Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir Capacidade Máxima do VHD ou VHDX


Posts recomendados

Para quem já conhece o VHD e o VHDX sabe que existe uma grande vantagem em utilizar discos virtuais onde você tem a tranquilidade de manter sempre um backup do seu disco guardado e se livrar de vez da tão incômoda formatação. Sem contar que já foi testado e comprovado que se for utilizado um VHDX fixo com Windows 8 (até porque o VHDX só funciona a partir do Windows 8), o desempenho da máquina melhora significativamente, melhor até se o Sistema Operacional estiver instalado no disco físico. Loucura né!? Mas é verdade.

Então vamos ao que interessa. A minha ideia foi simples. Criar dois VHD's, um com Windows 8 e outro com Windows 7. Como eu ainda estava meio desconfiado com o Windows 8, com medo que muitos dos aplicativos e programas que utilizo não funcionassem no novo sistema operacional do tio Bill, criei o VHD do Windows 8 com 50 GB do tipo expandable e resolvi criar o VHD do Windows 7 com 100 GB também expandable. A ideia era que à medida que eu fosse me acostumando com o Windows 8, que eu diminuísse o VHD do Windows 7 e aumentasse o VHD do Windows 8. Até aí tava tudo maravilhoso, funcionou muito bem, mas eis que chegou a hora de colocar a segunda parte do plano em ação.

Como eu não sabia os comandos do DISKPART para reduzir a capacidade máxima do VHD, fui pesquisar nos fóruns, mas... qual foi a minha surpresa quando eu comecei a pesquisar, pesquisar, testar e testar e finalmente descobri que não havia nada que pudesse reduzir a capacidade máxima do VHD. O pior é que eu tinha uma partição de 155 GB, não dava pra aumentar o VHD do Windows 8 e deixar os dois com 100 GB porque iria dar conflito. Todas as soluções que achei eram para aumentar ainda mais a capacidade do VHD... :(

Mas em uma das minhas tentativas, descobri que o impossível na verdade era possível e muito fácil de ser feito. Então vamos ao que interessa, como reduzir a capacidade máxima do VHD?

PRÉ-REQUISITOS:

Esse procedimento pode ser feito em qualquer máquina, não precisa ser feito na máquina onde encontra-se o VHD, mas é muito importante que se tenha uma máquina rodando com Windows 7 da versão Home Premium pra cima. Se for fazer o procedimento com um VHDX aí é só para Windows 8 Pro ou superior. Versões do Windows Server mais atuais também servem, basta que tenham suporte a VHD.

Vocês também vão precisar de dois programas:

- Partition Wizard (Software para gerenciamento de partições. Esse software possui versão Free que funciona perfeitamente)

- VHD Resizer (Software para gerenciamento de VHD, geralmente ele só consegue aumentar o tamanho máximo do VHD mas descobri como enganar ele... :cool:)

PS.: É necessário ter o .NET Framework 2.0 instalado.

PRIMEIRO PASSO:

Clique com o botão direito em Computador e vá em Gerenciar, na tela de gerenciamento vá até Gerenciamento de Disco, aguarde carregar os discos e clique com o botão direito em cima de Gerenciamento de Disco e depois em Anexar VHD, escolha o seu arquivo VHD e aguarde até que ele seja montado.

image1.png

SEGUNDO PASSO:

Baixa, instale e execute o Partition Wizard e localize o seu VHD. Clique com o botão direito em cima dele e depois clique na primeira opção "Move/Resize". Clique e arraste até o tamanho que desejar ou informe o tamanho em MB no campo Partition Size, clique em OK e depois em Apply no canto superior esquerdo.

image2.png

Feito isso, você terá reduzido a sua partição do VHD, mas não a capacidade máxima do seu VHD. Veja lá no gerenciamento de disco que o seu VHD vai ter um determinado "espaço não alocado", portanto, o terceiro passo é indispensável para poder reduzir a capacidade máxima do VHD.

TERCEIRO PASSO:

O terceiro passo começa com você indo no Gerenciar, abrir o Gerenciamento de Disco e depois clicar com o botão direito em cima do seu VHD e depois em Desanexar VHD. Isso é necessário para que o VHD Resizer consiga trabalhar o VHD.

Após desanexar o seu VHD, instale e execute o VHD Resizer. A primeira tela irá solicitar o local onde seu arquivo VHD está localizado. Informe o local e você irá cair na tela principal do VHD Resizer que é muito simples e intuitiva.

Na tela principal informe o local onde seu novo VHD redimensionado será gravado. Escolha qual o tipo do seu VHD, lembrando que nada impede que você converta o seu VHD Fixed para Dynamic ou vice-versa nesse processo de redimensionamento.

Para escolher o tamanho que o seu VHD deverá ter, veja que há um valor mínimo. Essa é a chave para conseguir reduzir o seu VHD. O VHD resizer só enxerga o tamanho com base no tamanho da partição do disco. O seu VHD pode ter 100 GB, mas se sua partição só tiver 50 GB, então o VHD Resizer irá estipular o mínimo em 50GB.

Informe o tamanho do seu VHD que deverá ser no mínimo o tamanho mínimo permitido + 1. No meu caso como eu queria que ficasse em um valor bem aproximado de 50 GB, troquei a unidade de medida para MB e com base no tamanho da partição do meu VHD que é exibida no campo Size(mb), coloquei exatamente o tamanho desse campo + 1. Feito isso clique em Resize e aguarde o seu VHD ser reduzido ao tamanho máximo que deseja.

image3.jpg

Todo esse procedimento pode ser feito também com o VHDX, porém isso só será possível no Windows 8, já que o VHDX é um padrão que só funciona a partir dessa versão.

Bom é isso! Espero ter ajudado. ;)

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...