Fórum do Clube do Hardware  

Voltar   Fórum do Clube do Hardware > Hardware > Placas de Vídeo > Placas de Vídeo

Placas de Vídeo Aqui você pode discutir problemas, dicas e dúvidas sobre placas de vídeo.

Resposta

Opções do Tópico Pesquisar no Tópico Modos de Exibição
Antiga 26/07/2006, 22:56 H   #1
Tyellbee
Membro

Membro desde Ago/2005
Porto Alegre, RS

Padrão

Bom, seguido tem pessoas pedindo ajuda para saber como olhar a temperatura da sua placa de vídeo usando um programa como ATItool ou ATI Tray Tools... Aproveitando algum tempo e sobra resolvi então fazer este guia para mostrar como ver a temperatura nas placas que tem o sensor, claro, nestes dois programas...

Os programas podem ser baixados nos seguinte links:
ATITool
ATI Tray Tools

Bom, caso a sua placa tenha o sensor de temperatura estes programas irão detectá-lo, portanto caso utilizando um destes programs não conseguir habilitar é poque sua placa não tem o sensor... Tem x800gto, que é uma série que em geral vem com o senso, mas tem Powercolor por exemplo que não tem...

Bom, instalado o programa, ambos quando abertos adicionan um ícone lá no canto inferior direito da tela, onde fica o relógio... O primeiro ícone da esquerda pra direita é do ATI Tray Tools e o segundo é o do ATITool:

ATITool

Clique duas vezes sobre o ícone do programa que ele abrirá uma janela... Nesta janela, clique em "Settings":

Clique então no menu no topo desta tela e escolha "Temperature Monitoring":

Nesta próxima tela então deixe marcado "Measure card temperature", e na parte "Tray Icon" deixe marcado "Show only GPU temperature" se preferir mostrar só a temperatura da placa de vídeo ou "Alternate both temperatures" se prefere que ele mostra a temperatura da placa de vídeo e a temperatura do ambiente da placa de vídeo alternadamentes...

Clique então em "Back" que no lugar do ícone do Atitool agora deve estar mostrando a temperatura da placa:

ATI Tray Tools

Clique com o botão direito sobre o ícone do programa e vá em "Hardware / System Tray Hardware Monitoring":

Abrirá uma nova janela, nela deixe marcado "Enable Hardware Monitoring" e deixe habilitado "Show in system tray" em "GPU Temperature" e caso queira mostrar também a temperatura do ambiente da placa deixe também habilitado a mesma opção "Show in system tray" em "Environment Temperature":

Clique então em "Ok" e deve estar mostrando a temperatura ao lado do ícone do Ati Tray Tools:

Estatísticas no Folding @ Home:

Peças para rolo (Link)
Tyellbee está offline  
Responder com Quote

Nova  Links Patrocinados

Este anúncio só é mostrado a usuários não cadastrados. Cadastre-se hoje mesmo para não ver mais essa propaganda.
Antiga 27/07/2006, 20:44 H   #2
Tyellbee
Membro

Membro desde Ago/2005
Porto Alegre, RS

Padrão

Seguindo sugestão então vou dar os passos para usor OSD (On Screen Display), que é poder ver as informações enquanto se joga, da para, usando o Ati Tray Tools, ver o FPS, temperaturas, velocidade do fan, etc...

Aqui da para ver um exemplo num screen mostrando todas as informações rodando um jogo:

Nele da para ver as seguintes informações:
Frequência do núcleo - "GPU:398Mhz"
Frequência da memória - "MEM:986Mhz"
Temperatura da placa de vídeo - "GPUt:53C"
Temperatura do ambiente da placa de vídeo - "ENVt:42C"
Velocidade do cooler da placa de vídeo - "Fan:100%"
Tipo de API - "Direct3D"
Memória de vídeo livre - "FVM:208Mb"
Memória de textura livre - 'FTM:425Mb"
Memória do sistema usada - "SMU:79Mb"

Bom, então vamos a como habilitar este recurso no ATI Tray Tools:
Clique sobre o ícone do programa com o botão direito do mouse e vá em "Tools & Options / OnScreen Display":

Abrirá uma nova janela. O ATI Tray Tools por padrão mostra o FPS apenas, já vindo marcado a opção "Enable OnScreen Display" que habilita o OSD e a opção em "OSD Screen Corner", que você pode escolher em que canto prefere que mostre as opções, vem por padrão no canto direito superior (Top Right)... Bom, para habilitar outras opções tem que clicar em "FlashOSD":

Nesta janela então poderemos escolher o que queremos mostrar... São duas linhas de informações, a primeira (1 Line) e a segunda (2 Line)... É aí que devemos escolher o que desejamos que seja mostrado:

Na primeira linha, temos:
Frequência do núcleo - "GPU Speed"
Frequência da memória - "Memory Speed"
Temperatura da placa de vídeo - "GPU Temperature"
Temperatura do ambiente da placa de vídeo - "ENV Temperature"
Velocidade do cooler da placa de vídeo - "FAN Duty"

Na segunda linha:
Memória de vídeo livre - Free Video Memory
Memória de textura livre - Free Texture Memory
Tipo de API - Show 3D API Ttype
Memória do sistema usada - System Memory Used by process

Após selecionado o que se deseja é só clicar em "Ok", e rodar um jogo e deverá estar mostrando as informações desejadas...

Peças para rolo (Link)
Tyellbee está offline  
Responder com Quote

Antiga 27/07/2006, 21:17 H   #3
bmxer
Membro

Membro desde Mai/2004

Padrão

Muito bom!! Eu estava procurando isso, mas so conseguia monitoras a temperatura da minha x1600pro na barra de tarefas do windows. não conseguia ver a memoria livre e temperatura nos jogos.
Valeu !!!!

Antiga 29/07/2006, 13:31 H   #4
Sombra_XXI
Membro

Membro desde Jul/2003
Macapá-AP

Padrão

Deletei três mensagens existentes entre as três primeiras do Tyellbee, para fazer com que as mensagens dele ficassem em sequência. Também estou fixando este tópico, por entender ser de interesse geral dos proprietários de placas da ATi.

Num primeiro momento fiquei em dúvida sobre destacar ou não, porque meu tutorial do RivaTuner, que está na sub-seção Geral, também serve para placas Radeon, só que nem todos usam o Riva, alguns preferem usar o ATi Tray Tools, por isso achei por bem destacar.

Pesquise antes de postar.
Sombra_XXI está offline  
Responder com Quote

Antiga 29/07/2006, 23:29 H   #5
Diogoxt
Membro

Membro desde Jun/2006
Salavdor/Bahia

Padrão

ótimo tutorial valeu cara!!!!!
placa video onboard sis
1536mb ram (1gb+512mb)pc 400 ddr
gabinete gamer x blade
fonte casemod leadership 550w
combo lg 4521b
Diogoxt está offline  
Responder com Quote

Antiga 28/08/2006, 20:04 H   #6
lobomaniaco
Membro

Membro desde Jun/2004
Vila Velha - ES

Padrão

cara... n consegui ver a temperatura n...
no atitray n tem como habilitar o GPU temperature...
O interessante é que todas as x800GTO da powercolor sauma ssim... ams as da sapphire tem como!!
Na bios tem como mudar isso???
Pergunto porque nas 6600 e 6600GT tem q mexer na bios!!
lobomaniaco está offline  
Responder com Quote

Antiga 30/08/2006, 05:21 H   #7
jlinhares
Membro

Membro desde Ago/2006
RJ

Padrão

Citação:
Muito bom!! Eu estava procurando isso, mas so conseguia monitoras a temperatura da minha x1600pro na barra de tarefas do windows. não conseguia ver a memoria livre e temperatura nos jogos.
Valeu !!!!
[/b]

bmxer ou Usuarios X1600 Pro

Qual a temperatura stock da sua x1600 pro você trocou o cooler de fabrica ?

A minha ta chegando a 63 graus stock - to achando que ta fervendo muito ?

não to usando o Atitool nem o tray tools

você ta usando qual pgm ver a temperatura ? everest ? Teria outro bom ?

Abs

jlinhares está offline  
Responder com Quote

Antiga 02/09/2006, 00:11 H   #8
Sheen
Membro

Membro desde Mar/2004
Niterói, RJ

Padrão

Acho q minha X1600Pro veio sem sensor <_<

Antiga 17/09/2006, 12:35 H   #9
surtinho
Membro

Membro desde Dez/2004
Niterói - RJ

Padrão

Fala aí Galera.. Surgiu uma duvida..

Eu tenho uma Radeon 9600 XT 256Mb e 128 Bits

Sempre acompanho a temperatura dela lá nas propriedades de Video: ATI OVERDRIVE

Lá fala a temperatura da Placa de Video.. A minha em Média Fica de 42º a 49º

porém ontem jogando notei que ela chegou a 63º

Tudo bem que moro em uma cidade quente e tal.. mas fiquei preucupado.. Abri o pc na hora e apenas na ponta da placa estava super quente ela.. Algumas vezes peguei o Cooler original da placa fazendo ruido muito alto aí abro o pc dou uns petelecos de leve nele e normalizava.. Agora ele ne mtem feito isso porém ontem fiquei preucupado.. SERÁ QUE ESTA NA HORA DE TROCAR ELE ??

ACHEI ESSE PRA VENDER:

Evercool Twinkling VGA Cooler VGA cooler, equipamento para resfriar o chipset com presilhas de fácil instalação. Totalmente em cobre, 4 leds internos, velocidade de rotação 4500 RPM, dimensões 50x50x10 mm, fluxo de ar 10.25CFM... R$ 35,00
surtinho está offline  
Responder com Quote

Antiga 21/09/2006, 13:03 H   #10
Tyellbee
Membro

Membro desde Ago/2005
Porto Alegre, RS

Padrão

Citação:
Fala aí Galera.. Surgiu uma duvida..

Eu tenho uma Radeon 9600 XT 256Mb e 128 Bits

Sempre acompanho a temperatura dela lá nas propriedades de Video: ATI OVERDRIVE

Lá fala a temperatura da Placa de Video.. A minha em Média Fica de 42º a 49º

porém ontem jogando notei que ela chegou a 63º

Tudo bem que moro em uma cidade quente e tal.. mas fiquei preucupado.. Abri o pc na hora e apenas na ponta da placa estava super quente ela.. Algumas vezes peguei o Cooler original da placa fazendo ruido muito alto aí abro o pc dou uns petelecos de leve nele e normalizava.. Agora ele ne mtem feito isso porém ontem fiquei preucupado.. SERÁ QUE ESTA NA HORA DE TROCAR ELE ??

ACHEI ESSE PRA VENDER:

Evercool Twinkling VGA Cooler VGA cooler, equipamento para resfriar o chipset com presilhas de fácil instalação. Totalmente em cobre, 4 leds internos, velocidade de rotação 4500 RPM, dimensões 50x50x10 mm, fluxo de ar 10.25CFM... R$ 35,00
[/b]
Uma placa de vídeo aguenta muito mais que um processador... 63 graus não é uma temperatura muito alta não, é até normal, se começar a passar demais de 70 e chegar perto de 80 daí já começo me preocupar pois apesar de ter placa de vídeo que funciona a até 85-90 graus uma temperatura destas pode diminuir a vida útil da placa...

Peças para rolo (Link)
Tyellbee está offline  
Responder com Quote

Antiga 22/09/2006, 01:37 H   #11
surtinho
Membro

Membro desde Dez/2004
Niterói - RJ

Padrão

Pessoal voltei para dizer que meu problema eu consegui resolver

Hoje resolvi arir o pc para dar uma limpeza.. Retirei a placa de video Abri o cooler dela e tinha crosta de poeira.. Limpei a placa todinha e aproveitei limpei o resto do Pc..

Resultado.. A placa de video agora não passa de 52º JOGANDO

Joguei Pro Evolution Soccer hoje por 7 horas seguidas e não passou de 53º

Antes eu jogava por 2 partidas e já estava em 60º

Po Super Feliz

Abraço
surtinho está offline  
Responder com Quote

Antiga 03/10/2006, 19:57 H   #12
Tyellbee
Membro

Membro desde Ago/2005
Porto Alegre, RS

Padrão

Citação:
Pessoal voltei para dizer que meu problema eu consegui resolver
Hoje resolvi arir o pc para dar uma limpeza.. Retirei a placa de video Abri o cooler dela e tinha crosta de poeira.. Limpei a placa todinha e aproveitei limpei o resto do Pc..

Resultado.. A placa de video agora não passa de 52º JOGANDO

Joguei Pro Evolution Soccer hoje por 7 horas seguidas e não passou de 53º

Antes eu jogava por 2 partidas e já estava em 60º

Po Super Feliz
Abraço
[/b]
É, poeira acumulada pode ser um problema mesmo... Bom sempre de tempos em tempos dar uma "faxinada" dentor do case...hehe

Peças para rolo (Link)
Tyellbee está offline  
Responder com Quote

Antiga 14/10/2006, 13:31 H   #13
octan
Membro

Membro desde Abr/2006
Guarulhos - SP

Padrão

Eaew Tyellbee

bom... eu fiz o flash mod na minha x800gt...

só q é o seguinte... eu não consigu saber a temperatura q ela tá...no atitool não mostra a temperatura nem o fan...

tipo... será q ela não tem sensor de temperatura???

tipo... estou preocupado pois depois do flash mod não sei a temperatura q ela está, será q devo comprar um cooler e por em baixo da placa???

se bem q meu gabinete é uma geladeira, tem 4 coolers e as laterias são de acrílico e tela... fica bem refrigerado...

bom... eu lembro q eu tinha uma x1600xt e ela marcava a temperatura e a velocidade do fan... mas essa minha x800gt nem quer mostrar nem a pal...

mas beleza...

falou um abraço aí
octan está offline  
Responder com Quote

Antiga 20/10/2006, 17:40 H   #14
DiogoNet
Membro

Membro desde Out/2006
Mato Grosso

Padrão

Aqui no meu pc
eu instalei esse AtiTool ele não mostra a opcao pra ver a temperatura
não mostra nada

instalei o outro Ati Tray Tools
fui na opcao "System Tray Hardware Monitoring"
não dava pra clica nela ¬¬ Acho q não funciona esses programa aqui não
T_T

o que deve ser ?
Tenho um Ati X1300Pro
Ati Radeon X1300 Pro 256/128
2x HD 80Gb Samsung
Mon.17" CRT Samsung
DiogoNet está offline  
Responder com Quote

Antiga 26/10/2006, 01:36 H   #15
Tyellbee
Membro

Membro desde Ago/2005
Porto Alegre, RS

Padrão

Citação:
Eaew Tyellbee

bom... eu fiz o flash mod na minha x800gt...

só q é o seguinte... eu não consigu saber a temperatura q ela tá...no atitool não mostra a temperatura nem o fan...

tipo... será q ela não tem sensor de temperatura???

tipo... estou preocupado pois depois do flash mod não sei a temperatura q ela está, será q devo comprar um cooler e por em baixo da placa???

se bem q meu gabinete é uma geladeira, tem 4 coolers e as laterias são de acrílico e tela... fica bem refrigerado...

bom... eu lembro q eu tinha uma x1600xt e ela marcava a temperatura e a velocidade do fan... mas essa minha x800gt nem quer mostrar nem a pal...

mas beleza...

falou um abraço aí
[/b]
Sua x800 é da powercolor? Tem algumas x800 desta marca que não vem com o sensor... Se o sensor está lá o atitool ou o ati tray tools irao detecta-lo.... Se você não consegue habilitar para ver a temperatura nestes programas infelizmente a sua placa não tem....

Citação:
Aqui no meu pc
eu instalei esse AtiTool ele não mostra a opcao pra ver a temperatura
não mostra nada

instalei o outro Ati Tray Tools
fui na opcao "System Tray Hardware Monitoring"
não dava pra clica nela ¬¬ Acho q não funciona esses programa aqui não
T_T

o que deve ser ?
Tenho um Ati X1300Pro
[/b]
Pode ser que a placa não tenha o sensor... Tentou com o ultimo atitool beta? Que marca é a placa?

Peças para rolo (Link)
Tyellbee está offline  
Responder com Quote

Nova Classificados
Placa De Vídeo Geforce Gtx560 Twin Frozr Ii 1gb Gddr5 Nvidia

R$ 699,98 em até 12x!
Placa De Vídeo Nvidia Geforce Gt 430 2gb Ddr3 - Dvi/Hdmi/Vga

R$ 204,90 em até 12x!
Placa De Vídeo Nvidia Geforce 9500gt 1gb Pci-E - Hdmi + Dvi

R$ 169,99 em até 12x!
Placa De Vídeo Nvidia Geforce Gtx560 1gb Gddr5 256 Bits Gtx

R$ 689,89 em até 12x!
Placa De Vide Nvidia Geforce 9800gt 1gb

R$ 269,90 em até 12x!

Resposta

Compartilhe Este Tópico

Bookmarks

Opções do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada
Modos de Exibição

Ir para...

Horário de Brasília. Agora são 03:30 H.

vBulletin Modifications by Mod-Mall.com
© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os Direitos Reservados.