Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial de como instalar e executar o Windows XP em um HD Externo


calfared

Posts recomendados

Olá,

Depois de procurar muito e vasculhar toda, testar vários programas e diversos tutoriais, consegui fazer funcionar um HD externo com o Windows XP.:o

Como eu não achei nada em português e vi que tem muita gente procurando por isso, vou descrever um resumo como consegui isso.:D

Digo desde já que não é algo muito simples, mas se um usuário normal como eu conseguiu, acredito que você também consegue.^_^

Inicialmente quero informar porque precisei colocar um HD externo. O que ocorre:

Meu notebook não funciona mais para conectar o disco rígido interno, porque tem algum defeito no conector. Levei em 3 oficinas para reparo e dizeram que não tem conserto, ou seja, que teria que substituir a placa-mãe, que custa a metade do notebook.:eek:

Eu tentei ligar o HD pela USB (HD externo) e, claro, não abriu o Windows.

Esse foi o motivo.

Não vou detalhar todo o processo, pois é só entrar no link abaixo para detalhes. O que você vai precisar:

1) Um HD com duas partições. A segunda partição vazia.

2) Caso queira uma instalação nova, o CD do Windows XP. Deve ser original!:)

3) Baixar o programa USBoot 2.11.zip

4) Se registrar no http://www.usboot.org/tiki-index.php para obter o codigo de funcionamento.

Após baixar o programa, leia o ReadMe.txt, pois tem toda a explicação detalhada lá. Está em inglês, se tiver dificuldade, use o tradutor do Google.

Leia também as informações que estão no site.

Algo que me deixa preocupado é necessitar colocar o codigo de ativação, pois se o site sair do ar, não vai ter mais como fazer uma nova instalação.

Em todo caso, uma vez que você fez a instalação, não é mais necessário o codigo. Apenas para uma nova instalação.

Tradução dos Pontos-chave;)

Execução das fases I e II

As duas primeiras fases (I e II) deve ser executado de dentro da instalação que corre do Windows que está a ser preparado para ser iniciado a partir de USB. Normalmente esta instalação irá residir em um disco rígido interno ou um disco virtual de uma máquina virtual.

Definitivamente, não é possível aplicar-se nem eu nem fase de fase II a uma instalação offline, ambas as fases fazem uso de alguns dos builtin Windows 'interna APIs que só vai operar na instalação que corre em si.

Execução da fase III

Por padrão os arquivos de instalação que foi elaborado em fases I e II serão transferidos para o dispositivo USB como o primeiro passo da fase III. Alternativamente, eles também podem ser copiados por outros meios adequados. No entanto, é fortemente recomendado que preferem rotinas internas USBoot como eles vão tentar preservar algumas das características da instalação que vai se perder durante uma cópia de arquivo simples (e até mesmo ferramentas de imagem de disco pode não funcionar como esperado em certas configurações).

Em qualquer caso, para uma operação confiável é obrigatório para executar as etapas restantes da fase III antes de realmente tentar arrancar a partir de USB, não importa de que forma os arquivos da instalação ter sido transferidos.:D

Em contraste com as fases I e II, não é necessário para executar fase III a partir de dentro a instalação do Windows que está a ser preparado / transferidos.

Para iniciar, entre na pasta 'USBoot " e abra o arquivo "cmd_here.cmd" e começe a primeira fase digitando USBoot phase-I

As demais fase, a mesma coisa, entre pasta 'USBoot " e abra o arquivo "cmd_here.cmd e digite a fase seguinte.

No meu caso, fiz a instalação em um Desktop e depois coloquei o HD no notebook. O Windows Xp pode informar que ocorreu uma mudança no hardware e pedir uma nova ativação. Por isso que você vai precisar de um Windows original. Como eu disse, pode ou não.

Após colocar no notebook, ocorre a instalação do drives.

Na iniciação do WindowsXP aparece o carregamento do programa USBoot junto. Não se assuste, pois é assim mesmo.

No final do carregamento, ocorre um erro de paginação. Não consegui resolver. Caso eu consiga, volto aqui para editar. Mas isso não atrapalha em nada. Vi em algum lugar que isso é devido a iniciação pela USB.:unsure:

Espero que isso que postei ajude aos colegas, pois resolveu meu problema.

Minha ultima e importante dica é para testar em um HD que não seja o seu principal, pois pode ocorrer algum erro e você perder as informações do seu HD original.:rolleyes:

Meus sites com outros assuntos:

http://www.eletrodomesticosforum.com/

http://www.linkes.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu faço este procedimento de um jeito mais simples. Baixei o YUMI Multiboot (http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/), indiquei um pendrive para ele instalar o Windows XP, Vista ou Seven, Selecionei o sistema operacional que eu queria na lista, indiquei o ISO e ele já fez tudo certinho, e ainda conta com um Menuzinho possibilitando você adicionar outros sistemas operacionais no mesmo pendrive..

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu faço este procedimento de um jeito mais simples. Baixei o YUMI Multiboot (http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/), indiquei um pendrive para ele instalar o Windows XP, Vista ou Seven, Selecionei o sistema operacional que eu queria na lista, indiquei o ISO e ele já fez tudo certinho, e ainda conta com um Menuzinho possibilitando você adicionar outros sistemas operacionais no mesmo pendrive..

:)

leoluch,

Que bom que você consegue carregar e executar o Windows XP no pendrive sem um disco interno.

Seria interessante informar com você faz isso, pois pelo que entendi esse programa apenas faz a instalação do Windows a partir do pendrive e não carrega e executa o Windows pelo pendrive.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...