Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som automotivo no PC com fonte ATX.Fonte aguenta?qual o melhor modulo?


Posts recomendados

salve rapa! tô com um punhado de coisa aqui em casa parada e faz tempo pra ******* que tô querendo montar um sonzinho preu curtir do pc.

[CODE][SPOILER][/SPOILER]

bom, dei uma pesquisada antes pra ter uma base de como fazer isso, minha principal duvida é se uma coisa "aguenta a outra". é tudo bem simples e eu nem queria gastar muita grana, tava afim de usar o que eu tenho mesmo e já era.

arrumei uma fonte, atx, de um pc velho da minha avó o lacre ta zuado, não da pra saber os valores. so consegui ver 200w max.

tô ligado que vou ter que transformar o monte de cabo num só, mas é só juntar as respectivas cores?

tenho também dois modulos aqui, são eles:

http://www.stetsom.com.br/br/DetalhesProduto.aspx?c=139&cat=179

294672_4.jpg

e um

modulo-positron-ap-150-g_MLB-F-216038090_4792.jpg

modulo-positron-ap-150-g_MLB-F-216038090_8335.jpg

no caso eu ia usar um dos dois pra tocar:

BSTU634-1024-1024.jpg

Alto-falante triaxial H-Buster BSTU634- 6" - 45W

. Impedância - 4

. Resposta de frequência - 50Hz-20kHz

. SPL - 88 dB/m/W

. Potência RMS - 45W

e duas caixinhas dessas de mini systen, saca?

40w cada uma e impiedancia de 6 ohms

não sei se muda alguma coisa mas também tem um radião velho aqui ó:

que acho que so ta funcionando fm ( nao toca cd )

post-724986-13884964392766_thumb.jpg

qual o melhor modulo pra tocar isso aí? a fonte vai aguentar? como ligar o cabo das fontes? onde ligar no modulo? como ligar nos falantes?

compensa fazer uma caixa de mdf pra por os buster de 6"? selada ou dutada daí?

desde ja agradeço trutas...

post-724986-13884964392218_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Cara, é o seguinte...

Primeiramente, para usar a fonte no projeto você precisará somente das saidas de +12v(FIO AMARELO) e GND(FIO PRETO), as demais não serão utilizadas. Para fazê-la funcionar, pegue o FIO VERDE (PS-ON) e una-o com qualquer FIO PRETO (GND), pôr uma chavinha liga/desliga neles é uma boa.

Lembrando-o que, usar fonte de pc não modificada para 13,8v, não irá aguentar. Quando você "arregaçar" nos graves, ela certamente desarmará, só poderá usar moderadamente. Outra opcão seria conseguir outras fontes atx e ligar em paralelo para elevar a potencia de saida, mas aí já é outra historia.

Lhe ensinarei como ligar a fonte (já devidamente preparada conforme lhe expliquei) no primeiro módulo (pois é parecido com o que uso, e não manjo muito de módulos com RCA). Atente-se nas entradas REM, GND e BATT no módulo. Ligue os fios +12v nas entradas BATT e REM e os fios pretos GND na entrada GND do módulo.

Para entrada de audio no modulo (onde esta escrito HIGH IN R+-/L-+) o sinal precisará ser pré-amplificado, ou seja, você não poderá simplesmente adaptar um plugue P2/3,5mm e ligar na placa de som do pc, pois o sinal de saída não suprirá a exigência do módulo.

Para isso, você terá que adaptar alguma caixinha de som de pc que não esteja utilizando, pois, além dela fornecer o sinal pré-amplificado, o próprio botão de volume servirá para você controlar o módulo.

A ligação é da seguinte maneira: desmonte a caixinha que esta a placa amplificadora; localize na placa as saídas do sinal de audio para os alto-falantes, serão duas, + e - para alto-falante cx. esquerda, e + e - para cx. direita.

Não sei se você tem ferro de solda, mas o procedimento é esse: solde os fios (ou cabo, no meu caso utilizei um cabo que tirei de um teclado quebrado :D) em cada um destes sinais (é bom usar todos de cores diferentes senão complica depois).

Agora a outra ponta dos fios (melhor que seja um cabo), vai no módulo da seguinte maneira:

R+ (CX. SOM) -----> R+ (MÓDULO) / R- (CX.SOM) ----->R- (MÓDULO)

L+ (CX.SOM) -----> L+ (MÓDULO) / L- (CX.SOM) ------> L- (MÓDULO)

Pronto, a partir daqui, ele já estará totalmente pronto para amplificar o que você quiser.

A próxima etapa referente á ligação dos alto-falantes (você quer usar 2x 45Wrms/04Ohms e 2x40Wrms/06Ohm) ficarei te devendo, pois ambos são de impendâncias diferentes:seila:.

No meu caso, fiz uma caixa selada em mdf/ 20mm de espessura/litragem interna de 70L para comportar 2x H-Buster Quadriaxial/04ohms e 2x Arlem Triaxial/04ohms (não mencionarei as potências pois estão em PMPO) ligadas num booster que tinha por aqui, é só para fazer uma baguncinha mesmo.

Depois postarei imagens deles.

Espero ter ajudado.

Abs:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já disseram tudo o que precisa fazer... só vou acrescentar algumas coisas....

você quer usar 4 falantes.. 2 de 45W e 2 de 40W.. o modulo é de 130W total.. não adianta por os 4 falantes que o som não sairá mais inteso.. apenas sairá mais dividido.. mas são de impedancias diferentes..:(

Aconselho a usar os dois de 40W do minisystem ou os dois de 45W.(um dos 2 pares)

no caso da fonte, por ela n estar alterada para 13,8v não quer Dizer que ela vai desarmar nos graves, se ela tem potencia, ela não vai desarmar! a potencia media de saida do amp é de 130W logo o consumo é de aprox 370W.

Se sua fonte é de 200W ela não irá aguentar! mesmo juntando todos os fios de 12v!!(mesmo juntando os fios de 12v ela tambem não te dará os 200W, os 200W é a soma de todas as potencias que ela fornece em cada fio.. 5v..3.3v.. 12v..-12v...etc...)

As pessoas falam que em baixas frenquencia ela desarma, sim tá certo, mas não é porque o amp consome mais nas baixas... se você aplicar um sinal de 20hz a 20khz com amplitude constante o consumo será o mesmo tanto nas baixas quanto nas altas...

Acontece que o audio, a amplitude dos sinais de alta frequencia são muito baixos.. por isso que o consumo é menor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mencionei "desarmar nos graves" porque é algo que acontece muito comigo quando elevo muito o volume, no meu "som" uso uma fonte (não modificada) de 400w, e o booster que outrora mencionei é de 400w(só que PMPO:chicote:), não sei quanto em RMS.:but:

"uma outra observação.. você pode sim juntar todos os fios, inclusive os de 5v, 3.3v. etc.. ao invés de pegar apenas os de 12v.

Chegando mais prox dos 200W, mas não nos 200W. "

Sério cara?? Essa eu não sabia!!!:ahh:

No meu projeto, cortei quase todos deixando apenas uns 5 fios GND e 5 fios +12v. Fazendo isso, somam-se todas as correntes? A fonte não dá algum tipo de "curto"?

Cara, desculpa, mas essa pergunta tenho que te fazer...... VOCÊ já fez isso??

Foi mal perguntar, é porque fiquei com vontade de fazer aqui, e quis saber se você obteve sucesso.

Responde aí, por favor:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mencionei "desarmar nos graves" porque é algo que acontece muito comigo quando elevo muito o volume, no meu "som" uso uma fonte (não modificada) de 400w, e o booster que outrora mencionei é de 400w(só que PMPO:chicote:), não sei quanto em RMS.:but:

"uma outra observação.. você pode sim juntar todos os fios, inclusive os de 5v, 3.3v. etc.. ao invés de pegar apenas os de 12v.

Chegando mais prox dos 200W, mas não nos 200W. "

Sério cara?? Essa eu não sabia!!!:ahh:

No meu projeto, cortei quase todos deixando apenas uns 5 fios GND e 5 fios +12v. Fazendo isso, somam-se todas as correntes? A fonte não dá algum tipo de "curto"?

Cara, desculpa, mas essa pergunta tenho que te fazer...... VOCÊ já fez isso??

Foi mal perguntar, é porque fiquei com vontade de fazer aqui, e quis saber se você obteve sucesso.

Responde aí, por favor:joia:

Veja, você tem uma fonte de 400W, se seu amp for de 400W ele puxaria apox 800W de pico, lógico que vai desarmar! porque a fonte está dimensionada errado.(você não disse a potencia do seu amp, mas usei os 400W como valor hipotético)

Não se usa fonte com X de potencia para um amp com X de potencia RMS.. RMS é apenas a potencia media eficaz ok

Se tiver alguma outra dúvida pode perguntar..:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, desculpa a demora na resposta ... meu pc deu uns problemas e tive que formatá-lo, mas nada sério:D

realmente muito interessante suas idéias:aplausos:

Se manjasse um pouco mais de eletrônica, as tentaria na hora!!

"Se tiver alguma outra dúvida pode perguntar..:cool:"

Na verdade, só mais uma:hehehe:

Sabes me dizer se esse esquema funciona com qualquer fonte??

http://autosom.net/artigos/fontechaveada.htm

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Bom dia galera...

Viom aqui pra compartilhar minha gambiarra com vocês

é o seguinte eu tenho duas caixas sony ss-1000004_red.jpgessas belezinhas ai...precisava liga-las mais nao tinha o amplificador...eu tinha um MODULO PYRAMIDY 800 GOLDEN SERIES E QUERIA USA-LO NESSAS CAIXAS....andei a internet toda ate resolver fazxer por conta propria e CONSEGUI....

Eu use 2 fontes normais de pc-2 cabo y- e um cabo rca/pc

E so juntar os fios pretos e amarelos das 2 fontes e ligalos no modulo nao se esquecendo de juntar o remote do modulo aos fios amarelos se nao ele nao liga...dentro da fonte voce DEVE LIGAR O FIO VERDE EM UM DOS PRETOS SE NAO ELA NAO LIGA TAMBEM

ligar as fotes na tomada

e os cabos de audio e ja era funciona e funciona bem

lembrando que essas caixas sao caixas de alta performace o som fica dimais

vou postar um video da gambiarra mais adiante quanquer duvida pode add ai no wattsapop que eu ajudo 3791225210

abrsss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia galera...

Viom aqui pra compartilhar minha gambiarra com vocês

é o seguinte eu tenho duas caixas sony ss-1000004_red.jpgessas belezinhas ai...precisava liga-las mais nao tinha o amplificador...eu tinha um MODULO PYRAMIDY 800 GOLDEN SERIES E QUERIA USA-LO NESSAS CAIXAS....andei a internet toda ate resolver fazxer por conta propria e CONSEGUI....

Eu use 2 fontes normais de pc-2 cabo y- e um cabo rca/pc

E so juntar os fios pretos e amarelos das 2 fontes e ligalos no modulo nao se esquecendo de juntar o remote do modulo aos fios amarelos se nao ele nao liga...dentro da fonte voce DEVE LIGAR O FIO VERDE EM UM DOS PRETOS SE NAO ELA NAO LIGA TAMBEM

ligar as fotes na tomada

e os cabos de audio e ja era funciona e funciona bem

lembrando que essas caixas sao caixas de alta performace o som fica dimais

vou postar um video da gambiarra mais adiante quanquer duvida pode add ai no wattsapop que eu ajudo 3791225210

abrsss

Bom dia gleisonkz92

 

Eu já realizei diversos teste com apenas uma fonte, duas e três fonte em paralelo em série, e os resultados foram esses.

Apenas um fonte usando saída de 12 Volts: A maneira mais simples de ligar só que para alimentar potencia de baixo consumo até uns 15 A fica perfeito, passou disso ele desarma com facilidade.

Duas ou três fonte em paralelo usando a saída de 12 volts: Essa configuração é muito boa também só que quando uma desarma você não sabe qual foi, e nessa configuração até uns 30A segura de boa.

Três fonte em série usando saída de 5 volts: Essa para mim foi a que teve melhor resultado que ao invés de mandar 12 Volts para o módulo você vai estará mandando 15 volts (pode ver na descrição de qualquer módulo que o mesmo suporta até 16V sem problema) e como esses 3 volts a mais, voce consegui tirar um pouco mais de Watts da potencia.

Estou usando esse esquema a mais de 4 anos e esta perfeito, estou usando um amplificador que consume 50A e toca forte e com excelente qualidade de som.

No youtube existe diversos videos mostrando como faz a ligação de três fonte em série.

 

Abs Edvaldo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...