Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raspberry Pi Alguem usa?


omiez

Posts recomendados

  • 1 ano depois...

ok Luiz  aqui  fica melhor as informações  mas bem elaborada  e dentro de casa pois  esse  fórum é  a nossa apostila eletrônica  e  fica  com  um bom conteúdo nos  enriquecendo

cada  vez mas e te digo mas ainda não sou um membro vip mas  em breve me tornarei um pois aqui não somos descriminado  quando não somos vip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@omiez e @circuit ....

 

não percam esse tópico de vista, podemos fazer um debate mais quente nele la pra frente, eu comprei um raspberry pi faz 120 dias no dx.com e não chegou ainda :/ .... mas assim que chegar podemos debater mais e contar com mais colegas como a @chacalgbi que também tem um

 

flowww

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@circuit,

 

A única coisa que me fêz pagar para VIP foi tirar as propagandas .... eu acesso muito com Ipad, e tava ficando muito chato ficar clicando num "x" minúsculo prá fechar a propaganda toda hora que eu mudava de tópico....

 

E posso te falar uma coisa, desde que entrei aqui nunca ví alguém ser discriminado por nada, exceto quando querem fazer brincadeiras fazendo a gente perder tempo, ou por falta de educação, ou que querem usar este fórum para assuntos comerciais. Eu já me neguei a ajudar quando percebí que o objetivo era copiar um produto de alguém ou fazer um produto para vender no mercado. Isso eu não aceito mesmo. E ainda escrevo isso no post para que outros também percebam e não ajudem. Estamos aqui sem finalidade lucrativa, apenas queremos ajudar a difundir o conheçimento.

 

Agora,sobre o Raspberry Pi , ele não se encaixa muito bem aqui.... a turma usa ele com sistemas operacionais completos tipo Linux, ou seja, é a mesma coisa que um computador, só muda o sistema operacional. Fazer um programinha para ele deve ser uma tarefa bem chatinha, pois  não se encaixa com o que fazemos com microcontroladores, que são programas autônomos, funcionam sem nenhum SO instalado.

 

Mas também quero ver o que que se consegue fazer com isso, mantenham o tópico vivo, sempre pode ajudar alguém !

 

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos com calma mestre @aphawk
 

 

 

Agora,sobre o Raspberry Pi , ele não se encaixa muito bem aqui.... a turma usa ele com sistemas operacionais completos tipo Linux, ou seja, é a mesma coisa que um computador, só muda o sistema operacional. Fazer um programinha para ele deve ser uma tarefa bem chatinha, pois  não se encaixa com o que fazemos com microcontroladores, que são programas autônomos, funcionam sem nenhum SO instalado.

 

Pelo contrário, se encaixaria bem sim, aliás é mais uma ramificação no aprendizado de sistemas embarcados, o RaspPi no caso poderia ser programado em bare-metal, se a broadcom (empresa que fabrica a SoC usada) fornecesse um manual mais decente dele. Mas ate onde sei algumas informações sobre o chip são fechadas.

Fazer um programinha para ele essencialmente nao muda o ciclo de design, voce pensa no algoritmo, escreve compila tira os bugs, so que em vez de gravar na memoria flash do micro, voce coloca ele junto a imagem do linux como um módulo estático (ja compilado, so o binario) ou como extensão e linkagem dinamica (a famosa .so presente no linux) onde voce coloca o output gerado pelo seu compilador e o proprio dispositivo compila (ja que a imagem do linux acompanha o toolchain). Além disso, no mundo de sistemas operacionais embarcados, existe diversas distribuições com apenas ferramentas essenciais e o kernel da imagem linux, simplificando o trabalho de embarcar. patchs para que o scheduler do linux rode em tempo real também existe, e tudo isso em grande parcela com codigo aberto, bem feito que você pode modificar e distribuir ao seu gosto.

E quem disse que microcontroladores rodam SEMPRE sem um sistema operacional? Veja, um sistema operacional com recursos basico não é nada de outro mundo,  prova disso são o FreeRTOS, ucOS-II e outros kernels para microcontroladores de 8 a 32 bits, eu mesmo nos ultimos projetos que estive envolvido, desenvolvi microkernels multitarefa com serviços basicos de um sistema operacional. Programar de forma concorrente e multitarefa é produtivo, expande a visão do projetistas, ajuda na sincronização de serivços ( sabe aquele seu analizador lógico? Perfeitamente factivel usando um sistema operacional de tempo real, e olha só, existe port do FreeRTOS para AVR e ocupa proquissimos recursos de memoria flash e RAM, só que está em C, mas nada impede um estudo em estruturas de dados, escalonamento de tarefas e algoritmos para que voce possa fazer o seu em Basic @aphwak).

Minha opinião pessoal do RaspPI, acho legal a iniciativa de ensinar jovens aspirantes a programar sem usar framworks, sim brincar de escrever código, tanto que a PI foi o gatilho para a invasão de mini-computadores embarcados open source baratos e poderosos (Ahhh os Vybrid601x da Freescale). Porém acho seu processador (o nome convieniente é SoC, System on a Chip) bem obsoleto e seu hardware fechado, pelo preço você tem opções mais interessantes com tudo disponivel para voce customizar seu sistema.

Particularmente eu paguei mais caro, e comprei uma ZYBO Board, em que sua SoC é um ARM dual core em conjunto com uma FPGA, mais programável impossível.

http://www.digilentinc.com/Products/Detail.cfm?NavPath=2,400,1198&Prod=ZYBO

Sou a favor de expandir mais o assunto de microcontroladores do forum, e inclusive a fixação de um tópico sobre computadores embarcados como esse.

Abs.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou a favor de expandir mais o assunto de microcontroladores do forum, e inclusive a fixação de um tópico sobre computadores embarcados como esse.

Abs.

isso que sugeri lá no começo, com outras  palavras ,  pois  assim como eu  tem muita gente   tentando  entender  qual aplicação  e como unir  uma coisa a outra e  tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

 

Calma Mestre Felipe.... não estamos aqui no nível profissional !!!!! A grande maioria aqui são amadores, iniciantes, falar de sistemas multitarefa , Real Time, é bem sofisticado para 99% de quem acessa o Fórum....

 

Seja FreeRTOS, ucOS-II, Linux, todos são Sistemas operacionais, e portanto os programas a serem escritos vão utilizar funções do SO. 

 

Embora voce ache simples, é bem sofisticado o processo, não é igual a usar uma simples library...

 

Mas não tenho nada contra não, acho muito bom criar um tópico sobre isso, pois é o próximo passo além dos Pics, Avrs, e outros !

 

Só estou colocando um alerta, para que os iniciantes não saiam comprando isso sem saber exatamente todo o conhecímento necessário para usar isto !!!

 

Não basta mais um C, um Basic, já precisa de muito mais conhecimento !

 

Se voce quiser criar um tópico sobre isso, pode criar, com um bom material para quem quer iniciar, e tenho certeza que será um tópico pinado, mas creio que poucos de nós poderão ajudar a manter, vai depender mais de você e do Vtrx.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Além da ZYBO Board, indicada pelo @, tem-se uma mais simples, e de melhor custo benefício que o Raspberry (em minha opinião,claro), a Cubieboard:

 

http://www.dx.com/p/cubieboard-a8-1gb-arm-cortex-a8-development-board-w-sata-usb-to-tll-serial-cable-white-226309#.U76iZ_mK_xA

 

Tem até página.br (http://www.cubieboard.com.br/)

 

Para brincar optei por um player da DX... tem uns com hardware bem interessante:

 

http://www.dx.com/p/x5-ii-1-6ghz-android-4-2-rk3188-quad-core-tv-box-w-2gb-ram-8gb-rom-bluetooth-black-270016#.U76kAvmK_xC

 

(apenas espere por uma vida para chegar no Brasil e prepare-se para ser provavelmente taxado, dai que até cogitei em pegar a "cubieborard br", mas o que é a vida sem emoção!?)

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Calma Mestre Felipe.... não estamos aqui no nível profissional !!!!! A grande maioria aqui são amadores, iniciantes, falar de sistemas multitarefa , Real Time, é bem sofisticado para 99% de quem acessa o Fórum....

 

Seja FreeRTOS, ucOS-II, Linux, todos são Sistemas operacionais, e portanto os programas a serem escritos vão utilizar funções do SO. 

Mas nunca disse que isso poderia ser feito a nivel profissional, aliás para nível profissional existem outras e numerosas opções. As que citei são formas de avaliar e desenvolver seus projetinhos por hobby apresentada pela comunidade open source. 

 

 

 

Embora voce ache simples, é bem sofisticado o processo, não é igual a usar uma simples library...

Existe um certo misticismo que me preocupa no aprendizado de sistemas embarcados, e isso faço questão de quebrar, é o que tudo é difícil ou complicado, veja que essencialmente o entusiasta não precisa ser um az da computação, ele tem que gostar de pensar, e é isso que muitos aspirantes não gostam ou sentem preguiça, ainda por cima liderados na faculdade ou curso técnico por professores que mais desencorajam do que incentivam o aprendizado, ai cai sempre na tradicional abordagem, começa com PIC ou 8051, depois ve que com o Arduino é fácil subir um webserver com meia duzia de linhas de código, mas na hora que o led nao pisca, puf! O candidato a ser mais uma pessoa feliz brincando com embarcados em casa pega tudo taca numa caixa, pois se do modo fácil nao funcionou, é errado perder tempo aprendendo pelo modo difícil.

 

 

 

Só estou colocando um alerta, para que os iniciantes não saiam comprando isso sem saber exatamente todo o conhecímento necessário para usar isto !

Nisso eu concordo, mas iniciante por iniciante, não temos entusiastas aos baldes investindo em Arduinos e shields que nunca vão usar? Acho que nesse ponto pouco podemos fazer, vai do bom senso de cada um.

 

 

 

Não basta mais um C, um Basic, já precisa de muito mais conhecimento !

Isso é um ponto que quero desmistificar, sabe aquele conteudo visto em faculdade, pro pior e mais esquisito que ele nos é apresentado, sempre existe uma forma de tornar a abordagem fácil, sendo que a primeira é remover logo de cara da cabeça do iniciante que estrutura de dados por exemplo é pra experts (sabe explicação de como funciona memória como gaveteiro de meias, pois é algo do genero). Por isso sou obrigado a discordar que o uso de um projetinho com microcontrolador baseado em um sistema operacional não exige mutio mais conhecimento, alias grande parte dele ja é entendido pelo entusiasta que se mata pra sincronizar todos os eventos de um projeto que desenvolve.

 

 

 

Se voce quiser criar um tópico sobre isso, pode criar, com um bom material para quem quer iniciar, e tenho certeza que será um tópico pinado, mas creio que poucos de nós poderão ajudar a manter, vai depender mais de você e do Vtrx.

Quem disse? Como disse, sistemas embarcados são formadas por diversas áreas de conhecimento, não apenas microcontroladores, lembra o caso do codigo assembly? Ali naquela discussão daria pra explicar de uma vez por todas para alguem como funciona um ponteiro, ponteiros? sim constituem muito sobre o estudo de estrutura de dados, que são base para formar blocos de controle de um sistema operacional. Entende o que digo, está tudo ligado e nao superficialmente, nao que tal conhecimento serve pra fulano mas nao pra sicrano. Ou seja acho que todo mundo do forum pode contribuir, lembra do topico sobre DSP? Ta la paradinho, aguardando a proxima ideia para terminarmos o projeto do analisador.

Espero ter expressado melhor o que quis dizer no post anterior mestre.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando nele...

 

A fundação Raspberry Pi anunciou hoje a terceira versão do seu minúsculo computador,

'Model B+', que agora inclui entradas USB para teclado e mouse, porta Ethernet, slot para cartão SD e porta HDMI, por US$35.

 

A fundação Raspberry PI, do Reino Unido, criadora do minúsculo computador que leva o seu nome, anunciou hoje a terceira versão da sua CPU, batizada de "Model B+" que vai custar os mesmos 35 dólares dos modelos anteriores.

 

A placa, que já era pequena - do tamanho de um cartão de crédito - ficou ainda menor, e ganhou mais recursos para adicionar acessórios e conectar-se a outros dispositivos, abrindo espaço para projetos ainda mais versáteis. A placa agora inclui duas entradas USB para teclado e mouse, porta Ethernet, slot para cartão SD e porta HDMI para conectar-se à TV ou a um monitor.

 

O Raspberry Pi Model B+ é a terceira versão do computador que, segundo a fundação, já vendeu ao todo 3 milhões de unidades desde seu lançamento, em 2012. O anúncio foi feitono blog oficial da Raspberry por seu fundador, Eben Upton, que também é CEO do time de engenharia da Raspberry Pi.

 

Upton explica em seu post que desde que criaram o Raspberry Pi Model B, "falamos sobre a nossa intenção em revisar o hardware para incorporar pequenas melhorias que as pessoas vinham cobrando". Portanto, segundo Upton, "a nova placa não é um 'Raspberry Pi 2', mas sim a evolução final do Raspberry Pi original, que já está disponível imediatamente para compra pelo mesmo preço de US$ 35".

 

O Raspberry Pi Model B+ roda uma variante do sistema operacional Linux. O novo projeto da placa também tem menor consumo de energia, o que deve facilitar o nascimento de mais projetos de equipamentos que utilizam bateria. A qualidade da saída de áudio também foi melhorada e a placa pode trabalhar com mais adicionais de hardware, como câmeras e microfones.

 

Segundo o fundador, a placa original Model B continuará disponível. O texto de Upton indica, nas entrelinhas, que um projeto completamente novo do Raspberry Pi pode estar no pipeline da fundação.

 

Interessados na placa podem comprá-la através de dois parceiros da Raspberry, a Element14 e a RS/Allied Components.

 

Fonte: http://pcworld.com.br/noticias/2014/07/14/raspberry-pi-anuncia-novo-model-b-ainda-menor-com-mais-portas-por-us-35/

 

Observar a porta GPIO de 40 pinos (26 pinos no modelo B) e menor consumo, não constantes no link, mas mencionados no blog (em inglês).

 

Blog: http://www.raspberrypi.org/blog/#introducing-raspberry-pi-model-b-plus

S42A0g7.jpg

qU3gWWz.png

U1Gnlw5.png

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Pizeiros" que me desculpem, mas a BeagleBone Black é quase o mesmo preço, oferece um SoC melhor e com mais documentação, alem da mesma quantidade de memória RAM.

https://www.adafruit.com/products/1876

Além disso existem outros single board computers baratos com SoCs bem superiores, como a Viola da Toradex, que tem um Vybrid (ARM Dual Core, Cortex - A5 ou CA5 + Cortex M4).

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

 

Sendo chato:

 

"Though the specs of the Beaglebone Black and the Raspberry Pi are quite similar, the latter has a major advantage when it comes to graphics processing. The Pi can output video at a full 1080p resolution, while the Beaglebone Black caps out at 1280 x 1024. Video decoding, 3D rendering and general GUI performance are all better on the Raspberry Pi.

 
Further, the Raspberry Pi features both a full-sized HDMI port and an S-Video connector, making it easy to connect it to a display. The Beaglebone has only a single micro-HDMI port, which is located uncomfortably close to the board’s USB port.
 
For media-heavy projects, or if you just want to use the board primarily as a small Linux computer, you’re better off going with the Raspberry Pi."
 
 
EDIT: Nos comentários, um cara diz: "Just a note, he analog video output on the Raspberry Pi is RCA/Composite video, not S-Video.
 
I'm sure they could have done S-Video, but although it's a better standard, it's also much less common and the connector is not as robust as an RCA plug."
 
EDIT 2:
 
 
Falou
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendei o BBB ao invés de um RPi pra uma pessoa, essa pessoa teve muita dor de cabeça, driver do Ethernet integrado bugado, desligamentos aleatórios (que depois nós conseguimos resolver). Essa pessoa, por incrível que pareça, teve menos problemas com um ODROID-U2. Ele comprou um RPi depois e disse que pra usar XBMC funciona até bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...