Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Forno microondas Sharp RB-3S16Wa queimando fusível


SkyFire161

Posts recomendados

Estou com um microondas Sharp Modelo RB-3S16WA que parou de funcionar, então o abri e constatei que o fusível estava queimado. O troquei mas ao ligar ele queimou novamente. O fusível é de 250v/20A.

Li na internet que pode ser os reles da porta, o capacitor de alta em curto ou diodo de alta com defeito. Vou verificar isso antes de liga-lo.

Agradeço qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava verificando os componentes e encontrei umas das chaves da porta com defeito. O filamento do magnetron esta indicando continuidade, isso é normal ?

Vou continuar verificando e fazer o teste desligando a parte de alta tensão.

Resultadoa até agora:

Capacitor de alta tensão: Indica continuidade em ambos os sentidos mas não com a sua carcaça. O som indicador de continuidade permanece ativo.

Diodo de alta tensão: Não indica continuidade em nenhum dos sentidos.

Chave 'monitora' da porta: mal contato.

Fusivel termico: Indica continuidade (com a carcaça não indica).

Trafo A.T: secundário (3v) marca 0 ohms

secundário A.T. marca 87 ohms (ambos medidos com os fios soltos)

Li em um tutorial que essa chave 'monitora' quando defeituosa leva à queima do fusível. Serq que seria este o motivo de o fusivel sempre queimar ?

O diodo de alta não deveria indicar continuidade em um dos sentidos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique na placa eletronica, provavelmente terá um varistor queimado nela...

Bcpetronzio, como posso saber se esta queimado ?

"O filamento do magnetron esta indicando continuidade, isso é normal ?"

Tu não sabe o que é um filamento, e está mexendo com um aparelho que é matador de curiosos.

Tensão alta e corrente alta, justamente onde estás mexendo.

Minha dica: pare agora.

silvio.a.s, estou seguindo um tutorial de conserto de microondas e estou tomando todos os cuidados possíveis. Sei que a tensão é alta, chegando aos 4mil volts e corrente altissima tambem.

Tenho conhecimentos de elétrica/eletrônica, mas o melhor é sempre perguntar antes de se aventurar e cometer algum erro. Acho bem válido seu conselho, é bem arriscado.

Estou me guiando por este tutorial que achei bem interessante:

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/cursos/cursomicroondas.pdf

Bom, o diodo de alta tensão realmente não marcou nada no meu multimetro digital, em nenhum dos sentidos.

Obrigado pelos conselhos e dicas pessoal. Volto com novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo caso não consiga achar o problema retire os 2 fios que alimentam o transformador de alta tensão e com o auxilio de um fio com conectores fêmea na ponta ligue o transformador na energia elétrica utilizando um fusível no fio ou então um pedacinho de fio fino simulando um fusível mas ATENÇÃO: certifique-se de que a porta do microondas está FECHADA pois o magnetron será acionado INDEPENDENTE DE QUALQUER SISTEMA DE SEGURANÇA se o fusível não estourar e o magnetron funcionar normalmente o problema está na placa ou interruptores da porta mas creio que seu problema seja o capacitor de alta tensão tente trocá-lo e verifique se o magnetron não esta com fuga na carcaça mas tenha cuidado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo caso não consiga achar o problema retire os 2 fios que alimentam o transformador de alta tensão e com o auxilio de um fio com conectores fêmea na ponta ligue o transformador na energia elétrica utilizando um fusível no fio ou então um pedacinho de fio fino simulando um fusível mas ATENÇÃO: certifique-se de que a porta do microondas está FECHADA pois o magnetron será acionado INDEPENDENTE DE QUALQUER SISTEMA DE SEGURANÇA se o fusível não estourar e o magnetron funcionar normalmente o problema está na placa ou interruptores da porta mas creio que seu problema seja o capacitor de alta tensão tente trocá-lo e verifique se o magnetron não esta com fuga na carcaça mas tenha cuidado

Desista, ele não vai fazer nenhum teste citado aqui, o que facilitaria a vida e a paciência de todos. Veja o que citei no post 2.

Boa sorte aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola novamente.

Se ele estiver queimado, estará apresentando alguma resistência nos seus terminais, e invariavelmente ele também estará trincado (rachado) ai sabe-se que ele esta queimado.

Bcpetronzio, verifiquei e não apresentou nenhum dos sintomas que você citou.

Desista, ele não vai fazer nenhum teste citado aqui, o que facilitaria a vida e a paciência de todos. Veja o que citei no post 2.

Boa sorte aí.

Minha dica: pare agora.

Não é primeira vez que você me aconselha a desistir...

Estou aqui apresentando um problema que quero, ou pelo menos pretendo tentar resolver. Não li no topico nada que mencione que eu não realizei uns dos testes mencionados alem do de 'desistir', coisa que talvez eu venha a fazer caso veja que não terei capacidade mas não antes de tentar.

Sem querer ser agressivo ou faltar com o respeito, mas caso não esteja disposto a ajudar, fique avontade em não postar.

Pois bem... troquei o fusível, a chave monitora e o capacitor (apresentava continuidade entre os terminais, portanto queimado), desliguei a parte de alta tensão do trafo (citado por, silvio.a.s) e nenhum problema ocorreu, fusivel não queimou e display ligou. Liguei novamente e tudo ok, microondas funcionando normalmente.

Agradeço a todos pelo auxílio que sempre me é útil.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...