Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial Inkscape:Alternativa ao Corel Draw!


Visitante

Posts recomendados

INKSCAPE:

(www.inkscape.org)

__Um dos motivos que me levaram a escrever este post, foi a minha descoberta de uma ferrameta livre para desenho vetorial, ( que não é grátis, software livre pode ser redistríbuido, grátis, NÃO! ), que pode substituir o Corel Draw, que eu usava anteriormente mais devido ao alto custo tive que migrar, principalmente quando usado em conjunto com o Gimp, que acaba poupando o usuário da custos extras e da Pirataria . Esta ferramente chama-se Inkscape e já conta com um grande time de desenvolvedores, e está sendo atualizada contantemente, aliás esse é um dos benéficios dp Soft Livre, ele tem a função de ser útil e não de enricar homens de negócio, tão somente.

__O inkscape é mais simples que o COrel DRaw, se aproxima muito do Freehand.O fato é que é possível fazer as mesmas coisas com ele, só que de uma maneira mais indireta, você não vai encontrar um ferramenta que faça o sombreamento interativo, ao invés disso, vai ter que criar a própria sombra. É como cosntruir as cores a partir das primárias.COnsidero-o bastante intuitivo, muito leve também, acho que se voCê não tem dinheiro pro Corel, que tem o custo de outro PC, e não quer usar pirata. Tem que optar por ele. Se dinheiro não faz falta ( isso me parece utópico ) fique com o Corel mesmo!

Exemplos de trabalhos realizados com o Inkscape:

inkscape-0.40-CVS-andy_fitzsimon.png

Disponível para

_Windows

_linux

_MacOS X

Características:

_Compatível com SVG, (padrão W3C)

_Transparências, sombras, degradés, curvas, Desenhos caligráficos . . .

_Importa em SVG, AI (adobe Illustrator), EPS, ANI, BMP, CUR, GIF, JPG, PNG, PNM, PCX, RAS, TGA, TIFF, WBMP. XBM, XPM, PostScript, ICO, TXT, Windows Metafile(WMF).

_Exporta em SVG, PNG, AI (Adobe Illustrator) entre outros.

_Vários modelos de documentos (templates)

_Suporte a XML

_Função Trace Bitmap

_Função texto em Curva

_Antialising (suavização de formas e fontes de tela)

etc. . .

Download:

Para Windows:

http://www.inkscape.org/win32-snap/

Para Linux e outros:

http://www.inkscape.org/download.php

Tutorial Básico

http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/softw...?code=143&tid=6

Além disso o programa já dispõe de excelente literatura inclusa.

Agora basta vontade e ação para quebrar a estática.Só depende de voc e de sua criatividade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço ao MOderador por ter considerado esse simples e despretensioso tópico como importante.Vou postar algumas dicas para se obter efeitos mágicos com este software livre em breve.Lembrando que a licença dele, permite sua utilização em quantas estações de trabalho você desejar. sem a necessidade de pagamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por feliperalph@01 jan 2005, 14:46

Você conhece alguma alternativa ao photoshop?

__Gimp: http://www.gimp.org

__Eu diria que com estudo e boa vontade você consegue os mesmos resultados do Photoshop. O Gimp é imbatível em colorização digital (História em Quadrinhos, desenhos,e etc.)E o PShop é o melhor para Fotografia.O que não significa que você não possa fazer acabamento fotográfico com o Gimp, nem pintura digital com o Photo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Postado Originalmente por Mr.Blaze@04 de junho de 2005, 19:18

Ele importa os arquivos já prontos do corel?

A única coisa que ainda me faz usar o windows é o corel draw... tenho diversos arquivos de clientes como cartões de visitas, ordens de serviço. etc...

começar tudo do zero iria ser uma tristeza....

__Você pode converter os Arquivos do Corel para SVG, ou outros formatos compatíveis, como o AI (adobe illustreator), que é o formato que ele usa por padão. . .Infelizmente a Corel não libera as especificações do CDR, então mata a concorrência que tem intenção de desenvolver aplicativos compatíveis. . .Mas o padrão para gráficos é o SVG, com suporte a XML. A COrel, muito esperta, jogou o padrão no Lixo e impôs o seu. . .Entretanto você poderá usar o Inkscape, que na atual versão trabalha com vetorialização de Bitmaps. . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

No meu computador não tem nenhum programa comercial e o legal desse formato (svg) é que dá pra fazer imagens ENORMES com ele, e carrega num instante no browser(sem animação raramente passa dos 30k, mas não ancontrei nenhum programa que anime eles, quem é fera em XML deve saber como fazer), o Opera browser, tem suporte nativo a esse formato, pra quem usa outros navegadores a Adobe tem um plugin muito bom pra isso.

Agora minha dúvida:

Depois que a gente usa o "lock" em object properties não dá pra reverter? como se faz? mesmo com o uso de layers não dá pra evitar de se selecionar um item que esteja em outro layer, por isso eu uso o "lock", o problema é que quando preciso mexer nele de volta não consigo e tenho de reiniciar o trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Esse programa na verdade não é muito parecido com o Corel Draw, apesar de que você consegue os mesmos resultados.

A diferença do inkscape é que ele edita objetos de um modo direcionado ao SVG, que particularmente eu acho muito bom, pois é fácil de automatizar a criação de desenhos com este padrão, além de ser um formato aberto e universal. E o programa também é muito mais leve que o Corel (a lerdeza do Corel me irrita :) ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara eu tenho usado muito para vetorização de imagem e cada dia aprendo e gosto mais do programa. Com relação ao lock, não sei se você trabalha do mesmo jeito que eu, mas eu uso o cadeado que vem ao lado das camadas. Pra desbloquer eu só clico no cadeado e ele abre a layer para edição. Espero ter ajudado! Essa imagens já foram feitas com ele: http://mantos.deviantart.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Questor@03 de fevereiro de 2006, 09:46

Com relação ao lock, não sei se você trabalha do mesmo jeito que eu, mas eu uso o cadeado que vem ao lado das camadas. Pra desbloquer eu só clico no cadeado e ele abre a layer para edição. Espero ter ajudado! Essa imagens já foram feitas com ele: http://mantos.deviantart.com/

eu costumo travar através do "object properties" (clicar com o botão direito e selecionar isso depois marcar a caixinha lock) aí a opção do cadeado do layer não funciona. (será que pode ser considerado bug?)

Seu modo é melhor

Um Abraço

Rogério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Estou começando a usar o Inkscape agora e minha principal questão é substituir o Corel Draw. Alguém saberia me informar se é possível ter um arquivo do Inkscape com várias páginas???

Tentei importar alguns documentos que eu tinha no Corel mas parece que o Inkscape não suporta documentos com mais de uma página...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

é bem bacana mesmo, eu gosto, gimp e inkscape é uma dupla imbativel pra mim.

pequenos, livres, e bem leves. é uma alegria abrir eles e lembrar de quando tentei fazer algo no photoshop

(no meu caso, uso so pra diversão, ainda estou começando né... sinto uma facilidade e intuitividade muito maior com tais programas do q os similares pagos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Existem diversas opções de programas livres de qualidade. GIMP, Inkscape e Scribus substituem com eficiência os programas da Corel e Adobe em criação e edição de imagens e em editoração eletrônica. Scribus é uma ferramenta semelhante ao Publisher, porém gratuito e open source.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Teria aí como alguém me ajudar??? Sou consultor de uma empresa, essa empresa tem algumas coisas feitas em Corel e eu queria salvar essas aplicações em SGV para que seam editadas pelo inkscape. Porém no momento que vou no Corel e Save As... abre uma tela com 2 Issues e quando mando salvar abre a tela de recuperação e envio de erros do Corel. Alguem pode me ajudar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 6 meses depois...

Olha pessoal eu trabalho em gráfica desde 92 e com informatica usando corel desde 97, e a minha opinião sobre esse programa aí é que não tem nada a ver com corel, Eu adoro corel e vejo que o pessoal da corel, realmente esta deixando uma porta aberta pra concorrencia, exatamente onde mexe com os sentimentos de todo mundo, inclusive eu que ja o uso a muito tempo, fala sério pessoal, ninguém suporta a lentidão do corel é uma calamidade e ainda cobram caro por este desconforto! (sempre usei pirata...kkkk)

Tenho muitos programas aqui, afinal de contas não gosto de deixar qualquer cliente na mão, então se vier do programa A ao Z eu tenho, ou então dou um jeito..kkk Chegou aqui o trabalho é!..kkkk

Pois bem se querem uma alternativa ao corel eu indico o "XaraXtreme!" é meio tosco a primeira vista mas depois se V que é uma arma poderosa e realmente parecida com corel.

Aqui só recebo arquivos 99,9 corel, mas quando pinta algum trabalho eu faço em Xara, são muitas vantagens a principal rapidez depois arquivo pequininos e por aí vai.

É pago para o windows igual o corel! mas é barato! e ja tem opensource no linux tambem, então caso migre para linux algum dia não será problema... kkkk

Dêem um olhada pessoal, não vou ficar falando afinal ja fiz um jornal aí acima:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...