Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[TUTORIAL] Fedora sem Wireless???


Pianissimo

Posts recomendados

Muitas pessoas se queixam de não conseguirem conectar ou, ao menos, fazer o Fedora “enxergar” a lista de redes disponíveis, em se tratando de wireless! Tentarei mostrar uma maneira simples de solucionar tal problema: por que o Fedora, instalado em meu notebook, não mostra a(s) rede(s) wireless???

Pois bem! Antes de mais nada, é necessário sabermos se o SO (sistema operacional) está com o driver controlador da placa wireless instalado. Em regra, tal driver, assim como o de mp3 e muitos outros, não vem instalado por default. Assim sendo, vamos lá...

Abra o Terminal e digite “lspci”, tanto faz ser em root (#) ou não! Feito isso, surgirão algumas linhas, dentre elas, algo parecido com “Network controller”. Nesta, também será possível ver um termo chamado “Broadcom”. Aqui, vale uma observação: o próprio site do Fedora sugere que “o NDISwrapper não funciona com as funcionalidades padrão do kernel como 4k stacks, e cria um ambiente com drivers apenas binários no espaço de kernel, não podendo ser modificados ou aprimorados”. Dessa forma, ao invés de instalar o “NDISwrapper”, o melhor mesmo é trabalhar com o Broadcom. Foi o que fiz em meu notebook, a propósito!

Ok continuando... após ter localizado, por intermédio do comando “lspci”, a linha mais ou menos parecida com “Network controller”, deve-se instalar esse tal driver Broadcom.

Com o Terminal aberto, digite, yum search broadcom, em modo root. Outra observação é que os pacotes do “RPM Fusion” devem estar habilitados, ou seja, previamente instalados, senão esqueça! De qualquer forma, segue o link para instalação (http://rpmfusion.org/).

Após o comando “search”, deverá ser mostrado os seguintes verbetes: broadcom-wl, b43-fwcutter, b43-openfwwf, b43-tools, bcm43xx-fwcutter, dentre outros. O próximo passo é justamente instalá-los, para, assim, o Fedora reconhecer a placa wireless!

Ainda em modo root, digite: yum install broadcom-wl b43-fwcutter b43-openfwwf b43-tools bcm43xx-fwcutter

Após a instalação concluída, é hora de testar a placa/rede wireless! Ah... não esqueça de “ligar o botãozinho desta”, pois creio que a maioria dos notebooks deva ter hehehehe

PS 01: Tutorial testado com Fedora 17 e Notebook HP

PS 02: Após a atualização do kernel por parte do usuário, talvez a detecção da wireless fique comprometida, ocasionando, assim, o não funcionamento. Resolve-se apagando o kernel desatualizado, e reinstalando o broadcom-wl, b43-fwcutter, b43-openfwwf, b43-tools, bcm43xx-fwcutter. No meu caso, precisou reinstalar apenas o “broadcom-wl”, bem como a dependência específica que o acompanha, pois os demais permaneceram inalterados.

Por Paulo Edson de Carvalho Macedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...