Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial embutindo legenda em vídeos


Posts recomendados

Devido ter visto q tem pessoas com problemas de como embutir legendas em seus filmes decide por esse tutorial aqui para todos verem como é Fácil..

Embutindo legenda em vídeos

Programas Utilizados:

VirtualDub-1.5.10.zip ou VirtualDubMod 1.5.10.1

Sub2ssa(Fabricante)

VB subtitle plugin(fabricante)

Subtitle WorkShop

1 - Através do Subtitle WorkShop, faça a sincronização da legenda se necessário, ou então avance para a parte 3.

screen_01.jpg

2 - Depois de sincronizada, salve a legenda no formato SubRip, para uma futura conversão para o formato .SSA.

Obs.: o plugin Subtitle não dava suporte a versão .SSA utilizada pelo Subtititle WorkShop (2.02).

screen_02.jpg

3 - Depois de salva, utilizado o programa SubToSSA, você fará a conversão do Formato .SRT para .SSA, utilizado pelo filtro SubTitler

- Primeiro clique em 'Open' e selecione o arquivo .SRT salvo pelo Subtitle WorkShop

- Depois clique em 'Select' e escolha o arquivo destino para a conversão.

- Você pode também selecionar a cor, estilo, fonte e alinhamento para a legenda.

- Após selecionar as opções desejadas clique em 'Convert to .SSA' e siga para o próximo passo.

screen_03.jpg

4 - Antes de abrir o VirtualDub, você precisa instalar o plugin 'Subtitler'

Para isso copie o arquivo 'Subtitler.vdf' contido no arquivo .zip do filtro e coloque dentro da pasta '/plugins' no local onde foi instalado o VirtualDub.

5 - No VirtualDub, clique no menu 'File' e em 'Open video file...' e então selecione o vídeo no qual a legenda será inserida.

Obs:Caso o VirtualDub apresente uma mensagem avisando sobre o áudio estar em VBR , vá ao menu >>"Audio" e selecione a última opção: >>"Full processing mode". Depois no mesmo menu "Audio", selecione "Conversion...", e marque as opções "44100Hz" e 16-bit, como mostra a figura abaixo.Lembre-se que se a mensagem não aparecer, você não precisará fazer este passo.

vcdavi2.jpg

6 - Em seguida vá até o menu 'Video' e clique em 'Compression...'. Então, selecione o modo de compressão desejado para a redução do tamanho final do arquivo e clique em 'OK'.

screen_04.jpg

Continua..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

......7 - No menu 'Audio', primeiro selecione 'Full processing mode' e em seguida a opção 'Compression' será habilitada. Clique nela e na tela seguinte selecione o método de compressão de áudio desejado.

screen_05.jpg

8 - Clique novamente no menu 'Video' e então selecione 'Filters...'. Na tela que irá surgir clique em 'Add' e então selecione o filtro 'Subtitler' e clique em 'OK'.

Aparecerá uma nova tela e então selecione o arquivo .SSA gerado pelo SubToSsa.

Você ainda terá a opção de fazer um "preview" do filme já legendado e então confirme clicando em OK.

screen_06.jpg

9 - Após clique no menu 'File', então 'Save as AVI...' e escolha o arquivo destino para seu vídeo.

OBS:Caso falte algum codec

baixe o pacote de codec Clique aqui

:bandeira::bye:

Tutorial Original Por: bfB

Edição e Revisão por: Hangman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hangman@08 de agosto de 2005, 19:09

Devido ter visto q tem pessoas com problemas de como embutir legendas em seus filmes decide por esse tutorial aqui para todos verem como é Fácil..

Realmente .. possuem muitas perguntas desse tipo.... ainda não testei.. mas parabéns muito bem explicado... vai ajudar muita gente.

e as legendas selecionáveis.. teria algo?

T +,

Sid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post, parabéns!...

Só não entendi a questão de usar o sub2ssa pois tenho usando o subtitle workshop para criar a legenda ssa e não tenho tido problemas, minha versão do virtual dub é a 1.6,

Configuro inclusive o formato de saida da ssa no subtitle (cor, tamanho, fonte) verifico no preview do virtual se tiver bom, toco o barco...

Gostei da especificação para os audios com mensagem VBR...Eu estava dando uma volta maior para reparar

Mas me diga, nos casos em que o erro VBR aparece, se faz necessario os dois passos descritos com audio....

Meu objetivo é passar para dvd...

Valeu Homem enforcado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem pode me ajudar?

Tentei segui os passo a passo, no Subtitle Workshop consigo ver legenda e filme, tudo ok.

Depois de sincronizada, salve a legenda no formato SubRip, para uma futura conversão para o formato .SSA.

Como é sincronizar? é somente MENU>>VIDEO>>SINCRONIZAÇÃO e depois?

Isso eu não fiz.

Os d+ passos tambémém fiz mais no VirtualDub MENU>>FILE>>OPEN VIDEO FILE, abre a pasta onde salvei legenda e filme, o ícone esta negro, clico e surge Warning:nothing to output bframe decoder lag". :help

Que mensagen de erro é está?

O que fiz de errado?

OBS: VirtualDub 1.6.10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pyettra

Oa legenda só deve ser sincronizada obviamente quando não estiver em sincronia :D

Antes de tudo ao abra o seu video no virtual no vitual dua e em file information verifique qual o frame rate do filme, pois a legenda tem que estar com a mesma especificação...

No Subtitle Workshop abra a legenda, configure no lado esquerdo em FPS (Frames por seg) que´é o frame rate do filme, que você já verificou antes..

Anote o tempo da primeira fala e a da última, verifique se não tem uns creditos iniciais das legendas, eu as deleto para fazer o sincronismo, deixo só a primeira e ultima fala como limites inicial e final..

Va em sincronia> ajuste > ajustar legendas.... marque os tempos inicial e final, verifique se ficou legal e salve....

No excelente tuto o companheiro Hangman diz de incompatibilidades da legenda ssa do subtitle com o virtual dub, isso não tem ocorrido comigo, já converto em SSA pelo proprio subtitle workshoop

Em preferências e configurações de saida, altero quando necessaria a configuração da .SSA...

As vezes a legenda não fica no tamanho ideal

Provavelmente o erro ocorrido foi em função da configuração do frame rate(FPS)

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte:

Andei lendo MILHARES de tutoriais referentes a gravação de DVDs e um deles vi a utilização do programa VoSub (pra converter legendas para formatos) e o Virtual Dub. Acontece que:

*Eu não quero converter vídeo nem nada com ele, SÓ UMA LEGENDA. Quero juntar a legenda em um filme.... só isso...

È o seguinte tenho um video.... ai eu colocou a legenda com o Video>Filters e fica td de bom! Mas em alguns videos, logo quando eu abro o vídeo ele dá um aviso referente a placa de som/codec que parece não ser compativel.

Ai quando eu gravo a sincronia da legenda com o video (que não mexi) fica perfeita mas o som fica fora de sincronia. Ai abri os arquivos e vi lá nas PROPRIEDADES DE AUDIO DO VIDEO: MPEG Layer 3.

Bom.... ai assim eu queria q vocês me ajudassem a consertar isso.... de modo que o meu audio fique sincronizado. O q eu tenho q fazer?

E tipo... como eu só quero acoplar a legenda no filme, tem um programa q só faz isso? (E é bom?)

Obrigada. Nanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá nanda_justgames

È o seguinte tenho um video.... ai eu colocou a legenda com o Video>Filters e fica td de bom! Mas em alguns videos, logo quando eu abro o vídeo ele dá um aviso referente a placa de som/codec que parece não ser compativel.

Resposta\/

Obs:Caso o VirtualDub apresente uma mensagem avisando sobre o áudio estar em VBR , vá ao menu >>"Audio" e selecione a última opção: >>"Full processing mode". Depois no mesmo menu "Audio", selecione "Conversion...", e marque as opções "44100Hz" e 16-bit, como mostra a figura abaixo.Lembre-se que se a mensagem não aparecer, você não precisará fazer este passo

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.legendasbrasildivx.hpg.ig.com.br/Avi_para_vcd/images/vcdavi2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Hangman!

Achei muito bom o tutorial que você fez! Muito bem explicado!

Agora... Fiz conforme o explicado e consegui embutir legenda em um filme, porém, sempre aparece uma mensagem após eu clicar SAVE AS AVI.

Essa mensagem é a seguinte: "Error initializing audio stream decompression: The requested conversion is not possible. Check to make sure you have the required codec."

Depois disso aparecer, é claro, a legenda não aparece. BAixei o pacote de codec, mas já tenho todos do pacote...

O que pode ser???

Me ajude...

Obrigada...

Fernanda

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fer_bueno@16 de agosto de 2005, 10:07

Olá Hangman!

Achei muito bom o tutorial que você fez! Muito bem explicado!

Agora... Fiz conforme o explicado e consegui embutir legenda em um filme, porém, sempre aparece uma mensagem após eu clicar SAVE AS AVI.

Essa mensagem é a seguinte: "Error initializing audio stream decompression: The requested conversion is not possible. Check to make sure you have the required codec."

Depois disso aparecer, é claro, a legenda não aparece. BAixei o pacote de codec,  mas já tenho todos do pacote...

O que pode ser???

Me ajude...

Obrigada...

Fernanda

:P

Olá fer_bueno

Verifique q codec de audio o filme ta se ele estiver em VBR você vai ter q faze o processo q eu descrevi para a nanda_justgames..

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por yellow_soty@16 de agosto de 2005, 11:22

galera eu preciso aplicar legendas em uns arquivos AVI, e já tenho todas as legendas em formato SRT..se eu seguir este tuto conseguirei aplicar tudo certinho?já baixei todos os programas...só falta eu terminar de puxar os AVI...

valeu

Olá yellow_soty

Sim se seguir passo a passo o tutorial vai conseguir embutir sua legenda no filme

mais você tem q converter essas legendas q estão em SRT para SSA com o Sub2ssa como descrito no tutorial

:bandeira::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hangman achei muito louco o seu tutorial, já vi vários tutorias a esse respeito e até hoje nunca tinha conseguido colocar as legendas , segui todos os passos e consegui gravar o filme com a legenda , mas na hora de rodar o filme o legenda aparece em preto.

eu seleciono o tipo de letra e cor no SUB2SSA e transformo para .SSA ,mas na hora de gravar só aparece as legendas em preto

eu queria saber porque acontece isso,queria que você me tirasse essa dúvida por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hangman achei muito louco o seu tutorial, já vi vários tutorias a esse respeito e até hoje nunca tinha conseguido colocar as legendas , segui todos os passos e consegui gravar o filme com a legenda , mas na hora de rodar o filme o legenda aparece em preto.

eu seleciono o tipo de letra e cor no SUB2SSA e transformo para .SSA ,mas na hora de gravar só aparece as legendas em preto

eu queria saber porque acontece isso,queria que você me tirasse essa dúvida por favor

:priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Socorro

Estou tentando fazer as conversões da legenda para inserir no filme, mas agora quando vou abrir o fiulme no virtualdub, dá o seguinte erro

"Couldn`t locate descompressor for format 'DIV3' (Microsoft Hight-Speed MPEG4 [Hack: DivXLow-Motion])

Virtual Dub requires a video for windows (VFW) compatible codec descompress video., DiretcShow codecs, such as those used by windows media player, are not suitable."

Ou então

"Couldn`t locate descompressor for format 'XVID' (unknown)

Virtual Dub requires a video for windows (VFW) compatible codec descompress video., DiretcShow codecs, such as those used by windows media player, are not suitable."

Não sei o que fazer, por favor me ajudem

Atc

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

psmerlo

http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i22816.html

Baixa e instala esse pacote de codec's

Depois diz como ficou :D

eu seleciono o tipo de letra e cor no SUB2SSA e transformo para .SSA ,mas na hora de gravar só aparece as legendas em preto

eu queria saber porque acontece isso,queria que você me tirasse essa dúvida por favor

Antes de salvar o AVI use o preview do virtual dub

Eu já tinha mencionado que não vejo a necessidade de utilizar esse programa, uma vez que você pode fazer a conversão dentro do Subtitle Workshop > Preferencias >Configuração de saída e depois salvar como Sub Substation Alpha (SSA), não tem nenhuma incompatibilidade dessa legenda produzida com a minha versão do virtual dub, desde que passei a configurar a legenda antes no Workshop.....

Minha versão do Subtitle Workshop é a 2.51, nehum problema com o plugin subtitler

Já que muitas das vezes temos que verificar a sincronia e ajustar, então faz tudo no Workshop

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu seleciono o tipo de letra e cor no SUB2SSA e transformo para .SSA ,mas na hora de gravar só aparece as legendas em preto

eu queria saber porque acontece isso,queria que você me tirasse essa dúvida por favor

Olá japapsv

faça como nosso amigo Vitor Seagull disse use o Workshop.. para fase esse tipo de modificações eu coloquei o SUB2SSA..porque é um programa mais fácil de usa e o plugin Subtitle não dava suporte a versão .SSA utilizada pelo Subtititle WorkShop (2.02).

...Para edições mais avançadas use o Workshop..

:bandeira::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, baixei os programas e andei inserindo as legendas em alguns filmes, de fato é bem interessante depois que se pega o jeito, mas agora estou com outras dúvidas, tendo em vista que nunca havia trabalhado com inserção de legendas ou mesmo gravação de filmes.

Gostaria de saber como faço para unir partes de um mesmo filme ou legenda, quando eles são em 2 cds.

E também gostaria de saber como faço para criar um menu dentro do próprio dvd. Ouvi falar do DVD architect, mas não sei como usar. E gostaria de aproveitar o máximo do espaço disponível em um DVD (4.7Gb), levando em conta que um filme não passa de 1Gb, me sobram mais de 3Gb disponíveis. Há a possibilidade de gravar mais de um filme por DVD, como faço???

Aguardo retorno, por favor me ajudem

Atc

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=287015

Aqui você encontra as informações exatamente para o que você quer, tendo a opção de não embutir a legenda antecipadamente, mas já que foi feito é só não utilizar a opção adicionar a legenda.....

Alem desse ótimo metodo, o melhor para o pretendido, você pode usar o programa TMPGEnc Xpress, que é bastante fácil, cria o MPEG2 e depois cria o DVD com o TMPGEnc DVd Author que é o programa de criação de DVD mais simples que conheço e até por isso limitado .....

Então deu certo o Pacote de codecs não é? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sres, estou com um problema...

Primeiro, parabéns pelo tutorial, está excelente!!!

Segui o tutorial e tudo correu perfeitamente.

Meu AVI de 700 MB passou para 280 MB, aproximadamente.

Com o Nero Vision, coloquei o AVI para gravar em um DVD-Video, ele converteu para 2 GB, aproximadamente.

Porém, quando tento assistir no meu aparelho de DVD, ele aparece CHECK DISK.

No PC, o AVI de 280 MB está perfeito, com boa qualidade, audio excelente e a legenda aparecendo.

O que pode ter ocorrido ???

Grato!

Gui Kaneto

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera, beleza?

Primero eu queria fala q o tutorial tá muito louco! parabens, me ajudo bastant!!!

Mas eu ainda tô cm um problema: eu não consigo coloca legenda em arquivo DVD ou ripDVD...(se é q isso é um tipo d arquivo)

Mas eu sei q se eu transformar o dvd ou o ripdvd para avi eu consigo inserir a legenda! só q o problema é q eu não sei como faz isso!!!!heheh!!

Alguem pod me ajuda por favor??

Valeu galera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hangman, :D

Obrigada pela ajuda, mas a mensagem continua não dando certo.

já tinha feito aquelas modificações q você me indicou, mas nd dá resultado...

O que será q acontece??

Faço td certo, passa a passo... E quando chega na prt de salvar, salvo por cima do filme original, e dá aquela mensagem...

Por favor, me ajudem... :(

Fernanda

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...