Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Jaguar - Kabini/Temash - Tópico oficial


Torrente

Posts recomendados

  • Membro VIP
Mas o Jaguar não é um chip projetado para computação móvel, visando perf/W em vez de priorizar alto desempenho single-thread?

Vai ser bem "interessante" se, pensando assim, eles conseguirem resultado melhor neste quesito do que pensando em atingir este objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ser bem "interessante" se, pensando assim, eles conseguirem resultado melhor neste quesito do que pensando em atingir este objetivo.

Acho que é impossível. Creio que o Atom, Jaguar e Cortex A15/A57 estão em uma categoria enquanto Haswell e Steamroller estão em outra em termos de desempenho e consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo dizer que o difícil é ser eficiente. Ao fazer um novo núcleo do zero com foco na eficiência, fazê-lo escalar para um sistema maior pode ser melhor no final do que um núcleo criado "do jeito antigo".

Ainda, a AMD pode ter problemas nos recursos de R&D, acho que nesse caso vocês vão concordar que focar em apenas um projeto pode ser bem melhor para trazer resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas o Jaguar não é um chip projetado para computação móvel, visando perf/W em vez de priorizar alto desempenho single-thread?

Da mesma forma que alguns projetos e ideias não atingem as expectativas há alguns projetos e ideias que superam as espectativas.

E de qualquer forma, nenhum dos dois foi projetado para desktops (IPC alto), o Bulldozer foi projetado para tarefas com IPC baixo, geralmente multi-thread que gastam grande parte do tempo com acessos a memória (por isso a unidade load/store gigante em relação aos ALUs), o Bobcat/Jaguar foi projetado para tarefas com IPC alto mas sem comprometer a eficiência energética.

Pode ocorrer do Jaguar acabar tendo um desempenho absoluto melhor em tarefas com IPC alto já nenhum dos dois foi realmente projetado para isso, em notebooks então onde eficiencia energética já começa a pesar as chances são bem altas, por fim, o núcleo do Jaguar é muito pequeno, no lugar de um modulo do Bulldozer cabe entre 4 e 8 Jaguares com consumo seguindo mais ou menos a mesma proporção, mesmo não tendo sido projetado para isso ele pode acabar vencendo por acidente nos servidores devido ao maior número de núcleos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem uma novidade, é? http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5816809&postcount=1885

O núcleo do Jaguar é bem pequeno, podiam colocar 16 se quisessem, vai ver não acharam utilidade para os outros 8, e se aumentaram o número de núcleos da CPU por que não aumentariam o número de núcleos da GPU? Cabe uma HD7870 ali, o que vai limitar é o consumo mesmo, uns 960sps cabem direitinho ali em termos de custo e consumo.

Sem querer ser chato mas repetindo mais uma vez, o Jaguar corre o risco de ficar melhor que o Bulldozer...

Lendo o link que eu postei, falam sobre espetarem nessa vaguinha no die uma 7970M. Penso que seria algo monstruoso em performance! E dizem que o consumo geral ainda seria menor que os dos atuais PS3 e X360!

Sei lá como será o esquema dos processadores, mas pelo o que eu entendi da matéria, a exemplo do PS3, saem os SPEs e entra o Kabini de 8 núcleos, somados com um módulo computacional gráfico, com pequenos núcleos gráficos, no auxilio da parte de física e quetais, e ainda com a GPU dedicada, que seria a 7970M, pelo visto. Acho que o tal módulo serviria pra ajudar no GPGPU, a provável nova tendência no mercado dos consoles.

Bem, se você crê que o Jaguar poderá se sair até melhor que um Bulldozer, então, acho que podemos não temer um fiasco no que se trata de performance pros novos consoles da Microsoft e Sony. Só fico imaginando a Nintendo nessa história... Wii parte 2?

EDIT: Meu post nº 666!! Post endiabrado malévolo encapetado do cão!! kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Lendo o link que eu postei, falam sobre espetarem nessa vaguinha no die uma 7970M. Penso que seria algo monstruoso em performance! E dizem que o consumo geral ainda seria menor que os dos atuais PS3 e X360!

Sei lá como será o esquema dos processadores, mas pelo o que eu entendi da matéria, a exemplo do PS3, saem os SPEs e entra o Kabini de 8 núcleos, somados com um módulo computacional gráfico, com pequenos núcleos gráficos, no auxilio da parte de física e quetais, e ainda com a GPU dedicada, que seria a 7970M, pelo visto. Acho que o tal módulo serviria pra ajudar no GPGPU, a provável nova tendência no mercado dos consoles.

A HD7970M é basicamente a HD7870 para desktops com um clock menor, ela cabe no die do Kabini, não precisa ser dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da mesma forma que alguns projetos e ideias não atingem as expectativas há alguns projetos e ideias que superam as espectativas.

E de qualquer forma, nenhum dos dois foi projetado para desktops (IPC alto), o Bulldozer foi projetado para tarefas com IPC baixo, geralmente multi-thread que gastam grande parte do tempo com acessos a memória (por isso a unidade load/store gigante em relação aos ALUs), o Bobcat/Jaguar foi projetado para tarefas com IPC alto mas sem comprometer a eficiência energética.

Pode ocorrer do Jaguar acabar tendo um desempenho absoluto melhor em tarefas com IPC alto já nenhum dos dois foi realmente projetado para isso, em notebooks então onde eficiencia energética já começa a pesar as chances são bem altas, por fim, o núcleo do Jaguar é muito pequeno, no lugar de um modulo do Bulldozer cabe entre 4 e 8 Jaguares com consumo seguindo mais ou menos a mesma proporção, mesmo não tendo sido projetado para isso ele pode acabar vencendo por acidente nos servidores devido ao maior número de núcleos.

Nós não sabemos nada de concreto sobre o consumo e desempenho do Jaguar, mas se no mesmo processo de fabricação ele tem um núcleo com metade ou menos do tamanho de um núcleo do Sandybridge, Llano ou Bulldozer, creio então que ele não terá desempenho single-thread igual ou superior. Claro que cabem mais núcleos, mais isso só é interessante em servidores.

CPUs projetados para ir de <1 a 10W não tem o mesmo desempenho de CPUs projetados para ir de 10 a 100W. Minha impressão é que o Jaguar está numa faixa intermediária, tipo 2 a 30W.

Um Ivy bridge ou Haswell consegue chegar nos 7W mas isso não chega nem perto dos Atom ou Cortex, e o Ivy/Haswell tem a vantagem no processo de fabricação. Se o que dizem é verdade, que o Atom terá prioridade no processo de 14nm, então a diferença deve aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa vez o rumor vem do Dailytech: http://www.dailytech.com/Report+Hardware+Details+of+NextGeneration+Xbox+Leak/article29714.htm

8 núcleos Jaguar a 1,6GHz (não fala sobre turbo) e 768 sps, um pouco mais que uma HD8800M.

Se tratando de um console, não creio que exista a função turbo pra esse Jaguar.

Bem, eu já estava achando que poderia dar "mamilos" um CPU defasado, mas lembrei que os consoles utilizarão o GPGPU, o que tira a obrigatoriedade de se ter um CPU muito potente, sendo que o que pode dar a cara de ser um hardware poderoso é a GPU. Parece que virá coisa muito potente por ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se tratando de um console, não creio que exista a função turbo pra esse Jaguar.

Eu ficaria surpreso se não existir.

Bem, eu já estava achando que poderia dar "mamilos" um CPU defasado

O Jaguar deixa o Xenos no chinelo, ele não é tão fraco quanto você acha.

E, pelo que estão dizendo agora, o Xenos é ainda mais lento do que eu imaginava, mas essa afirmação agora pode ser marketing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O Ziebert pescou uma informação diferente lá nos confins da internet :D:

http://www.doompc.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=89&start=40#p8386

Eu acho que faz mais sentido serem Trinitys do que Jaguares.. mas, esse converseiro está muito confuso.. the dark side clouds everything !

Me cheira a manobra pra que fiquemos discutindo o assunto e gerando publicidade gratuita antecipadamente..

Faz completo sentido, para obscurecer o WiiU e impedi-lo de ganhar massa crítica.

Mas 8 Jaguar com off the shelf não é tão improvável, mas precisaria de uma conexão entre eles (tipo HT), talvez um MCM ou TSV da vida ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ziebert pescou uma informação diferente lá nos confins da internet :D:

http://www.doompc.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=89&start=40#p8386

Eu acho que faz mais sentido serem Trinitys do que Jaguares.. mas, esse converseiro está muito confuso.. the dark side clouds everything !

Me cheira a manobra pra que fiquemos discutindo o assunto e gerando publicidade gratuita antecipadamente..

Um link falando sobre vazamento de especificações pro Orbis em que, no caso dele, ao menos, seria um Bulldozer de oito núcleos o CPU:

http://www.playstationblast.com.br/2013/01/rumor-vazam-na-internet-as.html

Quanto à GPU, pelo o que eu entendi, seria uma da série HD 7xxx.

Esperar até março ou até a E3 pra ver no que vai dar isso tudo ai. Mas é engraçado como MS e Sony não têm problemas pra especular specs dos consoles, enquanto a Nintendo fica de ânus doce!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Com evento do dia 20/02, foi confirmado que será mesmo um Jaguar de oito núcleos a dar força ao futuro PS4. Só uma dúvida, que seria melhor se fosse esclarecida no tópico do PS4: era dito que os tais 1.84 Tflops de processamento seria, eu acho, só da CPU, mas parece que será da GPU, ou do sistema todo. Acontece que era dito que poderia ser uma Radeon 7970 a VGA do PS4, mas esta tem quase 4 Tflops de processamento. Se for só isso ai de flops, como falaram que será uma Radeon 8xxx, tá mais pra ser uma 8770 a GPU do PS4.

Desculpem o offtopic ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Uma demostração, com vídeo, do Jaguar em Tablet, com doca ainda por cima:

http://www.fudzilla.com/home/item/30987-amd-shows-off-reference-tablet

Interessante ver que pelo menos no nome a solução gráfica é a Radeon 8250 o que confirma muitas das especulações.

Até que via bem no quesito CPU tambem ...

http://www.sweclockers.com/nyhet/16597-amd-temash-specifikationer-och-prestanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...