do tempo seria uma boa ideia para aumentar sua (da bateria) vida útil. O problema é que a maioria dos notebooks usam a bateria como escape para picos de tensão provenientes da rede elétrica. Removendo a bateria, esta proteção é perdida, o que pode abreviar a vida útil do equipamento.

Tutorial de Recomendação de uso da Bateria de Notebook:

01 - Baterias de Li-íon (notebooks atuais) não causam efeito memória. (famoso vicio de bateria). Somente as baterias de NiMn e NiCd têm efeito memória.

02 - A vida útil de uma bateria de notebook varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga. (feita para durar de 2 a 3 anos com uso racional, claro). O uso intenso da bateria, por exemplo: executivos, vendedores externos, a vida dela não deve passar de 1 ano devido ao grande volume de ciclos carga/descarga.

03 - Para guardar por muito tempo, nunca carregue a bateria e retire do notebook. (quando voltar pra pegar e usar ela no notebook, corre o risco de ter perdido a capacidade de carga de antes)

04 - Nunca descarregue totalmente a bateria do notebook e nem guarde também desse modo. A bateria guardada vai perder o restinho de capacidade de carga e pode chegar a 0%. Se chegar, adeus - Não pega mais carga.

05 - Quando o windows avisar que a bateria deve ser carregada, deixe ele correr até 1% e só depois coloque o carregador.

06 - NÃO FAÇA CARGA/DESCARGA DA BATERIA TODO DIA!!!! A não ser que seu trabalho induza a isso. Você estará reduzindo os ciclos de carga/descaga da bateria. A vida útil cai.

07 - Se tiver oportunidade no local de usar a corrente alternada (na tomada), opte por isso.

08 - Faça DESCARGA/CARGA na Bateria em média 3 vezes por mês.

09 - Deu queda de energia de mais de 1 minuto?? Então retire o cabo de força do notebook e use NA BATERIA até esgotar.

10 - Ficar retirando e colocando a bateria do notebook pode causar degastes no cotato bateria/note. E com isso, ela poderá também ficar folgada futuramente na carcaça do notebook.

* Pode-se também seguir uma sistemática de uso assim:

1 - gaste primeiro a bateria até chegar 1%;

2 - carregue a bateria completamente;

3 - use a bateria do notebook até chegar uns 40% sobrando de carga;

4 - retire a bateria do notebook e guarde na pasta com esta carga;

5 - vá usando o laptop apenas no carregador durante a semana;

6 - após uma semana, coloque a bateria e use o restante da carga;

7 - depois que gastar o restante até 1%, carregue completamente.

8 - novamente use até a bateria atingir 40% e guarde na pasta. E volte a usar na tomada.

9 - vai repetindo o processo de semana em semana.

Ao final de 1 ano, sua bateria deverá ter completado apenas uns 36 ciclos de carga/descarga. Somando aí os trabalhos EXTERNOS com o note, você estará consumindo no mais ou menos uns 200 ciclos de carga/descarga em 1 ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do Tuto.

Parabéns!

Só uma coisa que não me agradou. O fato de ter que fazer manutenção nela semanalmente, mesmo ela estando guardada.

Acredito que isso não seja tãooo necessário assim. é? porque se funcionar dessa maneira, o contato da bateria/note vai se desgastar da mesma maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um palm. Essas dicas tb valem p/ baterias de celulares e de PDA???

Ué, mas palm sem bateria? Celular sem bateria tambem não dá.

Mas quanto o meio de cuidados é igual. Não existe o efeito memoria, mas é melhor não recarregar quando ainda tem mais de 10% de carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do Tuto.

Parabéns!

Só uma coisa que não me agradou. O fato de ter que fazer manutenção nela semanalmente, mesmo ela estando guardada.

Acredito que isso não seja tãooo necessário assim. é? porque se funcionar dessa maneira, o contato da bateria/note vai se desgastar da mesma maneira.

Bom, pra ser sincero na minha opinião pode ser feito quinzenalmente. Eu não sei quanta carga sobra após deixar uma ou duas semanas encostadas. Mas é importante tambem ver o manual do fabricante e dobrar o prazo que vem escrito. Se vier escrito. Isso tudo varia de fabricante.

Ex: Se o fabricante fala pra fazer 4 por mês, aí voce faz em média a metade. Ou seja 2 por mês.

Mas não precisa seguir a risca uma semana. Mas em media 3 vezes por mês está bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só vou discordar no PONTO 08.... o ciclo de carga/descarga da bateria não dever ser feito semanalmente mas sim de acordo com a recomendação dos fabricantes, os quais variam: a maioria fala mensalmente, mas o manual da Positivo fala em descarregar 3 vezes a cada mês.

Eu acho essa recomendação da Positivo exagerada e isso forçaria ainda mais a bateria, por isso eu não tenho feito da forma como o manual deles explica.... eu tenho feito um ciclo a cada 30/45 dias e a minha bateria tem 1% de desgaste, após 4 meses de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala icefly, demoro pra tu aparecer aqui. hehehehe, pois os seus posts estava tudo espalhado pra lá pra cá, e por isso fiz esse tutorial.

Que bom que tu concordou, pelo menos não falei nenhuma abobrinha. ehehehe

Mas como eu disse acima, varia muito de fabricante, entre outras. Mas o ideal na teoria é 3 vezes por mes. Mas isso varia muito tambem do clima de onde se vive. Mas em media é isso. A cada semana pode ser muito, mas é que nesse caso foi citado num site sobre baterias. E a minha opinião é 3 por mês. Mas quando eu pegar o meu notebook, eu vou ver quanto descarrega deixando desligado. Assim poderei dar uma media melhor. Mas por enquanto acho que é isso. Vamos ver na pratica.

Bom, alterei o numero 08. Pra media 3 por mes. Mas um por mes acho pouco. Pelo menos duas. Mas vou ver depois na pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala Mr. Daigo!

Na minha modesta opinião eu acho que ciclar a bateria (carregar/descarregar totalmente) deve ser evitado ao máximo, senão vejamos: o ciclo de uma bateria é medido seguinte forma: cada vez que zerar totalmente a carga da bateria (descarregar até chegar no 0%) um ciclo da bateria já foi gasto e sua capacidade de armazenar energia será diminuida com o tempo (mais cedo ou mais tarde, não adianta!).

Agora imagine fazer isso três/quatro vezes por mês: a diminuição da capacidade da bateria vai ser acelerada!!

Muito melhor fazer apenas uma vez por mês, mas por via das dúvidas faço isso em prazos maiores, de até 45 dias. Teoricamente fazendo a ciclagem 3 vezes por mês, em um ano já teriam sido gastos 36 ciclos da bateria.... fazendo 1 vez por mês seria apenas 12 ciclos.

Prá evitar o descarregamento total da bateria regulem o gerenciador de energia do Windows/Linux para quando esta atingir 10%-15% de carga, emitir um alerta ou pôr o notebook em modo de espera/hibernar/desligar. Como fazer isso? Chequem este mini-tuto com alguns screenshots www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=211229 :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POis é. Mas fica a duvida pratica de:

3 vezes ao mes. = ?????%

1 vez ao mes. = ??????%

Ou seja, a questão aqui não é exatamente a quantidade de ciclos, e sim no desgaste de deixar a bateria muito tempo parada.

A questão é o tempo maximo que uma bateria pode ficar sem ser usada, e sem sofrer desgastes. Pois se isso não for problema, bastava carregar ela a cada trimestre.

O xis da questão é medir exatamente o maximo do tempo sem uso.

O ciclo aqui não importa.

1 vez o ano = ??% < ??% 3 por mês (36). Isso é certeza absoluta! Mas é que eu dramatizei. Ou seja, nesse exemplo só foi queimada um ciclo, mas com ceteza o desgaste seria muito maior.

O certo é encontrar o numero pro tempo e não pro ciclo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por que nao deixar o notebook na tomada mesmo quando a bateria esta totalmente carregada ao invés de tirar a bateria??? como voce mesmo disse e escutei de especialistas tambem que não é bom tirar a bateria e deixsar so na tomada porque a bateria tem um papel mesmo quando estar na energia alternada (tomada). eu nao tiro a bateria nao...

agora sera que eu posso tipo... to no trabalho.. ligado na tomada... ai vou pra uma reuniao... fico na bateria... ai volto pro meu lugar e ligo de novo na tomada sem ter descarregado totalmente.. minha bateria é de ion... isso é muito ruim???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
POis é. Mas fica a duvida pratica de:

3 vezes ao mes. = ?????%

1 vez ao mes. = ??????%

Ou seja, a questão aqui não é exatamente a quantidade de ciclos, e sim no desgaste de deixar a bateria muito tempo parada.

A questão é o tempo maximo que uma bateria pode ficar sem ser usada, e sem sofrer desgastes. Pois se isso não for problema, bastava carregar ela a cada trimestre.

O certo é encontrar o numero pro tempo e não pro ciclo.

A bateria se desgasta mais ao zerâ-la (ou chegar perto do 0%) com frequencia, por isso o recomendado é evitar isso ao máximo, mas também não é prá deixar de praticar... por isso os fabricantes aconselham fazer com uma certa frequencia (tenho visto no mínimo a cada 30 dias).

O mais correto é deixar o nível de carga "flutuando" entre 100% até 15-10%, ou seja, carregar a bateria até 100% e depois começar a usá-la até chegar nos 10-15%.... esse será o "exercício" da bateria, pra não deixá-la parada. E assim a bateria não vai ficar parada, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daigonet,

Esse seu tópico é muito interessante, realmente! Sem contar o seu tutorial, que é excelente! Tanto que é o primeiro nos links do meu blog sobre o C5H6 da CCE....

Bom, mas o caso é que, por causa desse seu tópico, me aprofundei um pouco mais no assunto e acabei descobrindo coisas que, sinceramente, preferia não ter descoberto... como, por exemplo, que a bateria do meu CCE NCV-C5H6 pode ser "refugo" de mercados, digamos, mais exigentes. Você tem informações nesse sentido?

Mais detalhes sobre essas minhas pesquisas podem ser encontrados no post "Bateria de 5ª?", lá no meu blog: http://c5h6.blogspot.com

Uma vez mais, :aplausos:parabéns:aplausos: pelo tópico!

Tony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daigonet,

Esse seu tópico é muito interessante, realmente! Sem contar o seu tutorial, que é excelente! Tanto que é o primeiro nos links do meu blog sobre o C5H6 da CCE....

Bom, mas o caso é que, por causa desse seu tópico, me aprofundei um pouco mais no assunto e acabei descobrindo coisas que, sinceramente, preferia não ter descoberto... como, por exemplo, que a bateria do meu CCE NCV-C5H6 pode ser "refugo" de mercados, digamos, mais exigentes. Você tem informações nesse sentido?

Mais detalhes sobre essas minhas pesquisas podem ser encontrados no post "Bateria de 5ª?", lá no meu blog: http://c5h6.blogspot.com

Uma vez mais, :aplausos:parabéns:aplausos: pelo tópico!

Tony

Eu tambem li algum lugar sobre baterias que são uma versão digamos refurbished. Não me lembro onde li.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por que nao deixar o notebook na tomada mesmo quando a bateria esta totalmente carregada ao invés de tirar a bateria??? como voce mesmo disse e escutei de especialistas tambem que não é bom tirar a bateria e deixsar so na tomada porque a bateria tem um papel mesmo quando estar na energia alternada (tomada). eu nao tiro a bateria nao...

agora sera que eu posso tipo... to no trabalho.. ligado na tomada... ai vou pra uma reuniao... fico na bateria... ai volto pro meu lugar e ligo de novo na tomada sem ter descarregado totalmente.. minha bateria é de ion... isso é muito ruim???

Mas os picos de tensão, não sei o quão é importante, a quantidade e o nivel de danos por ele. O problema em cima da bateria seria ficar carregando toda hora. E tambem o calor do notebook poderia desgastar a bateria.

Carregar a partir de uma bateria que não esteja descarregada não causa efeito memoria, mas pelo que li, pode afetar no desgaste dela, e não em si no nivel de recarga. Mas nada ainda bem especifico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o texto acima, novamente ressaltando que não existe efeito memoria como dito (pois tem como calibrar), mas tem o desgaste da bateria se manter conectada no notebook com cabo na tomada. Pois além do aquecimento não necessario, tem ainda o problema de descalibrar (calculo) e assim receber menos carga, e afetar na sua autonomia. Isso afetará diretamente também o ciclo de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma dica complementando o texto acima.

É recomendavel a utilização de Protetor de rede eletrica. Embora o preço desse protetor não seja tão barato comparado ao filtro de linha, mas é muito funcional por próprias experiencias. Considero ser melhor que estabilizador, e filtro de linha.

Tem varios modelos e marcas, mas sempre tem uns melhores com preços mais salgados também.

R$7,00 reais. (compwork)

01019.jpg

R$11,00 reais. (compwork)

01020.jpg

R$10,00 reais. (atera)

filtro3tre.GIF

R$29,00 reais. (americanas)

648069_1g.gif

Esse ultimo é bom demais. Mas o preço é salgado. Mas todos funcionam muito bem.

Editado: Só pra lembrar, evite usar protetores que tem cabos. Prefira os que vai na tomada direto. Esses mostrados aqui vai direto na tomada e é mais ideal assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu uso esses protetores da Clone com três saídas aqui em casa, com meus aparelhos de dvd/tv/som e nunca tive problemas; se queimar algo vai ser só o fusível que custa R$ 0.50.

No meu notebook eu utilizo um da Clone que custa menos de R$ 5 e ainda transforma o cabo de fontes tripolar em bipolar (de tomadas comuns, sem aterramento).

01027.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou contar como eu fiz uma vez um teste:

Peguei o meu desktop, e coloquei no estabilizador. Após isso liguei o estabilizador na tomada. Mas quando eu balançava o cabo do estabilizador, começava a fazer um monte de estalos no estabilizador, até chegar um momento de auto-desligar. Bom, aí eu coloquei o protetor de eletricidade, resolveu tudo, por mais que eu balança-se, ou mesmo puxando o cabo não acontecia nada de estalos e muito menos de desligar.

A minha TV então, eu coloco esse protetor na tomada, depois ligo o filtro de linha, e depois um estabilizador. kkkkkkkk, só faltou mesmo o nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É, como relatei no tópico sobre o latitude 131L, acho que o conjunto bateria/adaptador AC do NB, foi para o Limbo, com o NB apenas com 10 dias de uso, 1 ciclo de recarga..

A proósito não achei tal utilitario de calibração, e para quem não esta acompanhando o outro tópico, acontece o seguinte:

Coloco a bateria, plugo a fonte, aparece o simbolo de carregando, alguns segundos depois a FONTE se desliga, repeti a operação por diversas vezes em tomadas diferentes, em voltagens diferentes e sempre a mesma coisa, ah sem a bateria o NB funciona, mas mesmo sem ela notei que as vezes a fonte desliga... e some tudo.. Que coisa chata isso...

Peço desculpas pela repetição do assunto, mas como o tópico é sobre o uso de baterias, resolvi postar, confesso estar um pouco fustrado, mas tomarem que resolvam rápido, pois confio na DELL...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Na verdade tem uma semana que tô com ele e só agora achei seu tutorial e fiquei preocupado. Aí deixei ela descarregar até 1% e carregei apenas até ela ficar totalmente carregada e parar de carregar. No manual fala que quando ela estiver toda carregada automaticamente ela para de carregar, então não entendi o porque das 12 horas. Me ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...