Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[TUTO] Use o VirtualDub para Aplicar Legendas - subtitles


Posts recomendados

Usando o VirtualDub com o plugin Subtitle para inserir a legenda

Para inserir a legenda usaremos o VirtualDub, editor de vídeos gratuito e aberto, e o plugin Subtitle (tratado como “filtro” pelo VirtualDub). Baixe-os respecitvamente em:

VirtualDub – Processador de vídeos:

http://www.virtualdub.org

Subtitle – plugin para VirtualDub, para inserção das legendas:

http://www.virtualdub.org/virtualdub_filters.html

O Subtitle é composto basicamente de um arquivo, “Subtitler.vdf”, que deve ser copiado para a pasta “plugins” do VirtualDub. Este, por sua vez, não precisa instalar: basta extrair o conteúdo do zip para uma pasta qualquer e rodar o “VirtualDub.exe”.

O VirtualDub não abre qualquer arquivo. Geralmente abre apenas AVI ou MPEG, e salva somente em AVI. Se seu vídeo estiver em outro formato que não AVI ou MPEG, você deverá usar algum conversor antes de aplicar. Se você já criou a legenda, certifique-se de que o conversor usado não removerá trechos do vídeo, nem alterará a taxa de quadros por segundo (FPS). Se isso ocorrer, poderá ser necessário resincronizar a legenda, o que poderia dar um trabalho legal. Se o vídeo será editado, que seja antes da criação da legenda :)

Nota: se for usar um conversor, nas opções de conversão de áudio evite ao máximo usar uma taxa de bits variável (VBR) para o som, pois isso poderá causar problemas de sincronização no VirtualDub atualmente. Prefira escolher MP3 para o áudio.

Com o VirtualDub em mãos (e o plugin Subtitle devidamente copiado para a pasta “plugins” dele), abra o vídeo nele, pelo menu “File > Open Video File”.

Vamos ativar o plugin, que aplicará um filtro para exibir a legenda sobre o vídeo. Clique no menu “Video > Filters”. Clique em “Add” e localize o Subtitler:

Se o item Subtitler não aparecer, é porque falta o arquivo “Subtitler.vdf” na pasta “plugins” do VirtualDub. Copie-o para essa pasta, feche e reabra o “VirtualDub.exe”, ele deverá ser listado.

Ao selecioná-lo e dar OK, aparece a tela de configuração desse filtro. Clique no botão com as reticências e localize o arquivo de legenda, no formato SSA:

Deixe as opções padrões, geralmente é melhor. A terceira opção na lista com o modo de quebra de linha automática é a recomendável, a menos que você tenha quebras de linha estratégicas na legenda e queira preservá-las. Essa opção quebrará as linhas automaticamente. Clique em OK, e depois em OK novamente na outra tela.

Se você arrastar a barrinha de progresso do vídeo, poderá ver na visualização o mesmo já com a legenda:

- Editando a fonte da legenda

A fonte padrão que o Media Subtitler aplica é grande demais para vídeos pequenos, como os publicados na web (com largura média de 400 ou 500 pixels). Veja na imagem acima, por exemplo. A frase “Please don't stop the music” poderia muito bem caber em uma única linha, e continuaria legível. Para trocar a fonte vale a pena usar um outro programa, melhor para essa tarefa: VobSub. Baixe-o em:

http://www.divxsweden.net/program/filer/VobSub_2.23.exe

Ele serve como um filtro ou “addon” para players, para adicionar suporte a legendas (geralmente funcionando a partir de uma DLL, com opções configuráveis). No caso isso não interessa, usaremos apenas o editor de legendas que vem com ele (SubResync).

Abra o arquivo SSA da legenda nele (no SubResync, disponível no menu dele no Iniciar > Programas), clique em “Edit” e altere a fonte, cor, tamanho e posição:

Para vídeos para web, um tamanho bom para a fonte pode ser de 18 a 22. Altere o tamanho e nome da fonte clicando no nome dela (“Tahoma”, na imagem acima). Experimente salvar a legenda e recarregá-la no VirtualDub antes de gerar o vídeo final. Para escolher uma nova legenda no VirtualDub, vá ao menu “Video > Filters” e dê um duplo clique sobre o filtro já adicionado, e então escolha a nova legenda clicando no botão com as reticências ao lado do nome do arquivo (no mesmo lugar em que você adicionou a primeira legenda). Veja um outro vídeo, com uma legenda diferente carregada:

Se você não quiser baixar o VobSub só para isso, pode usar direto o editor do Media Subtitler, indo em “Configurações > Opção de formato”. A interface do SubResync é mais direta, apresentando todas as opções numa única tela, além de permitir visualizar rapidamente se a frase caberia inteira numa linha ou ficaria quebrada em duas, em boa parte dos vídeos na proporção 4:3.

Deixar uma fonte grande faz com que várias falas fiquem com uma quebra de linha, ocupando um espaço desnecessário no vídeo – aparecendo por cima do vídeo, claro. Vale a pena testar diversas combinações até ver a que fica mais agradável ao que você quer. Uma dica é carregar a nova legenda no VirtualDub e percorrer com o mouse, rapidamente, a barra de progresso – observando se alguma parte fica grande demais, especialmente se alguma ficar com mais de uma quebra de linha.

- Salvando o arquivo final

Estando tudo OK, só resta salvar o vídeo :)

O VirtualDub só salva em AVI, mas ele pode compactar usando alguns codecs. Antes de salvar, clique no menu “Video > Compression”, para escolher um formato comprimido. Estarão disponíveis vários formatos, dependendo dos codecs instalados no seu sistema. Recomendo o XviD, caso disponível. O XviD é open source e oferece ótimas taxas de compressão com uma qualidade visual. Se não estiver disponível, você pode usar os formatos do Windows ou o DivX, ou então procurar pacotes de codecs na Internet que tenham o XviD (assim como poderá baixá-lo também no www.xvid.org).

Clicando no botão “Configure”, você pode personalizar e otimizar a compressão, dependendo do codec selecionado. É importante ter muito espaço disponível no HD, especialmente se você estiver legendando discursos, palestras ou filmes, coisas grandes. Para clipes musicais ou vídeos de até uns 10 minutos você não precisa se preocupar tanto com o espaço, porque será relativamente pouco. A menos que salve num formato sem compressão, aí facilmente vários GB seriam ocupados pelo arquivo salvo.

Definida a compressão, clique em OK para fechar a janela, e então salve o arquivo normalmente – pelo menu “File > Save as AVI”. Esse processo demora, dependerá da duração do vídeo e claro, do poder do seu processador :) Em micros relativamente atuais a maioria dos codecs podem comprimir vídeos de 400 e poucos pixels de largura ou um pouco mais, mais rápido do que a reprodução do mesmo vídeo em tempo real. Sente e relaxe enquanto o VirtualDub processa seu vídeo :P

Creio que não precisaria falar, todavia: não salve o vídeo por cima do original. Escolha outro nome, ou salve em outro local. No vídeo salvo com a legenda embutida, ela não poderá ser removida, como expliquei no começo do texto.

O VirtualDub é bastante poderoso. Não tem recursos desejados para produção de determinados vídeos, como animações ou efeitos potentes em textos, tarjas para TV, etc, mas serve como editor pra remover trechos ou aplicar filtros globais. Há diversos filtros que vêm com ele. Um exemplo é o “logo”, que adiciona uma “marca d'água” no vídeo, similar aos logotipos das emissoras de TV ou sites da web nos cantos da tela. Vale a pena explorá-lo :)

Dica: o Media Subtitler pode chamar o VirtualDub e fazer a conversão automaticamente, basta usar o menu “Arquivo > Embutir legendas”. Bastaria localizar o caminho do VirtualDub e mandar ver. No entanto, em alguns testes obtive alguns problemas. Fazer com o VirtualDub e seu plugin fica mais “didático” e versátil, já que você poderá usar os outros plugins do VirtualDub, caso interesse.

bY Marcos Elias Picão

Fonte: http://www.guiadohardware.net/dicas/legendas-videos.html

O texto ainda conta com imagens e ainda outro programa o DivXLand, mas eu pessoalmente recomendo o VirtualDub.

Espero ter Ajudado...

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...