Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir a placa mãe.


Jinacio5

Posts recomendados

Boa noite !

Após muitas idas e vindas, resolvi salvar este PC em vez de montar outro ou comprar outro.

Até pretendo montar um novo para games, mas quero salvar este independentemente disso, assim como tenho um IBM Net Vista com poderosíssimos 660 mhz de velocidade e memória máxima aceitável de 564 MB do ano 2000, meu famoso e carinhosamente chamado de "Dino" também funcionando perfeitamente. Ou seja, já deu para perceber que não gosto de me desfazer facilmente das coisas.

Bom, voltando a este PC que estou usando para escrever, o problema é na placa mãe, não funcionam os conectores de trás, USB e PS/2, (queimaram e acho que até vi quando aconteceu, eletrostática) e isto está me trazendo muitos problemas, o principal deles é se precisar formatar, não aceita os comandos na inicialização para acessar pelo CD e outras coisas do tipo.

Pelo Mercado Livre encontrei uma placa mãe usada (até porque nova nem deve existir mais, este PC é de 2005) e segundo o vendedor em perfeito funcionamento (ItauTec, Infoway, ST 2440, socket 478). Já comprei por 65,00 e deve chegar amanhã.

Muito bem, apesar de ter uma certa experiência em mexer com coisas eletrônicas, será a primeira vez que desmontarei e montarei um PC literalmente, a placa mãe. Obviamente que será mais fácil do que montar do zero, porque previamente terei o modelo fotografado que servirá de base para não cometer erros bobos como conectar a memória na entrada de vídeo, por exemplo... e as peças serão as mesmas, não errarei na escolha porque não tem o que escolher, é desconectar de uma e conectar na outra.

Minha pergunta é bem simples: Quais os detalhes que deverei tomar cuidado nessa empreitada, há algum segredo/mistério que terei de atentar além dos cuidados básicos?

Uma coisa eu já percebi que terei dificuldades: retirar o processador, tentei aqui sem desmontar a placa mãe e não consegui, os "ganchos" que prendem o dissipador estão dando muita dificuldade, espero que com a placa desmontada e assim com mais espaço fique mais fácil...

Tenho o Master CD, e o CD de Drivers que inclui a restauração padrão CMOS da BIOS (aprendi um pouco sobre a BIOS fuçando nesse PC graças a este problema, já até mexi nela e deu certo !!), ou seja, sempre aprendemos desde que não tenhamos medo.

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Trocar de placa mãe, já que você diz ter uma noção, não há muitos mistérios.

Deve sempre se atentar a plugar os cabos da fonte, encaixar o processador direitinho, ver se essa placa é compatível com sua fonte etc...

Mas creio que o CD de resgate seja apenas para a sua placa antiga, já que possui os drivers dela.

Por mais que seja similar é bom usar o CD da própria placa.

Essas máquinas que já vem montadas como: Itautec, Dell, Compac, IBM etc.. Vem com configurações de drivers próprias no próprio CD.

No momento que trocar placa aconselho usar o cd da placa que comprastes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas !

Na verdade, ambas as placas são iguais, inclusive Itautec, eu apenas tirarei de uma e colocarei na outra, a placa é usada, creio que nem fabriquem mais então o CD terá que ser o que eu tenho mesmo. Estou apenas tentando salvar este micro.

Aliás, será uma boa prática para minhas empreitadas futuras quando tentarei montar um micro novo, já aprendi bastante coisa sobre isso e ainda falta aprender muito !

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas !

Na verdade, ambas as placas são iguais, inclusive Itautec, eu apenas tirarei de uma e colocarei na outra, a placa é usada, creio que nem fabriquem mais então o CD terá que ser o que eu tenho mesmo. Estou apenas tentando salvar este micro.

Aliás, será uma boa prática para minhas empreitadas futuras quando tentarei montar um micro novo, já aprendi bastante coisa sobre isso e ainda falta aprender muito !

Valeu !

Boa sorte espero tudo certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...