Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Como ver a temperatura no ubuntu


cooler

Posts recomendados

Olá pessoal, estou destinando este tópico, para quem não consegue ver as temperaturas, velocidade de ventonhas, voltagens pelo ubuntu.

Vou postar alguns comandos que podem ser feitos pelo terminal, e programas para medir as temperaturas.

Algumas vezes, as pessoas não conseguem ver as informações de temperatura, velocidade dos coolers, e voltagens no ubuntu, pelo motivo de os sensores de temperatura não serem suportados ou não serem detectados pelas bibliotecas de lerem os sensores, ( um exemplo é o libsensors4 ). veja abiaxo como detecta-los e ver as temperaturas:

Para entrar no teminal, vá no menu aplicativos-acessórios-terminal. mas se quiser, existe uma opção mais avançada, use se esta primeira não der certo, que é ir pelo TERMINAL COMO ROOT, para adiciona-lo, clique com o botão direito em aplicativos, depois em editar menus ( com o botão esquerdo ), irá abrir uma janela, logo após vá clique em sistema ( na janela em que abriu), depois marque a opção Terminal como Root, logo após clique em fechar. Depois disso, vá novamente no menu aplicativo, vá em sistema depois entre no Terminal como Root, ele pedirá sua senha, digite-a e tecle ENTER, irá abrir o terminal, então agora siga os pasoas abaixo:

INDENTIFICANDO SENSORES DE TEMPERATURA NO UBUNTU:

1º digitar isto no terminal:

sensors-detect

Após isto, ele irá fazer ums série de perguntas, para todas digite Y e tecle ENTER

3° Quando ele terminar de dectar os sensores, reiniciar o PC!

4° baixar o Xsensors digitando no terminal:

sudo apt-get install xsensors

Ele irá pedir sua senha, digite- a e tecle enter, na hora da instalação ele faráuma série de perguntas para todas tecle Y e de ENTER.

5° após ele ter acabado de instalar, reinicie o pc, após ter reiniciado, vá em aplicativos, sistema e clique em: Xsensors. Pronto, agora os sensores de seu pc foram detectados, e agora você pode ver as temperaturas, velocidades dos ventiladores e voltagens de seu pc. Veja abixo, algumas imagens do Xsensors:

Obs.: na verdade, a temperatura, que marca 127°C não existe, é só um setor a mais que o sensor indentifica, mas na verdade está com bug. E também, se esse tipo de temperatura existisse, o pc estria cheirando queimado, queimaria, ou desligaria para evitar danos. Veja a Imagem:

post-636745-13884957366969_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ôpa parceiro, mais um que se beneficiou da dica ;)...Estava procurando um jeito de ver minhas temperaturas no Ubuntu 10.4....

Agora tira umas dúvidas:

As temperaturas que ele mede são da CPU, GPU e HD ?????? São 3 leituras de uma coisa só, ou ainda seria Placa mãe, CPU e HD??????? Aqui ficou assim:

T1= 41 graus

T2= 25 graus

T3= 28 graus

Quantos aos fans tenho, um frontal (que joga ar frio no HD) conectado diretamente à MOBO. Cooler da CPU (que não é box), também ligado à mobo. E Dois exaustores, sendo 1 lateral e um traseiro. Creio que as medidas obtidas sejam CPU e HD fan, respectivamente. Ficou assim:

Fan 1 (CPU, creio eu)= 1527

Fan 2 (HD Frontal)= 1503

Você saberia um programinha pra monitorar a placa de vídeo.

Mais uma vez, obrigado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

desculpem pela demora pessoal, é que eu estava de mudança....

respondendo:

Edskyline:

Veja as temperaturas na BIOS, e ve se elas batem, no meu bateu direitinho, TPM1: processador, e TPM2: Sistema, TPM3: pode ser HD ou VGA.

Kreitos:

acione a garantia de seu note, ou compre a seguinte BASE COM COOLERS:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159973702-cooler-duplo-ajustavel-para-notebook-e-netbook-iluminaco-az-_JM

esta base, refrigera seu notebook, mas se isso nao resolver pode ser um erro de sensor, ou super aquecimento mesmo. Seu note esquenta muito por baixo?, se esquentar a base pode resolver, mas sempre coloque a em superficies de vidro, madeira etc em cima de uma mesa... pois se por no colo vai esquentar mesmooo. FALOUU!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Sr. Cooler:

1 - Fiz o precedimento¹ com está escrito acima, digitei "sensors-detect" e cliquei "enter" ;me apareceu a seguinte mensagem;

"You need to be root to run this script."

2 - Daí fiz o outro proceder²..cliquei com o botãos direito do mouse em "sistemas" e em "editar mensagens" renomeiei como "Terminal Root" , correto? Logo, voltei para "Aplicativos>Terminal Root" e fiz o 1° Procedimento e sempre aparece a mesma mensagem..

O que fiz de errado? Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sr. Cooler:

1 - Fiz o precedimento¹ com está escrito acima, digitei "sensors-detect" e cliquei "enter" ;me apareceu a seguinte mensagem;

"You need to be root to run this script."

2 - Daí fiz o outro proceder²..cliquei com o botãos direito do mouse em "sistemas" e em "editar mensagens" renomeiei como "Terminal Root" , correto? Logo, voltei para "Aplicativos>Terminal Root" e fiz o 1° Procedimento e sempre aparece a mesma mensagem..

O que fiz de errado? Obrigado desde já!

Você tem que entrar como root pelo terminal.

Digite:

sudo/bin/bash

Aí ele pede a senha de root

E pronto, só voltar ao tutorial. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Você tem que entrar como root pelo terminal.

Digite:

sudo/bin/bash

Aí ele pede a senha de root

E pronto, só voltar ao tutorial. ;)

NO meu caso,aqui,tive que criar a senha do root.depois fui no terminal e digitei su,pediu a senha,depois fiz o que diz no tutorial e deu certo,estou com o ubuntu 10.4

capturadetelaxsensors07.th.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...