Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um undervolting!!! Fazendo overclock no kennex.


UzumakiVitor

Posts recomendados

Oi como pediram eu reescrevi o texto do undervolting para leigos no asssunto da informatica.

-->Aconselho vivamente a leitura completa deste tutorial antes de passar á ação, assim irá compreender melhor o processo e evitar erros<--

Esses nomes só correspondem no Windows XP

Perguntas freqüentes.

Neste tutorial iremos abordar a questão do undervolting… e o que é isso, perguntam vocês?

Ora o undervolting como o nome indica, é o método de reduzir a tensão padrão de um certo dispositivo.

E com que objectivo iremos fazer isso?

Com o objectivo de reduzir a tensão que passa nos circuitos internos do CPU, de modo a que seja libertado menos calor do mesmo, que consequentemente irá gastar menos energia durante o seu funcionamento e portanto aumentar a autonomia do portatil. Por outro lado a longevidade/tempo de vida do CPU irá aumentar drasticamente, pois estamos a falar na redução de cerca de 15ºC em full load na maior parte dos casos. Outra vantagem será que o portátil/sistema irá funcionar muito mais estável.

Em certos casos a performance poderá mesmo aumentar… casos em que as temperaturas em full load obriguem a que os sistemas de protecção térmica do CPU façam Throttling, ou seja redução temporária da frequência de relógio do CPU e/ou salto nos ciclos de funcionamento do mesmo de modo a abrandar o seu funcionamento e consequentemente reduzir a temperatura.

Que riscos/consequências negativas irá ter na minha máquina?

Nenhuns. Nas próximas linhas vamos ver porquê.

Como devem saber, um CPU é uma peça muito complexa, em grande parte devido aos seus componentes serem de uma ordem infimamente pequena. Durante o seu fabrico, nem todos os cores(núcleos) que provêm de uma mesma bolacha de silício irão ter a mesma velocidade.

O fabricante irá testar cada uma das unidades, e atribuir-lhe uma frequência de relógio que ele mesmo o suporte de forma estável, existindo sempre uma margem de segurança. Em muitos casos essa margem é explorada no overclocking, ou seja aumentando a frequência de relógio acima do padrão. Neste caso em particular iremos explorar essa margem de segurança na tensão em vez de na frequência.

Ou seja iremos explorar a margem em que o CPU funciona com uma tensão menor possível, mantendo a mesma frequência de funcionamento.

Passo a passo

1-Iremos então usar um programa que se chama RightMark CPU Clock Utility que é gratis http://www.baixaki.com.br/download/r...ck-utility.htm

2-Abrimos então o RM CPU Clock Utility.

No separador Profiles, iremos ter uma lista dos vários multiplicadores que o CPU usa.O multiplicador é um numero que faz a frequencia do clock aumentar Ex:167 Mhz . 11x = 1830Mhz.

3-Depois de ir no separador Profiles vamos começar pelo multiplicador mais alto para obter um melhor desempenho.

4-No separador profiles vamos até o maximal performance.

5-No Maximal Performance selecionar OS Settings e vistar o quadradinho Use OS Power Scheme e selecionar "sempre ligado"

6-Depois disso, clickar no separador CPU Settings. Ai colocar um visto nas caixas que dizem Use P-state transitions (PST), tanto no AC Power como no Battery.

Como o profile é o Maximal Performance, iremos seleccionar o máximo multiplicador 11x na lista disponível, de modo ao CPU funcionar na sua máxima frequência.

7- Voltemos então ao separador Profiles. No AC power, colocar unicamente maximal performance onde diz Current. Caso também desejemos o mesmo efeito no modo bateria, repetimos os mesmo.

8-Mais abaixo, temos o CPU Performance states editor. Ai iremos seleccionar as voltagens(VID) a que o CPU irá funcionar, em determinados multiplicadores(FID). Retirar o visto da caixa referente ao Auto-adjust intermediate states VIDs. Que está embaixo da janela.

9-Vamos então começar a alterar os valores da tensão do CPU propriamente ditos. Comecemos pelo multiplicador maior(neste caso 11). Lembro que alterar estes valores será semelhante ao overclock, ou seja tentativa e erro. No entanto para terem uma ideia um C2D T7550/T5550 trabalha em 1.0375 e 1.3.

10-Começar por valores mais altos até chegar a 1.0375V. Caso nessa tensão, o CPU se mantenha estável, tentem baixar um pouco mais, testem novamente, baixar um pouco mais, e por assim adiante. Lembro que é essencial testarem o vosso CPU sempre que alteram um valor... assim terão a certeza que o vosso CPU está estável nessas condições. No profiles coloquem na lista começando por 11x e coloquem na tensão 1.0375

e no Xs mais baixos colquem uma tensão menor respectivamente.

11- Na caixa acima das voltagens no current selecionar maximal penformance no Ac Power e na Bateria.

12-Quando chegar a um valor que provoque instabilidade, voltar ao valor anterior, sendo que esse valor anterior fica como o minimo possivel de tensão para que o CPU fique estável. Atenção que a instabilidade pode-se revelar de vários modos, desde ecras azuis de erro, ao crash/bloqueio do sistema operativo, ou mesmo aplicações a pararem de responder. Portanto tomem todas as medidas para testarem se o vosso CPU está estável com a tensão em causa.

13-Fazer o mesmo nos outros profiles e colocar Xs menores na lista do Cpu setings.

Para medirem/verificarem a tensão a que o vosso CPU está a funcionar, recomendo usarem o CPU-Z (download:http://www.cpuid.com/download/cpu-z-141.zip),visto o RM CPU Clock Utility nem sempre detectar correctemente as voltagens (no caso do Clevo M570RU detecta 0.112V acima do real).

Caso queiram que as voltagens se mantenham mesmo após fecharem o RM CPU Clock Utility, basta ir ao separador management e retirar os vistos das caixas que dizem Restore CPU defaults on management turning off e Restore CPU defaults on application exit.

Para saberem o range de voltagens que o vosso CPU utiliza, podem consultar o Intel Processor Spec Finder (http://processorfinder.intel.com/).

Depois de verificarem a tensão minima para o maior multiplicador, repetem novamente o mesmo processo para os outros multiplicadores, sendo que como o valor dos multiplicadores vai diminuindo, a frequência de funcionamento também, e consequentemente será necessário menos tensão. Atenção que terão de voltar ao separador Maximal Performance e alterar o FID(multiplicador) activo para o qual querem testar as voltagens.

Após finalizarem o processo de otimização das voltagens nos vários multiplicadores, poderão configurar as profiles(Maximal Performance, Power Saving e Performance on demand) para os multiplicadores que desejarem. Ou seja, no modo Power Saving poderão usar um multiplicador baixo de modo a consumir menos energia, já no modo Maximal Performance convém usar o multiplicador maior, de modo a obter todo o desempenho.

No final irão verificar que o CPU fica muito mais fresco em situações de full load, é até muito comum ocorrer uma descida de cerca de 15ºC em full, depende de caso para caso. Irão notar também que a autonomia em bateria aumentou, visto ser gasto menos energia.

Espero que este tutorial vos seja útil...

Penso que está o mais completo possivel, tentei colocar logo no inicio uma espécie de introdução de modo a que o assunto seja fácil de perceber para todos, o que me deu um pouco mais de trabalho, mas acho que é essencial.

Caso exista algum erro, agradeço o aviso. Alguma dúvida adicional é só colocar.

Para que o undervolting de certo toda vez que voce iniciar o sistema terá que executar o RM clock entrar no profiles e colocar maximal performance no current

Apoiado no tutorial:AudigyMaster

Power Member

No site:http://forum.zwame.pt

Como prometido as imagens:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=64733&stc=1&d=1234972684

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=64734&stc=1&d=1234972684

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=64735&stc=1&d=1234972684

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=64737&stc=1&d=1234972684

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=64737&stc=1&d=1236390616

Fazendo o overclock!!!

Gente como prometi vou fazer o tutorial do overclock mas antes do previsto.

Você pode aumentar o desempenho do seu micro para rodar jogos efetuando um overclock em sua placa de vídeo. O overclock é uma técnica onde uma determinada peça de hardware é configurada para trabalhar com uma freqüência de operação (clock) acima da especificada, fazendo com que o dispositivo obtenha um desempenho superior. Neste tutorial explicaremos em detalhes como fazer um overclock em sua placa de vídeo.

Se a placa de vídeo do seu computador é integrada à placa-mãe (ou seja, sem micro tem “vídeo on-board”) você não poderá fazer um overclock nela, já que o micro não tem uma placa de vídeo “de verdade” instalada – neste caso o vídeo é produzido pelo chipset da placa-mãe. Neste tutorial abordaremos exclusivamente de placas de vídeo “de verdade”, ou seja, aquelas que são conectadas ao micro através de um slot de expansão.

O coração de uma placa de vídeo é o seu chip gráfico, também conhecido como GPU, Graphics Processing Unit. O clock do chip gráfico é conhecido, em inglês, como “core clock” ou “engine clock”. Normalmente quando pensamos em overclock da placa de vídeo a primeira coisa que vem à mente é aumentar o clock do chip gráfico.

Nós podemos, portanto, configurar três tipos de overclock: aumentar o clock do chip gráfico, aumentar o clock que o chip gráfico usa para se comunicar com a memória de vídeo e aumentar o clock que a placa-mãe usa para se comunicar com a placa de vídeo. Você pode até mesmo mudar essas três opções ao mesmo tempo para explorar o desempenho máximo que sua placa de vídeo é capaz de fornecer. As duas primeiras configurações de overclock são feitas na placa de vídeo e você pode mudar esses dois clocks em qualquer placa de vídeo, enquanto que a terceira é feita no setup da placa-mãe e dependerá se sua placa-mãe tem esta opção de configuração ou não.

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir o clock do chip gráfico e da memória da sua placa de vídeo. A melhor maneira de verificar isto é usando um programa chamado PowerStrip. Este é também o programa que usaremos para fazer o overclock da placa de vídeo. Dependendo da versão do driver de vídeo que você estiver usando, ele pode oferecer as mesmas funcionalidades do PowerStrip – incluindo a opção de overclock. Como nós não podemos afirmar se o driver de vídeo que você tem ou não este recurso, nós preferimos usar o PowerStrip.

O overclock é recomendado para aqueles que tem alto conhecimento em informatica mas pode ser praticado por leigos mas não de modo exagerado

Instalar o programa e fazer o overclock é muito fácil.Mas perigoso pois pode danificar a placa ao ser usado de modo errado ou absurdo.

1- Instalar o programa PowerStrip.http://www.baixaki.com.br/download/powerstrip.htm

2-Depois de instalar abrir o programa ai vai aparecer um icone na barra de tarefas.

3-Click com o botão direito e vá Performance Profiles -->Configure.

4-Irá aparecer uma janela com varias especificações n mexa nisso só iremos mexer nas duas barras coloridas.

5-voce poderá ver que os clocks vão estar em cima regule os clocks até o desempenho desejado.

6-Recomendo não passar dos 605 MHZ no Memory Clock e 510 MHZ no Engine clock pois o meu começou a dar uma leve travada.

Note que o overclock pode funcionar ou não. Após ter efetuado os ajustes no clock, rode um jogo 3D em seu modo de teste de desempenho (Quake 4, por exemplo) e verifique se o computador trava ou reinicia sozinho. Se isto acontecer significa que você configurou o clock além da capacidade suportada pela sua placa de vídeo.

O ideal é primeiro encontrar o clock máximo suportado pelo chip gráfico (isto é, o clock que você pode configurar sem o computador travar em um jogo 3D) e então achar o clock máximo suportado pela memória. Se você tentar configurar ambos ao mesmo tempo quando o computador travar você não saberá qual foi o responsável pelo travamento, o aumento de clock no chip gráfico ou o aumento de clock na memória.

O overclock é um processo chato de tentativa e erro. Aumente um pouco o clock do chip gráfico e rode um jogo 3D em seu modo de teste de desempenho. Se o micro funcionar corretamente aumente mais um pouco o clock do chip gráfico e repita o processo até encontrar o clock máximo que o chip gráfico consegue trabalhar sem travar. Feito isto, você repita o processo para descobrir o clock máximo da memória. A mesma coisa deve ser feita no barramento de expansão, caso você queira fazer um overclock nele também.

Após descobrir os clocks máximos suportados pela sua placa de vídeo, recomendamos que você rode mais de um jogo em seu modo de teste de desempenho pelo menos três vezes cada para verificar se o overclock na sua placa de vídeo está realmente estável.

O overclock é um sistema de tentativa e erro va tentando até achar o clock adequado.Mas use com cuidado.E não me responsabilizo por qualquer mau uso do mesmo.

Apoiado no tutorial do clubedohardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não consegui...

Jotoco, eu também uso um T2390; e consigo a tensão mínima com o maior clock, sem dar pau.

Mas você fez no Right Mark, certo? Até amanhã eu crio coragem e faço isso.

Não estou com tanto tempo agora...

Só estou acessando alguns minutos aqui pois estou estudando pra concursos, já que o mercado de trabalho tá uma *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que sim, pois apesar dos sensores indicarem a tensão errada, todos eles indicam cerca de 5ºC a menos...

mas não afetou em nada o consumo de bateria, como pode-se ver no meu teste de bateria.

Aqui vai a comparação do Everest com o CPU-Z com o RightMark rodando.

http://img5.imageshack.us/img5/7527/prt.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz com susseso no Hp pavilion Ze2410 bem velhinho e com problemas de bateria

funcionou muito bem, alem do undervolting tâmbem fiz undercloking ,baixei a temperatura media do processador em 15 º c com o underckocking de 1800 para 800mhz

e o undervolting de 1.250v para 0.95v. agora tomo coragem para fazer no note do meu irmão que tá na garantia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...