Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu


Sampayu

Posts recomendados

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Substituindo no comando: sudo ln -s -T /opt/java/jre1.6.0_30/lib/i386/libnpjp2.so /opt/google/chrome/plugins/libnpjp2.so, o caminho que indica o google chrome pelo caminho que se encontra o chromium, ou se copiar o arquivo, libnpjp2.so, da pasta do chrome para a pasta do choromium dá para ativar o java nesse. Eu usei a segunda opção e deu certo! Show de bola. Parabéns pelo tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gostaria de agradecê-lo pela informação. Hoje o Google Chrome é meu browser preferido e não conseguia acessar o site do banco Santander sem o plugin java. O acesso pelo Linux é inclusive bem mais rápido que no Windows 7, já que ocorre uma estranha travada ao executar o java toda vez que entro.

No meu caso a única diferença é o termo "i386" que tive que substituir por "amd64".

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Gostaria de agradecê-lo pela informação. Hoje o Google Chrome é meu browser preferido e não conseguia acessar o site do banco Santander sem o plugin java. O acesso pelo Linux é inclusive bem mais rápido que no Windows 7, já que ocorre uma estranha travada ao executar o java toda vez que entro.

No meu caso a única diferença é o termo "i386" que tive que substituir por "amd64".

Obrigado.

É uma satisfação saber que o tutorial está ajudando também pessoas que vivenciavam problemas similares com outros bancos. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Se você seguiu todos os passos do tutorial (removeu todas as versões anteriores do Java, instalou o Java mais recente e esvaziou o cache do navegador antes de começar a usá-lo) e, ainda assim, ao tentar acessar o internet banking do Banco do Brasil com o Google Chrome, você viu esta mensagem:

O Java foi bloqueado porque está desatualizado. [Executar esta vez] [Atualizar plugin...]

Volte lá em chrome://plugins e procure por "1.7.0_05" (sem as aspas)

Se você encontrar um texto com esta aparência:

Java - Versão: 1.7.0_05 Faça download da atualização crítica de segurança

Ignore-o.

Em outras palavras: clique sempre no botão [Executar esta vez]

Atualmente (01/08/2012), a versão mais recente do Sun Java é a 1.7.0_05. Se você instalou a versão mais recente e mesmo assim o navegador está apresentando uma mensagem de erro (como se o seu Java estivesse desatualizado), ignore: é um falso erro.

Prova disto é que se você for à página de teste da Sun e testar o seu Java, o próprio website da Sun exibirá uma mensagem assim:

Parabéns!

Você tem o Java recomendado instalado (Version 7 Update 5).

Ou então assim:

Seu Java está funcionando

Java mais recente instalado

De qualquer modo, caso você esteja se sentindo muito incomodado com os alertas do navegador Google Chrome, ou caso esteja tendo problemas para acessar algum website, há basicamente duas opções:

1. Usar o Firefox (caso ele também esteja instalado em seu sistema); ou

2. Abrir uma janela do Terminal (não use o modo superusuário/root!) e digitar este comando:

google-chrome --allow-outdated-plugins &

O comando acima informado é um modo especial (personalizado) de executar o navegador Google Chrome. Porém, ao ser fechado, o Google Chrome perde aquelas configurações especiais. Por isto, será necessário executar novamente aquele comando especial, sempre que se quiser abrir o Google Chrome sem ver as mensagens chatas de falso erro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yuri!!

Muito obrigado pelo tutorial!!

Depois de muita pesquisa pelo google, finalmente encontrei este fórum e o seu tutorial... foi o único que consegui instalar sem qualquer problema!!!

Muitos parabéns pela forma como explicou tudo!!! Apenas tive de substituir /i386/ por /amd64/ :)

Tudo a funcionar em google chrome :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente (01/08/2012), a versão mais recente do Sun Java é a 1.7.0_05. Se você instalou a versão mais recente e mesmo assim o navegador está apresentando uma mensagem de erro (como se o seu Java estivesse desatualizado), ignore: é um falso erro.

Prova disto é que se você for à página de teste da Sun e testar o seu Java, o próprio website da Sun exibirá uma mensagem assim:

Parabéns!

Você tem o Java recomendado instalado (Version 7 Update 5).

Ou então assim:

Seu Java está funcionando

Java mais recente instalado

Olá amigo. O site da Sun exibe:

Versão do Java verificada

Parabéns!

Você tem o Java recomendado instalado (Version 7 Update 5).

Mas o site do BB continua dando o erro...

o java está ativado em chrome://plugins

qual pode ser o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yuri!!

Muito obrigado pelo tutorial!!

Depois de muita pesquisa pelo google, finalmente encontrei este fórum e o seu tutorial... foi o único que consegui instalar sem qualquer problema!!!

Muitos parabéns pela forma como explicou tudo!!! Apenas tive de substituir /i386/ por /amd64/ :)

Tudo a funcionar em google chrome :)

Oi, Mota! Que bom que deu tudo certo! Foi um prazer ter colaborado para o solucionamento do seu problema. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. O site da Sun exibe:

Versão do Java verificada

Parabéns!

Você tem o Java recomendado instalado (Version 7 Update 5).

Mas o site do BB continua dando o erro...

o java está ativado em chrome://plugins

qual pode ser o problema?

Oi!

Mas tchê... Que esquisito esse problema, hein? :Baaa:

Algumas possibilidades que (talvez) expliquem o problema que ocorreu com você:

1. O website do Banco do Brasil pode estar passando por algum problema técnico temporário. Experimente tentar novamente daqui a 1 ou 2 dias.

2. Você pode ter se esquecido de executar o passo 1.7 do tutorial. Ele serve para eliminar a possibilidade de alguma JVM antiga ou incompatível ainda estar sendo executada por padrão, a partir do cache do seu navegador. Limpe o cache do seu navegador, feche o navegador e execute-o novamente, para se certificar de que o problema não está relacionado com o cache.

3. Você pode ter se esquecido de executar o passo 1.10 do tutorial. Ele serve para corrigir eventuais problemas relacionados à permissão de arquivo do plugin Sun Java que foi instalado. Execute aquele passo 1.10.

4. Você pode ter se esquecido de que é necessário clicar sempre no botão [Executar esta vez], que aparece no topo da página do Banco do Brasil.

5. Você pode não ter tentado executar o "comando alternativo", que faz o Google Chrome executar em um modo especial de compatibilidade. Experimente abrir uma janela do terminal e executar este comando (execute o terminal em modo "usuário comum", não root):

google-chrome --allow-outdated-plugins &

6. O seu navegador Google Chrome pode estar desatualizado. Se (e somente se) nenhum dos procedimentos anteriores foi capaz de resolver o problema, experimente desinstalar o seu navegador Google Chrome e em seguida instalar a versão mais recente dele. O passo-a-passo consta nas linhas a seguir.

6.1. Desinstale o Google Chrome e limpe o cache dos pacotes. Você pode fazer isto via Synaptic. Caso não tenha o Synaptic, as linhas de comando de terminal são estas:

Desinstalar o Google Chrome:

sudo apt-get remove google-chrome

Limpar o cache dos pacotes:

sudo apt-get purge

sudo apt-get autoremove

sudo apt-get clean

Caso o APT pergunte algo, sempre responda com um "sim" (S), para confirmar que deseja limpar o cache, desinstalar pacotes não utilizados etc.

Nota: você pode querer instalar o Synaptic. Ele facilita bastante as coisas. Caso queira instalá-lo, use este comando de terminal:

sudo apt-get install synaptic

...daí execute o Synaptic e marque o pacote google-chrome para desinstalação e clique no botão "Aplicar". Mas não deixe de executar os comandos de terminal purge, clean e autoremove, após ter removido o Google Chrome! Isto garantirá que o cache dos pacotes ficará limpo, após o Chrome ter sido removido!

6.2. Abra o Gerenciador de Atualizações do Ubuntu (ou o Synaptic) e remova o repositório do Google Chrome e a chave de acesso ao repositório do Google Chrome.

6.3. Agora que você desinstalou o Google Chrome e removeu tanto o repositório antigo de instalação do Google Chrome quanto a chave de acesso daquele repositório antigo, faça download do pacote DEB do Google Chrome mais atual para o Ubuntu (abra o link e clique no botão "Fazer Download do Google Chrome").

Se o seu Ubuntu for 32 bits, faça download do arquivo 32 bit .deb (Para o Debian/Ubuntu). Se o seu Ubuntu for 64 bits, selecione a opção 64 bit .deb (Para o Debian/Ubuntu).

6.4. Instale o pacote DEB:

Digamos que o arquivo que você pegou esteja na sua pasta "Downloads" (atalho no terminal: ~/Downloads) e que o arquivo DEB que você pegou tenha este nome: google-chrome-stable_current_i386.deb

Neste caso, execute este comando, no terminal:

sudo dpkg -i ~/Downloads/google-chrome-stable_current_i386.deb

O comando dpkg -i instala o pacote DEB que você informa à direita daquele comando. No caso, o pacote do Google Chrome será instalado e, durante o processo, automaticamente adicionará o repositório de atualização do Chrome, assim como também automaticamente adicionará a chave de acesso ao repositório oficial do Google Chrome.

Isto fará com que você seja notificado (pelo Gerenciador de Atualizações do Ubuntu) sempre que os desenvolvedores do Google Chrome liberarem uma nova versão do navegador.

Se durante a instalação do pacote DEB ocorrer algum problema de dependência de arquivo, execute também este comando, no terminal:

sudo apt-get -f install

Notas:

N1. Ao atualizar o navegador, não será necessário reinstalar o Sun Java.

N2. Apesar de residir na cidade de São Paulo (SP) e possuir (em casa) um PC com XUbuntu Linux 12.04 de 32 bits, atualmente estou passando férias em Porto Alegre (RS) e portando comigo apenas o meu Macbook, que está apenas com o sistema operacional OS X 10.6 de 64 bits. Por isto, atualmente estou limitado para tentar reproduzir o seu contexto e tentar desvendar o que pode estar ocorrendo. Informei algumas alternativas e uns comandos que sei "de cabeça".

De qualquer modo, creio que executando os procedimentos deste post você conseguirá acessar o website do BB sem problemas, via Google Chrome.

Caso o problema persista, experimente fazer a instalação do Mozilla Firefox (para neste ínterim não ficar sem acesso ao seu banco) e então coloque aqui um novo post, informando:

  • A distribuição Linux que você está usando (exemplo: XUbuntu 12.04, versão 32 bits).
  • A versão do Google Chrome que você está utilizando.
  • Uma descrição detalhada do problema.
  • Um "print screen" da tela de erro que aparece no seu navegador.

N3. Caso o problema tenha sido resolvido ou parado de ocorrer, por gentileza avise-me por aqui ou por mensagem privada do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Desculpa a demora amigo...

Esqueci de mencionar que utilizo o Chromium, então substitui o caminho /opt/google/chrome/plugins por /usr/lib/chromium-browser/plugins

E meu sistema é 64 bits, então substitui também o caminho /opt/java/jre1.7.0_05/lib/i386/libnpjp2.so por /opt/java/jre1.7.0_05/lib/amd64/libnpjp2.so

está correto isso? já refiz o procedimento, em chrome://plugins apareceu: Java Plug-in 1.7.0_06 - Versão: 1.7.0_06, este está ativado e com a caixa Permitir marcada.

Já esvaziei o cache e sei que não tem outra versão java instalada...

não tentei reinstalar o navegador pois faz pouco tempo que o instalei, não deve estar desatualizado...

o que mais posso ter feito de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora amigo...

Esqueci de mencionar que utilizo o Chromium, então substitui o caminho /opt/google/chrome/plugins por /usr/lib/chromium-browser/plugins

E meu sistema é 64 bits, então substitui também o caminho /opt/java/jre1.7.0_05/lib/i386/libnpjp2.so por /opt/java/jre1.7.0_05/lib/amd64/libnpjp2.so

está correto isso? já refiz o procedimento, em chrome://plugins apareceu: Java Plug-in 1.7.0_06 - Versão: 1.7.0_06, este está ativado e com a caixa Permitir marcada.

Olá.

Eu ainda estou de férias, longe de um PC com Linux, por isto não estou tendo como testar algumas coisas (instalar o Chromium, por exemplo). De qualquer modo, no momento estou suspeitando do seguinte: você instalou o Sun Java versão 1.7.0_06 (não 1.7.0_05) em /opt/java/jre1.7.0_06/ (não /opt/java/jre1.7.0_05/) e ligou o plugin corretamente ao seu navegador Chromium, por isto o Chromium detectou corretamente a presença do plugin Sun Java versão 1.7.0_06...

...porém, o seu sistema operacional não detectou o executável da JVM (que fica dentro de /opt/java/jre1.7.0_06/bin/). Daí, quando o Chromium solicita ao plugin Java que carregue algum componente da JVM, o plugin retransmite a solicitação para o sistema operacional, mas o sistema operacional procura a JVM e não a encontra, o que causa o problema.

* Se a minha suspeita estiver correta, creio que o problema será resolvido tão logo você informe ao sistema operacional a localização da sua JVM padrão.

Execute este comando, no terminal, para verificar qual é a JVM padrão do seu sistema operacional:

 java -version

Se o comando acima não retornar uma referência ao Java da Sun, versão 1.7.0_06, então há uma outra JVM (outra versão de JVM da Sun, ou uma JVM de outro desenvolvedor) instalada em seu sistema operacional e definida como "padrão".

Já esvaziei o cache e sei que não tem outra versão java instalada...

não tentei reinstalar o navegador pois faz pouco tempo que o instalei, não deve estar desatualizado...

o que mais posso ter feito de errado?

Se o seu sistema operacional de fato não sabe qual é a sua JVM padrão, ou se ele está tentando utilizar, por padrão, uma JVM alternativa (tipo OpenJDK), que não é aquela Sun Java 1.7.0_06 que você instalou manualmente, execute este comando, no terminal:

 sudo update-alternatives --config java

Deverá aparecer uma lista contendo pelo menos uma JVM. Cada JVM deverá ter um número inteiro associado a ela, na lista, e deverá aparecer um asterisco ao lado da JVM definida como padrão.

Pressiona ENTER para sair da lista. Agora execute este comando, ainda no terminal:

sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/jre1.7.0_06/bin/java 3

NOTA: aquele 3 no final do comando é o número inteiro que será vinculado à sua JVM (cada JVM é vinculada a um, e somente um, número inteiro. E vice-versa: cada número inteiro é vinculado a uma, e somente uma, JVM). Caso naquela lista tenha aparecido alguma JVM associada ao número 3, escolha outro número inteiro que não tenha aparecido na lista.

Aquele comando update-alternatives --install incluirá a JVM Sun Java 1.7.0_06 na "lista de JVM" do seu sistema operacional.

Agora retorne à lista de JVM:

 sudo update-alternatives --config java

Digite o número que você atribuiu à sua JVM (Sun Java versão 1.7.0_06) e tecle ENTER. Exemplo: se você de fato atribuiu o número 3 à sua JVM, tecle 3 e depois ENTER. Isto fará com que você selecione e defina a JVM número 3 para ser a JVM padrão do seu sistema operacional.

Reinicie e computador e tente novamente acessar o website do BB com o Chromium.

Se continuar dando problema, cole aqui no fórum as mensagens de erro que estão surgindo, e também o resultado deste comando:

sudo update-alternatives --list java

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer modo, no momento estou suspeitando do seguinte: você instalou o Sun Java versão 1.7.0_06 (não 1.7.0_05) em /opt/java/jre1.7.0_06/ (não /opt/java/jre1.7.0_05/) e ligou o plugin corretamente ao seu navegador Chromium, por isto o Chromium detectou corretamente a presença do plugin Sun Java versão 1.7.0_06...

Exatamente isso...

Se a minha suspeita estiver correta, creio que o problema será resolvido tão logo você informe ao sistema operacional a localização da sua JVM padrão.

Execute este comando, no terminal, para verificar qual é a JVM padrão do seu sistema operacional:

 java -version

Se o comando acima não retornar uma referência ao Java da Sun, versão 1.7.0_06, então há uma outra JVM (outra versão de JVM da Sun, ou uma JVM de outro desenvolvedor) instalada em seu sistema operacional e definida como "padrão".

Acredito que era esse mesmo o problema, mas segui todos os comandos e o problema continua...

o comando

java -version

me retorna o seguinte:

java version "1.7.0_06"

Java SE Runtime Environment (build 1.7.0_06-b24)

Java HotSpot 64-Bit Server VM (build 23.2-b09, mixed mode)

e o

update-alternatives --list java

me retorna:

/opt/java/jre1.7.0_06/bin/java

/usr/lib/jvm/java-7-oracle/jre/bin/java

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

e o

update-alternatives --list java

me retorna:

/opt/java/jre1.7.0_06/bin/java

/usr/lib/jvm/java-7-oracle/jre/bin/java

Você possui duas JVM em seu sistema, mas a primeira da lista (jre1.7.0_06) é a padrão do seu sistema.

Experimente definir também o plugin padrão, por meio dos dois comandos abaixo.

update-alternatives --install /usr/lib/chromium-browser/plugins/libnpjp2.so javaplugin /opt/java/jre1.7.0_06/lib/amd64/libnpjp2.so 3

O comando acima associa o número 3 ao plugin libnpjp2.so que se encontra em /opt/java/jre1.7.0_06/lib/amd64/ e que foi vinculado ao Chromium por meio de uma ligação inserida em /usr/lib/chromium-browser/plugins/libnpjp2.so

Agora execute este segundo comando, no terminal. Ele informará ao sistema que o plugin associado ao número 3 é o plugin padrão:

update-alternatives --config javaplugin

Digite 3, tecle ENTER para confirmar, reinicie o navegador e faça o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente definir também o plugin padrão, por meio dos dois comandos abaixo.

Agora execute este segundo comando, no terminal. Ele informará ao sistema que o plugin associado ao número 3 é o plugin padrão:

update-alternatives --config javaplugin

Digite 3, tecle ENTER para confirmar, reinicie o navegador e faça o teste.

O primeiro comando foi ok, o segundo me retorna o seguinte:

Existe apenas uma alternativa no grupo de ligação javaplugin: /opt/java/jre1.7.0_06/lib/amd64/libnpjp2.so
Nada para configurar.

Sem funcionar ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro comando foi ok, o segundo me retorna o seguinte:

Existe apenas uma alternativa no grupo de ligação javaplugin: /opt/java/jre1.7.0_06/lib/amd64/libnpjp2.so
Nada para configurar.

Sem funcionar ainda...

Caramba, que esquisito... :unsure:

Digo: ok, há apenas um plugin detectado pelo Chromium. Mas, justamente porque há apenas um plugin instalado e ele foi detectado pelo Chromium, esse plugin deveria funcionar sem problemas.

Estou ficando sem opções. No momento, só consigo pensar que o seu Chromium está apresentando exatamente o mesmo problema que o Chrome, ou seja, que o Chromium está detectando o plugin mais recente como se fosse um plugin desatualizado. Isto é bastante provável, já que os projetos de desenvolvimento de ambos os navegadores são mantidos pelo Google. Se for mesmo isto, o mais provável é que esse problema só será resolvido após ser lançada uma nova versão do Sun Java ou do seu navegador.

A minha sugestão é que, enquanto não surge uma nova versão do Sun Java, tampouco do navegador, você entre no terminal (em modo usuário normal, não superusuário) e execute o Chromium em modo de compatibilidade com plugins desatualizados. O comando é este (os mesmos comandos de terminal do Chrome servem para o Chromium):

chromium-browser --allow-outdated-plugins

Como o Chromium está detectando o plugin (apenas diz que a versão mais recente do plugin está desatualizada), deverá ser suficiente informar ao navegador para ignorar o fato de que o referido plugin está "desatualizado" (já que nós sabemos que não está desatualizado coisa nenhuma, só é preciso ignorar esse falso erro).

Assim tem que dar certo. É um paliativo, infelizmente. Mas acho que vai funcionar. Se funcionar, a minha sugestão é que você fique utilizando o paliativo até que esse bug seja sanado pelos desenvolvedores do navegador (acredito que o problema esteja no navegador, não na JVM).

Se não funcionar, vou torcer para você conseguir descobrir a resposta para esse problema sem a minha ajuda, porque no momento estou sem outras ideias. Em casa eu pelo menos ainda tenho o meu PC com Linux (embora seja XUbuntu de 32 bits e eu não use o Chromium). Mas estando de férias, longe de casa e de qualquer computador com Linux, não tenho sequer como instalar o Chromium e testar uns comandos no terminal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado pelo tutorial do Forum. Foi quase um recorte e cole para o Java funcionar e poder acessar o Santander.

Uso o OpenSuse 12.1. Nesse caso o caminho para a ativação do java como plugin pelos browsers foi feito da seguinte forma:

no final substitui

sudo ln -s -T /opt/java/jre1.7.0_05/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/firefox/plugins/sunjava

por

sudo ln -s -T /opt/java/jre1.7.0_05/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/browser-plugins/sunjava

Os plugins dos Browsers do Opensuse ( firefox e chromium) ficam nessa mesma pasta browser-plugins.

Tinha tentado colocar antes na pasta do chromium, ou em firefox/extensions e tinha sido sem sucesso.

Olá.

Eu ainda estou de férias, longe de um PC com Linux, por isto não estou tendo como testar algumas coisas (instalar o Chromium, por exemplo). De qualquer modo, no momento estou suspeitando do seguinte: você instalou o Sun Java versão 1.7.0_06 (não 1.7.0_05) em /opt/java/jre1.7.0_06/ (não /opt/java/jre1.7.0_05/) e ligou o plugin corretamente ao seu navegador Chromium, por isto o Chromium detectou corretamente a presença do plugin Sun Java versão 1.7.0_06...

...porém, o seu sistema operacional não detectou o executável da JVM (que fica dentro de /opt/java/jre1.7.0_06/bin/). Daí, quando o Chromium solicita ao plugin Java que carregue algum componente da JVM, o plugin retransmite a solicitação para o sistema operacional, mas o sistema operacional procura a JVM e não a encontra, o que causa o problema.

* Se a minha suspeita estiver correta, creio que o problema será resolvido tão logo você informe ao sistema operacional a localização da sua JVM padrão.

Execute este comando, no terminal, para verificar qual é a JVM padrão do seu sistema operacional:

 java -version

Se o comando acima não retornar uma referência ao Java da Sun, versão 1.7.0_06, então há uma outra JVM (outra versão de JVM da Sun, ou uma JVM de outro desenvolvedor) instalada em seu sistema operacional e definida como "padrão".

Se o seu sistema operacional de fato não sabe qual é a sua JVM padrão, ou se ele está tentando utilizar, por padrão, uma JVM alternativa (tipo OpenJDK), que não é aquela Sun Java 1.7.0_06 que você instalou manualmente, execute este comando, no terminal:

 sudo update-alternatives --config java

Deverá aparecer uma lista contendo pelo menos uma JVM. Cada JVM deverá ter um número inteiro associado a ela, na lista, e deverá aparecer um asterisco ao lado da JVM definida como padrão.

Pressiona ENTER para sair da lista. Agora execute este comando, ainda no terminal:

sudo update-alternatives --install /usr/bin/java java /opt/java/jre1.7.0_06/bin/java 3

NOTA: aquele 3 no final do comando é o número inteiro que será vinculado à sua JVM (cada JVM é vinculada a um, e somente um, número inteiro. E vice-versa: cada número inteiro é vinculado a uma, e somente uma, JVM). Caso naquela lista tenha aparecido alguma JVM associada ao número 3, escolha outro número inteiro que não tenha aparecido na lista.

Aquele comando update-alternatives --install incluirá a JVM Sun Java 1.7.0_06 na "lista de JVM" do seu sistema operacional.

Agora retorne à lista de JVM:

 sudo update-alternatives --config java

Digite o número que você atribuiu à sua JVM (Sun Java versão 1.7.0_06) e tecle ENTER. Exemplo: se você de fato atribuiu o número 3 à sua JVM, tecle 3 e depois ENTER. Isto fará com que você selecione e defina a JVM número 3 para ser a JVM padrão do seu sistema operacional.

Reinicie e computador e tente novamente acessar o website do BB com o Chromium.

Se continuar dando problema, cole aqui no fórum as mensagens de erro que estão surgindo, e também o resultado deste comando:

sudo update-alternatives --list java

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Gostaria de parabenizar o autor pelo excelente tópico. Está marcado nos meus favoritos.

Mas, infelizmente, comigo não está funcionando. Nem no Google Chrome nem no Firefox. Não consigo nem ferrando acessar o internet banking do Banco do Brasil.

Fiz o tutorial seguindo todos os passos. Creio que seja alguma coisa no site do BB, pois o site do Java detecta e diz que a versão mais atualizada está instalada. Vou usando pelo dual boot no Win7.

Se alguém conseguiu, por favor avise.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de parabenizar o autor pelo excelente tópico. Está marcado nos meus favoritos.

Mas, infelizmente, comigo não está funcionando. Nem no Google Chrome nem no Firefox. Não consigo nem ferrando acessar o internet banking do Banco do Brasil.

Fiz o tutorial seguindo todos os passos. Creio que seja alguma coisa no site do BB, pois o site do Java detecta e diz que a versão mais atualizada está instalada. Vou usando pelo dual boot no Win7.

Se alguém conseguiu, por favor avise.

Obrigado.

Olá, nakanoalex! Obrigado pela parabenização. Explica melhor o problema que você está tendo: ao acessar o website do BB, aparece alguma mensagem de Java desatualizado? O que acontece? Se puder postar aqui no fórum a mensagem que o Terminal retorna para você, quando você executa o comando java -version, e se você também puder postar aqui a mensagem que a página de testes da Sun apresenta para você, será possível eu levantar algumas hipóteses. Ah, e eu preciso saber também qual é a distribuição GNU/Linux que você usa (se é Ubuntu ou outra, e se ela é de 32 ou 64 bits).

Já fazia um tempo que eu não atualizava o tutorial, por isto ele ainda estava se referindo ao Sun Java 7u7. Atualmente, o Java "mais novo" é o 7u9. Será que você não obteve e tentou instalar o 7u9 mas, ao copiar os comandos do tutorial para o seu terminal de comandos, acabou se esquecendo de mudar o texto dos comandos de 7u7 para 7u9?

Se você ao menos suspeitar que isto possa ter acontecido, experimente usar as dicas da seção 2 do tutorial para desinstalar o seu Java. Em seguida, utilize as dicas da seção 3 para novamente instalar o Java 7u9.

Outra coisa: a extensão do arquivo de instalação do Sun Java tem que ser .tar.gz (ou seja: o arquivo tem que ser um tarball). Ontem mesmo fiz um teste: baixei o Sun java 7u9 usando o meu Macbook Pro (sistema operacional OS X 10.6 "Snow Leopard"), ao invés de fazer o download pelo Linux. Sabe o que veio? Um arquivo com extensão .gz (GZIP). Portanto, caso você tenha feito o download via Windows e depois acessado o Linux para instalar o arquivo, pode ser que o arquivo que veio no download tenha sido uma versão para Windows, ou então uma versão para Linux com uma extensão diferente de .tar.gz, e daí os comandos do tutorial realmente não vão funcionar.

Para evitar esses problemas, faça o download do instalador do Java pelo Linux mesmo. Vou supor que você está usando alguma versão do Ubuntu de 32 bits. Neste caso, para baixar o instalador de 32 bits, clique aqui. Outro modo é acessar a página de download do Sun Java para Linux e então clicar na segunda opção da lista. De cima para baixo, é a opção onde se lê "Linux tamanho do arquivo: 45.7 MB".

Aproveite para também verificar se os seus navegadores não estão desatualizados. Se você estiver no Ubuntu ou em alguma outra distribuição GNU/Linux que utilize o sistema de pacotes .deb (por meio de aplicativos tais como apt, dselect, dpkg, aptitude, synaptic etc.), então uma forma de atualizar seus navegadores (e demais pacotes do seu sistema) é executar, no Terminal, os comandos abaixo, na exata sequência em que eles aparecem, de cima para baixo:

sudo mv /var/lib/apt/lists /var/lib/apt/lists.old

sudo apt-get clean

sudo apt-get update

sudo apt-get build-dep

sudo apt-get check

sudo apt-get purge

sudo apt-get autoclean

sudo apt-get autoremove

sudo apt-get upgrade

Espero que o seu problema seja resolvido com as dicas acima. Se não foi resolvido, envie outro post informando a distribuição e a versão do seu GNU/Linux, a versão do seu navegador, a mensagem que surge na página de testes da Sun, idem a que surge após você executar o comando java -version, e informe junto uma descrição mais detalhada do problema que está ocorrendo, para eu ver se consigo ajudá-lo a desvendar esse problema, ok? :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Yuri,

Valeu pela força e não podemos deixar esse tópico morrer e é sempre bom ir atualizando. Esse é um problema recorrente para todo aquele que faz instalação do Ubuntu.

Vou contar a minha saga. Já utilizo o Ubuntu há algum tempo, então já realizei o procedimento descrito no seu tutorial algumas vezes. Tanto que ele fica "favoritado " sempre para consulta. Mas desde o Ubuntu 12.04, o Java Oracle não funcionou para acesso ao Banco do Brasil.

Da última vez tentada, fiz um instalação limpa do Ubuntu 12.10 na partição correspondente. Após a instalação fiz, passo a passo, todo o seu tutorial. Inclusive sempre tomando cuidado com versão do Java (agora é a 7u9), pegando o arquivo tarball, comandos usados, enfim, segui direitinho o tutorial.

Ao final da instalação, acessei a página do Java Oracle e realizei aquele teste "Tenho o Java??" nos dois navegadores, Chrome e Firefox, e nos dois a resposta foi positiva: "Parabéns você tem a versão mais atualizada do Java" ou algo do tipo.

Mas ao tentar acessar o Banco do Brasil, nenhum dos navegadores funcionou. Aparece aquela mensagem que não tem java instalado ou que não consegue autenticar o computador, ou algo do tipo.

Essa semana pesquisei outros tutoriais referente a Java no Ubuntu e achei um que disse que funcionou o acesso instalando o OpenJdk. Realizei a desinstalação do Java Oracle e instalei o OpenJdk e o acesso funcionou pelo Firefox, mas nada pelo Chrome (o que já era esperado).

Esqueci de falar que meu Ubuntu é o 12.10, 64 Bits. E fiz a instalação do Java Oracle utilizando o arquivo para 64 bits. Pensei que poderia ser isso e pensei em instalar uma versão 32 Bits, mas desisti pois acabou funcionando com o Firefox usando o OpenJdk.

Assim, no momento meio que desisti de acessar o BB pelo Chrome, visto que consegui pelo Firefox. Estou no aguardo de alguma solução para o Chrome.

É mais ou menos isso. Se quiser mais alguma informação ou tiver sugestão, estou a disposição.

Valeu,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...