Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial de configuração de rede. WinXP <--> WinXP


Portinho

Posts recomendados

Olá pessoal, percebi que existe um problema grande quando fazemos uma rede com o Windows XP, quando achamos que conseguimos configurar a rede, vemos que o compartilhamento de internet ou até de pastas não ocorre da forma correta. :muro:

--> Talvez possa ser aplicado a win98.

Mas veremos aqui Windows XP com Windows XP.

Esse tutorial se aplica para uma rede local, de 2 pcs, mas é claro que funciona com mais. Mas é um pouco trabalhoso.

Usando conexão discada, mas acredito que para conexões ADSL os passos são os mesmos.

Devemos então ter 2 computadores, ambos com uma placa-de-rede.

Cabo de rede, PONTA A PONTA. Computador a computador.

VAMOS CONFIGURAR O SERVIDOR.

Iniciando as configurações do Windows(SERVIDOR):

Clique em INICIAR >>> PAINEL DE CONTROLES >>> CONEXÕES DE REDE, na janela aberta(lado esquerdo em cima) clique em CONFIGURAR UMA REDE DOMÉSTICA OU DE PEQUENA EMPRESA.

Aparecerá então uma janela explicando sobre o assistente, clique em avançar.

Após o avançar, ele pede para colocar as placas e os cabos e ficar na internet.

Então faça isso. =P

Clique em avançar.

Na próxima janela.

Selecione a opção 1(Esse computador se conecta diretamente a Internet, Outros computadores da rede se conectam a Internet pro meio desse computador).

Como na imagem. Logo após clique em avançar.

Na janela seguinte:

Selecione a conexão de internet, que o COMPUTADOR SERVIDOR usa para se conectar a internet. No meu caso é conexão discada 56k usrobotics(click21).

Clique em avançar.

Na janela seguinte:

Escreva a descrição do computador e o nome do mesmo.

No meu caso é Pentium IV, e HOME1, respectivamente.

Na janela seguinte:

Escreva o grupo de trabalho em que a rede será operada.

OBS::: Ambos computadores devem estar no mesmo grupo de trabalho.

No meu caso ficou o padrão, MSHOME, mas escolha a seu gosto.

Na janela seguinte:

Aparecerá, se você deseja compartilhar arquivos e impressoras.

Marque a primeira opção:

ATIVAR COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS E IMPRESSORAS.

Na janela seguinte:

Mostrará as configurações que serão aplicadas, clique em avançar.

Pronto! Espere o processo terminar e você irá ser informado pelo assistente caso queira uma criação de disquete de instalação em outros computadores.

Crie esse disquete, pois ele será usado nos computadores clientes.

<> Configurando o Windows no CLIENTE: <>

No outro computador(clientes) execute o netsetup.exe que esta no disquete que fora criado na configuração do servidor.

Ao executar, siga o mesmo passo acima, só que selecione para o cliente a opção 2(Este computador se conecta a Internet por meio de um gateway residencial ou por outro computador.

Repetindo, no pc cliente, coloque a opção 2.

Use o mesmo grupo de trabalho, mas nome e descrição diferentes. Até aqui tudo bem. Caso exista dúvidas, creio que não, poste aqui que eu tentarei explicar.

Isso é só o início.

Voltando ao servidor, Abra novamente as CONEXOES DE REDE.

Existe uma conexão local clique nela com o botão direito e depois propriedades,

Ao abrir, procure o protocolo TCP/IP E CLIQUE em propriedades.

Na janela aberta, Clique em Usar o seguinte endereço ip.

E coloque da seguinte forma:

Endereço ip: 192.168.0.1

Máscara de sub-rede: 255.255.255.0

Gateway: SEM GATEWAY

Não bote nada no DNS, pois ele é servidor e não necessita disso.

--->NÃO É POSSIVEL ADICIONAR MAIS DO QUE 5 IMAGENS ENTÃO DISPENSEI ELAS, BASTA VOC COLOCAR AS INFORMAÇÕES DADAS NOS LOCAIS INDICADOS.

Após isso:

Vá agora ao computador cliente e siga as mesmas instruções acima, só que use as seguintes configurações.

Endereço ip: 192.168.0.2

Máscara de sub-rede: 255.255.255.0

Gateway:192.168.0.1

DNS preferencial: 192.168.0.1

OBS: ISSO COMPUTADOR CLIENTE (aquele que se conecta a internet por meio do servidor). Não confunda os ips.

--->NÃO É POSSIVEL ADICIONAR MAIS DO QUE 5 IMAGENS ENTÃO DISPENSEI ELAS, BASTA VOC COLOCAR AS INFORMAÇÕES DADAS NOS LOCAIS INDICADOS

Pronto!

A rede local está configurada, já podemos fazer acesso do SERVIDOR ao CLIENTE e vice-versa.

Caso você não consiga acesso a arquivos, e ocorra erros de falha de logon ou acesso negado, você pode resolver o problema liberando total acesso a qualquer pessoa da rede, a rede então ficará desprotegida. Até um hackerzinho se entrar em seu pc, terá acesso a todos os arquivos.

O que pode-se fazer é limitar, criando usuários limitados e ajustando as permissões.

No caso de minha rede local, eu liberei o acesso total a tudo, pois é apenas 2 computadores, e é 56k, e sei me proteger contra hackers mesmo tando deixado acesso total =D.

Para dar acesso total você deve ir ao Windows Explorer.

No menu Ferramentas, clique em Opções de Pasta.

Vá agora na aba "modos de exibição", e tire de marcação "Usar compartilhamento simples de arquivos(recomendavél)"

Agora no Windows Explorer, selecione a pasta ou unidade que você deseje compartilhar, clique com botão direito e selecione "Compartilhamento e segurança".

Clique em Desejo compartilhar arquivos e pasta mesmo sendo risco lalalalala...

Após isso, vá até a aba "segurança" Clique no usuário TODOS, e permita todas as opções.

Pronto, TODOS USÁRIOS FARÃO TUDO O QUE QUISER NAS PASTAS COMPARTILHADAS.

Já podemos então trocar arquivos entre os dois computadores.

IMPORTANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

--->Agora falta o compartilhamento de conexão a internet chegar ao fim, você deve então liberar acesso de internet ao computador que você queira.

### Para liberar o acesso da internet abra o Windows Explorer, e entre nA seguinte ### pasta.

### Essa parte é bem importante.

### c:windowssystem32driversetc

### Existirá o arquivo hosts.

### Carregue-o com o bloco de notas e adicione as seguintes linhas:

192.168.0.1 NOME_DO_PC_SERVIDOR.GRUPO_DE_TRABALHO.NET

192.168.0.2 NOME_DO_PC_CLIENTE.GRUPO_DE_TRABALHO.NET

Tudo maiúsculo.

NOTA: SEGUE-SE A CONFIGURAÇÃO DA SEGUINTE FORMA"

1- IP da máquina

2- nome do computador

3- grupo de trabalho

.NET obrigatório.

Se o pc servidor for COMPUTADOR1, e o cliente COMPUTADOR 2, ambos num grupo de trabalho CASA. Ficaria da seguinte forma:

192.168.0.1 COMPUTADOR1.CASA.NET

192.168.0.1 COMPUTADOR2.CASA.NET

Isso libera o acesso à internet ao pc2, como mostra acima. Salve, talvez mostre uma janelinha do Windows falando que apareceu uma nova conexão, clique em allow, se apenas mostrar e não tiver botão de allow, ignore.

Repita o mesmo passo para o computador que vai usar internet compartilhada.(CLIENTE)

Repita o mesmo passo para o computador que vai usar internet compartilhada.(CLIENTE)

Repita o mesmo passo para o computador que vai usar internet compartilhada.(CLIENTE)

É BOM ESCREVER 3 VEZES, PARA OS PREGUIÇOSOS QUE NÃO GOSTAR OU QUEIRAM LER, PRESTEM ATENÇÃO.

Então para deixar tudo OK, é bom reiniciar ambas as máquinas, se você quiser ver o computadorzinho de Tráfego de dados marque a caixa de marcação que fica nas propriedades TCP//ip.

A conexão gateway de internet já vai aparecer. E poderá ser usada. =D

##CASO VOC TENHA MAIS DE 2 COMPUTADORES, SIGA A ORDEM DE IPS

##192.168.0.1(SERVIDOR)

##192.168.0.2(CLIENTE)

##192.168.0.3(CLIENTE)

##...ATÉ...

##192.168.0.255(CLIENTE)

Não esqueca de liberar o acesso no arquivo HOSTS

FIM!!!!!!!! :palmas:

Pois é, Não sei se o tutorial está muito bom, é o meu primeiro, =P

Caso reste alguma dúvida, responda o tópico que tentarei resolver o problema.

:joia:

Abraços.

André Porto.

post-41275-13884899110882_thumb.jpg

post-41275-1388489911129_thumb.jpg

post-41275-13884899111485_thumb.jpg

post-41275-13884899111678_thumb.jpg

post-41275-13884899111856_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IMPORTANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

--->Agora falta o compartilhamento de conexão a internet chegar ao fim, você deve então liberar acesso de internet ao computador que você queira.

### Para liberar o acesso da internet abra o Windows Explorer, e entre nA seguinte ### pasta.

### Essa parte é bem importante.

### c:\windows\system32\drivers\etc\

### Existirá o arquivo hosts.

### Carregue-o com o bloco de notas e adicione as seguintes linhas:

192.168.0.1 NOME_DO_PC_SERVIDOR.GRUPO_DE_TRABALHO.NET

192.168.0.2 NOME_DO_PC_CLIENTE.GRUPO_DE_TRABALHO.NET

Tudo maiúsculo.

NOTA: SEGUE-SE A CONFIGURAÇÃO DA SEGUINTE FORMA"

1- IP da máquina

2- nome do computador

3- grupo de trabalho

.NET obrigatório.

Se o pc servidor for COMPUTADOR1, e o cliente COMPUTADOR 2, ambos num grupo de trabalho CASA. Ficaria da seguinte forma:

192.168.0.1 COMPUTADOR1.CASA.NET

192.168.0.1 COMPUTADOR2.CASA.NET

Isso libera o acesso à internet ao pc2, como mostra acima. Salve, talvez mostre uma janelinha do Windows falando que apareceu uma nova conexão, clique em allow, se apenas mostrar e não tiver botão de allow, ignore.

Repita o mesmo passo para o computador que vai usar internet compartilhada.(CLIENTE)

Repita o mesmo passo para o computador que vai usar internet compartilhada.(CLIENTE)

Repita o mesmo passo para o computador que vai usar internet compartilhada.(CLIENTE)

É BOM ESCREVER 3 VEZES, PARA OS PREGUIÇOSOS QUE NÃO GOSTAR OU QUEIRAM LER, PRESTEM ATENÇÃO.

Então para deixar tudo OK, é bom reiniciar ambas as máquinas, se você quiser ver o computadorzinho de Tráfego de dados marque a caixa de marcação que fica nas propriedades TCP//ip.

A conexão gateway de internet já vai aparecer. E poderá ser usada. =D

##CASO VOC TENHA MAIS DE 2 COMPUTADORES, SIGA A ORDEM DE IPS

##192.168.0.1(SERVIDOR)

##192.168.0.2(CLIENTE)

##192.168.0.3(CLIENTE)

##...ATÉ...

##192.168.0.255(CLIENTE)

Não esqueca de liberar o acesso no arquivo HOSTS

FIM!!!!!!!! :palmas:

Pois é, Não sei se o tutorial está muito bom, é o meu primeiro, =P

Caso reste alguma dúvida, responda o tópico que tentarei resolver o problema.

Oi tudo bem????

Muito BOM o tutorial , só não entendi por que preciso adicionar estas linhas de comando no arquivo host , no meu caso eu abri as conexões de rede e na conexão de internet coloquei , PROPRIEDADE - AVANÇADO - Permitir que outros usuários se conectem pela conexão deste computador a internet e escolhi a placa de rede que faz a conexão local.

Não sei qual Windows XP você usa ,eu uso o Windows XP Pro - SP 02 (Será que é por isso)

Só mais uma coisa lá no c:\windows\system32\drivers\etc\

além deste arquivo que você citou o HOSTS tem um outro chamado HOSTS.ICS ,você sabe o que é?

Valeu.... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo.

#####

Muito BOM o tutorial , só não entendi por que preciso adicionar estas linhas de comando no arquivo host , no meu caso eu abri as conexões de rede e na conexão de internet coloquei , PROPRIEDADE - AVANÇADO - Permitir que outros usuários se conectem pela conexão deste computador a internet e escolhi a placa de rede que faz a conexão local.

Não sei qual Windows XP você usa ,eu uso o Windows XP Pro - SP 02 (Será que é por isso)

Só mais uma coisa lá no c:\windows\system32\drivers\etc\

além deste arquivo que você citou o HOSTS tem um outro chamado HOSTS.ICS ,você sabe o que é?

#####

Uso o Windows XP Professional SP2 no server e SP1 no cliente.

Eu vi essa opção de compartilhamento, mas mesmo ativando-a não liberou o acesso ao computador cliente.

Então você edita o arquivo HOSTS , para liberar o acesso a internert no computador que você deseje.

Não vi esse HOSTS.ICS, AQUI.

Esse edição de arquivo, eu vi em um site de ajuda da Microsoft, "Como fazer compartilhamento de internet com ip estático"

Abraços =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí cara.. valeu pelo tutorial...

antes eu conseguia compartilhar a net e fazer a rede tambem.. bem parecido com o seu jeito, mas não sei porque n ta funfando agora -_-

ai resolvi fazer do seu jeito, mas não ta dando certo tambem =/

as 2 conexoes de rede estão conectadas, mas um não enxerga o outro -_-.. não ta funfando a rede, q q eu posso fazer ? =/

obrigado

oia acabei de ver uma coisa no gerenciador de dispositivos do pc do meu irmão.. ( CLIENTE).. o admtek esta desativado.. porque eu n uso ele, o VIA é o q eu uso na rede.. e o q seria este miniporta de rede remota =///.. porque ta assim???

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v322/joaofdbz/swrhgs.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lrd@27 de novembro de 2005, 15:18

Eu estou compartilho a conexão com o Wingate, pois não preciso definir o ip em cada programa que acesse a internet.

Configurando desse modo fica "igual" ao Wingate?

fica sim.... voce não precisa configurar o proxy em cada programa não..

fica livre a conexao.. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

steel dragon:

Pelo que eu sei, você tem aquela placa "miniporta de rede remota" mas ela não ta configurada com os drivers ou está em conflito com outro hardware, por isso que aparece aquela exclamação.

Tentar dar um ping em cada máquina

INICIAR >>>>>> EXECUTAR >>>>>> digita ping ip_do_computador

Ex: se você quer da um ping no servidor a partir do cliente digite ping 192.168.0.1

Se os pacotes retornarem a rede está ok, você deve ter feito algo de errado.

Se não voltar nada, verifique os cabos e as placas.

Os ip`s que eu citei no tuto, principalmente os dns e o gateway tem q estar iguais porque talvez venha a não funcionar.

Veja se você liberou no arquivo HOSTS, no cliente tambem, tem q ser em ambos.

Veja tambem se estão em mesmo grupo de trabalho.

Não esqueca de ir no INTERNET EXPLORER>>>>> ferramentas >>> propiedades da internet>> na aba conexões, coloque em nunca discar uma conexão, e em configuração da lan ponha, detectar automaticamente as configurações.

Boa sorte

Qualquer coisa [email protected] (msn)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí cara olha u q eu fiz...

eu simplesmente desinstalei esta miniporta...

e no pc cliente eu deixei pra configurar o IP automaticamente... e n coloquei gateway ou DNS.. e pronto.. =/ o compratilhamento da internet funcionou.. mas só a internet =/

ambos os PCS não conseguem se enxergar na rede... não aprece nada em MEUS LOCAIS DE REDE.... mas a internet compartilha =/.. estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, aqui no início foi ruim tambem, eu coloquei sem ip tambem, é o que a ajuda do windows fala, mas ai acaba com o compartilhamento.

E se duvidar, quando você reciniciar o cliente, a internet não entre =D...

Aconteceu isso aqui.

Você que sabe, se quiser tentar ou não, acho que vale a pena, tentar colocar os ips,dns e gateways, depois configure o hosts, faca a parada no ie.

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • 11 meses depois...

Amigo, estou com um problema danado.

Estou com minha rede ponto a ponto montada e configurada. Enxergo o pc cliente, altero, imprimo e etc para ele. Mas meu problema é a conexão com a internet. Não consigo fazer com que a maquina cliente tenha acesso a internet. já fiz de tudo. Você teria alguma dica para me dar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola, estou com um problema na minha rede,

seguindo os passos citados no tutorial acima chegando na parte que eu devo apontar a minha conexão o assistente diz q o hardware esta desconectado, em ambos os pcs (server e cliente), e mesmo estando os cabos conectados ele não funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!